Consultoria de marketing: 5 sinais de que você precisa realmente de uma

Uma consultoria de marketing trabalha com empresas para criar e implementar estratégias de marketing. Essas estratégias estão centradas no núcleo do negócio e nos serviços e produtos que oferecem.

Um consultor ajuda a criar um plano de marketing detalhado, determina a mensagem de marketing e identifica o mix de marketing apropriado para transmitir a mensagem.

Eles seguirão o plano e trabalharão para executar e implementar a  estratégia de marketing. A consultoria de marketing cuidará dos resultados, ajustarão conforme necessário e garantirão que as empresas obtenham os melhores resultados de seus esforços de marketing.

Um consultor de marketing será qualificado e conhecedor do comportamento do consumidor e do processo de marketing. Isso inclui ter a capacidade de identificar o mercado-alvo das empresas e posicionar sua oferta de produtos ou serviços de uma forma que interessará os consumidores e os fará querer comprar.

Uma consultoria de marketing poderá não apenas pensar criativamente, mas analiticamente. Eles devem ser capazes não apenas de serem criativos, mas de serem capazes de obter resultados dessa criatividade. Consultores de marketing muitas vezes se especializam em áreas específicas de marketing, tais como:

  • Marketing on-line
  • Marketing de mídia social
  • Marketing sem fins lucrativos
  • Copywriting
  • Marketing on-line
  • Marketing de Resposta Direta

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Como funciona a consultoria de marketing?

A consultoria de marketing geralmente administra seus negócios e trabalha de forma independente ou com sua equipe de marketing. Eles são especializados em marketing, negócios, comunicações e psicologia.

Há momentos em que uma empresa procura  terceirizar seus  esforços de marketing. Muitas vezes, quando uma empresa faz isso, eles procuram por uma consultoria de marketing.

Um consultor de marketing trabalha com empresas para criar e implementar estratégias de marketing. Uma grande consultoria de marketing poderá não apenas pensar criativamente, mas analiticamente.

Terceirizar uma consultoria de marketing permite que uma empresa coloque mais foco no desenvolvimento de produtos e operações globais. Um consultor de marketing pode ajudar a trazer habilidades e conhecimentos especializados, além de fornecer uma perspectiva e um ponto de vista externos.

Com isso dito, selecionar a consultoria de marketing certa é crucial. Um consultor deve entender seu negócio, seus requisitos de marketing e entender suas metas de crescimento. Eles precisam ser capazes de compartilhar com você realizações e sucessos notáveis ​​que se correlacionam com as metas que você está tentando alcançar.

O que é um consultor de marketing?

Um consultor de marketing é um profissional de negócios externo que trabalha com empresas para criar e implementar estratégias de marketing.

Idealmente, eles têm anos de experiência no setor. Eles podem ver um plano em todos os estágios – incluindo criação, envio de mensagens, segmentação e entrega. Mas o trabalho não para por aí.

Um consultor de marketing competente deve estar igualmente familiarizado com o monitoramento de análises e campanhas. Eles podem ajustar o método de envio ou envio de mensagens conforme necessário e, por fim, entregar os resultados prometidos a cada empresa com a qual trabalham.

E esse é o trabalho real de um consultor – para atingir as metas da sua empresa. Seja um tráfego de pesquisa mais orgânico, um ROI mais alto de campanhas de mídia social ou mais assinantes de blog, um consultor trabalha com você para fornecer e ajudá-lo a atingir essas metas.

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consultoria de marketingQual é a diferença entre um consultor de marketing e uma agência de marketing?

Um consultor de marketing é geralmente uma empresa de um homem só. Uma agência de marketing, por outro lado, é uma empresa de serviço completo com a capacidade de lidar com todos os aspectos do processo de marketing.

Ambos estão focados em marketing e devem estar familiarizados com todos os aspectos e ferramentas disponíveis para fazer a mágica da consultoria de marketing acontecer. O que é certo para você depende dos seus objetivos, e o seguinte pode ajudá-lo a decidir:

Largura de Banda e Disponibilidade

Uma agência é provavelmente totalmente dotada de pessoal e, portanto, totalmente sensível às suas necessidades. Um consultor provavelmente tem vários clientes e pode ter um tempo limitado no dia para lidar especificamente com sua empresa.

Atenção pessoal

Por outro lado, com um consultor, você sabe exatamente com quem está trabalhando. E como o sucesso de seus negócios e reputação depende de relacionamentos como o seu, um consultor pode estar mais inclinado a ir além na empresa.

Muitas vezes, uma agência aceita um grande número de clientes e oferece serviços de rotina, enquanto um consultor se concentra em uma quantidade limitada de clientes, permitindo que eles ofereçam atendimento e serviços personalizados.

Escopo do Projeto

Para projetos particularmente grandes e em andamento, uma agência pode ser útil. Várias pessoas no projeto podem acelerar os resultados, especialmente quando lidam com uma implementação completa da consultoria de marketing.

Consultoria de marketing: conjunto de habilidades especializadas

Muitas vezes, uma empresa tem um objetivo muito específico, seja um SEO de melhor desempenho ou uma estratégia de mídia social bem desenvolvida, ou qualquer outra coisa.

Um benefício de um consultor é que você pode encontrar alguém que seja especializado em sua área de necessidade, em vez de contratar uma agência de serviço completo.

Custos escalonáveis ​​

Seguir o caminho do consultor também pode ser mais econômico. Em vez de pagar por uma agência inteira, você paga apenas para uma pessoa fazer um trabalho específico.

Tenha em mente que as estratégias de marketing modernas geralmente incluem o uso de ferramentas, por vezes, dispendiosas para análise, pesquisa de palavras-chave, etc., que muitas vezes são irrealistas para os consultores fornecerem. As agências, por outro lado, provavelmente podem absorver o custo e oferecê-lo à sua empresa.

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Por que as pessoas contratam uma consultoria de marketing?

O raciocínio aqui é bem direto: eles têm uma habilidade específica que sua empresa precisa. Uma (boa) consultoria de marketing traz experiência e resultados comprovados em seu campo.

Eles costumam ser úteis quando uma empresa está apenas começando ou tem um objetivo específico em mente que precisam realizar.  E embora você possa ser o visionário que define as metas, um consultor tem o know-how para transformar essas metas em realidade.

Claro, você sempre pode contratar alguém internamente para assumir o trabalho. Mas o outro privilégio de um consultor? Eles geralmente poupam dinheiro.

Sim, a taxa deles pode ser maior. Mas você economiza um salário em tempo integral e quaisquer benefícios associados a ele.

Digamos que você esteja se preparando para o lançamento de um produto ou apresentação da empresa. Você precisa de um especialista no campo – mas apenas para essa tarefa. É quando você contrata um consultor.

Ou, talvez você tenha um ótimo produto ou ideia, mas nenhuma estratégia real em mente para comercializá-lo, ou trabalhando conhecimento de como todas as peças diferentes se encaixam em um plano de marketing global.

consultoria de marketingConsultoria de marketing: sinais de que você precisa realmente de uma.

1.    Sua equipe é inexperiente

Se sua equipe de marketing é um pouco verde, é definitivamente hora de contratar consultoria de marketing. Eles serão capazes de liderar sua estratégia e supervisionar sua implementação, e sua equipe ganhará experiência valiosa e insight no processo.

Muitos consultores terão tempo para ensinar aos seus clientes como fazer o seu trabalho de forma mais eficaz. Desta forma, a sua equipe interna pode ficar com os pés no chão com a garantia adicional de um especialista na mão para intervir quando necessário.

2.    Você precisa de uma consultoria de marketing quando atingiu um platô

Este é um grande problema. Enquanto o patamar ocasional é inevitável, é realmente tudo sobre como você lida com a recuperação.

Uma boa recuperação exige alguma reinvenção, o que significa novas ideias e novos produtos, planos ou campanhas. Você precisa de uma consultoria de marketing se o seu crescimento tiver atingido um patamar

Um pouco de sangue fresco pode percorrer um longo caminho – especialmente quando a pessoa tem um histórico comprovado de sucesso. Então, se você achar que seu negócio, uma vez próspero, parou, ligue para um consultor.

3.    Sua equipe precisa de orientação estratégica e é encabeçada em muitas direções

Pense em estratégias de marketing como quebra-cabeças. Você tem toneladas de peças flutuando – social, conteúdo, SEO, PPC, etc. E para completar o quebra-cabeça, você precisa juntar todas as peças.

O que nos leva ao nosso próximo sinal claro. Porque com certeza você pode ter suas mãos em todas as peças. Mas se cada um agir de forma independente, você nunca obterá os resultados desejados.

E para chegar lá, você precisa de um objetivo. O objetivo de uma estratégia de marketing é identificar os objetivos específicos que você está tentando atingir com seus esforços de marketing.

Se você não tem um final de jogo claro em mente, sua equipe provavelmente irá se dividir em direções diferentes. Uma boa consultoria de marketing pode trabalhar com sua equipe para guiá-los através de uma estratégia abrangente – uma que identifique seu objetivo final e encaixe cada peça do quebra-cabeça em um plano.

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4.    Você precisa de uma estratégia geral de marketing e quer ter certeza de que é o melhor

Isso anda de mãos dadas com o anterior. Por exemplo, digamos que você está no mercado há anos, mas ainda não tem uma estratégia digital real.

Mas não se engane – você não precisa de um. Um consultor de marketing pode dizer exatamente o que todos esses canais estão trabalhando juntos para alcançar e como executar os melhores resultados.

Naturalmente, você quer que essa estratégia seja a melhor. Puro e simples, contratar um especialista fará seu negócio mais bem sucedido. Aqueles que querem ser os melhores se cercam dos melhores. E isso deve incluir seu estrategista de marketing.

consultoria de marketing5.    Você precisa de alguém para quem possa ligar, confiar e quem estará lá

Por último, mas não menos importante, uma consultoria de marketing fornece confiabilidade muito necessária.

Lembre-se de que um consultor geralmente pode oferecer mais tempo e serviços personalizados, e você saberá que precisa de um, caso muitas vezes se encontre em situações em que possa usar algum backup de marketing.

Quando você recebe uma crítica negativa no Facebook ou um comentário desagradável no seu blog, ligue para seu consultor. Se o seu tráfego cair repentinamente, ligue para o seu consultor.

Se o seu site levar de repente 30 segundos para carregar, ligue para o seu consultor.  Veja onde eu estou indo aqui? Além da estratégia, um consultor é seu candidato quando você precisa de ajuda, conselhos e um pouco de experiência.

O que observar ao contratar uma constultoria de marketing

Contratar um consultor de marketing vem com um conjunto único de desafios. Assim, como com qualquer outro funcionário, você vai querer colocar cada candidato através de um processo de triagem completa.

Nesse caso, há coisas específicas a serem observadas. Primeiro de tudo, qualquer um pode dizer que é um consultor. O graduado recente da faculdade, sem referências e com uma experiência muito limitada, pode ser chamado de consultor. Mesmo Bob, da rua que costumava trabalhar no setor bancário, pode, de repente, reivindicar o título de “consultor de marketing”.

Então, tenha uma conversa com eles. Não tenha medo de fazer perguntas difíceis. E o mais importante, verifique as referências e peça resultados comprovados.

Dessa forma, parte do problema é que realmente não há qualificações formais necessárias para se tornar um consultor de marketing. Você pode ficar à frente do problema sabendo o que procurar. Um bom candidato a consultor deve:

  • Ter uma licenciatura em marketing ou um campo relacionado
  • Anos de experiência como profissional de marketing trabalhando com uma empresa
  • Um portfólio sólido mostrando suas conquistas
  • Experiência comprovada em uma determinada área (marketing digital, marketing de conteúdo, etc.)

Como você bem sabe, o marketing é um campo amplo, e é raro encontrar um pau para toda obra. O que torna extremamente importante ter alguma ideia dos resultados que você deseja antes de procurar um consultor.

Por exemplo, se você quiser aumentar o tráfego do seu website e a presença social, não contrate alguém cuja experiência principal seja com rádio e TV. Você precisa de um especialista em mídia digital e social.

Gostou de saber mais sobre uma consultoria de marketing? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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