Funil de Vendas: TUDO que você precisa saber para montar o seu

Você quer aprender como as pessoas se tornam clientes passo a passo? Neste sentido, através de um funil de vendas são necessários 4 momentos de contato antes que alguém se torne um cliente.

Neste artigo, você aprenderá a projetar um funil de vendas (processo de aquisição) para chegar a esses momentos de contato. Confira a seguir!

Por que um funil de vendas?

O produtor de queijo sabe muito bem disso. Primeiro gosto e depois comprar. As pessoas devem primeiro conhecer você, gostar e confiar em você antes de se tornarem clientes.

Desta forma, pesquisas mostram que, em média, são necessários quatro momentos de contato antes que alguém se torne um cliente. Esses momentos são necessários para que as pessoas conheçam você, gostem de você e confiem em você.

Quanto maior a compra, mais momentos de contato são necessários. Um pedaço de queijo é suficiente para o produtor de queijo.

Mas se você é um treinador, instrutor, conselheiro ou outro prestador de serviços e você tem uma oferta de milhares ou dezenas de milhares de reais, mais momentos de contato são necessários.

Considere por si mesmo: Como e após quantos momentos de contato as pessoas se tornam clientes de você?

As pessoas não compram de um site ou um processo de funil de vendas on-line de uma só vez. Para fazer isso, eles devem primeiro ter lido ou visto algo algumas vezes.

E também se pergunte: Como e após quantos momentos de contato você se torna um cliente em algum lugar? Qual foi sua última compra importante e como foi?

Por isso, não basta que as pessoas venham ao seu site uma vez. Esse é apenas um momento de contato. E se eles saírem imediatamente depois, é provável que nunca mais voltem. E você é esquecido novamente depois de um tempo.

Além disso, também não é o suficiente para que eles se aplicam para o seu e-book livre ou qualquer outra coisa em troca de um endereço de e-mail.

Isso já é um momento de contato extra. Mas agora você tem um endereço de e-mail para fazer o acompanhamento. Assim sendo, você tem que fazer isso. Caso contrário, as pessoas vão esquecer de você novamente.

O que também não é suficiente: Quando as pessoas o conhecem uma vez em uma bebida de networking.

Então você pode trocar cartões de visita, mas esse cartão de visita provavelmente desaparece em algum lugar em uma pilha. E depois de um ou dois meses, as pessoas esquecerão você de novo.

Porque infelizmente as pessoas geralmente te esquecem de novo rapidamente. Perceba que você não está sozinho no mundo. E o seu grupo alvo recebe constantemente diferentes incentivos para processar.

Então como é que deveria ser o processo de vendas? Com um funil de vendas! Isso ocorre, porque um funil de vendas é uma boa maneira de se diferenciar de todos os outros fornecedores que solicitam a atenção do seu grupo-alvo.

funil de vendasEstratégias de marketing para aplicar no seu negócio

O que é um funil de vendas?

O processo completo de um funil de vendas pode ser explicado melhor com base em várias características:

  • Um funil de vendas é automatizado: Quando o funil é ativado, as ações manuais não são mais necessárias quando as pessoas entram. Por exemplo, eles veem automaticamente e-mails e anúncios de retargeting no Facebook.
  • Um funil de vendas consiste em várias etapas: As pessoas o conhecem melhor a cada etapa e veem você cada vez mais como um especialista.
  • Todo mundo passa por seu funil de vendas em sua própria velocidade: Eles só dão o próximo passo quando as pessoas estão prontas. Dessa forma, você garante que só envia algo quando as pessoas pedem e estão prontas para isso.
  • O conteúdo difere por empresa: Como um funil de vendas é exatamente diferente de caso a caso.

Configurar funil de vendas

De modo geral, toda a configuração de uma estratégia de funil de vendas consiste em quatro aspectos principais:

  • Conteúdo valioso: Por exemplo, um blog em seu site que é interessante para o seu público, ou um vídeo
  • Oferta gratuita (opt-in): Geralmente um arquivo PDF ou vídeo em troca de um endereço de e-mail
  • Introdução: Facilmente acessível em tempo e dinheiro
  • Oferta: Seus produtos e serviços

As pessoas caem a cada passo. Depois de ler ou visualizar seu valioso conteúdo, apenas parte dele vai para o passo 2.

Ainda menos pessoas vão para o passo 3 e muito menos para o passo 4. Mas as pessoas que finalmente chegaram ao passo 4 são muito mais propensas a comprar algo de você.

Essa chance é, em qualquer caso, muito maior do que se você os enviasse diretamente para sua oferta. Qual é exatamente o que a maioria dos empreendedores faz. A seguir, apresentamos as etapas completas do funil de vendas.

Funil de Vendas: Principais etapas

Etapa 1: Conteúdo valioso

Isso significa que as pessoas podem lê-lo ou visualizá-lo sem precisar deixar um endereço de e-mail. Então você já deixa as pessoas conhecerem você. Você primeiro dá algo antes de perguntar qualquer coisa.

Portanto, deve ser realmente valioso. Caso contrário, as pessoas não vão querer dar o próximo passo no funil de vendas.

O conteúdo valioso é um prelúdio para o próximo passo: O opt-in. Esse opt-in deve ser o próximo passo lógico depois de ler ou visualizar seu valioso conteúdo.

Etapa 2: Doação gratuita (opt-in)

Um opt-in é um brinde gratuito em troca de um endereço de e-mail. O seu opt-in deve ser uma continuação lógica do valioso conteúdo do passo 1.

Deve ser algo que pode preferencialmente ser consumido em 5 minutos. Por exemplo, um PDF de algumas bordas ou um vídeo de 5 minutos.

Se levar mais de 5 minutos, as pessoas não têm tempo para isso. Eles acham que eu vou olhar isso mais tarde. E isso mais tarde isso nunca vem. Você quer que eles realmente assistam.

Também deve conter conteúdo valioso. Se possível, eles devem poder fazer algo imediatamente. Para que eles vejam resultados imediatos e aprendam que eles realmente alcançam algo com seu conteúdo.

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Etapa 3: Introdução acessível

O próximo passo é a introdução. Esta introdução deve ser facilmente acessível. Isso significa um pequeno investimento em tempo e dinheiro em comparação com sua oferta real. Exemplos de um objetivo de baixo limiar são:

  • Curso de vídeo.
  • Curso de e-mail.
  • Varredura rápida.
  • Entrevista de estratégia.
  • Período experimental.

O investimento de tempo já pode ser superior a 5 minutos para o sorteio gratuito. Por exemplo, um seminário on-line ou reunião de estratégia de uma hora. Ou um ou mais vídeos de 20 minutos.

O conteúdo pode ser de uma só vez ou distribuído por vários dias. É de repente durante uma reunião de estratégia. Além disso, você pode enviar um curso de vídeo ou e-mail por vários dias.

A introdução acessível pode ser gratuita ou paga. Se for pago, deve ser um valor baixo. Deve ser uma quantia que alguém pode gastar sem ter que pensar muito e sem ter que consultar alguém.

O propósito de uma introdução paga para separar os leads. Além disso, se alguém já lhe pagou um real, ele está muito mais inclinado para comprar outra coisa sua.

O mesmo se aplica à introdução grátis: Deve ser um conteúdo valioso. O que faz as pessoas perceberem que você realmente entende isso.

Vejo você como um especialista. Então, quando eles buscam ajuda, eles imediatamente pensam em você e gostariam de se tornar clientes do seu.

Por exemplo, eu faço uma entrevista de estratégia gratuita, onde desenho uma campanha de marketing para você. Isso é muito valioso.

E no final, espero que você esteja tão impressionado com minha capacidade que eu possa ajudá-lo com sua implementação.

funil de vendasEtapa 4: Ofereça (seus produtos e serviços)

Somente no passo 4 você faz uma oferta pelos seus produtos ou serviços. Como você faz sua oferta depende do preço da sua oferta. Para produtos ou serviços:

  • Até R$ 200 você pode se sair bem em uma página de vendas onde as pessoas podem ler mais sobre sua oferta e fazer o pedido imediatamente.
  • De R$ 200 a R$ 1000, você pode realizar um seminário on-line com conteúdo valioso novamente, fazendo sua oferta no final.
  • Acima de R$ 1000, é melhor vender a sua oferta de pessoa para pessoa, por exemplo, durante uma reunião de estratégia. Nessa entrevista de estratégia, você também oferece valor novamente antes de fazer sua oferta.

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Como as pessoas entram no seu funil de vendas?

O funil de vendas começa com seu conteúdo valioso. Então você tem que começar a distribuí-lo. Você pode fazer isso por:

  • Uma newsletter: Um e-mail para todas as pessoas na sua lista de e-mail
  • Mensagens de mídia social: De você mesmo ou de outras pessoas que compartilham seu valioso conteúdo.
  • Otimização de mecanismos de pesquisa: Como as pessoas começam a pesquisar por um determinado tópico, elas acabam com seu conteúdo valioso
  • Publicidade: Uma maneira rápida de criar seu negócio e testar seu funil de vendas (off-line e on-line, onde você pode alcançar melhor seu grupo-alvo)

Como você leva as pessoas ao próximo passo no seu funil de vendas?

Existem várias maneiras de incentivar as pessoas a dar o próximo passo dentro de sua estratégia de funil de vendas.

1.    Imediatamente

Imediatamente, quando as pessoas solicitam o seu sorteio gratuito, você as indica pela primeira vez em sua apresentação acessível. O mesmo se aplica aos seguintes passos.

2.    Automações de e-mail

Se as pessoas não derem o próximo passo imediatamente, você inicia uma automação de e-mail. Eles receberão automaticamente vários e-mails sobre sua introdução acessível. Possivelmente combinado com outro artigo de blog interessante ou outro vídeo interessante.

Os e-mails param quando eles dão o próximo passo. Cada etapa do funil de vendas tem sua própria automação de e-mail.

Dessa forma, as pessoas passam pelo seu funil de vendas em seu próprio ritmo. Porque somente quando eles estiverem prontos para o próximo passo, eles receberão os e-mails que pertencem ao próximo passo.

funil de vendas3.    Anúncios de retargeting no Facebook

Outra maneira de levar as pessoas a dar o próximo passo no funil de vendas é com os anúncios de retargeting do Facebook. Você pode criar anúncios especificamente para pessoas que:

  • Leu o artigo do blog e ainda não solicitou sua oferta gratuita.
  • Solicitou sua oferta gratuita e ainda não aceitou sua oferta para a introdução acessível.
  • Inscreveu-se em sua reunião acessível e ainda não aceitou sua oferta.

Isso poderá fazer um grande diferencial na sua estratégia de mídias sociais

Funil de vendas: Conclusão

Em muitos casos, o funil de vendas começa com um artigo no blog que oferece conteúdo valioso. E com os anúncios do Facebook, você pode garantir que as pessoas realmente vejam o artigo do blog.

No artigo do blog, você dá às pessoas a oportunidade de se inscrever para o seu sorteio gratuito. Você então os envia para uma página opt-in.

Se eles aceitarem, recebem automaticamente um e-mail com um link para a oferta gratuita. E eles também vão direto para uma página onde você faz uma oferta para uma entrevista de estratégia. Ou outra introdução de fácil acesso, como uma verificação rápida, uma sessão de introdução ou uma entrevista de admissão.

funil de vendasNesta página você diz algo sobre a reunião de estratégia. Se as pessoas estiverem interessadas, elas podem clicar em um botão. Eles então chegam a uma página onde podem preencher um formulário com várias perguntas.

Se eles preencherem esse formulário, você pode, opcionalmente, enviá-los diretamente para sua agenda on-line. Você também pode querer ver o que as pessoas responderam antes de enviar um link para sua agenda. Isso é pelo menos o que eu faço.

E então o compromisso segue. Isso pode ser ao vivo ou por telefone, Skype, entre outros. Durante o compromisso, você primeiro oferece conteúdo valioso. E no final da conversa você faz uma oferta. E é claro que você espera que eles se tornem clientes de você.

Portanto, este funil de vendas para treinadores, conselheiros e outros prestadores de serviços consiste em:

  • Artigo do blog.
  • Opt-in.
  • Oferta de entrevista de estratégia.
  • Entrevista de estratégia de solicitação.
  • Marque uma consulta.
  • Tem uma consulta.
  • Torne-se um cliente.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre funil de vendas, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

 

 

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