Análise SWOT: comece seu planejamento com este guia

Fazer uma análise SWOT pode ser difícil. A análise interna e externa tem um papel importante na elaboração deste modelo de marketing.

Desta forma, a análise SWOT é necessária para a elaboração de um plano de marketing estratégico. Ele serve como uma ferramenta para criar a matriz de toda a estratégia.

Assim sendo, isso resulta em opções estratégicas. Portanto, incialmente, para preparar o modelo de análise SWOT, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os pontos fortes da organização?
  • Quais são os pontos fracos da organização?
  • Quais oportunidades existem no mercado?
  • Quais fatores representam uma ameaça para a empresa?

Neste sentido, no artigo de hoje, vamos explicar em etapas como você pode montar a análise SWOT. Confira!

O que é uma análise SWOT?

Uma análise SWOT é uma ajuda na determinação da estratégia de uma empresa. Este modelo pode ser elaborado após você ter executado a análise interna e externa. Você então descobre:

  • Pontos fortes
  • Fraquezas
  • Oportunidades
  • Ameaças

A análise SWOT também é muito útil para avaliar o estado atual das coisas dentro da empresa. Por exemplo, sob o fator ‘pontos fracos’, pode-se ver o que você deve fazer para tornar a empresa ainda mais bem-sucedida.

Os resultados da análise SWOT devem ser inseridos na matriz de confronto. Essa matriz serve como base para fazer as opções estratégicas certas. Você pode fazer as perguntas acima ao realizar a análise.

Por exemplo, quando a pesquisa mostra que uma agência de marketing tem pouco conhecimento sobre marketing on-line, isso pode ser uma fraqueza.

Ou mesmo, quando há uma tendência onde o público alvo pode ser encontrado, pode ser útil lidar com essa ‘fraqueza’.

Neste sentido, a equipe pode ser treinada para organizar campanhas de marketing on-line. Além disso, as ações necessárias para lidar com a fraqueza também podem ser terceirizadas.

Análise de força-fraqueza

A análise SWOT é às vezes chamada de análise de força e fraqueza. Pontos fortes e fracos surgem da “análise interna”: Eles se relacionam com a marca ou empresa para a qual o plano de marketing estratégico é feito.

Você compara isso com as oportunidades e ameaças, com base na chamada “análise externa”. Esses fatores externos referem-se ao mercado ou ao meio ambiente e também existiriam se a empresa não estivesse presente.

Assegure-se de que os pontos fortes e fracos sejam, de preferência, “relativos”, isto é, analisar os pontos fortes e fracos da empresa em comparação com os concorrentes.

Confira também: marketing para corretores de seguro: o guia completo

 Análise interna

A análise interna do plano estratégico de marketing é realizada no ‘micro nível’, dentro da própria empresa.

Desta forma, a análise interna é, na verdade, uma avaliação dos resultados da estratégia de marketing alcançada até o momento, para que você saiba onde a empresa está. A análise interna contém pesquisas sobre os seguintes componentes:

  • Cadeia de valor: Identifique a vantagem competitiva da empresa estabelecendo uma cadeia de valor baseada nas atividades primárias e de suporte da organização.
  • Marketing: Analise o funcionamento das atividades de marketing e vendas da organização.
  • Clientes: Crie uma pirâmide de clientes que você usa para dividir a base de clientes em receita. Dessa forma, você obtém informações sobre seus melhores clientes e pode usar as atividades de marketing e vendas de maneira direcionada.
  • Finanças: Investigue como a organização está se saindo financeiramente.
  • Organização: Identifique os pontos fortes e fracos da organização para que você possa otimizá-los com a estratégia de marketing.

Esta pesquisa produz pontos fortes e fracos. Como pesquisador, você procura os aspectos positivos e pontos de melhoria da organização.

Lados positivos ou pontos fortes são, por exemplo: Boa consciência de marca, um produto de qualidade ou um portfólio de produtos adequado.

Pontos para melhoria ou fraquezas são: Uma situação financeira precária ou uma política de pessoal deficiente.

análise SWOT

 Análise externa

A análise externa do plano estratégico de marketing é realizada em nível micro e nível macro. O nível micro inclui toda a indústria ou ramo.

O nível macro vai um passo além. Assim você investiga todo o mercado. Em resumo, todos os fatores externos à empresa são examinados. Na análise externa, você investiga os seguintes componentes:

  • Macro ambiente: Investigue em que medida o macro ambiente influência sua empresa e setor, como fatores políticos e legais.
  • Indústria: Analisar quais os desenvolvimentos na indústria têm um impacto na sua organização, por exemplo, no campo demográfico, político ou jurídico.
  • Clientes: Ao obter informações sobre os clientes de seu serviço ou produto, você pode usar sua estratégia de marketing de maneira direcionada.
  • Concorrência: Mapeie sua concorrência, mas não se concentre apenas em concorrentes diretos no mercado. Uma análise competitiva vai muito além.
  • Distribuição: Investigue a coluna de negócios, canais de distribuição e função de marketing de distribuição para a organização.

Com essa análise externa, você, como pesquisador, procura oportunidades e ameaças para sua organização no ambiente micro e macro.

Um mercado em crescimento pode ser uma ótima oportunidade. Mas um mercado em crescimento que a organização só pode responder a longo prazo pode ser uma grande ameaça. Cabe ao pesquisador avaliar adequadamente essas oportunidades e ameaças no mercado.

Veja o guia completo para marketing para professores

Matriz de Confronto

A análise SWOT está inextricavelmente ligada à matriz de confronto. Essa matriz ‘confronta’ os pontos fortes e fracos mais importantes da empresa com as oportunidades e ameaças mais importantes do mercado.

Na matriz de confronto, você pode ver qual é a conexão entre a organização e o mercado. Isso também é chamado de ‘ajuste de mercado’. Esses resultados são importantes para determinar a estratégia de marketing.

SWOT e gerador de confrontação

O porque que seu mercado se encaixa é uma parte importante do plano de marketing de qualquer empresa.

Portanto, em sua análise SWOT, você deve considerar cuidadosamente como poderá simplificar essas etapas para que todos os pontos da análise possam ser compreendidos.

É por isso que você deve desenvolver uma análise SWOT com um gerador de confrontação. Uma ferramenta única para estratégia de marketing.

Assim sendo, uma análise SWOT e uma matriz de confrontação são estabelecidas e você imediatamente vê como o SWOT e o gerador de confrontação funcionam.

A base da ferramenta é certamente uma ciência. Um processo descrito para ver seu mercado se encaixar.

Desta forma, o gerador SWOT pode mostrar com cores simples como e onde a melhoria é possível, ou mesmo, necessária.

Neste sentido, a cor verde significa um ajuste de mercado positivo e a cor vermelha indica que a melhoria é possível, por exemplo.

análise SWOT

 Crie uma análise SWOT (Etapas)

Você deve executar uma análise SWOT interna e externa, para fazer a análise SWOT de forma completa.

Portanto, para a análise interna, você deve investigar a situação interna da empresa. As seguintes áreas podem ser investigadas para avaliar a situação atual dentro da empresa:

  1. Organização (estratégia, objetivos, cultura corporativa)
  2. Faixa atual
  3. Situação financeira
  4. Marketing

Etapa 1: Examine os pontos fortes e fracos (análise interna)

As quatro áreas de pesquisa acima podem ser mapeadas usando o modelo 7S, modelo Abell , mix de marketing e análise de portfólio. Quando você executa a análise interna, os seguintes fatores surgem:

  • Pontos fortes
  • Fraquezas

Por este meio pergunte a si mesmo a seguinte questão: Onde a organização se destaca e qual é a fraqueza da empresa? Você deve inserir esses pontos fortes e fracos ao fazer a análise SWOT.

Leia também: marketing para vendedores: o guia completo

Etapa 2: Investigar as oportunidades e ameaças (análise externa)

Depois de mapear os pontos fortes e fracos com a ajuda da análise interna, você deve executar a análise externa. Com essa análise, você mapeia os seguintes fatores:

  • Oportunidades
  • Ameaças

As oportunidades e ameaças podem ser rastreadas após investigar o mercado e também o ambiente da empresa.

Isso pode ser feito com a ajuda de vários modelos de marketing. Um exemplo disso é o modelo DESTEP e a análise ABCD. Desta forma, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quais são as tendências e desenvolvimentos no mercado e dentro do grupo alvo?
  • Existe talvez uma população envelhecida?
  • O poder de compra do grupo-alvo está diminuindo?
  • A competição oferece os mesmos serviços com o mesmo serviço, mas por um preço menor?

Esses são todos os fatores que podem ser investigados através da análise externa. Em última análise, você deve indicar as oportunidades e ameaças na análise SWOT.

Para isso, é muito recomendável analisar alguns exemplos de oportunidades e ameaças. Um exemplo: A ameaça pode ser o envelhecimento do público alvo.

Portanto, talvez  essa ameaça seja uma nova oportunidade para segmentar esse grupo-alvo e diversificar o mercado da empresa.

análise SWOT

Etapa 3: Faça uma tabela e coloque os pontos mais importantes na análise SWOT

Você realizou a análise interna e externa? Então é hora de fazer a análise SWOT. Agora você tem informações suficientes sobre a empresa, o mercado e o (s) grupo (s) alvo.

Assim sendo, nesta etapa o truque é resumir isso em vários elementos. Anote os mais importantes para você:

  • Pontos fortes (por exemplo, muito conhecimento de marketing on-line)
  • Pontos fracos (por exemplo, localização incorreta)
  • Ameaças (p. Ex. Concorrência acirrada a nível de preços)
  • Oportunidades (por exemplo, automatizar processos)

Quando você resumiu os pontos acima, você afirma isso na análise SWOT. Você pode fazer isso com uma tabela no Word ou no Excel.

 Quantos pontos devo mencionar na análise SWOT?

Quando você realiza uma boa análise interna e externa, muitas informações úteis surgem aqui. Recomendamos que você registre o máximo de pontos possíveis.

Desta forma, recomendamos que você faça uma lista de todos os pontos relevantes que encontrar.

Depois de executar a análise interna e externa, você pode filtrar essa lista para 5 a 6 pontos por fator.

Você deve ser capaz de comprovar por si mesmo porque está filtrando uma força ou oportunidade, por exemplo. Para isso, temos uma dica: Tenha sempre em mente que este ponto é relevante para a empresa.

Assim sendo, quando você descobre que há uma tendência no mercado para a nutrição animal sustentável, esta é, por exemplo, uma informação relevante para um ‘agricultor’.

Da mesma forma, uma creche ou padaria, por exemplo, não podem fazer praticamente nada com esta informação.

 Exemplo de uma análise SWOT

Um exemplo de análise SWOT pode ser útil para obter uma boa imagem da análise. Você pode estar se perguntando: O que exatamente deve ser inserido e você projeta uma análise SWOT?

Além disso, um exemplo ajuda a obter inspiração para a continuação do plano de marketing estratégico.

Processamento de seus resultados

Na análise externa e interna do plano estratégico da análise SWOT, os resultados da pesquisa foram reunidos sob a forma de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Esses resultados também são chamados de análise de situação. Os resultados devem ser organizados e juntos formar a entrada para a análise SWOT.

Seu SWOT é uma visão geral de suas descobertas da análise externa e interna. Você classifica esta visão geral por prioridade.

Isso quer dizer; a “força” que merece mais atenção está no topo e a “força” que merece menos atenção está no fundo.

Então você também faz essa classificação para pontos fracos, oportunidades e ameaças. Inclua apenas os 3 fatores mais importantes na sua matriz por componente, para manter a análise clara.

Isso poderá fazer um grande diferencial na sua estratégia de mídias sociais

análise SWOT

Próximas etapas após a análise SWOT

Depois de ter investigado o microambiente (interno) e o macro ambiente (externo) e encontrado vários pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, é hora de avaliá-los.

Você dá uma ponderação aos diferentes SWOTs e cria um ranking de SWOTs. O top 3 de cada elemento é a entrada para sua matriz de confronto.

Na matriz de confronto, você avaliará se uma força ou fraqueza pode aproveitar ou interromper uma oportunidade ou ameaça. De uma boa análise SWOT a uma valiosa matriz de confrontação.

Para que a sua matriz de confronto seja bem-sucedida, a análise SWOT deve se encaixar bem na prática, oferecer espaço suficiente para o pensamento criativo e levar a decisões estratégicas.

Portanto, essas decisões estratégicas estão relacionadas à estratégia de valor (método competitivo) e à estratégia de marketing (grupo-alvo e posicionamento de marca).

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como elaborar uma análise SWOT, então continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest