Facebook business: como usar e alavancar o seu negócio com essa ferramenta

O Facebook business é uma ferramenta útil para levar sua empresa à atenção de um grande público. Apesar do fato de pessoas com menos de 40 anos estarem deixando o Facebook lentamente, ainda existem milhões de pessoas que têm um perfil no Facebook e usam todos os dias.

Deste modo, uma página de Facebook business pode gerar uma clientela entusiasta e poderosa a longo prazo. Mas como usar uma página de sucesso no Facebook? Confira em nosso artigo de hoje.

Facebook business: Como usar e alavancar o seu negócio com essa ferramenta.

Uma página no Facebook business, anteriormente uma página de fãs, oferece às empresas e organizações a oportunidade de construir em nome de uma presença no Facebook.

Assim sendo, uma página no Facebook business não se sustenta sozinha como um site, mas está inserida em uma grande rede social.

Mais e mais empresas estão vendo que sua página no Facebook recebe ainda mais visitantes do que seu site. Isso faz da página do Facebook business um ponto de contato cada vez mais importante para o cliente.

O Facebook é o lugar onde milhões de brasileiros compartilham seus interesses pessoais e mantêm contato com amigos, familiares e organizações. Isso oferece às empresas e organizações inúmeras novas oportunidades nas áreas de atendimento, fidelização de clientes, marketing, vendas e branding.

O que você quer alcançar com o Facebook?

Muitas vezes vemos empresas começarem com entusiasmo com o Facebook business, mas devido à falta de uma visão e objetivos claros, eles não veem resultados depois de algumas semanas ou meses e desistem.

Ao começar com uma estratégia e objetivos claros, você economiza tempo e energia valiosos e evita decepções. Você não pode marcar sem um gol.

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Facebook na jornada do cliente

O contato entre seu cliente e sua empresa consiste em diferentes momentos de contato em diferentes canais: A jornada do cliente.

Por exemplo, quando você reserva suas férias, primeiro se inspira em uma revista, recebe dicas de amigos, pesquisa no Google, compara sites diferentes e faz uma reserva on-line.

Isso é confirmado por correspondência ou postagem. Você pode receber informações adicionais sobre o tempo, tráfego e atividades extras com antecedência.

Você também será informado e inspirado durante as suas férias para ter umas férias ótimas. Depois, você receberá um convite para fazer uma avaliação e notícias regulares para se manter atualizado.

A jornada do cliente difere por produto (chicletes ou feriado), por grupo-alvo (jovens, idosos) e por interesse (estilo de vida ou experimentar).

Então, o que o Facebook business pode fazer por você agora? Isso depende, portanto, da jornada do cliente que seus clientes fazem.

Facebook businessComo os clientes chegam até você agora? Quais canais seus clientes usam? E o que você vê os concorrentes fazendo?

O Facebook como uma ferramenta é bastante fácil de usar. Mas, para aplicar o Facebook de maneira realmente inteligente, é preciso olhar para o quadro geral.

Você faz isso não apenas da sua empresa, mas também de seus clientes. Nenhum dos seus clientes está no Facebook? Mas seus clientes em potencial? Eles usam o Facebook durante a jornada do cliente para o seu produto ou serviço?

Sim, essas são algumas perguntas, eu sei. Nem todo mundo tem uma resposta para isso, e apesar do fato de que a aplicação do Facebook business pode variar por empresa, eu tenho os seguintes quatro fatos gerais do Facebook para você:

  • Milhões de brasileiros estão no Facebook. Portanto, há uma boa chance de muitos de seus clientes também estarem envolvidos.

Nós gastamos mais e mais tempo como consumidor. Então, se você quer estar onde seus clientes estão, considere o Facebook business.

  • Facebook afeta. Você vê muitas fotos de seus amigos passeando na Itália? Talvez vá algum dia. Ou não.

Funciona assim: Seus amigos e as páginas que você gostou são um reflexo online de seus contatos e interesses sociais. É a sua vida digital.

O Facebook tenta manter você no Facebook o maior tempo possível, de modo a mostrar o máximo possível de mensagens interessantes e inspiradoras. Todas essas mensagens no Facebook influenciam você como consumidor.

  • Facebook é divertido. Você vai ao Facebook para entretenimento e contatos sociais. Se você quiser fazer algo no Facebook como empresa, então deve ser facilmente acessível e facilmente consumível.
  • Facebook é grátis. Mas isso leva tempo. Não tem tempo? Então você pode contratar alguém. Portanto, se você quiser fazer isso bem, vai custar-lhe tempo ou dinheiro.

Crie uma página no Facebook

Se você mantiver uma página no Facebook business, sua mensagem no Facebook será exibida para apenas 16% dos seus fãs.

Então uma página com 100 likes atinge 16 fãs. Esse é o seu alcance orgânico. Isso costumava ser 100 por cento e que infelizmente está diminuindo a cada ano. Um gosto vale cada vez menos. Uma página com muitos likes (100k) tem um alcance orgânico menor.

Quando há interação em sua mensagem no Facebook, seu alcance aumenta. Esse intervalo extra é chamado de intervalo viral.

Interação na forma de curtidas, cliques, respostas e compartilhamento de todos os trabalhos. Com alcance viral, sua mensagem também alcança amigos de seus fãs. Assim, o alcance final pode crescer além do seu número de fãs.

A publicidade no Facebook business garante alcance pago. É assim que o Facebook ganha seu dinheiro.

Deste modo, o Facebook oferece uma quantidade bizarra de oportunidades para direcionar seus anúncios para o seu público-alvo. As etapas a seguir ajudarão você a configurar uma página do Facebook.

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1.    Escolha o perfil correto da empresa no Facebook

O primeiro passo é criar e configurar um perfil de negócios. Pode já haver menções da sua marca ou empresa no Facebook.

Nesse caso, existem várias opções: Você pode indicar que é o dono da marca, empresa. Se ainda não houver uma entrada, você poderá criar uma página no Facebook business.

É importante escolher o tipo de perfil que melhor se adapta à sua empresa ou marca. A escolha do tipo de perfil influencia a forma como sua empresa é apresentada no Facebook.

Escolha a opção de empresa ou marca. Em seguida, insira o nome da sua empresa e adicione uma categoria.

Ao entrar em uma categoria, o Facebook fornece várias opções de categoria pré-existentes. Se aplicável, o Facebook solicita o endereço e o número de telefone da sua empresa. Digite isso, porque dessa forma os clientes sabem como chegar até você.

Facebook business2.    Escolha uma foto de capa que corresponda ao personagem da sua empresa

Uma foto de capa é a foto grande na parte superior da linha do tempo, logo acima da foto do perfil. Assim como sua foto de perfil, as imagens de capa são públicas. Isso significa que qualquer pessoa que visitar sua linha do tempo poderá ver suas imagens de capa.

Nossa experiência mostra que as pessoas apreciam se o seu cronograma tem uma cobertura que é tão única e pessoal quanto sua empresa, marca ou organização. Escolha uma imagem que represente sua marca e ouse ser criativo.

Tenha em mente as condições do Facebook. A foto de capa não pode ser falsa ou enganosa e não pode infringir a propriedade intelectual de terceiros.

É claro que você também pode ajustar o conteúdo de sua foto de capa aos eventos atuais. Considere ligar em determinados feriados ou anunciar uma venda ou promoção. Ao alterar regularmente a foto da capa, sua página do Facebook permanece atualizada.

3.    Reivindique seu domínio no Facebook.com

Se você for um administrador de página do Facebook, poderá escolher um endereço de página exclusivo em: http://www.facebook.com/username.

Com a ajuda de nomes de usuário, você pode facilmente promover sua empresa, marca ou a presença de sua organização no Facebook com um endereço de página curto e claro.

Por exemplo, o endereço da sua página pode ser usado em suas campanhas de marketing e no site da sua empresa e cartões de visita.

Mesmo que você não queira usar uma página da empresa do Facebook diretamente, é aconselhável criá-la com antecedência e registrar o nome da sua empresa.

4.    Escolha uma foto de perfil reconhecível

A foto do perfil é a imagem que aparece na página de perfil ao lado de suas atualizações e à esquerda, abaixo da foto da capa.

A foto do perfil também aparece com todas as histórias ou anúncios patrocinados. Escolha uma foto ou imagem que se enquadre nas dimensões (180 x 180 pixels) e que também seja boa se for reduzida a um tamanho de miniatura (32 x 32 pixels).

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5.    Detalhes completos da empresa

Insira mais detalhes da empresa na tela “info”. Deixe claro o que a sua empresa representa. Qual é a missão e visão da empresa? O que as pessoas podem ver e fazer nessa página da empresa?

Deixe claro qual é o seu  grupo alvo. Seja breve e escreva de forma compreensível. Há também uma opção para adicionar um relatório nesta tela (à direita da tela).

Isso pode ser um lugar para postar informações que você não pode colocar em nenhum outro lugar no Facebook business.

Aqui você pode, por exemplo, registrar as regras da casa de sua página ou uma interessante história de fundo. Dê o seu próprio toque para isso!

Facebook business6.    Organize suas guias

A página do Facebook business tem fotos e guias na parte superior da página, abaixo da foto de capa à direita.

Os gerentes de página podem organizar a ordem das guias a seu próprio critério. Clique em “Mais” e depois em “Gerenciar guias” para organizar as guias.

7.    Defina seus pontos altos mais importantes

O Facebook business também possibilita destacar ‘destaques’ na linha do tempo. Isso permite que você, como administrador da página, destaque eventos importantes, promoções ou novos produtos.

Como administrador, você pode promover uma atualização individual em seu pico clicando no ícone de estrela. Isso se torna visível quando você move o cursor sobre a atualização.

8.    Promova seu site ou campanhas com aplicativos

Um aplicativo é um tipo de página da web na página do Facebook business. Isso permite que você atraia visitantes para sua página do Facebook, por exemplo, para uma campanha, promoção ou consulte seu site.

Ao integrar um call-to-action (por exemplo, “visite meusite.com.brl”) na forma de um aplicativo na página, o site recebe mais atenção. Isso pode promover o tráfego para o site.

9.    A comunidade e os comentários

Os visitantes da página da sua empresa podem deixar uma mensagem na chamada comunidade ou escrever um comentário.

Na comunidade, perguntas ou comentários geralmente são postados em relação ao seu produto ou serviço. Por meio dessa comunidade, você gera interação com visitantes / clientes, por isso, lembre-se de prestar atenção nisso ativamente.

É impossível manter todos os seus clientes felizes. Quando eles têm uma experiência ruim com sua empresa ou produto, eles os informam por meio de uma revisão ou mensagem da comunidade.

Esta mensagem é pública. Responda o mais rápido possível! Desta forma, mostra que acha que a queixa é importante e que a pessoa que escreveu a mensagem leva a sério.

Considere cuidadosamente quais mensagens não são permitidas em sua página. Isso inclui mensagens que contêm linguagem inaceitável ou que promovem outras empresas. Definir regras claras da casa.

10. Convidar pessoas para curtirem sua página

O próximo passo é convidar amigos, conhecidos e clientes para curtir a página da sua empresa. Você pode fazer isso clicando no botão convidar amigos e espalhar o URL da sua página de negócios via Twitter, Linkedin, e-mail.

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11. Contexto interativo

Tente adicionar informações toda semana na sua página do Facebook business. Certifique-se de que o conteúdo é único e tenha em mente que a interação é importante.

Comunique-se com os visitantes de maneira criativa. Não publique apenas os desenvolvimentos mais recentes da sua empresa, mas combine isso com opiniões ou declarações sinceras para provocar uma resposta.

É assim que você cria interação com o leitor. Publique apenas conteúdo que seja interessante para o seu grupo-alvo.

12. Estatísticas do visitante

Como administrador da sua página de negócios do Facebook business, você pode visualizar as estatísticas da página. Aproveite isso.

Você pode usar as estatísticas da página para obter mais informações sobre o desempenho de sua página, quais mensagens geraram mais envolvimento e em quais ocasiões seu grupo-alvo usa o Facebook. Clique nas estatísticas na parte superior da sua página para ver as estatísticas da sua página.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como usar o Facebook business, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

 

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