Diagrama de Ishikawa: entenda a relação causa e efeito

Para resolver problemas científicos e industriais, é muito importante usar uma abordagem sistemática, e o diagrama de Ishikawa é perfeito para isso

Portanto, ao levar em consideração o problema do prisma da relação entre os elementos do sistema, é possível identificar uma cadeia de relações causais que não permitem que a eficiência máxima seja alcançada.

Dessa forma, um dos métodos de análise do sistema que podem ser aplicados é a construção do diagrama de Ishikawa.

Desta forma, este artigo explica o diagrama de Ishikawa de uma maneira prática. Depois de ler, você entenderá o básico dessa poderosa ferramenta de análise de problemas. Confira!

Diagrama de IshikawaQual é o diagrama de Ishikawa?

Os problemas são o resultado de uma ou mais causas. Portanto, ao detectar e remover as causas, os problemas podem ser resolvidos.

Muitas causas possíveis já podem vir à luz através de brainstorming, por exemplo, mas isso não acontece de forma sistemática.

Desta forma, para obter informações sobre esses fatores, Kaoru Ishikawa projetou uma ferramenta gráfica simples e poderosa, na qual as possíveis causas de um problema são apresentadas de forma ordenada.

Para isso, o diagrama de Ishikawa é uma análise de causa raiz modelo, que visualmente parece uma espinha de peixe.

Por causa disso, o diagrama de Ishikawa é também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa-efeito.

O diagrama de Ishikawa foi na verdade destinado a processos de produção e ao controle de qualidade associado. Entretanto, hoje, o diagrama também é usado em outros setores.

Assim sendo, com a ajuda de um diagrama de Ishikawa (diagrama de espinha de peixe), é possível realizar uma análise abrangente de causa-efeito e mapear as causas dos problemas.

Vale destacar que este método desenvolvido pelo guru de qualidade japonês Kaoru Ishikawa, foi descoberto através de seu trabalho na Kawasaki Heavy Industries, mostrando que um grande número de fatores poderia influenciar um processo de trabalho.

Redes sociais mais usadas: existem mais de 50, mas você só precisa de 5. Veja quais

Método Ishikawa como uma ferramenta de análise de sistema

O método gráfico, chamado diagrama de Ishikawa, ajuda a analisar e formar relações causais significativas.

Essa ferramenta de análise de sistema parece um pouco com uma espinha de peixe na aparência. O eixo horizontal central e as “arestas” que se estendem a partir dele estão presentes no diagrama.

O professor japonês Ishikawa inventou seu diagrama em meados do século passado, quando procurava intensamente formas de identificar as causas dos problemas da pesquisa científica e aplicada.

O cientista queria desenvolver um método de análise de sistema utilizável, que seria uma representação clara dos problemas no sistema.

O método proposto por Ishikawa torna possível dividir as causas de um fenômeno em vários grupos. Por exemplo, máquinas e mecanismos, métodos de produção, materiais e o ambiente externo são consistentemente incluídos na consideração.

Cada um desses grupos pode conter causas de efeitos indesejáveis. Cada uma dessas razões pode ser dividida em elementos menores do sistema, se desejado, aprofundando a análise.

Diagrama de IshikawaCausa e efeito – diagrama de Ishikawa

Quase imediatamente após a publicação, o diagrama de Ishikawa foi amplamente utilizado no gerenciamento de produção, onde foi usado para analisar a qualidade do produto e resolver problemas complexos de produção.

Hoje, o diagrama de Ishikawa é amplamente utilizado em todo o mundo, inclusive na teoria da invenção, onde pode ser usado para identificar as causas das contradições técnicas.

O principal escopo de aplicação do diagrama de Ishikawa é a análise do sistema para identificar as causas imediatas de um problema existente.

O diagrama pode ser utilizado com sucesso para a análise elemento a elemento dos processos de produção e marketing da empresa, sua sistematização e estruturação. Recentemente, a técnica está sendo usada cada vez mais durante o brainstorming.

Desta forma, o diagrama de Ishikawa é inicialmente usado para identificar e organizar as possíveis causas de um problema.

Por exemplo: Você já coletou dados sobre a operação no chão de fábrica, para que você tenha notado que a técnica errada de embalagem está sendo usada, de modo que um tempo desnecessário é desperdiçado.

Esse problema é então colocado nas extremidades do diagrama, o que significa que você deve procurar as possíveis causas desse problema.

Essas possíveis causas são geradas via brainstorming e são colocadas nos ossos laterais do diagrama, e todas apontam na direção do problema.

20 frases de vendas

Como fazer um diagrama de Ishikawa

Primeiro, o pesquisador esclarece por si mesmo o problema, a essência e a complexidade do mesmo.

Portanto, o primeiro ponto de análise é então construído, que é na forma de uma seta horizontal apontando para a direita. Existe um problema claramente definido e articulado na ponta da seta.

Setas adicionais são anexadas à linha central em um determinado ângulo, cada uma das quais indica uma das possíveis causas do problema.

Se a análise mostrar que as razões, por sua vez, são devidas a fatores mais profundos, cada uma das setas pode se ramificar.

Depois de construir uma representação gráfica detalhada das relações causais, é possível visualizar todo o sistema na dinâmica de causa e efeito, o que, por exemplo, influência o resultado da atividade de produção ou o gerenciamento de uma empresa.

Muitas vezes, essa ferramenta de visualização ajuda a identificar fatores significativos que escapam à atenção com um método de análise diferente.

Desta forma, no diagrama de Ishikawa, é feita uma distinção entre causa e efeito. No lado direito deste diagrama de espinha de peixe, os problemas são descritos e, à esquerda, as possíveis causas são mencionadas.

As causas são então classificadas em quatro categorias dentro do diagrama de Ishikawa. Além disso, cada categoria tem novamente ramificações para sub causas. As quatro principais categorias de causa do diagrama de Ishikawa são:

  1. Humano

Isto diz respeito a todas as causas que surgem através da ação humana: A comunicação é bem entendida, as pessoas entendem as atribuições, os funcionários são suficientemente envolvidos, experientes e treinados, etc.

  1. Máquina

Dessa forma, isso diz respeito a causas relacionadas ao funcionamento de máquinas, ferramentas, instalações e computadores: São os dispositivos certos usados, os dispositivos são seguros o suficiente, os dispositivos atendem aos critérios corretos, os dispositivos são confiáveis, etc.

  1. Material

Causas de problemas também podem ser encontradas em materiais usados, materiais auxiliares e produtos semiacabados: Qual é a qualidade, exatamente quanto é necessário, são os materiais resistentes a influências externas, quanto tempo vai durar etc.

  1. Método

Em suna, aqui, é examinado se as possíveis causas são encontradas no método de trabalho: São os processos de trabalho adequados, como são as colaborações, como é a comunicação entre funcionários e departamentos etc.

Âmbito de aplicação

O diagrama de Ishikawa é uma técnica de análise na qual os vários aspectos a serem analisados são denominados separadamente (modelo de aspecto). Alguns recursos:

  • Adequado para resolução de problemas complexos com várias causas inter-relacionadas
  • O diagnóstico do problema deve ser suficientemente conhecido antecipadamente (as facetas do problema são suficientemente conhecidas para poder analisar)
  • A técnica ajuda a mapear sistematicamente as relações de causa e efeito (identificar e agrupar)
  • O diagrama de Ishikawa serve como uma placa de discussão
  • Este é um método não quantitativo (não requer comprovação)

Marketing de guerrilha: o que é

Portanto, os ossos laterais que levam à espinha dorsal do diagrama de Ishikawa são nomeados após os seis aspectos mencionados abaixo, dependendo da complexidade do problema ou processo que precisa ser melhorado:

  • Mão de obra: inclui causas que podem ser atribuídas a ações humanas durante o processo. O treinamento e a motivação adicional do pessoal poderiam, portanto, ser possíveis soluções no diagrama.
  • Método: Como o processo prossegue e quais métodos foram usados ​​para criar o problema? Uma melhor descrição do processo através do qual é melhor observado é uma solução possível.
  • Máquina: Isso inclui as causas devido às máquinas usadas e outros equipamentos durante o processo. Várias máquinas podem ser usadas durante um processo. Um manual claro pode melhorar a eficiência do uso e segurança da máquina.
  • Materiais: Isso inclui as possíveis causas devido aos materiais utilizados. Comparar vários fornecedores entre si pode ser uma solução para usar mais material qualitativo.
  • Ambiente: Inclui as causas relacionadas a fatores ambientais, como temperatura e umidade.
  • Medidas: Inclui as causas causadas pelas medições feitas durante o processo, como a medição da qualidade. O uso de equipamentos de medição mais confiáveis ​​e medições mais frequentes são possíveis soluções para isso.

Dicas úteis – diagrama de Ishikawa

Em sintese, o diagrama de Ishikawa toma forma seguindo uma série de etapas. Começa com um grande pedaço de papel, por que uma espinha de peixe é desenhado.  De lá, as seguintes etapas são discutidas:

  • O problema no qual a análise é executada é escrito na parte superior do documento.
  • Cada participante menciona uma causa possível para o problema e indica em qual categoria está causa pertence. Nenhum comentário sobre as causas do outro pode ser dado. Todas as causas mencionadas estão incluídas no diagrama.
  • Os participantes também mencionam possíveis sub-causas. Essas sub-causas são incluídas no diagrama como ramificações laterais.
  • Ele continuará o maior tempo possível, até que nenhuma outra causa possível seja mencionada.
  • O diagrama de Ishikawa é visto criticamente por todos os participantes. É examinado se as possíveis causas pertencem à categoria correta e se certas causas estão relacionadas ou derivadas de outras causas.
  • As causas mais prováveis ​​são votadas. Um “top 3” é feito das causas com mais votos. Essas três causas estão circuladas. As causas sem voto são eliminadas.
  • Das “3 principais” causas, a ordem de prioridade é examinada. A causa possível com a maior prioridade é a primeira a ser mais investigada e abordada. Então a segunda e a terceira causas seguem.

Análise do diagrama de Ishikawa

Uma sessão de brainstorming para identificar possíveis causas é a maneira ideal de obter o máximo possível de um diagrama de Ishikawa.

As causas apresentadas devem então ser analisadas em equipe para que seja possível decidir sobre as causas às quais a atenção será direcionada para solucionar o problema ou melhorar o processo.

A primeira fase é destacar as causas que mais contribuem para o problema. Isso é feito melhor com base em um sistema de classificação com números de um a dez, com a causa com a menor contribuição sendo marcada com o número um e com o maior fator de risco com o número dez.

Na próxima fase, as causas restantes devem ser examinadas e os pontos de ação definidos para resolver o problema.

Em síntese, essas promoções também podem ser avaliadas de acordo com a facilidade e o custo da implementação.

Claro que a preferência aqui é por aquelas soluções que são fáceis de implementar e que também são baratas.

O diagrama de Ishikawa com sua análise de dados deve ser regularmente revisado para o impacto das ações tomadas sobre o problema em questão. Esta é uma maneira de trabalhar na melhoria contínua do processo.

Diagrama de Ishikawa

Ajuste

O diagrama de Ishikawa é uma excelente análise de causa de problema que pode ser usada em qualquer indústria.

Como as ramificações podem diferir enormemente umas das outras, é bem possível expandir ou alterar as principais categorias de causa.

Em suma, para uma empresa técnica, pode ser apropriado expandir a categoria “máquina” com uma categoria “TI”. Uma agência de publicidade poderia incluir a extensão “criatividade”. Enquanto as causas dos problemas são rastreadas, o objetivo do diagrama de Ishikawa foi alcançado.

Conquista a confiança de todos fazendo apenas isso

Agora é a sua vez

A análise das causas potenciais pode levar a uma razão específica para o problema ou até várias razões.

Portanto, é importante abordar todos os motivos para que o problema seja completamente eliminado.

Certamente a decisão de atacar uma causa, no entanto, exigirá uma nova sessão de brainstorming com numerosos diagrama de Ishikawa, desta vez focando nos diferentes métodos de resolver o problema, em vez de apenas identificar a causa raiz.

Assim sendo, o que você acha do diagrama de Ishikawa? Como você aplica o diagrama de Ishikawa?

Você compreendeu os passos para uma boa elaboração de um diagrama de Ishikawa? O que você acha que são outros critérios de sucesso ou fatores que podem contribuir para isso?

Compartilhe seu conhecimento e experiência através do campo de comentários no final deste artigo.

Se você achou o artigo sobre diagrama de Ishikawa útil ou prático para seu próprio conhecimento, compartilhe-o principalmente com sua rede de amigos e relações comerciais.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest