Growth Marketing: apenas pare tudo e leia este artigo!

O Growth Marketing está ganhando popularidade enormemente e mais e mais startups estão usando este método com sucesso para impulsionar o seu crescimento. Mas o que é o Growth Marketing? E como você começa?

Desta forma, em nosso artigo de hoje, eu abordo tudo no campo do Growth Marketing. Assim sendo, eu trato o que é, como você o inicia, como você o implementa em sua organização e, claro, eu o ajudo em seu caminho com uma série de dicas e truques pragmáticos.

Mas antes de continuar lendo, quero deixar claro que o Growth Marketing é atualmente uma das maneiras mais eficazes de impulsionar seu crescimento online. Sim, é uma palavra da moda. E sim, é muito usado, mas não se deixe intimidar por isso. Confira a seguir!

Growth MarketingO que é o Growth Marketing?

O termo Growth Marketing é similar ao termo Growth Hacking, que foi cunhado por Sean Ellis em 2010, quando ele buscou um substituto para si mesmo e ficou frustrado com os comerciantes que ele falou.

Muitos profissionais de marketing priorizam aleatoriamente e, embora digam que se esforçam para crescer, coisas como beleza, fantasia, alcance, experiência de marca, engajamento e assim por diante.

Uma estratégia de Growth Marketing é, portanto, algo que se concentra totalmente em alcançar o crescimento. Tudo está a serviço dessa missão. Você pode ver o crescimento mais como uma mentalidade do que como uma função.

Muitas pessoas cometem o erro de pensar que tanto o Growth Marketing, quanto o Growth Hacking são combinações de design, programação e teste A / B, mas, a meu ver, são apenas métodos para validar ou testar táticas e estratégias de crescimento criativo.

Mas o processo é de fato parte do crescimento. Você só pode gastar seu marketing em reais uma vez e uma estratégia de Growth Marketing primeiro quer validar antes de gastar.

Pode ser valioso para o seu ego ter 100.000 seguidores no Facebook, mas uma estratégia de Growth Marketing primeiro valida se 5.000 seguidores, em função da geração de receita, antes de alocar seu orçamento para o Facebook, por exemplo.

Neste sentido, em muitos aspectos, pode ser que pelo mesmo dinheiro, o Instagram ou o Snapchat ofereçam muito mais receita a custos mais baixos.

Em resumo, o Growth Marketing é, portanto, uma mentalidade e um processo para alcançar o crescimento tanto quanto possível e o mais rápido possível, por meio do qual o orçamento e os recursos são usados ​​da forma mais eficaz possível.

Principais equívocos sobre o Growth Marketing

Infelizmente, a indústria de marketing on-line está repleta de hypes, palavras de efeito e tendências fugazes. Isso cria uma espécie de indiferença sobre novos desenvolvimentos no mercado.

Em um mercado que está crescendo mais rápido que qualquer indústria, novos termos logo começarão a ganhar vida própria. É por isso que existem muitos equívocos sobre o Growth Marketing. Veja os seis mais importantes abaixo.

·         Growth Marketing é para grandes empresas

Growt absolutamente não! O Growth Marketing é muito popular entre as PMEs e startups, porque você pode obter muitos resultados com poucos recursos. Cabe em todos os tamanhos de empresas.

·         Growth Marketing é apenas uma moda

O Growth Marketing não é um exagero. No máximo, o uso da palavra, mas o processo e a mentalidade são comprovadamente eficazes e o Growth Marketing permanecerá por um tempo.

·         Growth Marketing não funciona

Não se você não fizer isso corretamente. Mas existem milhares de casos na internet que provam o contrário.

·         Growth Marketing garante crescimento

Assim como qualquer forma de marketing, tudo depende do mercado e da implementação. Neste sentido, o Growth Marketing é uma mentalidade e um processo. Nenhuma fórmula de sucesso que garanta o sucesso.

·         Growth Marketing é apenas para startups

As startups aplicam-no em grande escala, mas o Growth Marketing é aplicável em todas as organizações, assim também para empresas maiores.

·         Você precisa de um manual de Growth Marketing

Você precisa de pessoas com uma mentalidade de crescimento, não pessoas com um título de trabalho. A questão é que o crescimento recebe a maior prioridade e você adota o processo de Growth Marketing.

Growth MarketingComo o Growth Marketing funciona?

O Growth Marketing começa com a priorização do crescimento e a implementação de um processo de Growth Marketing. É importante que toda a equipe esteja ciente da prioridade de crescimento e esteja em conformidade com o processo.

Você está indo realmente para o trabalho em iterações curtas, como você pode saber, por exemplo, o método SCRUM, onde a aquisição de aprendizados e insights são centrais.

Desta forma, não há espaço para os egos nem para uma tática ou estratégia que não funciona. Tudo gira em torno de resultados mensuráveis.

O Growth Marketing é multidisciplinar

O Growth Marketing não se limita a uma única disciplina. Você faz o Growth Marketing através de forma multidisciplinar.

Portanto, você pode ver que isso afeta a criatividade, a tecnologia, a análise e a automação. Isso não significa necessariamente que você precisa de uma equipe enorme. Contanto que você tenha acesso a essas disciplinas, por exemplo, contratando freelancers.

O processo de Growth Marketing

O processo de Growth Marketing se parece muito com processos ágeis diferentes, nos quais você cria, testa, mede e aprimora ideias em pequenas iterações (prazo para um ciclo de tempo).

O princípio básico disso é que você adquire aprendizagens o mais rápido possível com um investimento mínimo.

Isso impede que você desenvolva um aplicativo por R$ 200.000 que não faz o que o grupo-alvo deseja ou pior, que o grupo-alvo não deseja usar.

Assim sendo, esse processo se transforma em Growth Marketing combina esse processo ágil com a missão de alcançar um crescimento rápido.

Os profissionais de marketing sabem há anos que o retorno real das campanhas é feito apenas se você fizer ajustes com base em dados e comentários.

Assim sendo, com o Growth Marketing, você puxa esse momento para frente no processo, para que você gaste o orçamento da forma mais lucrativa possível e tenha espaço para fazer ajustes nesse meio tempo.

Vale destacar ainda que, o Growth Marketing prioriza os impactos sobre as vendas, onde os profissionais de marketing “normais” priorizam a importância ou, pior, priorizam aleatoriamente.

Neste último caso, por exemplo, considere o alinhamento de um logotipo. Super irritante, mas você vai colocar seu dinheiro e recursos nele? Ou você está investindo em algo que produz retornos?

Isso agora parece um pouco exagerado, mas eu conheço (dezenas de) casos de empresas, onde 30% do orçamento foi gasto em detalhes de design aleatório, marcas, alinhamento e ajustes.

Claro, eles podem ser importantes, mas deve haver um relacionamento saudável, onde o ponteiro pode se inclinar ligeiramente para a prioridade comercial.

Growth MarketingMedição e melhoria contínua

Se uma coisa é certa no mercado da internet, então é que ninguém sabe exatamente tudo sobre seu funcionamento. E isso faz sentido! Ainda estamos lidando com pessoas.

Um bom profissional de marketing on-line tem uma mala cheia de ‘práticas recomendadas’ que ele pode usar, mas no final você precisa testar e analisar tudo.

Neste sentido, eu já vi os melhores especialistas desperdiçarem seu dinheiro com previsões de testes A / B. Naturalmente, muitas boas práticas funcionam como esperado, mas não há garantias.

O processo de Growth Marketing capta seus grandes investimentos em premissas e deixa a cobertura em seu nariz no momento em que seu ‘pote de dinheiro’ está quase pronto.

Se você pegar o exemplo de uma loja virtual, construa uma loja virtual básica baseada nas melhores práticas. Você gasta no máximo 20-30% do seu orçamento de desenvolvimento na construção inicial.

Você usa o restante do orçamento para otimizar a loja virtual com base em aprendizados e insights. Assim sendo, o ideal é que sua loja virtual seja testada por um grupo de clientes para o lançamento e processe o feedback para o lançamento.

Em seguida, você executa a loja virtual por algumas semanas ou meses (dependendo do volume que passa pela loja) para criar dados.

Você usa esses dados para identificar possíveis gargalos e definir propostas de melhoria. Você adiciona isso ao restante de suas ideias no backlog, priorizando cada ideia sobre o impacto nas vendas.

Priorizar

O modelo TORTA é geralmente usado para priorizar ideias sobre o backlog. Isso significa Potencial, Importância e Facilidade. Se você está lidando com um orçamento limitado e compras externas, eu pessoalmente adicionaria o ‘C’ de Custo a isso.

Para muitos dos meus clientes, precisamente essa letra C é importante. Isso nos dá a oportunidade de obter o máximo de impacto possível dentro do orçamento.

A facilidade só diz algo sobre a complexidade de algo, mas isso pode ser um trabalho de 5 minutos para um especialista. É por isso que o extra ‘C’.

·         TORTA (C)

O modelo TORTA lhe dá a oportunidade de investir seu tempo e dinheiro nas coisas importantes. Se você priorizar todas as suas ideias dessa maneira, poderá decidir rapidamente quais problemas devem ser resolvidos primeiro.

Começando com o Growth Marketing

Passo 1: A mentalidade de Growth Marketing

Se você quiser começar nesse processo, então o primeiro passo lógico é desenvolver a mentalidade certa com a equipe. Todos devem estar na mesma linha no que diz respeito a dar prioridade ao crescimento, mas em conformidade com o processo.

Isso não precisa ser um processo complicado. Discutir uma parte do dia com os outros sobre as possibilidades e armadilhas do Growth Marketing pode ser suficiente.

Forneça à equipe inteira informações suficientes para se preparar, para que todos tenham uma ideia do conceito com antecedência.

Não diga apenas que você quer o crescimento, mas especialmente porque você quer fazer isso. Explique como isso ajuda a alcançar os objetivos ou a garantir o futuro da empresa. Seja qual for o seu motivo, explique-o a eles.

Passo 2: Comece pequeno

O Growth Marketing é um método de marketing enxuto. Isso significa que você não precisa criar imediatamente um grande projeto para começar com o processo.

Desta forma, você deve mantê-lo pequeno e bem organizado e expandir continuamente seus processos e o número de testes.

Colete ideias e publique-as no backlog se a equipe decidir realmente realizar o teste. Arraste a ideia para ‘Agora’ se você quiser incluí-la no próximo sprint.

Assim que você começar a projetar, arraste o mapa para o design e a implementação ao implementar o teste no site.

Se você trabalha com um criador de temas ou software de página de entrada como eu, a etapa de design pode ser mesclada com a etapa de implementação.

Se o teste estiver ativo, arraste o mapa para analisar. No início do novo sprint, você passa por todos os testes e ver quais testes coletaram dados suficientes para fazer uma avaliação final.

Growth MarketingPasso 3: Brainstorming

Essa foi a parte organizacional do Growth Marketing fácil, certo? Agora você pode começar com ideias para impulsionar o crescimento. Quando você começar, escolha de preferência testes que sejam fáceis de implementar.

Um bom começo para obter ideias é essa crescente comunidade de clientes, onde você também encontrará extensas análises de empresas populares que se tornaram grandes e familiarizadas com o Growth Marketing.

Comece pequeno. Escolha uma tática ou estratégia que exija um pequeno esforço único ou diário. Se você perceber que algo funciona, então invista nisso!

Passo 4: Priorizar

Use o modelo TORTA + C para priorizar todas as ideias e comece com a ideia com o maior impacto, menor custo e menor esforço, e finalize a lista.

Passo 5: Sucessos e lições

Com o Growth Marketing, não existe algo “errado”. No máximo, um resultado negativo em termos de vendas e crescimento.

Mas um teste falhado é uma oportunidade para aprender. Não se sinta mal com isso e não culpe ninguém.

Após cada teste, pergunte-se por que algo funcionou ou não funcionou. Você ainda pode ajustá-lo com base nos aprendizados? Existe um trabalho por rodada?

Documente cada teste, bem-sucedido ou não, em uma ferramenta como o Evernote! Use tags para categorizá-las. Isso é muitas vezes esquecido, mas é essencial a longo prazo!

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o assunto, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

 

 

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