Liderança democrática: o que é

Muito se fala em liderança democrática, há diversos conceitos quando o assunto é a liderança, por exemplo, a primeira teoria dizia que os líderes nasciam com todas as habilidades, sabia?

Se você é um líder com certeza sabe que precisou treinar bastante para chegar até a liderança!

Por vezes você pode ter até pensando em desistir por justamente achar que não levava jeito, né? E por tudo isso, e também por outras pesquisas, o conceito de liderança mudou!

Temos inúmeros conceitos para explorarmos, mas há algumas coisas um pouco em comum entre todos os conceitos.

Como por exemplo, todos os conceitos que tenham relação com a liderança diz que ela é a arte de coordenar pessoas com o objetivo de formar equipes que geram resultados positivos! E dentro de todos os conceitos, surgiram os tipos de líderes.

Atualmente existe a liderança democrática, a liderança autocrática e a liderança liberal. Cada um desses conceitos possui características que fazem o líder se encaixar em algum desses conceitos! Qual será o seu perfil?

No artigo de hoje você vai conhecer mais sobre liderança democrática confira.

Afinal, o que é a liderança democrática?

Entendemos por liderança democrática um modelo que busca distribuir responsabilidades entre todos os membros de uma equipe. Os capacitando e contando com a participação desses membros em todas as decisões a serem tomadas.

As empresas que costumam optar pela liderança democrática realmente vivem o mais próximo de uma democracia! Isso é, existe um representante (o líder) mas todas as outras pessoas tem a liberdade para dar a sua opinião.

Bem diferente da liderança autocrática, por exemplo, onde todos os poderes estão com o líder, só com o líder, e as outras pessoas não podem dar opinião nenhuma, pois o poder está centralizado.

No modelo de liderança democrática os méritos são sempre de todos, com certeza é uma abordagem que volta mais para o desenvolvimento do líder, e também do liderado.

Mas uma das coisas que pode ser considerada como dificuldade pelos líderes que seguem esse modelo, é conseguir deixar claro o limite da liberdade dos colaboradores, para que não aconteça abusos.

Perfil de um líder democrático

Quando pensamos em um líder democrático devemos saber que ele deve ter algumas atitudes, como:

  • Ouvir e conseguir considerar a opinião das pessoas que colaboram com o seu trabalho;
  • Incentivar a todos que se comuniquem de uma forma aberta e eficaz;
  • Estar aberto as mudanças que o mercado e que a tecnologia pode trazer para sua equipe e / ou empresa;
  • Avaliar seus colaboradores sempre refletindo onde eles podem melhorar;
  • Incentiva o trabalho de colaboração entre todas as pessoas da equipe;
  • Atua como um membro, sem querer parecer superior a ninguém, mas ao mesmo tempo não se envolve tanto nas atividades;
  • É preocupado com que todas as tarefas sejam executadas, mas mais do que isso, se preocupa também com seus colaboradores.

Vantagens encontradas na liderança democrática

Podemos encontrar uma série de vantagens dentro da liderança democrática. Entre eles estão:

  • Um ambiente de trabalho mais gostoso, sem tensão ou medo do líder, isso consegue deixar todos os funcionários mais motivados, e com isso eles se tornam mais produtivos;
  • A equipe consegue ver sentindo nas tarefas que estão realizando;
  • Os colaboradores vão se sentir valorizados pela empresa;
  • Todos conseguem ter voz, dar sua opinião, e sentir que colabora para a boa gestão da empresa;
  • Opiniões diferentes conseguem ser respeitadas, e podem geram um crescimento para o grupo em geral;
  • O líder é visto como uma figura de inspiração para todos os colaboradores.

Desvantagens da liderança democrática

E claro, assim como toda a liderança tem o seu ponto positivo, também tem o negativo, é legal saber que tudo isso pode ser contornado para não prejudicar nem a empresa e nem os colaboradores.

  • As decisões podem demorar um pouco mais para serem tomados, já que todo mundo vai participar do processo;
  • Quando acontece de ter opiniões diferentes é necessário parar tudo para fazer com que todos consigam chegar a um consenso;
  • As pessoas que ‘’perderam’’ alguma votação devem ser convencidas, e isso pode fazer com que eles não fiquem tão satisfeitos com a situação;
  • Nem sempre os colaboradores entendem que sua participação de fato é muito importante, e que ele tem voz ali;
  • O líder deve estar sempre atento para perceber se não está acontecendo nenhum abuso por conta da liberdade concedida.

Dicas para fazer uma liderança democrática ser positiva

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como funciona esse modelo de liderança, é hora de saber a melhor forma como você pode colocar tudo isso em prática de uma maneira bem eficaz dentro do seu contexto de trabalho.

  • Comece conversando com toda sua equipe e pedindo para que cada um deles conte um pouco a respeito do que eles pensam sobre a empresa em um geral. Isso deve incluir tanto o que eles acham positivo, e o que eles acha negativo;
  • Depois de fazer esse exercício você nunca deve levar nada para o lado pessoal, mas sim entender coisas que podem ser mudadas;
  • É natural pedir algo para a equipe, mas sempre que você for fazer tente explicar os motivos que te levaram a fazer o tal pedido! Isso vai fazer com que eles sintam que seu trabalho tem mais sentindo, e dá uma motivação muito maior, aumentando demais a produtividade e o resultado final;
  • Para alguns funcionários não cometam excesso sempre mantenham um tom e uma postura muito profissional, evite brincadeiras fora de hora, e saiba separar os ambientes;
  • O grande segredo é realmente conseguir encontrar um equilíbrio entre ter um bom relacionamento, mas não dá nenhum excesso de intimidade para que todos comecem abusar, por isso evite se expor demais para sua equipe;
  • Escute sempre! A liderança democrática ela é flexível, ela está disposta a escutar, entender, e se for relevante mudar de estratégia.

Gostou de saber mais sobre a liderança democrática? Então continue em nosso artigo de hoje e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest