Ciclo PDCA: 4 passos para alavancar seu negócio

No trabalho baseado em processos, os resultados sempre serão gerenciados dentro das organizações. Mas como as organizações podem realmente se gerenciar para alcançar os resultados pretendidos? O criador original do ciclo PDCA é Walter A. Shewhart (1939). Na década de 1950, William Edwards Deming desenvolveu mais sobre o trabalho anterior de Walter A. Shewhart e, assim, desenvolveu o ciclo PDCA.

Este é um bom meio de controle para monitorar a qualidade das mudanças e melhorias dentro da organização. Neste sentido, o ciclo PDCA representa a abreviação dos quatro passos mais importantes no círculo: PLAN – Planejar, DO – Fazer, CHECK – Verificar e ACT – Agir.

Portanto, se você quer melhorar continuamente e colocar em prática o gerenciamento da qualidade e permitir que suas equipes aprendam mais rápido você deve aplicar o ciclo PDCA.

As organizações inteligentes aplicam o ciclo PDCA, em todos os níveis. O ciclo PDCA é um poderoso método de aprimoramento que permite melhorar seu trabalho e seus processos todos os dias.

Você não deve esquecer de garantir os resultados. Porque somente então você realmente tornará sua organização mais inteligente e acelerará e simplificará seus processos (de aprendizado). Desta forma, confira em nosso artigo de hoje tudo sobre o ciclo PDCA.

Marketing para advogados: o guia completo para sua carreira

O ciclo PDCA: Os 4 passos para melhores resultados

Com todas as organizações, você vê que tanto o ambiente externo (mercado) quanto a própria organização estão mudando em um ritmo cada vez mais rápido.

Portanto, manter os processos internos (antigos) significa, por definição, um declínio. A organização enfraquece e, assim como um paciente, apresenta vários sintomas da doença.

Neste sentido, o ciclo PDCA, no entanto, não é um remédio que apenas suprime os sintomas, mas sim uma maneira completamente diferente de trabalhar, criando um estilo de vida que compensa com o tempo.

Desta forma, depois de provar o doce sabor do trabalho baseado em dados, você fica imediatamente viciado. Em um sentido positivo, o ciclo PDCA isso é:

P = PLAN (planejamento):

O primeiro passo é o planejamento. Nós elaboramos um plano, por exemplo, um plano para uma nova casa, um plano de projeto, um plano financeiro, etc. No momento, é claro, nada foi feito ainda, nada foi alcançado. Na verdade, colocamos no papel o que faremos depois.

D = DO (executar)

O segundo passo é fazer ou executar. Vamos implementar nosso plano. Aqui tomamos certas ações, alcançamos algo. Nós fazemos um produto ou um serviço. Para um plano simples, é fácil, para um plano complexo, executar já se torna mais complexo.

C = CHECK (checar)

O terceiro passo é verificar ou checar. Verificamos aqui se o realizado corresponde ao plano. Vamos realizar algumas medições ou pediremos feedback do nosso cliente, por exemplo.

A = ACT (agindo, ajustando)

O quarto passo é agir ou ajustar. O cheque pode produzir 3 resultados possíveis: P = D, P> D e P <D.  No primeiro caso, P = D, seu produto ou serviço está ok. No segundo caso, P > D, nosso produto ou serviço (ainda) não atende ao exigido (integralmente).

Você terá, portanto, que se ajustar. E no terceiro caso, P < D, seu produto ou serviço é melhor que o planejado e solicitado.  Você provavelmente está em uma situação de “superfornecimento” e isso geralmente é muito bom.

O grande diferencial das pessoas que superam grandes dificuldades

Ciclo PDCARealize o valor acrescentado máximo com melhoria contínua

Você se beneficiará muito com o ciclo PDCA a verificação do ato nas seguintes situações práticas reconhecíveis:

  • O P e D tem sucesso, mas parece ser difícil completar o ciclo PDCA.
  • Sua organização continua cometendo os mesmos erros: Frustrações e medo do fracasso estragam a atmosfera.
  • Os processos de aprendizagem vacilam e muitos de seus melhores funcionários vão trabalhar em outro lugar.
  • Demora muito para você alcançar seus objetivos: Os processos são todos muito morosos.
  • Seus clientes vão embora para o concorrente: Aparentemente eles ganham mais por seu dinheiro lá.
  • Sua estratégia é insuficiente: Não está claro e não é mais à prova do futuro.
  • Mais coisas acontecem fora do seu processo PDCA do que dentro.

Esses sintomas de uma organização não-escolarizada, burocrática e solidificada estão em toda parte, você não está sozinho nisso.

Administrar uma organização dentro do espírito atual da época simplesmente não é fácil. Acionistas e outras partes interessadas exigem transparência máxima e todo o mundo está assistindo.

Algumas armadilhas que podem surgir no Ciclo PDCA

Existem várias armadilhas dentro de um ciclo PDCA. Confira a seguir as principais:

  • Somente P: Você só faz planejamento, planejamento e planejamento. Você nunca entra na execução. E assim você nunca consegue resultados, quanto mais resultados melhores.
  • Somente D: Você só executa, não avalia e não faz nenhum ajuste. Então, tudo bem ou não. Você provavelmente alcançará poucos resultados.
  • Somente PD: Você só planeja e executa. Você certamente alcançará resultados, mas achará muito difícil aumentar e melhorar.
  • Somente PDC: Você tem um bom cronograma, você executa e avalia. Você provavelmente tem um teste de boa qualidade, mas não melhora nada. Seus resultados provavelmente são bons, mas você não consegue melhorá-los.

Portanto, se você como uma empresa, como uma equipe ou como uma equipe querem mais e melhores resultados, é importante aplicar de forma completa o ciclo PDCA.

Resolver problemas na origem do ciclo PDCA

A melhoria de desempenho acima mencionada em organizações de aprendizagem bem-sucedidas ocorre principalmente porque os círculos de melhoria do PDCA levam à transparência desejada, os dados são visíveis para todos.

Ao mesmo tempo, trabalhar com os círculos de melhoria do PDCA também mostra rapidamente o verdadeiro motivo de um problema: A chamada análise de causa raiz.

Isso significa que você obtém uma imagem das causas subjacentes e aprende a lidar com elas. Isso diz respeito às causas responsáveis ​​por manter alguns problemas de volta. Com uma análise de causa raiz, você pode evitar um possível evento catastrófico futuro.

Gerenciador de negócios Facebook: 10 dicas para lucrar com ele

Ciclo PDCAAplique o método PDCA consistentemente

Organizações e equipes que consistentemente aplicam o plano fazem o ciclo de verificação sempre melhor a longo prazo.

Suas margens são maiores, os prazos de entrega mais curtos e os clientes e funcionários mais satisfeitos. O que você pode aprender com essas organizações?

  • PLAN: Eles planejam e fazem os planos sempre de forma inteligente. Além disso, eles estabelecem padrões e metas.

 A gerência não fala uma linguagem confusa. Eles sabem muito bem o que querem. Eles conhecem a empresa. A estratégia está na mente de todos os funcionários.

  • DO: Eles monitoram com precisão a implementação usando painéis interativos e análise de dados. Eles colocam o trabalho orientado por dados em prática todos os dias.

Você pode cometer erros nessas organizações, mas eles lidam com eles na origem: Análise da causa. Há espaço para experimentar e aprender. O ciclo de melhoria consiste nas quatro etapas do ciclo PDCA.

  • CHECK: Eles verificam regularmente se a implementação ainda está alinhada com os planos, a política e seus objetivos.

 O feedback está no DNA deles. E eles certamente não se esquecem de considerar o desenvolvimento, os níveis de energia e, por último, mas não menos importante, a paixão de equipes e pessoas. Eles veem os desvios como uma oportunidade para aprender. Eles garantem um ambiente de aprendizado seguro para todos os funcionários.

  • ACT: Ajustam onde necessário e ajustam regularmente os padrões, mas sempre elevam o nível. Há uma mentalidade positiva de se sair um pouco melhor a cada dia.

Portanto, as decisões e ações das diferentes equipes não devem, é claro, interferir umas nas outras. É por isso que organizações inteligentes coordenam bem os vários ciclo PDCA.

Das equipes de inovação ao atendimento ao cliente e pós-atendimento. Juntos, eles criam uma poderosa plataforma de melhoria e um processo de melhoria contínua. O truque é fazê-lo bem e dar os passos certos.

Além disso, através do ciclo PDCA, há mais foco nas coisas certas, os processos correm mais suavemente, os clientes ficam mais satisfeitos e os funcionários se divertem mais e experimentam um crescimento mais pessoal.

Ciclo PDCAExemplo detalhado do ciclo PDCA: torne-se um esporte

Como um exemplo concreto do ciclo PDCA, levamos algo próximo de casa: Seu próprio consumo de energia. Você quer reduzir isso para contribuir com o meio ambiente e também é bom para sua carteira.

  1. PLAN: Consuma 150 kWh de eletricidade e 80 metros cúbicos de gás em uma base mensal. O consumo atual é de 180 kWh e 125 metros cúbicos de gás, respectivamente.

Então é hora de agir. Você considera uma série de medidas em seu plano para reduzir o consumo de energia, por exemplo, desligar o aquecimento à noite meia hora antes de ir dormir e instalar lâmpadas de LED.

  1. DO: Todos os meses você recebe os dados de consumo do seu fornecedor de energia. Você analisa esses dados e os traça no tempo. Você faz um gráfico disso. Você também fornece informações sobre os custos.
  2. CHECK: O primeiro mês após o seu plano, você discute o consumo de energia com o seu parceiro. Você está em 170 kWh e 115 metros cúbicos de gás, por isso não é suficiente para realizar o seu plano.
  3. ACT: Você adicionará várias medidas adicionais ao seu plano original. Por exemplo: Um banho de 1 minuto mais curto (aplica-se a todos os membros da família) e dispositivos que consomem muita energia, como um secador e uma televisão, você tenta evitar.

Você passa pelo círculo do PDCA, desde que tenha atingido seu objetivo. Você transforma isso em um esporte. Ou você ajusta seus objetivos e padrões porque seus filhos andam mal-humorados pela casa por causa de um banho muito curto.

Obtenha resultados excepcionais com o ciclo PDCA

Passar pelo ciclo PDCA parece fácil, especialmente se você só passar pelos 4 passos. Mas e se você estiver com mais pessoas e trabalhar em uma organização maior? Como você faz todo mundo fazer isso? E como você garante que todos os círculos não saiam da linha?

Vemos exemplos de como as coisas não devem ser feitas diariamente. Precisamente porque muitas organizações não têm sucesso, a aplicação bem-sucedida do PDCA oferece resultados excepcionais. O efeito multiplicador entra em vigor.

Ciclo PDCAReconhecer a importância do feedback no PDCA

Estamos sempre muito curiosos sobre como você pode melhorar as empresas e como você pode fortalecer as equipes. É por isso que se deve fazer muita pesquisa sobre o ciclo PDCA e outros métodos de melhoria.

Quase todos os estudos mostram que o feedback leva a um aprendizado mais rápido e maior inteligência.

Além disso, nossa própria pesquisa mostra a grande importância. Se o seu feedback fizer parte de sua cultura corporativa, seu desempenho financeiro aumentará.

Trabalhe em melhores sistemas de feedback em sua organização e você dará um salto em sua produtividade.

Beneficie-se diretamente de algumas dicas valiosas do ciclo PDCA:

  • Assegurar a propriedade, o apoio e um patrocinador dentro do conselho.
  • Ir trabalhar rapidamente ao invés de definir um projeto durante meses.
  • Faça isso em conjunto com o local de trabalho, celebre os sucessos e aprenda com ele.
  • Deixe espaço para aprendizado e feedback: erros uma rica fonte de melhorias.
  • Use os dados de forma consistente e proposital para a melhoria do processo

Saiba mais sobre a análise SWOT

Resgatar os benefícios de trabalhar de acordo com o plano do ciclo PDCA:

Assim como com o seu smartphone, você pode usar o Plan Do Check Act do ciclo PDCA para quase qualquer coisa.

Portanto, em um dado momento, você não pode mais dispensar. Você obtém um método com muitos benefícios:

  • Você pode melhorar seus processos de negócios: Mesmo que seja um pouco todos os dias
  • Você irá profissionalizar o gerenciamento de qualidade em sua empresa
  • Você permite que seus funcionários cresçam um pouco todos os dias
  • Você refine sua estratégia de negócios e refine e desenvolva mais
  • Você trabalha de forma inteligente organização orientada por dados
  • Você percebe uma estrutura de margem melhor, seu desempenho se torna mais poderoso
  • Suas equipes começam a trabalhar mais e mais auto- direcionadas
  • Suas decisões são de qualidade muito maior

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o ciclo PDCA, então continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest