Marketing digital para bares: o guia completo para o seu bar

Vivemos em um mundo onde as escolhas que fazemos sobre o que fazer e onde ir estão mudando em função do mundo digital. Assim o marketing digital para bares ajuda quando se trata de decidir em qual bar bater para o happy hour.

Desta forma, no século 21, os clientes não buscam saber sobre promoções de bares em panfletos ou anúncios em jornais. Mas sim, através de publicações em mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Para isso, o marketing digital para bares deve estar singularmente posicionado no coração das redes sociais no Brasil.

Isso ocorrer, pois, uma bebida rápida é uma instituição social e, à medida que nossa vida social fica cada vez mais on-line. As pessoas compartilham fotos, fazem check-in e organizam bebidas através dos canais de comunicação da web.

Portanto, há muitas maneiras de incorporar a publicidade nas mídias sociais ao marketing digital para bares. Que atrai clientes regulares com mais frequência, atinge novas multidões e vende eventos.

Assim se você quer saber como aplicar este método simples de alto retorno em sua estratégia de marketing digital para bares, então confira o nosso artigo de hoje.

Marketing digital para bares

Marketing digital para bares

Para traçar uma eficiente estratégia de marketing digital para bares, você deve analisar algumas dicas importantes.

Desta forma, confira a seguir sete dicas que ajudarão a cobrir cada ponto de relevância. E assim, obter sua estratégia de marketing digital para bares.

  1. Identifique seu mercado-alvo – marketing digital para bares

O mercado-alvo do seu bar é o grupo ideal de consumidores que você está tentando atrair em sua estratégia de marketing digital para bares.

Para identificar seu público alvo, você deve considerar as características de sua população local. Os clientes preferenciais e o tráfego de pedestres próximo à sua localização.

Para isso, é necessário analisar itens como base em dados demográficos e psicográficos. Depois de coletar dados demográficos e psicográficos, use as informações para criar um perfil de cliente que descreva a clientela ideal para o seu bar.

A partir daí, você poderá determinar a melhor estratégia de marketing digital para bares para alcançar esses clientes.

Veja também: marketing para uber

Dados psicográficos:

Psicografia são as características mentais de seus clientes. Isso inclui comportamentos e crenças como personalidade, hobbies, estilo e humor.

Familiarize-se com essas características conversando com seus clientes e interagindo com sua comunidade.

Considerações importantes ao avaliar esses dados incluem, por que as pessoas visitam seu bar e o que os clientes estão procurando quando escolhem seu bar, ao invés de outro estabelecimento.

Dados demográficos:

Dados demográficos incluem informações sobre as características físicas do seu mercado-alvo. As características relevantes incluem idade, sexo, educação, ocupação e renda.

Obtenha essas informações pensando nas características de seus clientes atuais e aproveitando para aprender mais sobre seus históricos e funções em sua comunidade.

  1. Publique seus eventos em todos os lugares – marketing digital para bares

Para que seu estabelecimento tenha sucesso, você deve investir em uma forte estratégia de marketing digital para bares.

Portanto, antes de postar nas mídias sociais, certifique-se de primeiro ser adicionado a qualquer site de listagem de eventos locais.

Se você tiver um evento regular, como o karaokê toda terça-feira ou o Jazz Night toda sexta-feira. A maioria dos calendários locais manterá você informado regularmente.

Uma vez que você tenha coberto, leve-o estas informações para a sua estratégia de marketing digital para bares e compartilhe com seus seguidores regularmente.

  1. Crie sua cultura de bar

Sua cultura é o tipo de experiência que você cria em seu bar e deve ser baseada nos clientes que você está segmentando.

As promoções de bar são os métodos usados ​​para atrair esses clientes, como eventos e brindes.

Portanto, estabeleça uma cultura de bar através de sua estratégia de marketing digital para bares. Para que assim, você possa escolher promoções que combinam com a atmosfera do seu bar e atrair novos clientes.

Defina sua experiência em bar

Que tipo de experiência de bar você está criando? Pode ser um bar de vinhos de alta qualidade com um ambiente de lounge. Um bar de esportes barulhento com telas grandes ou um bar de mergulho com música alta.

Quanto mais explícita a experiência do seu bar, mais memorável será a sua cultura e mais fácil será atrair o público desejado.

Quer saber quais os meios de comunicação essenciais para o seu negócio? Clique aqui e confira

Marketing digital para bares

Portanto, defina a experiência do seu bar para criar uma cultura direcionada para seus clientes. Aqui estão alguns dos tipos tradicionais de bares e experiências de bar:

  • Casas Noturnas: Clubes ou discotecas são populares entre as populações mais jovens e muitas vezes apresentam boa música, DJs talentosos e uma pista de dança. Lugares como Balneário Camboriú, Ibiza e Miami são bem conhecidos por uma agitada vida noturna devido à concentração de boates.
  • Bares esportivos: Os bares esportivos permitem que os clientes assistam a eventos esportivos. Geralmente em várias TVs de tela grande colocadas ao redor do bar. Bares esportivos têm apelo durante todo o ano. Dependendo de qualquer esporte que esteja na temporada e podem ficar realmente ocupados durante grandes eventos. Como jogos decisivos do Brasileirão ou mesmo, da Libertadores da América.
  • Lounge de coquetel: Normalmente, bares como estes são sofisticados e podem fazer parte de um hotel ou restaurante. A atmosfera é agradável e descontraída, e o bar pode oferecer vinhos e coquetéis exclusivos.
  • Bares de música: Os bares de música apresentam música ao vivo. Enquanto alguns bares de música apresentam uma variedade eclética de músicos e grupos, outros bares de música são especializados em tipos de música, como pagode, samba ou rock.

Embora esses sejam tipos de bares comuns, sua própria experiência de bar pode se transformar em diferentes tipos. Dependendo do seu estilo e dos usuários que você deseja atrair.

Desta forma, os bares locais tendem a misturar elementos de diferentes experiências de bares. Assim, você pode querer trazer o equipamento de karaokê em algumas noites. Criando uma experiência esportiva em outros para criar uma cultura eclética e única.

Agendar promoções regulares no bar

As promoções dos bares incluem eventos, descontos e noites temáticas que ajudam a definir sua cultura e atrair seu cliente ideal.

As promoções do seu bar devem complementar a cultura e a clientela dentro de sua estratégia de marketing digital para bares.

Portanto, os bares esportivos podem se concentrar em promoções locais. Enquanto bares de música podem contar com bandas ao vivo ou noites de karaokê.

Planeje as promoções do seu bar para seguir uma programação regular com base na estação ou no dia da semana e publicá-las no seu site e nas páginas de mídia social.

As promoções de um bar devem ser um reflexo de sua cultura e mercado-alvo. Por exemplo, se você tem um bar de música, você então deve apresentar diferentes gêneros de música ou bandas ao vivo todas as noites da semana. As ideias gerais de promoção de bar incluem:

  • Bares de música: Noite de karaokê, escolha sua própria música, segunda-feira de metal, picaretas de jukebox gratuitas
  • Bares esportivos: Bebidas especiais com temas esportivos, cortes de preço com base no desempenho da equipe da casa.

Crie sua cultura e estabeleça promoções populares, mas permaneça flexível. Como seu bar atrai diferentes clientes e seus amigos, a atmosfera pode mudar.

Portanto, seu objetivo deve ser adaptar e servir ao seu público-alvo, permanecendo um lugar autêntico onde as pessoas podem se divertir.

  1. Use o Twitter para promover eventos e atrair novos clientes – marketing digital para bares

O Twitter é um enorme playground social, mas que requer máximo de esforço possível. Para que seja uma ferramenta de marketing digital para bares eficiente.

Desta forma, você recebe crédito apenas por se inscrever porque, depois de ter um nome de usuário, seus clientes podem começar a se conectar a você em seus próprios tweets.

Mais importante, o benefício do retweet é que, uma vez que você tenha uma lista fiel de seguidores, será benéfico para você atrair novos clientes para o seu bar.

Portanto, você pode twittar promoções especiais, por exemplo. Você pode até agendar os tweets antes do tempo para que você não esteja apressado para postar.

Confira também: A estratégia que o Mairo Vergara usa para faturar milhões com seu curso de inglês

Marketing digital para bares

  1. Não negligencie seus clientes locais: Permitir que as pessoas “façam check-in”

Os bares devem permitir que os clientes façam o “check-in” em seus dispositivos móveis quando visitarem. Esta é uma das melhores estratégias de marketing digital para bares.

Entretanto, para isso, certifique-se de que o seu local esteja presente em todas as plataformas sociais. Por isso, sempre que as pessoas quiserem informar ao grupo de amigos que estão no seu local, elas poderão.

Ao participar de qualquer um desses programas, você pode começar a oferecer promoções para as pessoas que fazem o check-in mais.

Assim sendo, muitos bares oferecem, uma bebida grátis ou um hambúrguer grátis para os clientes que marcam a entrada em seu estabelecimento. Isso incentiva a fidelidade do cliente e a repetição de visitas.

  1. Projetar um site informativo

O site do seu bar não precisa ser complexo, mas deve incluir informações importantes, como localização, horários e eventos.

Isso ocorre, pois, os clientes em potencial confiarão no seu site para decidir se vão visitá-lo e os usuários regulares o usarão para descobrir eventos e promoções.

Portanto, em sua estratégia de marketing digital para bares, crie um site atraente para atrair novos clientes e compartilhar informações com seu público-alvo. Informações para publicar em seu site incluem:

  • Horários: Liste seu horário comercial normal e informações sobre horários específicos de feriados ou de eventos. Se você está aberto apenas sazonalmente, inclua essas informações em seu site também.
  • Localização: Inclua o endereço do seu bar e a localização do seu estacionamento ou outro estacionamento público. Os clientes devem poder usar isso para localizar seu bar com o Google Maps ou outra função de mapeamento.
  • Menu: Fornecer um PDF para download do seu menu, lista de cervejas e coquetéis especiais.
  • Kits de imprensa: Um kit de imprensa pode ser específico para eventos ou promoções. Ou simplesmente compartilhar informações gerais sobre seu bar.
  • Calendário de eventos: Mantenha um calendário atualizado de música ao vivo, promoções, promoções e outros eventos.
  1. Incentive a interação no Facebook e no Instagram.

Redes sociais como o Facebook e o Instagram são fundamentais para uma estratégia de marketing digital para bares.

Portanto, na sua página do Facebook, você deve postar fotos de seus eventos e marcar pessoas que você conhece nas fotos.

Não é apenas por razões sociais, mas também para que suas fotos acabem nos feeds de todas as pessoas que você está marcando.

Para as pessoas que não conhecem o seu bar, algumas fotos divertidas de uma noite de karaokê podem aumentar seriamente a frequência na semana seguinte.

Marketing digital para baresAssim sendo, existem quatro ações específicas que você deve tomar quando reivindicar sua Página de Negócios do Facebook:

  • Pague por publicidade: A publicidade no Facebook permite que você alcance um público altamente segmentado em sua área local. Pegue uma parte do seu orçamento de marketing e use a publicidade do Facebook por pelo menos um mês para ver se a publicidade no Facebook é uma maneira eficaz de atingir seu público.
  • Responder a mensagens: O Facebook permite que as pessoas enviem mensagens pelo Facebook Messenger. Certifique-se de responder a essas mensagens o mais rápido possível. Isso porque sua taxa de resposta e horário serão exibidos publicamente em seu perfil do Facebook.
  • Publique regularmente: Atualizações de uma vez por dia são o mínimo. Use uma variedade de vídeos, imagens e atualizações de texto para manter seu público-alvo informado. Suas postagens no Facebook transmitirão sua cultura de bar.
  • Monitore as revisões: O Facebook é um dos principais sites de análise. Certifique-se de ler cada revisão e faça as alterações necessárias.

Confira também: marketing para hotel

Já o Instagram permite que você anuncie as bebidas, eventos e promoções do seu bar por meio de fotos atraentes e hashtags otimizadas.

Para isso, publique uma postagem no Instagram pelo menos uma vez por dia e publique de três a dez histórias do Instagram para manter o envolvimento elevado.

Inclua geotags e hashtags populares em seus posts e histórias para aumentar a exposição do seu marketing digital para bares.

Assim sendo, o Instagram é particularmente importante para o seu bar se você quiser alcançar um público grande.

A plataforma é tão importante, que 30% dos jovens de 18 a 35 anos evitam bares sem uma forte presença no Instagram.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing digital para bares, então continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest