Inteligência Empresarial: como usar para aumentar as vendas

Houve um tempo em que a Inteligência Empresarial estava focada principalmente no papel do gerente. Estes eram vistos como verdadeiros gurus, que deveriam ter o talento natural para tomar as decisões certas.

Eles sabiam quando e por que sua empresa poderia dar um passo para um desempenho mais forte. Entretanto, atualmente, mais e mais pessoas na empresa usam dados de sistemas informatizados para a gestão da Inteligência Empresarial.

Assim sendo, os analistas financeiros e os profissionais de marketing estão agora trabalhando com os próprios números.

No passado, dois tipos diferentes de software eram usados ​​para isso. Hoje, a maioria dos pacotes de sistemas de Inteligência Empresarial fornecem relatórios e análises em tempo real. Para saber mais sobre como usar a Inteligência Empresarial, confira o nosso artigo de hoje.

O que é análise de dados na Inteligência Empresarial

A análise de dados, geralmente chamada Big Data e Business Intelligence, é o foco de muita atenção na Inteligência Empresarial.

E com razão, porque as possibilidades e a importância estratégica de informações específicas para sua empresa aumentaram muito.

Mas como a sua empresa pode usar essas novas opções? Em essência, na Inteligência Empresarial, a análise de dados é estatística, uma disciplina que geralmente é sentida como difícil.

A análise de dados não é certamente um exagero. Neste sentido, há empresas com grandes departamentos de TI, que analisam intensivamente seus dados.

É, portanto, um método comprovado para melhor tomada de decisão. Mas para as pequenas e médias empresas (PMEs), o uso da Inteligência Empresarial está atrasado.

Felizmente, isso provavelmente irá mudar em breve, devido ao aumento das possibilidades. Portanto, também para PMEs, obter conhecimento de dados com análise de dados será uma maneira de ficar à frente da concorrência acirrada.

Vale destacar que a maioria dos dados, são dados brutos, não estruturados e geralmente incompletos e contaminados.

Portanto, já há muito trabalho a ser feito para armazenar e extrair adequadamente na Inteligência Empresarial, seu futuro ouro.

Isso requer o uso ativo de técnicas estatísticas, como análise de regressão, registro de dados para analisá-lo, rastreamento de possíveis conexões, realização de previsões e teste dessas previsões em relação à realidade.

Inteligência EmpresarialQuais são os benefícios da análise de dados na Inteligência Empresarial?

Informações, dados processados, serão, a longo prazo, considerados tão importantes quanto os ativos anteriormente conhecidos, como mão-de-obra e capital.

Isso ocorre, pois, na Inteligência Empresarial, a informação é necessária para a coordenação dentro de uma empresa e para poder tomar decisões informadas (em todos os níveis).

Entretanto, por outro lado, a informação pode ser um fardo, porque coletar e estruturar requer muito esforço e recursos. Mas, de qualquer forma, a Inteligência Empresarial é uma fonte de vantagem competitiva e é útil para melhorar os processos de negócios e, portanto, os resultados.

A análise de dados não é sobre o rastreamento de fatos individuais ou o cálculo de médias, mas sobre a descoberta de relacionamentos em dados.

Deste modo, são dados sobre coisas que realmente aconteceram. Com esse insight, você pode fazer previsões com base em dados e tendências históricos.

Com isso você pode substanciar a melhor opção. Essas opções são então examinadas, por sua vez, com dados recém coletados.

A suposição está ausente e, portanto, torna-se dependente da intuição e das experiências subjetivas.

O conhecimento resultante da análise de dados não é o objetivo final, mas é um meio de ganhar dinheiro, de modo a reduzir custos, aumentar as vendas, simplificar processos e aumentar a qualidade de produtos e serviços.

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Inteligência Empresarial: Como usar para aumentar as vendas.

A quantidade de dados armazenados está crescendo exponencialmente. Você ouve o termo ‘big data’ cada vez mais frequentemente.

Dados sobre compras, vendas, fluxos de logística, números de devolução, informações do cliente ou comportamento de cliques é o que uma empresa precisa trabalhar na Inteligência Empresarial, para conseguir aumentar suas vendas.

Afinal, os dados são armazenados em todos os processos da sua organização. Esses dados contêm uma riqueza de tendências e informações de gerenciamento.

Mas como você lida com essa quantidade de dados e como você melhora sua percepção de negócios? Neste sentido, para entender a Inteligência Empresarial, responda a perguntas como:

  • Quem são seus clientes?
  • Eu perco clientes? Quanto e porquê?
  • Quão fiéis são meus clientes atuais?
  • Onde esses clientes estão localizados?
  • Quais são os meus números exatos de vendas?
  • Existe uma ligação geográfica entre a categoria do produto e a localização do cliente?
  • Quanto tempo os clientes gastam em um processo de compra?
  • Para onde a maioria dos clientes vai (página)?
  • Quanto tempo leva para que os clientes façam pedidos em média (período de repetição da compra)?
  • Qual é a característica mais importante do cliente que prevê se os clientes farão o pedido?
  • Quanto os clientes fazem pedidos em média por pedido?
  • Quanto custa atrair um visitante pago e qual é o meu retorno médio?

Assim sendo, estas questões são o inicio do entendimento da importância da Inteligência Empresarial para o seu negócio.

Entretanto, muito além destas questões, para entender de que forma você pode aumentar as suas vendas através da Inteligência Empresarial, é necessário compreender os seguintes conceitos:

Inteligência Empresarial1.    Visão de Inteligência Empresarial com um clique

Hoje, a Internet nos oferece todas as ferramentas e utilidades que permitem às empresas gerar, combinar, classificar e até mesmo apresentar dados essenciais. O produto final é, se desejado, uma visualização cristalina que fornece uma visão e entendimento imediatos.

Afinal, as empresas chegaram na era do ‘big data’. Essas novas fontes de dados permitem que as organizações desvendem e preparem a resposta apropriada para uma história às vezes complexa.

A aplicabilidade da análise de big data é bastante geral e as empresas nem precisam ter um enorme orçamento de TI.

2.    Analytics e big data

Analytics e Big Data são, sem dúvida, dois dos temas mais discutidos nos últimos anos dentro do campo da Inteligência Empresarial.

O uso de big data e analytics para fazer escolhas estratégicas ainda é difícil para a maioria das empresas. O que esses termos significam para uma empresa específica? Qual impacto o aplicativo gera?

Neste sentido, a Inteligência Empresarial principalmente pergunta sobre o “o quê”. O que foi vendido por vendedor, por região, por produto, etc.?

Se esses números permanecerem abaixo do par, ajustes serão feitos para corrigir isso. O Analytics procura as causas, pelo “porquê”.

Como é possível que as vendas de um produto caiam em um determinado mês? Existe um nexo causal entre as vendas em uma região e a presença de outras lojas na área?

3.    Inteligência Empresarial, também para PMEs

Grandes empresas estão agora prontas para a enésima geração de sistemas de Inteligência Empresarial. Como o mercado está repleto de soluções fáceis de usar e menos dispendiosas, as PMEs também estão dando o passo para a inteligência de negócios.

Na melhor das hipóteses, o departamento de finanças ganha insights sobre os dados de vendas, marketing, produção, distribuição, RH, planejamento e, assim, torna-se o centro nervoso da empresa.

Assim sendo, a Inteligência Empresarial oferece uma ferramenta poderosa que fornece informações importantes para apoiar as empresas na tomada de decisões e alinhar suas estratégias de vendas com os objetivos estratégicos.

4.    Estimule as vendas graças ao Inteligência Empresarial

As empresas consideram a Inteligência Empresarial como uma fonte de aconselhamento e insight estratégico de alta qualidade. Ajuda a distinguir e localizar potenciais clientes, segmentos e mercados individuais.

O marketing, em particular, pode identificar e analisar padrões nos dados financeiros do cliente, que têm um impacto direto no comportamento de compra.

Deste modo, uma vez estabelecido esse padrão, torna-se mais fácil concentrar-se em outros membros desse grupo-alvo, com as mesmas propostas ou semelhantes.

Além disso, a implantação de uma estratégia de marketing, baseada na Inteligência Empresarial, também estimulará as decisões de compra.

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Inteligência Empresarial5.    Inteligência Empresarial transforma e aumenta o valor do negócio

Graças às soluções de Inteligência Empresarial, também é mais fácil do que nunca para os departamentos financeiros dar mais um passo à frente.

Deste modo, a Inteligência Empresarial já pode tem o potencial de oferecer valor agregado em três áreas principais:

  • O prognóstico: O orçamento é voltado para os setores em que a organização mais se beneficia.
  • A análise: Identificando tendências e padrões nos dados, possíveis cenários podem ser elaborados, adaptados ao comportamento do cliente;
  • A visualização: Painéis e relatórios personalizados mostram o gerenciamento do status rapidamente.

6.    Análise em tempo real e preditiva

Um data warehouse geralmente recupera seus dados de diferentes bancos de dados operacionais, mas é separado dele por motivos de desempenho.

Atualmente, na Inteligência Empresarial, há uma forte demanda por análises em tempo real. Você pode trabalhar diretamente nos dados operacionais ou pode optar por atualizações em tempo real do data warehouse.

Com análises em tempo real, são realizadas análises entre sistemas, baseadas em informações ao vivo de vários sistemas.

Com a análise preditiva, as pessoas tentam prever o futuro com base nas tendências ou conexões que descobrem nos dados do passado.

Às vezes ambos se juntam. Por exemplo, ao verificar a credibilidade de um cliente. Qual é a situação financeira do cliente? Ele poderá pagar sua fatura sem problemas?

7.    Inteligência Empresarial, uma garantia de progresso

Uma empresa média sempre progredirá ao considerar um gerenciamento de dados eficaz, técnicas de relatórios e novas soluções para gerenciar informações comerciais.

Se uma estratégia sólida for estabelecida e uma infraestrutura sólida for implementada, será muito mais fácil obter um progresso real com soluções específicas de Big Data dentro da Inteligência Empresarial.

Data warehouses, ferramentas de business intelligence, ou ainda, bancos de dados de memória. As discussões sobre big data são rapidamente complicadas, entre outras coisas, pela terminologia.

É certamente um conceito ótimo e extremamente poderoso. Assim sendo, se você se aprofundar por um tempo, sem dúvida dará frutos.

8.    Processamento automatizado de dados

Na Inteligência Empresarial, a suíte de inteligência pode ser ajustada com diferentes intervalos de sincronização.

Os dados podem ser atualizados com o toque de um botão ou um agendamento pré-feito será usado. Você tem controle total quando isso acontece. Desta forma, você determina quando deseja ser informado sobre as informações mais recentes.

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9.    Use todos os seus recursos

Estrutura em coleções esmagadoras de dados para que se torne compreensível e utilizável novamente. Deste modo, a Inteligência Empresarial pode ser facilmente vinculada a várias fontes de dados.

10. Vincule o conjunto de comércio eletrônico ao seu ambiente de TI atual

O conjunto de comércio eletrônico é configurado de tal forma que pode ser expandido com fontes de dados adicionais. Um link com a arquitetura existente pode, portanto, ser realizado imediatamente.

Com a ajuda de processos adicionais de carga de transformação de extrato, estatísticas e técnicas de análise de dados, a Inteligência Empresarial tem o potencial de transformar todos os seus dados em informações úteis!

Inteligência EmpresarialEncontre a resposta para seus problemas de e-business

A coleta de dados não é uma meta em si. Deste modo, na Inteligência Empresarial, os dados fornecem respostas para os problemas comerciais que você enfrenta.

Além disso, os dados armazenados raramente são totalmente transparentes para um usuário final. À medida que a base de clientes cresce e dezenas de pedidos chegam todos os dias, o ambiente de gerenciamento simplesmente não é adequado para reunir informações coordenadas de gerenciamento de negócios.

Deste modo, a Inteligência Empresarial é uma solução completa que oferece insights analíticos aprofundados e orientados à ação.

Com base nos dados existentes, complementados com novas fontes, é possível se concentrar em seu campo de ação e assim, otimizar vários aspectos da sua empresa usando a Inteligência Empresarial.

Pense em identificar e otimizar seu produto popular (grupos) e oportunidades para aumentar sua conversão e vendas.

Torne suas estatísticas de comércio eletrônico claramente visíveis. Esta solução traz todos os dados do desempenho de seu negócio. Portanto, a Inteligência Empresarial oferece:

  • Estrutura em coleções esmagadoras de dados para que se torne compreensível e utilizável novamente
  • Combine dados de várias fontes.
  • Torna possível criar seus próprios dados de medição e cálculos sem treinamento extensivo.
  • Contém um data warehouse, o que economiza em custos de desenvolvimento e hospedagem.
  • Calcula custos de aquisição, ROI e custos de publicidade em todos os canais.
  • Oferece insights sobre suas vendas ajustadas às operações e à lógica de seus negócios.
  • Permite relatórios avançados de autoatendimento.

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Análise avançada.

  • ROI de marketing.
  • Mapeamento e análise do Customer Journey.
  • Valor vitalício do cliente.
  • KPIs de gerenciamento.
  • Análises de volume de negócios.
  • Analise o desempenho ao longo do tempo.
  • Insight preditivo.

Portanto, a informação de direção baseada em dados históricos é interessante. Mas você realmente quer estar à frente da concorrência? Então na Inteligência Empresarial, use dados históricos como insight preditivo.

Graças aos algoritmos inteligentes, você logo fará uma diferença real. E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre Inteligência Empresarial, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

 

 

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