Marketing esportivo: o que é

Os esportes são um dos ramos mais lucrativos atualmente, as transações entre clubes e federações esportivas vão para a casa dos milhões de dólares! E por que possui esse sucesso?

Veja, uma das possíveis explicações é que o marketing aplicado no esporte é muito forte e isto é bem claro de se perceber, por exemplo: os jogadores vestindo camisas com as marcas.

Além de outras diversas formas que eles fazem para a publicidade, então se você deseja saber mais sobre este ramo em específico do marketing digital. Logo, continue lendo este artigo.

Pois, aqui, irei te dizer tudo sobre o marketing esportivo! Acompanhe-me!

Vamos falar um pouco mais sobre a história do marketing esportivo

Nem sempre o esporte foi tão querido como hoje, antigamente em meados do século XVII era mais provável que as pessoas se interessassem por orgias, do que esportes. A vida possuía uma visão diferente e modos diferentes de se ganhar dinheiro, por exemplo: através da agricultura.

Mas, perto dos anos 1920, a empresa norte-americano Hillerich & Bradsby começou a lançar estratégias de marketing esportivo dentro da empresa. E com muita análise, viu-se que o mercado esportivo tinha um grande potencial de faturamento.

A partir deste ponto, foi preciso criar nas pessoas uma cultura esportiva, a qual possibilitasse muito lucro!

Por consequência, o marketing esportivo começou a atuar no mercado, para que conseguisse disseminar as marcas esportivas pelo mundo, além de ligar os atletas e os eventos a uma forma mais business de ser.

Claro que cada país adotou um esporte como preferido, por exemplo: na África era o rugby, na Itália era o futebol e assim em diante.

Por que o marketing esportivo funciona tão bem?

Agora entra a grande questão, por que o marketing esportivo se dá tão bem no contexto mundial? Há diversas explicações para isso, falarei duas!

A primeira: desde a história antiga, sabe-se que os humanos já praticavam esportes, como: gladiar ou natação. E isso despertava um sentimento nas pessoas. Daí o marketing esportivo aproveitou do sentimentalismo e o capitalizou.

Assim, ele usará estratégias para causar sentimentos nas pessoas e fazerem que elas amem, torçam, comovam-se e muito mais!

A segunda: quando houve a escolha da representatividade de cada esporte para um país, logo surgiu um nacionalismo, por exemplo: “O Brasil é o país do futebol”. Nesta frase você se orgulha por ser brasileiro e ter o futebol como algo da sua nação.

Dessa forma, o marketing está negociando o seu patriotismo.

Um pouco mais sobre o cenário mundial e o marketing

E como está o cenário mundial do marketing esportivo? Já te digo que está arrecadando muito dinheiro! Isto é um fato, para eu comprová-lo irei te dizer alguns eventos que acontecem e são extremamente lucrativos, eles são:

Super Bowl: esta é um fábrica de dinheiro! Talvez seja o final de temporada mais esperada do mundo e mais assistida também, todo mundo espera o final dela, tanto é que todo ano tem artista famosos cantando no encerramento.

Para você ter uma ideia de quanto eles faturaram, um comercial de televisão para ser apresentado durante o Super Bowl de 2016, foi preciso desembolsar um valor referente a 650 milhões de dólares por segundo exibido!

E no Brasil, como está desenvolvendo o marketing esportivo? Aqui há um grande sucesso, todavia não é o maior do mundo! Mas, ainda há muitas campanhas comoventes, que usam a paixão para conseguir vender.

Por exemplo: escolher alguma cor do time, para representar a cor do seu sangue! “Meu sangue é rubro negro”, esta foi uma campanha social e de marketing esportivo.

Como poderei usar o marketing de esportes?

Agora que você já sabe um pouco sobre este segmento, logo deverá saber como usá-lo, então se deseja saber isso, continue lendo!

O primeiro ponto a se considerar é: você deverá ter um bom produto e que seja relevante a sociedade, por exemplo: se você colocar o nome da sua padaria na camisa de um clube grande do Brasil. Isto não será tão procurado assim, logo a propaganda será fracassada, dessa forma procure outro meio de fazer marketing com o seu produto.

Segundo ponto é: a divulgação somente em camisas, atletas e clubes não se sustentará. Esta forma de marketing deverá ser complementar a sua estratégia e não o principal, dado que você investirá muito dinheiro em um projeto que será pequeno.

Logo, não foque no marketing esportivo, só o use para ajudar a levantar a sua marca.

Terceiro ponto: saiba quais são os eventos esportivos mais importantes e que terá mais espectadores, nada adiantará você investir na casa dos milhões e não ter um bom retorno. Desse modo, será essencial que você saiba quais são os eventos mais importantes.

Eu diria que é a Copa do Mundo, este é um evento que comove toda a população brasileira, de Norte a Sul, todas as pessoas estarão ligadas.

Quarto ponto: o marketing esportivo não é nada barato, ou seja, nada adianta você querer fazê-lo se sua marca ainda é muito pequena e você não tem capital de sobra para investir nisso!

Quinto ponto: por último, você deverá ter cuidado se for colocar seu logo na camisa de algum time. Pois, não será somente pagar para ter sua marca lá, é essencial que você dê mais que isso.

Por exemplo: que você apoie o time e o traga para dentro da sua empresa, você terá que consegui criar um sentimento de amizade entre sua empresa e o time patrocinado, para que as pessoas se lembrem da sua marca de modo bom!

Já é um jogador, de marketing.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o marketing esportivo, em vista disso se você é um fã de jogos, ligas e muito mais.

Eu te recomendo que estude, mais profundamente, sobre como funciona o mercado esportivo. Em vista disso, você poderá entrar no ramo e trabalhar com o marketing! Parece incrível, mas é realidade.

Além do mais, não pense que é impossível, pois hoje há um brasileiro que comprou um time inteiro de jogadores americanos. E ele começou tudo vendendo bala. Se ele consegue, então vai que é sua, porque você poderá se dar muito bem!

 

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