Tanto como uma rede social móvel, quanto como um aplicativo de edição de imagem (e vídeo), o Instagram é uma ferramenta de marketing eficaz para as empresas. Desta forma, surgue a seguinte questão: Como usar o Instagram Business para aumentar sua visibilidade entre usuários móveis, mas também na web? Neste artigo temos a resposta.
Instagram Business – Aplicações e desafios para a empresa
Com 300 milhões de usuários ativos por mês desde dezembro de 2014, o Instagram possui um público maior que o Twitter. Para as empresas, esse público representa novas oportunidades:
- SEO (visibilidade nos motores de busca),
- Alcançar uma meta de usuários móveis (marketing geolocalizado),
- Desenvolva sua presença nas redes sociais compartilhando conteúdo visual original,
- Federar uma comunidade de membros/fãs: embaixadores da marca, perspectivas.
Contudo, a rede social está se tornando cada vez mais profissional. O Instagram Business oferece contas certificadas desde dezembro de 2014. Essas contas, indicadas por um crachá azul, estarão acessíveis a figuras e marcas públicas. O recurso está sendo implantado.
O Instagram também se comprometeu a procurar por “perfis falsos” em sua rede. Uma campanha de dezembro de 2014 resultou na exclusão em massa de perfis falsos, o que pode ter resultado em menos assinantes para algumas contas.
Para o Instagram, trata-se de valorizar os assinantes reais e seu compromisso com marcas e personalidades.
Conecte sua conta no Instagram com o site da empresa
A marca ou empresa também pode dar melhor visibilidade às imagens do Instagram em seu próprio site.
A adição de plug-ins, para um site baseado no WordPress CMS, por exemplo, simplifica a agregação do fluxo de imagem. Alguns aplicativos também podem gerar código HTML ou iframe para inserir um fluxo de imagens em uma coluna ou página.
Nota: Em suma, o Instagram Business também oferece em seu site como gerar crachás, para relatar a um usuário a conta oficial da empresa.
Gerenciar várias contas do Instagram
Anunciado em novembro de 2015, o gerenciamento de várias contas está disponível desde janeiro de 2016 no Android e no iOS.
Isso é para facilitar a transição de uma conta para outra, para usuários que possuem várias contas na rede social. Este é o caso, por exemplo, de profissionais que têm acesso à sua conta pessoal, bem como, da empresa.
O princípio é o mesmo que o adotado pelo Twitter em sua aplicação móvel. Desta forma, no Instagram é possível adicionar uma conta empresarial, a partir da tela de gerenciamento de perfil.
Depois que as contas são adicionadas, elas ficam acessíveis em um simples “switch”, sem ter que passar por uma desconexão completa.
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Crie sua conta profissional no Instagram Business
Antes de publicar seu conteúdo, use uma conta profissional. Felizmente, é muito fácil converter uma conta pessoal em uma conta empresarial do aplicativo Instagram.
Para fazer isso, pressione o botão em forma de roda ao lado do botão “editar perfil”. Além disso, para converter sua conta pessoal em uma conta comercial, você precisará conectá-la a uma página do Facebook.
Depois de clicar em “Mudar para o perfil profissional”, siga as etapas abaixo e vincule sua conta pro à sua página do Facebook.
A vantagem da conta comercial é que você pode adicionar seus detalhes:
- Número de telefone
- Endereço de e-mail
- O endereço da sua empresa
Em suma, a conta profissional permite, obviamente, anunciar no Instagram, o que não é possível com uma conta pessoal.
Finalmente, a conta profissional tem ferramentas de análise muito poderosas (um pouco como o Facebook) que permitem conhecer o escopo e o comprometimento com seus posts (interessante para determinar o melhor momento para publicar).
Você também pode saber mais sobre seus seguidores, como idade, sexo, localização e horário em que estão mais ativos.
Por exemplo, se você não é um negócio e não pretende aumentar seus seguidores, e não planeja usar a análise do Instagram, seria mais sensato ficar com um perfil pessoal.
Escreva uma bio única e memorável
No Instagram Business, sua biografia é uma das únicas oportunidades para causar uma boa primeira impressão aos usuários que a descobrem. Escrever uma bio é uma arte. Em poucas linhas, deve:
- Explicar quem você é
- Descrever o que você faz
- Conter um apelo à ação (link para o seu blog, loja, página do Facebook, etc.).
- (Opcional) Um incentivo: um código promocional, frete grátis, presente, etc.
O link que você coloca na sua biografia é o único que você pode colocar no Instagram. Escolha bem e se você teve problemas para decidir, você pode usar uma ferramenta como a Linktree, que permite que você crie links para várias plataformas.
O nome de usuário
O nome de usuário é usado para identificar sua conta e diferenciá-la de outra. Geralmente, pode ser um pseudônimo, seu nome completo ou o nome da sua empresa.
Com o nome, esses são os dois elementos que você pode procurar quando pesquisa no Instagram. Pode ser interessante “hackear” seu nome para colocar uma palavra-chave estratégica.
Maria Costa, Por exemplo, pode mudar seu nome para “Especialista em Eventos Culturais” no evento que os usuários fazem essa pesquisa.
Estabeleça metas
Esta é a regra número um antes de você começar em uma rede social. Qual objetivo sua empresa deseja realizar com o Instagram? Afinal, você investirá seu tempo e dinheiro. Invista esses recursos de maneira inteligente.
Contudo, dependendo das metas que você definir, a maneira como você mede os resultados (KPIs) será diferente, assim como sua comunicação. Aqui estão alguns objetivos que as marcas buscam realizar no Instagram Business:
- Apresentar seus produtos e serviços
- Desenvolver uma comunidade
- Ganhar visibilidade
- Apresentar sua cultura e valores corporativos
- Anunciar
- Compartilhar as novidades de sua indústria
Concentre-se em um ou dois objetivos e alinhe todos os seus recursos para alcançá-los. Por exemplo, ganhar visibilidade e desenvolver uma comunidade são dois objetivos que vão bem juntos.
Também costumamos encontrar marcas ou empresas que usam o Instagram Business com o único propósito de mostrar seus produtos, sem o objetivo que os usuários comprem de fato.
Publique regularmente
Para ficar nas mentes das pessoas, você tem que publicar regularmente. Mas o que publicar e com que frequência? Isso é o que vamos ver.
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O que postar no Instagram?
Se você definiu o (s) objetivo (s) da sua presença no Instagram, você já deve ter uma boa idéia do que você irá publicar. No Instagram, você tem a escolha, você pode publicar:
- Fotos
- Carrossel (várias fotos)
- Vídeos
- Histórias
A foto é o formato mais clássico no Instagram e, em todos os casos, obtém uma boa taxa de engajamento.
As fotos de produtos funcionam muito bem quando você sabe que 65% das postagens de melhor desempenho apresentam produtos.
A foto do perfil no Instagram Business
A foto do perfil é uma das partes mais importantes do seu perfil do Instagram. Quando alguém visualiza uma das suas fotos ou cliques no seu perfil, é essencial que sua marca seja imediatamente reconhecida. A maioria das empresas usa uma das três opções a seguir:
- Seu logotipo completo,
- Seu logotipo sem as palavras,
- Ou seu mascote quando eles tem um.
O link
Ao contrário de outras redes sociais, o Instagram não permite que você adicione um link para cada postagem. Você tem o direito de apenas um link, o do seu perfil.
A maioria das empresas usa esse link para redirecionar o tráfego para sua página inicial. Mas esse link também pode ser uma forma de direcionar o tráfego do Instagram para uma página de destino ou conteúdo específico da campanha.
Algumas marcas, fazem isso muito bem. No momento, o link do perfil de marcas no Instagram convida você a baixar um aplicativo ou a ir diretamente no site de vendas.
Outros preferem a seguinte prática: Cada vez que postam conteúdo em seu blog, eles compartilham uma imagem ou vídeo relevante no Instagram e atualizam o link em seu perfil para vinculá-lo ao conteúdo do blog. É muito eficaz. Por outro lado, também é demorado e causa erros ou omissões.
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Definir uma linha editorial clara
A linha editorial é a identidade que você quer dar à sua conta no Instagram Business.
Como empresário, poste fotos sobre seus negócios e setor. Por favor, fique neste tema. Evite publicar suas fotos de férias ou faça isso em outra conta em que você convidar seus amigos. Mas isso é outro assunto! E isso por 2 motivos:
1) Se você mudar de assunto, seus assinantes se sentirão perdidos. E sua deserção pode ser importante. 2) É mais fácil para os novos assinantes seguirem você se identificarem claramente que sua linha editorial é uma de suas áreas de interesse.
Publique imagens impressionantes
No Instagram Business, se suas fotos são lindas e originais, seus assinantes são fiéis e numerosos. Com essa primeira dica, você verá todas as portas abertas.
No entanto, é muito comum ver imagens que são distorcidas e mal enquadradas. Se você postar uma imagem no Instagram, verifique se ela é de boa qualidade. Não considere o Instagram Business como um acessório entre todas as ferramentas que você usa para suas ações de Marketing Digital.
Para obter bons resultados com o Instagram Business – como qualquer outra rede social – procure a perfeição.
Embora o Instagram esteja posicionado como a rede social para compartilhar fotos tiradas com um celular, as empresas mais astutas não usam fotos tiradas com o telefone, a menos que sejam de excelente qualidade.
Em vez disso, para impulsionar sua conta do Instagram, tire fotos de alta resolução com um dispositivo profissional e faça o download delas para o Instagram a partir do seu celular ou de uma ferramenta boa do PC.
Compartilhe imagens exclusivas
Em suma, se você está organizando eventos, poste fotos de lugares ou horários que seus visitantes não podem fotografar. Todo mundo gosta de ser considerado um VIP que tem acesso ao que os outros nunca veem. Então, para aumentar sua conta no Instagram:
- Poste fotos ao planejar um evento ou nos bastidores,
- Ou, se você lançar um novo produto em breve, despertar o interesse com fotos do tipo teaser.
Obviamente, encorajamos você a mostrar também o funcionamento interno do seu negócio.
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Republicar fotos de seus inscritos
Republicar fotos ou vídeos é uma ótima maneira de aumentar sua conta no Instagram. Também é uma grande economia de tempo, já que você não precisa tirar a foto.
Se você encontrar uma bela imagem publicada por um de seus clientes usando o produto, republique-a.
Por exemplo, se você gerencia a conta do Instagram de uma marca de roupas, compartilhe as melhores fotos de seus inscritos usando roupas de sua coleção mais recente, sempre mencionando-as.
Em síntese, você não apenas mostra que está interessado em seu conteúdo e que está vendo o que está acontecendo no Instagram em torno de sua marca.
Mas, além disso, seus inscritos imaginam que eles também podem ter a chance de estar presentes um dia na sua conta! Esta é uma maneira muito eficaz de aumentar a conta do Instagram Business da sua empresa.
Então, faça uma captura de tela e retransmita a foto, não esquecendo de mencionar o criador com seu apelido (@nomedocriador).
Mas, há também um aplicativo para isso. E até vários. Os mais populares são o InstaRepost ou o Repost para o Instagram.
Nota: há pouco tempo anunciaram que o Instagram está testando um novo botão “Regram”. Se esse recurso for retido, republicar uma foto de um de seus assinantes será padrão no aplicativo. Não há necessidade de fazer screenshots ou instalar um aplicativo de terceiros. Vamos aguardar a novidade então e ver como isso será, de fato, útil no Instagram Business.