Marketing direto: o que é

Se pararmos pra pensar o marketing direto é desde sempre uma das principais atividades realizadas no mundo inteiro!

Claro que com o passar do tempo foi ganhando novos formatos e ideias, mas o marketing existe há bastante tempo, e sempre foi bem útil no que se propôs a fazer.

Entre todos os tipos de marketing existentes, temos o marketing direto! Você já ouviu falar? Continue em nosso artigo de hoje e saiba tudo sobre esse marketing.

Afinal, o que é marketing direto?

Vamos começar entendendo um pouco desse conceito, e você vai perceber o quanto ele mudou com o passar dos anos.

Antes falar em marketing direto era falar sobre telemarketing, mala direta, televendas, e afins! E sim, esses métodos de marketing direto ainda existem, mas o que aconteceu é que surgiram outras ações personalizadas.

As ações mudaram e foram se adaptando, mas a essência do marketing direto não mudou! Ou seja, a grande essência do marketing direto é buscar por pessoas que tem interesse no que você vende.

Afinal, é muito mais fácil convencer uma pessoa já interessada do que começar tudo do zero, né? E é justamente nisso que o marketing direto vai se destacar.

Os custos das ações de marketing direto serão menores, e os resultados podem vir de uma maneira mais fácil.

 

Como eu posso usar estratégias de marketing direto?

E mais do que saber sobre o conceito de marketing direto, muitas pessoas ainda tem dúvidas de como ele pode ser feito na prática, e por isso separamos esse tópico.

 

Identifique o seu público alvo

O primeiro passo para montar suas estratégias de marketing direto é identificar o seu público alvo! e como o marketing direto se trata de pessoas que já tem algum interesse sobre a sua empresa e produtos, o ideal é ter um banco de dados já a sua disposição.

O seu cadastro de clientes deve ter informações relevantes sobre o seu público alvo, como: sexo, idade, renda, escolaridade, interesses, localização, entre outras informações que possam ser essenciais para o seu nicho de mercado.

E claro, é preciso ter autorização dessas pessoas para realizar qualquer tipo de ação, tanto online quanto off-line.

Se você não tiver essa autorização a ação direta pode ser considerada uma invasão de privacidade pelo cliente, e isso vai dificultar toda a relação, como é de se esperar.

 

Decida qual a melhor abordagem

Agora que você já tem todos os dados do seu público alvo está na hora de escolher qual a melhor forma que você vai chegar até ele, ou seja, você precisa decidir se vai ligar, mandar – email, sms, etc.

Para decidir qual melhor estratégia utilizar é necessário saber as preferencias e também a idade do público em questão! Por exemplo, com certeza o público mais jovem vai preferir uma abordagem via web, já que estão a todo momento conectados por aqui.

Mas há também aquelas pessoas que podem preferir uma abordagem mais tradicional, como uma carta impressa, por exemplo! Tudo vai depender da preferência do seu público.

 

Afie suas ferramentas

Agora que você já decidiu a melhor forma de abordar o seu público alvo é preciso investir bastante nas ferramentas para que elas consigam proporcionar o resultado esperado.

Por exemplo, se você decidir abordar o seu cliente por meio do e – mail marketing você deve explorar todas as ferramentas existentes para decidir por qual optar.

Por outro lado, se você decidir apostar na estratégia de marketing direto utilizando remarketing vão ter diversos recursos dentro das redes sociais e dos motores de busca que você precisa conhecer a fundo.

Se a sua decisão é ligar para o cliente, veja a melhor forma e abordagem para fazer tudo isso. O grande segredo aqui está em conseguir utilizar o melhor que cada ferramenta pode oferecer.

 

Invista no senso de urgência

Outro elemento que faz parte do marketing direto é o senso de urgência, ele precisa ser explorado de forma certa para garantir os resultados.

Por exemplo, quando você manda para o cliente uma oferta com um tempo limitado de duração do valor, você está o colocando em uma situação onde não há muito tempo para a indecisão.

E se você der tempo demais dentro dessa estratégia ele vai acabar deixando a decisão pra depois, e com isso acabar esquecendo.

 

Faça o primeiro teste

E agora que você já seguiu todas as dicas e tem tudo que é necessário para a campanha o ideal é separar uma pequena amostra do público alvo e testar tudo que foi feito até agora com eles.

Assim, você consegue ver os primeiros resultados, os primeiros erros, o que dá para melhorar dentro das estratégias! Os problemas encontrados nessa fase ficam bem mais fáceis de serem corrigidos.

 

Mensure os resultados

E não vai existir sucesso dentro de nenhum estratégia de marketing direto sem o acompanhamento de resultados. com isso você precisa mensurar os resultados de cada fase da sua campanha, desde o número de pessoas que foram impactadas pela estratégia inicial, até o número de pessoas que foram realmente convertidas.

Fazer um acompanhamento detalhado se torna essencial para saber qual foi o ROI da sua campanha!

 

Exemplos de marketing direto

Na prática temos algumas estratégias que deram certo, como por exemplo, as redes de fast – food que utilizam versões de cupons de desconto!

Cada rede vai ter suas exigências para o uso da estratégia, mas a ideia inicial é a mesma! E aqui temos uma tática simples, que mesmo oferecendo desconto para o consumidor, é barata!

E quando falamos de marketing direto não podemos esquecer quem trabalha há décadas por meio dessas estratégia, como é o caso da venda por catálogos!

Diversas marcas tem há anos suas vendas funcionando dessa forma, e esse é um modo de marketing direto que sempre se mostrou bem rentável.

E por fim, temos as lojas de e – commerce que utiliza bastante de recursos como o e – mail marketing, ou até mesmo enviando catálogos junto com os produtos!

Gostou de saber mais sobre o marketing direto? Então continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest