Eventos: 10 táticas para trazer mais clientes com eventos presenciais e online

Para conseguir mais clientes com eventos presenciais e online, é necessário conhecer sobre o círculo vicioso do marketing de eventos: Quanto mais você gasta em marketing, menos você tem para o evento em si.

Mas se você não promove seus eventos, como garantir que as pessoas o abordem? Os organizadores de eventos com um orçamento limitado devem fazer escolhas difíceis sobre como gastam seu dinheiro.

Felizmente, você pode promover seu evento quase ou completamente livre de várias maneiras. Isso ocorre, certamente, de forma on-line.

Neste sentido, desde o final dos anos 90, o marketing on-line de eventos vem sendo desenvolvido através de campanhas e produtos on-line.

Portanto, para saber mais sobre o marketing de eventos para conseguir mais clientes, confira as dicas de nosso artigo de hoje. Estas são 13 técnicas de promoção online que você definitivamente deveria tentar.

Eventos: 13 táticas para trazer mais clientes com eventos presenciais e online.

1.    Use o poder dos e-mails

E-mail marketing é barato e surpreendentemente eficaz para a promoção de eventos. Uma pesquisa da Eventbrite mostra que e-mails relacionados a eventos geram taxas de abertura de 25 a 40%, bem acima da média em marketing por e-mail.

Usando seu software para gerenciar seus eventos ou para serviços de marketing por e-mail (como o Mailchimp), você pode alcançar centenas ou até milhares de pessoas em seu banco de dados com o mínimo de esforço.

E-mails são versáteis, então pense além de enviar convites. Use e-mails para alcançar pessoas que ainda não descobriram seu evento, atualize os participantes à medida que o evento se aproxima e crie confiança.

Marketing para academia: o guia completo

2.    Use o método do funil

O marketing on-line é uma questão de boa segmentação ou identificação de pessoas que você acha que pode se tornar um cliente de seus eventos.

Você pode fazer isso com um funil em seu website, que leva os visitantes a se converterem. Por meio de programas, você pode acompanhar como os visitantes do seu site se comportam.

Se alguém entrar nesse funil, isso poderia ser uma “pista quente” que você poderia abordar pessoalmente.

Porque muitas vezes você começa on-line, mas, em última análise, seu lead muitas vezes fica off-line, no cara a cara com o cliente.

Antes que você consiga identificar um lead tão quente, você deve primeiro considerar quando alguém pode ser um cliente em potencial, então você deve ter uma hipótese prévia. E você tem que analisar os resultados.

3.    Não fique apenas on-line

É extremamente importante que as pessoas falem positivamente sobre seus eventos, online e offline.

Teve uma crítica ruim? A pior coisa que você pode responder a uma crítica negativa é: “Isso é exatamente o que nossas condições dizem”.

É melhor deixar que os outros falem por você. Sua reputação on-line é muito importante se você deseja obter novos clientes e manter os clientes existentes.

Deste modo, se você receber reclamações sobre um produto que você entregou, peça desculpas e simplesmente envie um novo.

Uma revisão on-line negativa é de longo prazo. Muito mais prejudicial do que os custos diretos que você tem que incorrer. Por outro lado, é extremamente importante que as pessoas falem positivamente sobre você.

4.    Use evidência social – Eventos

Prova social ou ‘social proofing’ é linguagem de marketing de eventos para mostrar que outros já estão fazendo, neste caso: Visitar o seu evento.

Assim sendo, você pode usar evidências sociais publicando feedback positivo de clientes de eventos anteriores ou fotos de visitantes entusiasmados.

Você também pode usar a evidência social, incentivando as pessoas a acompanhar o seu evento nas mídias sociais. Escusado será dizer que o seu evento deve ter uma forte visibilidade online, do Facebook e Twitter ao LinkedIn e Instagram. Esses são bons caminhos para a evidência social, portanto, use-os intencionalmente.

5.    Fornecer conteúdo online que vale a pena compartilhar

Quando se trata de marketing de eventos, tudo é conteúdo. Portanto, certifique-se de ter uma estratégia desde o início.

Por exemplo, você pode postar mensagens em mídias sociais, gravar vídeos ou compartilhar os resultados de sua pesquisa?

Vá além das mensagens simples nas mídias sociais: O conteúdo personalizado para o seu evento realmente vale o esforço.

Infográficos populares, postagens de blog e guias de instruções podem gerar milhares de curtidas, compartilhamentos e visitantes, além de levar os mecanismos de pesquisa à sua página de evento.

Deste modo, se você oferecer um conteúdo atraente, seu público fará para você o seu marketing de eventos.

6.    Mantenha-o simples e acessível: Use o LinkedIn

Sem o LinkedIn eu estaria perdido, porque você pode muito bem acompanhar o que os leads fazem. Além disso, através desse meio, você pode procurar clientes em potencial.

Tudo o que você precisa fazer é visualizar as páginas de pessoas que participam com frequência de eventos. Se eles olharem para trás, você poderá ver isso e saberá que eles podem estar interessados.

Então você pode abordá-los através de uma mensagem no LinkedIn. Os benefícios? Primeiro: Todo mundo está nesse meio. Segundo: Você pode segmentar bem e, portanto, ter uma ideia se o seu lead pode levar a algo.

Em terceiro lugar, você pode analisar seus dados e aprender com isso. Além disso, você não precisa lidar com as novas regras de privacidade e só precisa de uma conta premium. Um bom marketing on-line não precisa ser caro ou complicado.

Marketing para corretores de imóveis: o guia completo

7.    Experimente e cometa erros!

Experimente diferentes maneiras de abordar os clientes e ver se funciona. Isso nem sempre tem que estar online.

Por exemplo, fiz uma campanha por e-mail para o Google AdWords, onde as palavras-chave foram criadas especificamente para o destinatário.

Pelo menos pensamos assim, porque na prática as palavras escolhidas nem sempre estavam alinhadas com o destinatário. Como resultado, a resposta foi muito baixa.

A segmentação específica demais, portanto, nem sempre é inteligente. Deste modo, a mensagem é que você pode cometer erros, contanto que você aprenda com eles! E se algo funcionar, você precisa aumentar rapidamente.

eventos8.    Convencer leads durante uma conversa

Chamar clientes em potencial sem um compromisso, também chamado de aquisição a frio ou cold call, costumava ser uma das técnicas de marketing mais usadas, mas perdeu popularidade nos últimos anos.

Compreensível, porque chamar as pessoas pode ser bastante cansativo e demorado. Certamente porque há uma chance de que eles não estejam interessados.

No entanto, esta forma de telemarketing nem sempre é uma má ideia para eventos. Conversas reais e em tempo real com clientes em potencial podem ser persuasivas e, às vezes, podem ter efeito se você se concentrar nos tomadores de decisão.

Para lidar adequadamente com a aquisição a frio, você se concentra em um público-alvo claramente definido com um roteiro bem elaborado.

Você pode comprar listas de chamadas para isso ou compilar sua própria lista com base em eventos ou pesquisas on-line. Para determinar se essa técnica funciona para sua empresa, compare os resultados finais em:

  • Termos de atividade: O número de chamadas e a duração dela.
  • Qualidade: Quantos tomadores de decisão você poderia abordar? Quantos leads você qualificou?
  • Conversões: Em quantas tentativas as compras resultaram?

9.    Envolva seus clientes no processo de inovação – Eventos

Você obtém e mantém os clientes oferecendo eventos adequados ao seu público-alvo. É por isso que você precisa começar a testar cedo, pedir feedback e ajustar.

Você deve realmente testar se você ainda tem vergonha do formato dos seus eventos, porque, neste casos, provavelmente eles ainda não estão completamente terminados.

Só assim você pode se conectar ao que seus clientes realmente precisam. Você testa com um pequeno grupo para ver o que funciona.

Além disso, certifique-se de montar sua empresa de forma que a inovação rápida seja possível. Muitas empresas são organizadas verticalmente ou em camadas.

Mas a verticalização é fatal para a inovação porque torna a sua empresa mais lenta. Afinal, você tem todos os departamentos que operam independentemente uns dos outros.

Em seguida, os desenvolvedores de eventos desenvolvem um produto e só o enviam para o departamento de vendas quando ele está completamente terminado.

Isso não é prático, porque você precisa começar a testar muito antes. Como você organiza seus negócios de maneira eficiente?

É muito mais inteligente reunir pessoas de diferentes departamentos. Hoje eles chamam de “lean”, mas é assim que eles trabalham no Google e no Uber há anos.

Marketing para pequenas empresas: o guia completo

10. Crie uma página de evento que venda

Como você descobre eventos? Você provavelmente começa no Google. E você acaba em uma página do evento por meio de algumas palavras-chave.

Deste modo, certifique-se de aproveitar esse momento em que os visitantes clicam em “Comprar” antes de se distraírem.

De acordo com nossa pesquisa, as pessoas visitam o YouTube com mais frequência depois de visitar a página do evento. Por quê? Eles procuram por vídeos dos artistas, a localização ou visitantes anteriores. Os visitantes querem saber exatamente o que podem esperar dos eventos.

Adicione esse tipo de informação para garantir que os visitantes não saiam da página do evento. Use fotos e vídeos de sua localização, videoclipes ou clipes de som de apresentações e fotos de visitantes anteriores.

Além disso, também pode ser útil indicar um código de vestimenta: Quanto mais informações, melhor.

eventos11. Use o redirecionamento – Eventos

Os anúncios de redirecionamento segmentam as pessoas que visitam e saem da página do evento sem comprar um ticket.

Este não é o método mais barato, mas é um dos mais eficientes: Em média, os organizadores de eventos recuperam o valor investido em seis vezes.

Dica: Os anúncios de redirecionamento são mais eficazes quando criam um senso de urgência. Motive os visitantes com expressões como “apenas X dias restantes” ou “apenas X ingressos disponíveis”.

12. Garanta que seu público-alvo veja sua mensagem

A mala direta, seja por correio ou por e-mail, pode ser uma técnica valiosa se você quiser abordar um determinado grupo com eficiência.

Deste modo, faça com que as pessoas conheçam sua marca e prenda sua atenção com mensagens criativas e interessantes.

Por exemplo: Os executivos podem ser uma parte importante de seu público-alvo, mas não têm muito tempo para pesquisar informações on-line.

Assim sendo, certifique-se de que eles não percam a sua mensagem e enviem um e-mail cujo conteúdo é especialmente projetado para eles.

13. Atrair clientes enquanto dorme – Eventos

O Search Engine Optimization (SEO) consiste na combinação de táticas para aumentar sua posição nos motores de busca.

Deste modo, se você está promovendo eventos, não seria ótimo se as pessoas encontrassem seu website quando digam “o melhor show do ano” como uma consulta de pesquisa?

As pessoas usam constantemente os mecanismos de pesquisa e, principalmente, o Google. Com a ajuda do SEO, você garante que seu conteúdo corresponda ao que as pessoas estão procurando.

Além disso, um site otimizado SEO tem pontuação maior nos mecanismos de pesquisa ou nos SERPs (página de resultados do mecanismo de pesquisa).

Isso é importante, porque dessa forma você aumenta suas chances de ser encontrado e de ser clicado consideravelmente em pesquisas sobre eventos.

Ao otimizar seu website, você quer aumentar sua relevância e autoridade , já que o Google valoriza o conteúdo informativo.

Portanto, se você usar o mesmo vocabulário que seu público-alvo e responder às suas perguntas, você será recompensado.

Marketing para loja de motos: o guia completo

eventos

  • Relevância significa, simplesmente pela capacidade de responder às perguntas do seu público.

Os termos de pesquisa relacionados na parte inferior da pesquisa podem fornecer mais informações sobre o que seus clientes em potencial estão procurando.

Inclua isso no seu conteúdo e o Google dará ao seu site uma pontuação mais alta, pois você fornece respostas claras para as pesquisas.

  • A autoridade é medida por uma análise do número e da qualidade dos links de outros sites para os seus.

Ao criar conteúdo relevante e procurar ativamente oportunidades para um blog de convidados, você pode incentivar esses tipos de links.

Deste modo, quando as pessoas consideram esse tipo de compra, geralmente procuram alternativas diferentes. Um blog sobre as diferenças entre os principais eventos do mês pode responder a algumas das perguntas dos clientes e, assim, aumentar sua relevância.

Alguns fornecedores também acham o seu blog útil, então eles postam um link para sua página. Assim sendo, os links para o seu site aumentam sua autoridade e ajudam você a alcançar um novo público.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como atrair mais clientes para os seus eventos, então continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest