Consultoria de marketing: o que é

Consultoria de marketing tem como objetivo o relacionamento da empresa com o cliente. A contratação desse serviço é uma iniciativa estratégica, já que sua maior função é sempre estabelecer e melhorar a comunicação entre a empresa e o cliente.

Falando de uma forma ampla, consultoria é o serviço prestado por pessoas especializadas em diversas áreas, e entre essas áreas está o marketing.

É uma grande verdade que grande parte dos empreendedores não faz a mínima ideia do que exatamente faz o marketing, mas há algo que todo empreendedor (seja ele grande ou pequeno) sabe: o valor da contratação de um serviço é dado a partir da confiança e dos resultados.

E é isso que a consultoria de marketing busca, resultados.

De que forma funciona a consultoria de marketing

Pessoas especializadas no setor de marketing podem ter diferentes formas de atuar sobre a melhor forma de administrar uma consultoria.

Por isso, o melhor a se fazer é se informar sobre o assunto, conversando com os profissionais ou pesquisando na internet, para compreender como funciona a atividade.

Em geral as atividades da consultoria são organizadas em etapas, que por sua vez serão colocadas em um cronograma de trabalho em que ficará organizado as dificuldades da empresa, o planejamento e como resolver os problemas encontrados.

A indicação inicial é que sejam definidas as pessoas-chave da organização, e também as táticas que serão usadas para se obter o resultado esperado. O envolvimento dos líderes em todas as etapas da consultoria é tão importante quanto o envolvimento dos colaboradores.

Depois de elaborar a melhores táticas para executar cada tarefa se investe na melhor forma de expandir a marca, e se procura uma maneira de alcançar exatamente o seu público-alvo.

Após deixar tudo isso pronto chega o momento de criar um plano de marketing. Nesse documento terá informações detalhadas sobre como a empresa buscará o fortalecimento em seu nicho, e conseguir assim o lucro que se espera com clientes satisfeitos, engajados e fiéis.

Como a consultoria de marketing pode auxiliar na gestão da minha empresa?

É necessário entender que o seu negócio é algo que precisa de ajustes para poder evoluir a cada dia, por isso, com um plano de ação bem arquitetado e com a ajuda de profissionais que são especializados em marketing, é possível chegar aos resultados que você procura muito mais rápido.

 

Vivemos uma época repleta de incertezas financeiras e mudanças políticas, e se faz necessário uma orientação com pessoas que entendam do assunto. Tomar cuidado com algumas situações que podem vir a acontecer e prejudicar a sua empresa é a melhor maneira de se alcançar o sucesso.

A consultoria de Marketing tem como obrigação identificar o seu público-alvo e assim poder convergir as próximas campanhas e produtos para esse público. Tendo como base essas informações, o consultor irá elaborar táticas para poder expandir o seu negócio.

Vale ressaltar que o consultor de marketing não executa tarefas, ele lhe mostra a melhor forma de executa-las. É como se o consultor fosse o roteirista escrevendo o script para os atores, que, por sua vez, irão executar exatamente o que lhe foi dito.

É importante deixar frisado que a ideia principal de uma consultoria sempre vai ser dar de volta o investimento que a empresa fez ao contratá-la. Isso acontece conforme o planejamento é executado já que os recursos de pessoal, material e financeiro que foram utilizados na atividade começam a voltar ao negócio como formas de resultados alcançados.

Consultoria de marketing digital

Um ramo da consultoria de marketing que vem se expandindo de forma gigantesca é o marketing digital. Mas, qual o objetivo da consultoria de marketing digital?

O grande objetivo de uma consultoria de Marketing Digital é ajudar diversos tipos de empresas a utilizar ferramentas online para adaptarem o seu negócio, e assim atender ao novo comportamento do consumidor, que usa a internet para buscar informações e decidir como e onde comprar.

O consultor de marketing digital ajuda empresas a decidirem de que maneira irão alcançar seu público online e como conseguirão evidenciação de sua marca e restituição do investimento.

A função do consultor de marketing digital é analisar a situação da empresa, o que ela busca alcançar e formas para que ela atinja seu objetivo

Mas, como dito anteriormente, é importante ressaltar que o consultor não irá executar tarefas e sim coordena-las. A tarefa do consultor é identificar a melhor forma de alcançar o que a empresa deseja e orientar a melhor forma de se alcançar isso.

Então, não se engane pensando que a consultoria irá criar páginas para seu produto ou serviço, fazer postagens nas mídias sociais, publicar artigos em seu site ou blog, etc. Todas essas atitudes serão responsabilidade da empresa, e será ela que irá monitorar os resultados.

Outra coisa que é vista de forma errônea por empreendedores que contratam consultores de marketing digital é a questão de disponibilidade total.

Grande parte das consultorias empresariais trabalham com pacotes de horas, e é importante deixar claro de início qual o tamanho da sua necessidade para não haver problemas no futuro. A partir de um alinhamento inicial será mais fácil, tanto para a empresa quanto para o consultor, aproveitar das horas investidas.

Uma recomendação é que as empresas aproveitem da consultoria para entender como funciona o ramo de marketing digital e se envolver com as propostas dadas pelos consultores.

A consultoria deve acima de tudo ser didática para que a empresa não se torne extremamente dependente do consultor, e entenda o propósito do trabalho.

E qual o momento certo de contratar uma consultoria?

Antes de tudo é necessário ter uma estrutura básica composta por o tempo de empenho de um funcionário com talento na área de Marketing e orçamento mínimo para destinar à ações na área.

O momento perfeito para contratar uma consultoria de Marketing é quando a empresa entende que precisa de ajuda profissional para atrair e fidelizar seu cliente, além de possuir a estrutura básica para a execução do projeto e estar disposta a se empenhar para obter os resultados desejados.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest