Branding: 15 estratégias para construir uma marca sólida que gera lucro 24/7

Todo empreendedor, por menor que seja, tem potencial para ser uma marca. A questão é: Você tem a coragem de sair da zona de conforto e mostrar quem você é? Se sim, confira o nosso artigo de hoje sobre Branding, e veja como construir uma marca sólida que gera lucro.

Branding: Veja como construir uma marca sólida que gera lucro!

Branding é tudo o que você faz para dar à sua marca um lugar no coração do consumidor. Como agora há mais marcas na corrida por categoria de produto do que nunca, uma marca forte é crucial.

Até mesmo em muitas compras business-to-business (B2B), supostamente o domínio do racionalismo, são guiadas pelo sentimento do Branding.

Neste sentido, o Branding faz com que um pacote de software administrativo de uma empresa, pareça mais confiável, estável, fácil de usar e, em geral, melhor do que o da outra empresa.

Deste modo, as marcas significativas com impacto em uma estratégia de Branding, sabem muito bem o que estão fazendo e fazem escolhas nítidas em tudo.

Assim sendo, sempre há uma estratégia de Branding afiada por trás, trabalhando para um objetivo claro.

Mas o que é isso? O que torna uma boa estratégia? E como você desenvolve uma estratégia de Branding eficaz?

Muitas vezes os empresários pensam que uma marca é feita por um logotipo ou um estilo de casa. Não é surpreendente, porque costumávamos marcar gado visualmente: Um selo único na pele.

Entretanto, o trabalho real, a estratégia de Branding, realmente acontece em uma fase antes disso: A fase em que você faz perguntas. Perguntas que levam às respostas que criam a estrutura para sua marca e sua história de Branding.

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BrandingO que é uma estratégia de Branding?

Simplificando, sua estratégia de Branding é o curso que sua marca segue para o maior impacto positivo possível. Quanto mais nítido e claro você for construindo, mais curto será o caminho para uma marca forte e sólida.

É por isso que uma boa estratégia de Branding requer escolhas muito nítidas. Foco, foco, foco, exatamente nos lugares certos. Todos os controles deslizantes de todas as peças da sua marca devem estar precisamente alinhados.

Deste modo, o objetivo de uma estratégia de Branding é reivindicar o lugar certo na mente e no coração das pessoas.

Não apenas um lugar único, mas sim, um lugar relevante e insubstituível. Afinal, como marca, você não quer apenas viver seus valores centrais ao máximo, mas também deseja compartilhá-los com um grupo de pessoas com as mesmas crenças.

E, assim, criar uma conexão mais profunda, criar embaixadores da marca e aumentar o seu impacto, tanto quanto possível.

Portanto, uma estratégia de Branding é importante para todas as marcas, porque constitui a base essencial de tudo o que você faz. Ele deixa claro onde você está trabalhando e como todas as partes da sua marca se relacionam entre si para ter o máximo impacto.

Se você tem uma boa estratégia, então é muito mais fácil implementá-la. Afinal, você sabe onde você está construindo e você pode obter outras pessoas, interna e externamente, muito melhor em sua missão.

No entanto, vemos que muitas marcas ainda pensam que virão com apenas uma campanha chamativa e uma boa história.

Mas se você não sabe onde você está trabalhando, o lugar que você quer reivindicar e quais passos você precisa para isso, você está trabalhando em Branding. A estratégia é sempre a base de uma marca forte.

A diferença entre uma estratégia de Branding e posicionamento

O termo “estratégia de Branding ” é frequentemente referido em uma frase com “posicionamento”. Confuso ou não?

Eles têm muito a ver um com o outro, mas são dois outros conceitos. Seu posicionamento de Branding é o seu ponto no horizonte, o objetivo final que você está trabalhando com sua marca.

São as associações que você deseja gerar e o local que você deseja reivindicar. Sua estratégia de Branding é o caminho para isso, que você cria para se mover da maneira mais eficiente possível do seu posicionamento atual para o desejado.

Determinar e implementar sua estratégia de Branding é um processo contínuo

A estratégia de Branding não é um plano de concreto estático que você configura e executa de uma só vez. É um processo contínuo, no qual você tem que ficar de olho no efeito dos controles deslizantes que você move.

Afinal, o mundo está mudando constantemente e sua marca também está evoluindo devido aos passos que você dá. Portanto, avalie de vez em quando.

Branding

Como você chega a uma boa estratégia de Branding?

O desenvolvimento de uma estratégia de Branding nítida e completa consiste em partes, todas importantes:

Uma estratégia clara

Uma marca sem estratégia nunca produzirá resultados fortes. Um plano de ação estratégico claro, no qual você determina o que você faz e, principalmente, o que não faz, é a base de toda marca forte.

Tanto o conteúdo quanto a tradução gráfica ganham um lugar central nisso. Desde o primeiro dia, a Coca-Cola tem como objetivo jovens descolados, com uma vida cheia de diversão, aventura e amigos. Os filmes publicitários de 1971 e 1993 provam isso.

A Uber também é uma empresa com uma estratégia clara. Em uma noite de inverno em Paris, em 2008, Travis Kalanick e Garrett Camp não conseguiram chamar um táxi.

Então, eles tiveram uma ideia simples: Pedir uma carona com o toque de um botão. Eles visam pessoas da cidade que estão procurando por transporte rápido, barato e personalizado.

Mas eles também convencem seus pilotos, capitalizando na grande flexibilidade do Uber: Você escolhe quando e quanto você dirige.

Por fim, a Netflix se encaixa perfeitamente com a geração X, Y ou Z. Eles não querem assistir televisão como seus pais, mas preferem assistir o quanto quiserem, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Identidade da marca

Todo processo começa com a busca e estabelecimento de sua identidade de Branding. O núcleo da sua marca. Ainda não olhamos para o mundo exterior. É sobre o que você representa. Sua visão e missão, seus valores fundamentais e seu caráter de marca.

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Uma mensagem consistente

Um dos princípios básicos absolutos da comunicação é a repetição. Você não traz uma mensagem uma vez, mas várias vezes.

Isso sempre pode ser feito de maneira diferente, dependendo da plataforma, mas o conteúdo permanece o mesmo.

Onde a Pepsi causa confusão ao mudar frequentemente o logotipo, a Coca-Cola permanece fiel ao original, além de uma atualização regular. Portanto, não basta inovar. É necessário inovar e ousar repetir.

Posicionamento da marca

Os estrategistas de Branding, em seguida, devem olhar para o mundo exterior (tendências, concorrentes, grupo alvo e imagem atual).

Com base nas maiores oportunidades do mercado, eles desenvolveram o posicionamento de sua marca, o ponto de sucesso no horizonte que sua marca irá construir no próximo período.

BrandingPrograma de marca

Na etapa final, os estrategistas de Branding desenvolvem um roteiro que (longo prazo) contém todos os passos estratégicos para trazer o posicionamento em tudo que você faz para a vida.

Dessa forma, você sabe exatamente o que fazer e quando no processo. Isso faz girar sua estratégia de Branding.

Depois desse passo, os conceitos começam a trabalhar com o conceito de Branding. A tradução criativa e comunicativa da estratégia da marca.

Depois disso, é necessário traduzir cada vez mais em experiência de marca; da identidade corporativa aos recursos e campanhas.

A psicologia por trás de uma marca forte

O Branding é um processo psicológico. Simplesmente explicado: Uma marca se aninha na memória do consumidor, na qual ele acumula significado por meio de numerosas associações.

Como uma teia de aranha. A Coca Cola entende isso melhor do que ninguém. Todos os anos, a marca gasta milhões de dólares de marketing em torno do Natal para fortalecer a associação com a aconchegante festa de dezembro.

Não colocar a Coca-Cola no mercado como uma bebida de Natal, mas como uma marca para saborear algo daquele genuíno sentimento de Natal feliz.

Pessoas gostam de Natal, então pessoas gostam de Coca Cola. Você não bebe uma bebida de açúcar mascavo, mas uma atmosfera agradável.

Mas como você constrói uma marca tão forte e irresistível? Leia os princípios de Branding abaixo.

Princípio de Branding 1: A posição

Uma marca forte só pode crescer onde há espaço no cérebro do consumidor. Portanto, conecte sua marca com algo único, como valor, benefício ou personalidade, que naturalmente corresponde ao tipo de produto, mas ainda não está ocupado pelo concorrente.

Deste modo, encontre uma palavra que descreva sua marca. O que você acha da Volvo? Há uma boa chance de que, assim como 99% dos consumidores, a palavra chegue até você com segurança.

Hyundai é tecnológico. Volkswagen dá o controle. Todos eles conectam seu produto a uma necessidade básica humana relevante: Segurança, espaço financeiro, autonomia, prazer, amizade e assim por diante.

Isso é Branding. Descasque as propriedades superficiais do seu produto e trabalhe em direção ao núcleo. Tome uma distância das propriedades superficiais do produto.

Um refrigerante não é apenas doce e saboroso. O Branding torna a bebida aconchegante, fresca, jovem, peculiar, energizante, o último recurso para matar a sede ou a bebida depois de um dia de trabalho árduo.

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Princípio de Branding 2: Fortalecendo Associações

Hora de colocar sua posição de marca na mente do consumidor. Como? Ao vincular sua marca a conceitos relevantes que há muito tempo ganharam espaço nessa matéria cinzenta.

Deste modo, é necessário trazer todos os aspectos de sua comunicação de acordo com sua posição, para criar uma posição de Branding inquebrável.

A Apple aplicou o princípio de associação de maneira excelente em seu local Think Different. O comercial consistia em uma série de imagens de arquivo de pessoas que eram conhecidas por sua maneira única de pensar.

Pessoas como Albert Einstein, Bob Dylan e Martin Luther King, falaram juntos através de uma poderosa voz que fala sobre o valor de pensar diferentemente.

A Apple faz uso grato do nosso sentimento sobre pessoas únicas e fornece à marca o mesmo sentimento. Suas personas fluem, sem nossa compreensão como consumidor, em parte pela marca Apple.

Deste modo, a marca está criando associações. Considere os sentimentos e pensamentos existentes que sua marca pode capitalizar para fortalecer a associação desejada.

Isso não significa que o Branding equivale a abrir uma lata de celebridades. Tudo o que tem um lugar na mente do consumidor pode ser usado para construir um Branding.

A Red Bull se autodefine como uma bebida temerária patrocinando ativamente competições de esportes radicais e de voo. Bertolli dá a impressão de autenticidade italiana graças aos comerciais típicos italianos, reforçada pelo nome e embalagem.

Assim sendo, o Branding está criando associações. Quais sentimentos ou motivações existentes sua marca responde?

Princípio de Branding 3: Reconhecibilidade

Se você gasta muito tempo e dinheiro no fortalecimento das associações de marca, você quer colher os benefícios o máximo possível.

É importante criar um tom e estilo consistentes. Isso torna sua marca tão reconhecível que, a longo prazo, um vislumbre do logotipo é suficiente para gerar todas as associações de marca.

Primeiro de tudo, crie um estilo visual que corresponda de perto à sua marca. Uma marca de luxo ficará longe da cor amarela. Já uma marca com um caráter tradicional e confiável não entrará na onda das tendências de moda.

Também desenvolva um tom de voz que ressoe muito bem com sua identidade de Branding. Desta forma, a sua marca recebe uma voz e rosto através do qual você pode reconhecê-lo através de todos os canais.

As marcas mais reconhecidas no mundo são, para dizer o mínimo, muito completas em sua consistência. Sua marca flui através de cada mensagem.

Consistência, consistência mórbida é a chave para um Branding forte. Como o cliente conhece sua marca, você passou do ponto sem retorno. Uma empresa que ainda molda sua identidade de marca será dilacerada pelos consumidores.

Boa razão para não ser levado por hipóteses temporárias. Se a Coca-Cola hoje transformasse sua fonte de redemoinho reconhecível em minimalismo moderno, todos nós beberíamos Pepsi amanhã.

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Existem muitas empresas que gastam parte de seu orçamento todos os anos em marketing e construção ou expansão de sua marca.

Inteligente, porque eles colhem as recompensas ao longo dos anos e assim crescem em empresas de sucesso através do Branding.

Em síntese, neste sentido, os benefícios de uma Branding forte não são reservados apenas para grandes empresas ou marcas de consumo, mas também empresas menores do mercado B2B podem aproveitá-la. Gostaríamos de resumir as maiores vantagens para você:

1.    Distintivo no mercado

Quando você atua em um mercado homogêneo, é importante ser diferente da concorrência através da estratégia de Branding.

Em suma, os preços, produtos, serviços, etc. são frequentemente muito comparáveis ​​em determinados mercados e, portanto, não são muito distintos.

Uma marca forte, que também responde a aspectos intangíveis (e emocionais) da empresa, pode realmente ajudar a tomar uma posição distinta.

Branding2.    Escolha a plataforma certa para o seu site

O maior erro que você pode fazer como um pequeno negócio é escolher a plataforma errada para construir seu site. Uma plataforma errada não só custa mais dinheiro, mas também limita o potencial de crescimento da sua empresa.

Deste modo, para construir uma estratégia de Branding online, recomendamos o uso do WordPress. É o criador de sites mais popular no mercado e gerencia mais de 31% de todos os sites (incluindo pequenas e grandes empresas).

Em síntese, quando dizemos WordPress, estamos falando do WordPress.org e não do WordPress.com. São duas plataformas diferentes.

Para iniciar um site WordPress hospedado por você, você precisa de um nome de domínio E uma conta de hospedagem na web.

Diferentes empresas de hospedagem oferecem planos diferentes que são adequados para sites pequenos a grandes. Isso acaba afetando os custos do seu site.

Se você acabou de começar, recomendamos que você use Bluehost. Eles são uma das maiores empresas de hospedagem do mundo e um provedor de hospedagem WordPress oficialmente recomendado.

Felizmente, eles oferecem aos usuários do WPBeginner um nome de domínio gratuito e um desconto em hospedagem. Em suma, você pode começar por US $ 2,75 por mês.

Em síntese, à medida que sua empresa cresce, você provavelmente precisa de mais recursos de hospedagem.

Depois de ter mais dinheiro para gastar, você pode escolher um provedor de hospedagem gerenciado do WordPress, como o WP Engine ou o SiteGround.

Seja solidário para poder se tornar grande

3.    Escolha um site funcional com design simples

Muitos iniciantes acreditam que seus clientes não levam a sério seus negócios se não tiverem projetado seu site profissionalmente. Contudo, isso é verdade em uma estratégia de Branding.

Entretanto, projetar um site para o seu profissional é caro, e não é necessário quando você está apenas começando.

Você pode facilmente começar com um tema WordPress grátis ou premium pronto por uma fração de preço.

4.    Tenha funcionários orgulhosos

Organizações com uma forte personalidade de marca também costumam ter funcionários orgulhosos.

Em síntese, eles então se tornam verdadeiros embaixadores da marca, que divulgam ainda mais a história da marca de maneira positiva.

Por outro lado, agora é mais fácil para uma empresa com um Branding forte vencer a guerra de talentos no mercado de trabalho. As pessoas preferem trabalhar para uma marca que elas apoiem ​​e da qual possam se orgulhar.

5.    Obtenha mais tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa – SEO

Motores de busca como o Google são a principal fonte de tráfego para a maioria dos sites na internet. Neste sentido, para criar uma Branding forte, é necessário estar sempre bem colocado nos mecanismos de busca.

Há muitas coisas que você pode fazer para otimizar seu site para os mecanismos de busca, aprendendo SEO básico.

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de diretrizes e técnicas que tornam o seu site motor de busca mais amigável. Não é muito técnico e você pode fazer isso sozinho.

Para obter tráfego dos mecanismos de pesquisa, você precisa de conteúdo que nos leve à próxima etapa deste guia.

Branding6.    Branding: planejar uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia para criar conteúdo útil e relevante para atrair e construir um público. Isso permite que você receba mais tráfego segmentado dos mecanismos de pesquisa sem ter que gastar uma fortuna.

A maneira mais fácil de adicionar conteúdo útil ao seu site é adicionar um blog em seu aestratégia de Branding.

Com o WordPress, você pode adicionar uma página de blog separada ao seu site e classificar seu conteúdo em categorias e tags.

Você deve planejar sua estratégia de conteúdo encontrando as palavras-chave que seus usuários podem estar procurando.

Neste sentido, você precisa de ideias sobre o uso dessas palavras-chave em sua estratégia de conteúdo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz e comprovada para comercializar o seu negócio com um orçamento pequeno.

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7.    Tome decisões baseadas em dados com o Google Analytics

Muitos iniciantes usam seus melhores palpites para planejar sua estratégia de Branding. Você não precisa fazer isso quando pode usar dados atuais para tomar essas decisões.

É aqui que entra o Google Analytics. Isso permite que você veja quantos visitantes visitam seu site, de onde eles vêm e o que fazem lá.

O Google Analytics vem com muitas informações. Mesmo que seja bem organizada e belamente apresentada, ainda pode ser um pouco avassaladora para novos usuários.

Para aproveitar ao máximo, instale e ative o plug-in MonsterInsights. É o melhor plug-in do Google Analytics para WordPress e permite que você visualize facilmente seus relatórios de tráfego mais importantes no painel do WordPress.

Se você administra uma loja on-line, o MonsterInsights também pode ajudá-lo a rastrear clientes com o Google Analytics.

Você também pode baixar a versão gratuita do MonsterInsights. Funciona bem, mas você não teria acesso a algumas das funções mais avançadas.

8.    Os consumidores dão uma segunda chance mais rápida

Se uma marca forte cometer um erro, os consumidores irão perdoá-los mais facilmente. Isso é muito comum nas estratégias de Branding.

Basta pensar nos voos cancelados da Ryanair, no escândalo de emissões da Volkswagen, nos explosivos telefones celulares da Samsung ou nas propagandas racistas da Dove, que há muito são perdoadas pela maioria. A capacidade de recuperação de tal marca é, portanto, maior.

9.    Branding: polinizações cruzadas bem sucedidas

Se sua empresa tem uma marca forte, é mais fácil trabalhar com outras marcas fortes. Entre outras coisas, isso oferece visibilidade extra para ambas as marcas: Uma situação ganha-ganha.

Um bom exemplo deste tipo de estratégia de Branding é o da MOROBÉ, uma marca de calçados da Europa. Começou a colaboração com um dos mais conhecidos blogs de moda internacional The Blonde Salad, que impulsionou o reconhecimento da marca.

10. Tornar mais fácil para os usuários entrar em contato com você

Se você quiser que seu website ofereça mais clientes em sua estratégia de Branding, adicione uma maneira simples de os visitantes entrarem em contato com você. A maneira mais fácil de fazer isso é usar um formulário de contato em seu site.

O WordPress não vem de fábrica com um formulário de contato. Felizmente, existem plug-ins para formulários de contato do WordPress que permitem que você adicione facilmente um formulário de contato ao seu site.

Recomendamos o uso do WPForms Lite. É a versão gratuita do popular plug-in WPForms que é confiável por mais de 1 milhão de sites.

Uma vez que sua empresa tenha crescido, você pode atualizar para o WPForms Pro para criar formulários mais avançados, como pesquisas, enquetes, formulários de pagamento, etc.

Branding11. Comece a criar uma lista de e-mail a partir do dia 1

A maioria das pessoas que deixam seu site nunca mais voltarão. Isso significa que, se você não receber o endereço de e-mail, não poderá mais se comunicar com eles no futuro.

A maneira mais econômica de fazer isso é compilar uma lista de e-mail. E-mail marketing é a maneira mais confiável de se comunicar com os visitantes do seu site.

Você pode começar com o Constant Contact, eles são os maiores provedores de serviços de e-mail marketing em nossa lista.

Os usuários do WPBeginner recebem uma versão de avaliação gratuita para aqueles que estão começando e um desconto de 20% se você fizer o upgrade para o plano pago.

O novo modelo de vendas

12. Maior vendas e crescimento mais rápido

Juntamente com todos os itens acima, uma Branding forte geralmente pode contar com mais fidelidade de clientes e parceiros e bom relacionamento boca-a-boca.

Em síntese, por causa da boa reputação no mercado, também é mais fácil para uma marca sólida atrair novos clientes.

Que, juntamente com o fato de os clientes de uma marca forte serem frequentemente menos sensíveis aos preços e de os novos produtos serem lançados sob essa marca forte, o valor financeiro da empresa aumenta e cresce mais facilmente.

13. Branding: use as mídias sociais para aumentar o tráfego

As plataformas de mídia social têm um público muito envolvido. O Facebook sozinho tem 1,47 bilhões de usuários ativos diariamente, o que representa cerca de 18% de todas as pessoas no mundo.

Além disso, o Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e outras plataformas de mídia social também têm usuários muito comprometidos. Portanto, são fundamentais em sua estratégia de Branding.

Portanto, com tantos usuários, as plataformas de mídia social oferecem grandes oportunidades para as empresas.

Você pode começar criando os perfis de mídia social da sua empresa e compartilhando automaticamente as postagens do seu blog.

Então você gostaria de tornar mais fácil para os usuários compartilharem seu conteúdo nas mídias sociais.

Para isso você precisa de um plug-in para mídias sociais para o WordPress. Esses plug-ins adicionam botões de compartilhamento social ao seu site WordPress.

Existem inúmeras outras coisas que você pode fazer para interagir com o público em mídias sociais. A chave é manter seus perfis ativos, aumentar seus seguidores e trazer o tráfego de volta ao seu site.

  • Crie um grupo no Facebook para seus clientes ou setor
  • Crie um grupo no LinkedIn para sua indústria
  • Saiba como segmentar os usuários do Facebook novamente com anúncios

Em suma, concentre-se nas redes sociais que são importantes para o seu setor. Por exemplo, se você administra um blog de moda ou um restaurante, pode achar o Instagram mais útil que o LinkedIn.

Portanto, em uma estratégia de Branding, não basta trazer tráfego para o seu site, use as mídias sociais para compilar sua lista de e-mails.

14. Seja um participante ativo em comunidades online

Comunidades on-line contêm fóruns e sites com perguntas e respostas. Estes são os lugares onde as pessoas farão suas perguntas, farão contatos, encontrarão conteúdo e descobrirão.

Em síntese, essas comunidades oferecem acesso a pessoas interessadas em tópicos relacionados ao seu setor. Você pode se tornar um membro de graça e investir seu tempo na construção de autoridade.

Primeiro, você precisa saber quais comunidades são mais relevantes para sua empresa e onde seus clientes em potencial podem procurar respostas ou conteúdo.

Por exemplo, se você gerencia um site de viagens, o TripAdvisor pode ser mais útil do que outras comunidades.

Não faça spam nesses fóruns com links para o seu site em todos os posts. Em suma, construa autoridade participando realmente de conteúdo útil e listando sua empresa ou site quando apropriado.

Conquista a confiança de todos fazendo apenas isso

15. Branding: converta visitantes do website em clientes

Você sabia que mais de 70% das pessoas que visitam seu website nunca mais o encontrarão? Não é sua culpa, é só que a internet é tão grande e há tantos sites por aí.

Cada visitante certamente que sai do seu site é um cliente em potencial que você perde. Deste modo, para expandir seus negócios através de uma estratégia de Branding, você precisa se concentrar em transformar esses visitantes em clientes pagantes.

Portanto, é necessário converter visitantes ocasionais de sites em clientes fiéis. Como isso acontece?

Criando diferentes tipos de campanhas para coletar e-mails de usuários, exibir ofertas especiais, pop-ups de intenção de saída, cronômetros de contagem regressiva, pop-ups inteligentes exibir ups, add-ons opcionais e muito mais.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as principais estratégias de Branding, então continue em nosso site e confira muito mais.

Conclusão

Encontrar um posicionamento livre não é suficiente para desenvolver um Branding forte. É importante ter consciente e inconscientemente expandir esse posicionamento com associações.

O último passo crucial é ativar essas associações de Branding quando o cliente fizer sua escolha.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o papel do Branding para construir uma marca forte, então continue em nosso site e confira muito mais.

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