Liderança situacional: o que é

Sabemos que existem vários tipos de liderança, e entre elas temos a liderança situacional. Você já ouviu falar sobre esse conceito?

A liderança situacional é válida para contextos de incerteza, esse modelo consegue manter o negócio e também os colaboradores no rumo certo, mesmo quando a situação é de crise no mercado, por exemplo.

Uma das características da liderança situacional é conseguir resolver com sabedoria diversos conflitos e adversidades dentro de diferentes contextos.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre esse tipo de liderança? Então continue em nosso artigo para conferir tudo sobre liderança situacional.

Afinal, o que é liderança situacional?

O conceito de liderança situacional veio lá da década de 1960 graças a Paul Hersey e Ken Blanchard. Com a separação dos teóricos e a divisão da teoria, o conceito de liderança situacional pode ser utilizada em dois contextos.

Um desses contextos tem relação com o desenvolvimento do indivíduo, onde o líder vai ser uma relação de longo prazo com a pessoa que está sendo liderada, e nesse caso é o objetivo é levar as pessoas a um nível de desenvolvimento onde elas se sintam capazes e motivadas.

A outra forma onde a liderança situacional pode ser aplicada é dentro de um projeto, aqui estamos falando de um relação a curto prazo, com o objetivo de completar o projeto em um determinado período, e com a máxima qualidade.

Uma das grandes vantagens da liderança situacional é que ela vai evitar problemas como ‘’superliderança’’ e ‘’subliderança’’.

Por exemplo, quando a atuação do líder acontece de forma excessiva os colaboradores se sente limitados, e com isso acreditam que não existe confiança no seu trabalho, mas por outro lado, quando a atuação do líder se mostra insuficiente temos colaboradores que se sentem abandonados e também inseguros.

Quando falamos na liderança situacional é possível ajustar a atuação do líder na medida das necessidades da equipe.

Com certeza um dos pontos fundamentos para o modelo de liderança situacional é que não existe um único modelo de liderança que possa ser considerado o melhor! A liderança efetiva é aquela voltada para a tarefa desenvolvida.

Dessa forma, o líder situacional com maior sucesso vai ser aquele pronto a adaptar o seu estilo com as necessidades da situação e dos colaboradores com que ele está trabalhando.

Outro ponto bem importante dentro da teoria da liderança situacional é o desenvolvimento de competências e de comprometimento dos colaboradores.

Dessa maneira eles vão ter uma força interna, e não vão estar dependendo dos outros para receber um direcionamento e um apoio nas tarefas que devem ser realizadas.

O líder situacional vai conseguir se adaptar ao estágio de maturidade que a equipe se encontra! Mas ao mesmo tempo que ele vai se adaptar a tudo isso, ele também vai conseguir que os colaboradores atinjam um nível mais avançado.

 

E como age um líder situacional?

O líder situacional vai conseguir extrair o melhor de cada pessoa, e ele não vai pensar que amanhã o colaborador vai estar mais desenvolvido, ele vai sempre trabalhar com o que ele tem disponível hoje.

Por conta disso uma das principais ferramentas para um líder situacional é conseguir entender de forma profunda toda a sua equipe!

Dessa forma, ele pode motivar os colaboradores e com isso fazer com que cada pessoa chegue ao máximo no seu potencial, independente das suas limitações.

Mesmo no dia – a – dia esse tipo de líder não vai estar concentrado no ponto fraco de cada um, ao contrário, a partir do que cada colaborador pode oferecer ele vai traçar os objetivos que podem ser alcançados pela equipe.

Podemos dizer então, que o líder situacional vai atuar bem mais no sentindo de tornar a equipe mais forte, sempre visando o seu foco e confiança, para que os funcionários consigam ultrapassar qualquer desafio a ser enfrentado.

 

Quais as principais características de uma liderança situacional?

Há sempre características que marcam mais ou menos o estilo de cada liderança! Dentro de liderança situacional, por exemplo, não há espaço para medidas ou postura da liderança autocrática.

Entre algumas características que um líder situacional pode ter podemos destacar:

 

  • Flexibilidade: O bom líder situacional ele vai saber ser flexível, dessa forma ele vai ouvir, identificar conflitos, entender os motivos de queixas, sempre estudando alternativas! Mas é preciso lembrar que a flexibilidade não tem relação com ser um líder permissivo! Por isso é importante se posicionar muito bem para não gerar uma confusão na interpretação dos colaboradores;
  • Comunicação: É de extrema importância que o líder situacional consiga traduzir sua visão a todos os outros gestores, e claro, para todas as pessoas que fazem parte da sua equipe! Quanto mais clara e objetiva essa comunicação conseguir ser, maior será a inspiração desse líder para com a sua equipe! Por isso é fundamental adotar uma linguagem de fácil compreensão;
  • Relacionamento: O líder situacional deve sempre procurar criar e fortalecer laços, dessa forma a equipe vai ficar muito mais coesa, e com uma sintoma muito maior! E uma equipe que consiga ser organizada produz muito mais, e ter resultados bem mais eficazes;
  • Resiliência: Com certeza uma das maiores características para ser um bom líder situacional é manter os objetivos traçados, e com isso suportar todas as coisas ruins que possam vir junto! Nem sempre é fácil, mas com certeza é a chave de toda a situação;
  • Delegação: Sabemos que um líder deve dividir as tarefas de forma igual para todos, já que a centralização das tarefas podem atrasar o aprimoramento dos processos! Mas para além disso a prática de delegar tem relação direta com o empoderamento, e também com o objetivo de dar liberdade para os funcionários assumirem papéis relevantes;
  • Abordagem: e por fim, o bom líder situacional vai conseguir enxergar o todo, conseguindo estar em várias frentes, e corrigindo o maior número possível de falhas.

 

E se você gostou de saber mais sobre liderança situacional não se esqueça de continuar em nosso site e conferir outras artigos!

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest