10 exemplos de liderança e gestão de pessoas de resultado

No ambiente corporativo, é possível encontrar diversos estilos de liderança e gestão de pessoas entre as equipes. Há aqueles que são mais liberais, outros mais autoritários, aqueles que criam laços e os que apenas delegam funções.

Essas diferenças existem por causa das várias personalidades, estilos e níveis de informação. Não há como apontar um estilo ideal para liderar uma equipe. Cada pessoa terá o seu estilo. Isso vai depender das atividades realizadas, das necessidades da empresa e do ritmo do serviço.

Mas, você sabe identificar qual seu estilo de liderança e gestão de pessoas é o seu? Se você não sabe, precisa ler esse artigo. Nele listamos dez exemplos de liderança e gestão de pessoas que geram resultados para sua empresa. Não deixe de conferir e boa leitura!

Liderança e gestão de pessoas – líder coercitivo

Esse é o tipo mais comum que há nas empresas. É aquele líder que comanda amedrontando seus funcionários, com um estilo de que adora mandar. Os funcionários precisam fazer apenas o que ele manda.

É um tipo de liderança que é movida por resultados. Além disso, esse líder também possui habilidades para lidar com funcionários problemáticos. Seu ponto fraco é ser um líder voltado a dar sempre feedbacks negativos.

Gordon Ramsey, chef de cozinha britânico, é um exemplo de líder coercitivo.

Liderança e gestão de pessoas – líder comandante

Esse tipo de liderança retrata o perfil dos generais, que possui o domínio da situação. Não possui tempo a perder e por causa disso, são bastante respeitados. Por causa da sua rapidez, podem ser mais eficientes quando há momentos críticos no seu negócio.

Porém, também há o ponto negativo. É nesse tipo de liderança que as decisões ficam concentradas. Por conta disso, há um nível maior de dependência da empresa com relação a esse líder.

Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, é um exemplo desse tipo de líder.

Liderança e gestão de pessoas – líder democrático

Esse é um líder que sempre consegue a colaboração dos seus funcionários. Ele sempre confia nos seus colaboradores e é bastante comunicativo, criando sempre um consenso por conta da participação em grupo.

Esse tipo de liderança considera que os seus funcionários possuem maturidade e conhecimento sobre a empresa para poder opinar. Além disso, esse líder prefere delegar tarefas, ao invés de tomar decisões.

Normalmente, o líder democrático está à frente de equipes mais avançadas. O seu único ponto fraco é que as vezes esse tipo de líder é indeciso. Louis Gerstner é um bom exemplo desse tipo de líder. Nos anos 90 ele reintegrou as divisões da IBM.

Liderança e gestão de pessoas – líder visionário

Esse é um tipo de líder caracterizado pela capacidade de inspirar aquelas pessoas que trabalham com ele. Essas pessoas não o seguem por causa da sua autoridade e sim pela visão que esse líder tem do seu negócio.

O lado ruim desse tipo de líder, é o mesmo do líder comandante. Normalmente, os colaboradores acabam por depender bastante do líder visionário para que as decisões sejam tomadas. Steve Jobs, fundador da Apple, é um bom exemplo desse tipo de líder.

Liderança e gestão de pessoas – líder acelerador

Esse é um tipo de líder que sempre alcança resultados de alta performance, porém, os funcionários precisam acompanha-lo. Por causa da sua impaciência, os colaboradores desse tipo de líder trabalham pressionados e podem até ter problemas de saúde. Essa impaciência é o seu ponto fraco.

Marcel Telles, diretor e presidente do conselho administrativo da Ambev, pode ser considerado um exemplo de líder acelerador.

Liderança e gestão de pessoas – líder coach

Esse é um exemplo de liderança que sempre se preocupa com a melhoria dos seus colaboradores e atua na linha de educador. É como se ele fosse pai dos seus funcionários.

Por causa disso, pode ser que o líder coach tenha dificuldades em demitir um colaborador quando o mesmo não possui uma performance adequada. Paulo Vieira, presidente do grupo Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral e Sistêmico) é um bom exemplo desse tipo de líder.

Liderança e gestão de pessoas – líder sociável

Esse é aquele tipo de líder que é adorado por todos os seus colaboradores. É animado, possui carisma e valoriza bastante o trabalho feito em equipe, trazendo resultados por meio do discurso.

Apesar de ser um líder bem visto, pode acontecer desse tipo de liderança pecar por causa do seu esquecimento, estresse e falta de organização. Um bom exemplo de líder sociável: Sílvio Santos.

Liderança e gestão de pessoas – líder perfeccionista

Segundo especialistas, esse tipo de líder costuma ter obsessão por detalhes. Normalmente, é um líder voltado para a área técnica do que para a gestão das pessoas.

Podemos elencar como ponto fraco, o fato desse tipo de líder ser centralizador e metódico. Isso pode acabar prejudicando o ritmo de crescimento de uma organização. Bill Gates se encaixa nesse tipo de liderança.

Liderança e gestão de pessoas – líder liberal

Esse tipo de líder delega poderes para alguns dos seus colaboradores, ficando a disposição para o que for necessário. Nesse caso, o nível de conhecimento e de maturidade pelos profissionais da equipe, devem ser altos. Dessa forma, eles desenvolverão um bom trabalho.

Esse tipo de liderança funciona bem quando os colaboradores são pessoas maduras e instruídas. Porém, assim como todos os outros, esse líder também possui um ponto fraco.

Caso esse líder não acompanhe a equipe de forma constante, orientando e monitorando as atividades, a equipe pode acabar ficando um pouco perdida. Isso pode fazer os projetos finais ficarem comprometidos. Por isso, é importante ter cuidado.

Margaret Thatcher, primeira-ministra da Grã-Bretanha é um exemplo de líder liberal. Margaret também é conhecida como a “Dama de Ferro”.

Liderança e gestão de pessoas – líder treinador

Esse é um líder que desenvolve seus colaboradores. Um líder que tem bastante ação, do tipo “tente mais uma vez”, “você é capaz”. Esse tipo de liderança também identifica pontos fracos e fortes rapidamente.

Seu ponto fraco é sempre dizer que falta tempo e que tudo pode ser resolvido em uma sala de treinamentos. Muitas vezes, é necessário que ocorra um diálogo verdadeiro e definitivo, olho no olho. O técnico Bernardo Resende, o Bernardinho, se encaixa nesse tipo de líder.

Todos os tipos de líder apresentados possuem pontos positivos e também pontos negativos. É necessário saber usar cada tipo de liderança, de forma apropriada. E geralmente, esse é um grande desafio por parte dos profissionais.

Quanto mais completo for o líder, maior será a sua capacidade de reconhecer a melhor forma de se trabalhar com seus colaboradores. Dessa forma, ele conseguirá trabalhar diante das mais variadas situações, assumindo a postura correta para que tudo aconteça de forma positiva.

Qual o seu tipo de liderança e gestão de pessoas? Independente de qual seja o seu tipo, valorize seus funcionários e sempre escute o que eles têm a lhe dizer. Isso é importante para o desenvolvimento da empresa. Até mais!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest