Estratégia do Oceano Azul: 10 tópicos para entender

Um oceano azul, como descrito em Estratégia do Oceano Azul: Diz respeito sobre como criar um espaço de mercado incontestado e tornar a competição irrelevante. Ou ainda, podemos dizer que é um espaço de mercado que é pouco desenvolvido e inexplorado pelos concorrentes.

A Estratégia do Oceano Azul propõe que as empresas possam ter mais sucesso criando um oceano azul, em vez de tentar competir no oceano vermelho.

Podemos definir o oceano vermelho como o espaço de mercado tradicional que está repleto de concorrentes rivais.

Além disso, usando uma pesquisa profunda e grandes estudos de caso, a Estratégia do Oceano Azul prova que grandes empresas podem ser construídas ao reimaginar uma indústria inteira.

Somos fãs dos conceitos apresentados na Estratégia do Oceano Azul, mas achamos que o material poderia ser simplificado, bem como representado visualmente de forma mais eficaz.

Além dessas fraquezas, ainda recomendamos este livro a profissionais experientes que estão prontos para dar um salto em um novo território para seus negócios. Portanto, para ter uma visão geral da Estratégia do Oceano Azul, confira o nosso artigo de hoje.

Estratégia do Oceano Azul: Quais são as principais lições?

A primeira lição principal é que você não precisa nascer Steve Jobs ou ser uma startup para fazer uma mudança no oceano azul.

As pessoas são rápidas em desconsiderar a possibilidade de que elas ou suas organizações possam mudar de vermelho para azul. Mas eles não deveriam.

Com um roteiro claro e ferramentas fáceis de usar, tornar uma mudança oceânica torna-se possível para organizações de todos os tipos, permitindo-lhes alcançar novos patamares de criação e crescimento de mercado.

Mudança do Oceano Azul está cheia de exemplos reais de empresas grandes e pequenas, antigas e novas, com fins lucrativos e sem fins lucrativos.

Isso ocorre, até mesmo com um governo, que enfrentam os mesmos tipos de obstáculos organizacionais e burocráticos que todos enfrentamos, sejam recursos, políticos ou motivacionais.

Deste modo, é necessário superar estes desafios para mudar de vermelho para azul, aplicando o próprio processo e ferramentas descritas no livro Estratégia do Oceano Azul. Não se trata de tentativa e erro de um empreendedor. Mas sim de que qualquer um pode criar um oceano azul.

Estratégia do Oceano AzulA segunda lição principal é a importância de reconhecer nossa humanidade para fazer a mudança acontecer.

As pessoas são paradoxais. Nós aspiramos a fazer a diferença. Queremos mudar o mundo para melhor. É isso que faz nossas energias doerem e nossos corações baterem mais rápido, nossa onda de adrenalina.

No entanto, simultaneamente, a maioria de nós teme que não possamos. Precisamos de tranquilidade.

Neste sentido, o deslocamento para o oceano azul reconhece que todos nós estamos repletos de energia criativa e resiliência, em nossa essência, a maioria de nós também é incrivelmente gentil e vulnerável.

Para suspender a crença nos limites de hoje, para que possamos ver e criar novas possibilidades e novos caminhos para o crescimento, precisamos inspirar confiança em nós mesmos e em nosso povo.

Sem a confiança para agir, poucos se aventurarão em um novo caminho, não importa quão claro seja o roteiro.

Na Estratégia do Oceano Azul, inspirar a confiança das pessoas é colocada em um plano igual com um processo testado e ferramentas de criação de mercado para mover você, sua equipe e sua organização do vermelho para o azul, de uma forma que as pessoas possuam e conduzam o processo.

Humanidade é a chave para inspirar e construir a confiança das pessoas para ter sucesso. Ele constrói a compreensão psicológica no processo estratégico, de modo que as pessoas estejam dispostas a se envolver plenamente a cada passo.

Isso ocorre, mesmo quando estão hesitantes e não podem confiar umas nas outras ou são céticas quanto à sua capacidade de ter sucesso na jornada de transformação.

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Estratégia do Oceano Azul: Principais insights

  • Não tente superar os concorrentes.
  • Crie um novo espaço de mercado para tornar os concorrentes irrelevantes.
  • Inovação de valor é a chave para criar uma Estratégia do Oceano Azul
  • A inovação de valor busca simultaneamente baixo custo e diferenciação.

Estratégia do Oceano Azul: Aplicação prática

No desenvolvimento da Estratégia do Oceano Azul, faça para você mesmo estas perguntas, com o intuito de desenvolver a estratégia de sua organização:

  • Quais fatores do seu setor são tomados como garantidos e podem ser eliminados?
  • Quais fatores do seu setor podem ser reduzidos abaixo dos padrões?
  • Quais fatores devem ser levantados acima dos padrões da indústria?
  • Que novos fatores que nunca foram oferecidos podem ser criados?

Estratégia do Oceano Azul: Citações significativas

“A única maneira de vencer a competição é parar de tentar vencer a competição.”

“Concentrar-se no oceano vermelho é, portanto, aceitar os principais fatores restritivos da guerra – terreno limitado e a necessidade de vencer um inimigo para ter sucesso – e negar a força distintiva do mundo dos negócios: A capacidade de criar um novo espaço de mercado que é incontestável.”

“Para mudar fundamentalmente a estratégia de uma indústria, você deve começar reorientando seu foco estratégico de concorrentes para alternativas, e de clientes para não-clientes da indústria.”

Estratégia do Oceano AzulEstratégia do Oceano Azul: Tópicos para entender.

O livro Estratégia do Oceano Azul é principalmente sobre negócios e a ideia de vencer sem competir.

Ele desafia a ideia convencional do mundo dos negócios, também conhecido como oceano vermelho, e como qualquer negócio pode romper essa cadeia de oceano vermelho para criar novas águas azuis e tornar o mundo um lugar melhor.

No entanto, pessoalmente, acho que o conceito destacado neste livro não se limita apenas ao mundo dos negócios. Deste modo, a seguir, vamos falar aqui sobre a “lição de vida” que são dados por este grande livro.

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Lição 1: O quadro das quatro ações “Criar – Eliminar – Aumentar – Reduzir”

Seja claro qual elemento agrega valor à nossa vida e quais não. Manter esses elementos inúteis não trará nenhum bem.

Por isso, podemos também reduzi-los ou eliminá-los e reservar o espaço para criar e elevar aqueles que são mais úteis.

Lição 2: Três características da boa estratégia “Foco – Divergência – Tagline Competente”

Foco: O humano nasce com apenas duas mãos. Às vezes, tendemos a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas no final percebemos que não podemos realizar nada.

Divergência: Seguir a multidão nem sempre o levará a um caminho melhor. Há momentos em que devemos ficar sozinhos e tomar decisões difíceis que são muito diferentes da norma geral.

Convincente: Se você é bom em algo, prove-o pela ação. Sempre ande a conversa.

Lição 3: Inovação de valor

Você é bom em alguma coisa, mas a triste verdade é que ninguém nunca vai dar a mínima. As pessoas só irão apreciar quando o seu esforço agregar valor à sua vida.

Uma pedra angular do livro Estratégia do Oceano Azul é a Inovação de Valor, que é essencialmente a área onde as ações de uma empresa simultaneamente reduzem os custos e aumentam sua oferta de valor para os compradores.

Trata-se de criar um salto quântico em valor para seus compradores, criando, assim, um novo e incontestado mercado. Essa estratégia precisa se estender por todo o sistema de atividades de uma empresa.

Lição 4: Reconstruir os limites do mercado (alternativas e ofertas complementares)

Qualquer que seja a opção que você tenha agora não é necessariamente a melhor, por isso sempre procure alternativas e ousar desafiar a sabedoria convencional.

Lição 5: Concentre-se na grande imagem, não nos números

Tudo o que acontece, acontece por um motivo. Sempre olhe para as coisas de uma perspectiva diferente.

Lição 6: Alcance além da demanda existente

Sempre se esforce ao máximo e se esforce para alcançar seus objetivos. Não há almoço grátis neste mundo e você recebe o que merece com base no seu esforço.

Estratégia do Oceano AzulLição 7: Obter o direito de sequência estratégica

Se você não pode andar, você não pode voar. Como mencionado por Sun Tzu no primeiro capítulo de ” The Art of War “, o planejamento adequado é sempre o primeiro passo mais crucial.

Lição 8: Superando obstáculos organizacionais chave

O grande problema geralmente vem de pequenos problemas. Para resolver um grande problema, trabalhe sempre para trás dividindo-o em pedaços menores.

Lição 9: Construa a execução na estratégia (seja justo)

No livro Estratégia do Oceano Azul, o autor se concentra no processo justo. Então o mesmo princípio se aplica na vida, seja justo.

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Lição 10: Mapa do utilitário do comprador

Este mapa desloca o foco para os compradores, ajudando a identificar os espaços de utilidade que um produto ou serviço pode potencialmente preencher.

O Buyer Experience Cycle (BEC) descreve as 6 etapas da experiência dos compradores, com uma variedade de experiências dentro de cada estágio. As alavancas de serviços públicos cortam os estágios da experiência dos compradores.

Lição 11: A tela de estratégia

Esta é uma ferramenta para capturar o estado atual do jogo no mercado, para que você possa entender: Onde a concorrência está atualmente investindo, como a indústria atualmente compete e o que os clientes recebem dos concorrentes existentes no mercado.

Lição 12: O mapa Pioneer-Migrator-Settler (PMS)

Use este mapa para mapear os portfólios atuais e planejados da sua empresa e dar uma perspectiva do seu potencial de crescimento.

Lição 13: Renovação da Estratégia do Oceano Azul

Finalmente, esteja sempre pronto para mudar. Como mencionado por Spencer Johnson em “Who Moved My Cheese?” Só podemos melhorar nos adaptando às mudanças que nos rodeiam. No entanto, certifique-se de que a mudança é realmente necessária. Se não for, siga o plano original.

Deste modo, podemos afirmar que Estratégia do Oceano Azul é um dos livros mais inspiradores que existem. Embora tenha sido publicado há algum tempo, sua ideia e conceito nunca está desatualizado e pode ser aplicado em vários campos.

Formulando a Estratégia do Oceano Azul: 4 princípios chave

Como você reúne as ferramentas acima para formular sua Estratégia do Oceano Azul? Aqui está uma visão geral sobre o que está envolvido na formulação e execução:

1.    Reconstruir os limites do mercado

Examine como o mercado está atualmente realizando e competindo. Então crie uma estratégia que seja drasticamente diferente do resto dos jogadores.

O livro Estratégia do Oceano Azul detalha seis caminhos que você pode seguir. Para identificar oportunidades de oceano azul e reconstruir seus limites de mercado.

2.    Alcance além da demanda existente

Dessa forma, para maximizar o tamanho do oceano azul, você precisa olhar para três camadas de não-consumidores: “Não-consumidores em breve”, “Não-consumidores recusando” e “não-consumidores inexplorados”.

Concentre-se no nível que representa a maior captação no momento, mas também explore e aproveite a sobreposição de pontos comuns que se aplicam a diferentes camadas de não-consumidores.

3.    Obtendo o direito de sequência estratégica

Em síntese, existem 4 passos chave que devem ser abordados para desenvolver uma estratégia robusta.

Cada um dos critérios abaixo deve ser tratado em sequência antes que uma Estratégia do Oceano Azul comercialmente viável possa ser suportada.

Excepcional Utilidade do Comprador => Preço Acessível => Custo Viável => superar Obstáculos de Adoção

4.    Foco na grande imagem

Visualize sua Estratégia para liberar a criatividade das pessoas dentro de sua organização, ajudá-las a enxergar os oceanos azuis e comunicar a estratégia para uma execução eficaz.

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Executando a Estratégia do Oceano Azul

Ultrapassar os principais obstáculos organizacionais

Como a Estratégia do Oceano Azul representa uma enorme mudança do status quo, o desafio da execução é amplificado.

Dessa forma, o livro recomenda usar a abordagem da “liderança do ponto de inflexão” para superar os 4 principais obstáculos a serem mudados:

  • Obstáculo Cognitivo(despertar os funcionários para a necessidade de mudança);
  • Obstáculo de Recursos(executando uma mudança estratégica com menos recursos);
  • Motivacional Hurdle(motivando os principais jogadores a se mover rápido e tenazmente);
  • Obstáculo Político(superar a idade e a traição).

Para cada um desses obstáculos, Kim e Mauborgne oferecem sugestões de medidas que podem ser tomadas para superá-los.

Construir Execução na Estratégia

Haverá sempre resistência à mudança, e muito mais com a Estratégia do Oceano Azul. Pois afasta as pessoas das zonas de conforto e desafia as práticas passadas.

Em síntese, para minimizar o risco de desconfiança, não-cooperação e até mesmo sabotagem, o livro recomenda um “processo justo” na elaboração e execução da estratégia. Essa envolve Clareza de Envolvimento, Explicação e Expectativa.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre a Estratégia do Oceano Azul, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

 

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