Marketing farmacêutico: como alavancar sua farmácia

Em uma escala de dificuldade, a comercialização de medicamentos com prescrição está no topo da lista. É uma indústria como nenhuma outra, categorizada por fortes restrições, um monte de dados e uma audiência que é limitada e extremamente inteligente. Para completar, também há tempo limitado para monetizar o novo medicamento antes que os genéricos inundem o mercado. Desta forma, cresce a importância do marketing farmacêutico, seja para a pequena indústria, ou para as farmácias.

Isso ocorre, pois, a comercialização de produtos e dispositivos farmacêuticos para médicos e pacientes é a personificação de muitos esforços e ações que vão muito além dos canais tradicionais de comunicação.

As soluções e ferramentas disponíveis para os profissionais de marketing certamente evoluíram em um novo modelo de marketing farmacêutico. Com capacidade de comercializar um-para-um em especialidades e categorias terapêuticas.

Ao mesmo tempo em que direciona mensagens específicas para indivíduos quando e onde eles querem, por exemplo.

Desta forma, se você quer entender melhor o funcionamento do marketing farmacêutico, então confira o nosso artigo de hoje.

Fazendo um impacto

As empresas farmacêuticas estão mudando a vida de milhões de pessoas. Embora haja muitos produtos para serem comercializados, que possam ter vantagens técnicas sobre as alternativas. Há muitas situações exclusivas que exigem uma elaborada estratégia de marketing farmacêutico.

Com mais frequência, a única diferenciação de mercado para um determinado produto é a percepção do mercado. O estágio no ciclo de vida do produto, a familiaridade, o pagamento ou o status do formulário.

Desta forma, trabalhar com marcas específicas no campo da oncologia, artrite, problemas respiratórios, demência, doença de Alzheimer e muitas outras categorias. Por exemplo, é onde o marketing farmacêutico pode fazer a diferença real.

Em contraste com a abordagem clássica de qualquer esforço de marketing, o que realmente o marketing farmacêutico tenta fazer é levar o público-alvo ao longo do processo, da conscientização para o julgamento até a adoção.

É aí que estas estratégias, se bem elaboradas, podem fazer a diferença. Para isso, é preciso alavancar novos canais, novas táticas, tempo e cadência, que levarão genuinamente a novas mensagens em novas mãos.

Dado este fato, todos os dias estamos expostos a essa oportunidade muito real que podemos chegar a um médico, paciente ou até mesmo um cuidador que não tenha conhecimento de um produto ou terapia.

Para este fim, a probabilidade de encontrar alguém, através de uma estratégia de marketing farmacêutico, cuja vida pode ser salva é muito real.

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Marketing Farmacêutico

Estratégias de marketing farmacêutico

O setor de saúde e os avanços tecnológicos estão intimamente relacionados. Avanços atuais são principalmente destinados a progredir tratamentos e terapias.

No entanto, quando se trata de empresas farmacêuticas, os desenvolvimentos tecnológicos provocam uma mudança na forma como as empresas funcionam e comercializam seus produtos específicos. Particularmente devido às restrições legais e de conformidade em muitas regiões.

Desta forma, manter-se bem informado sobre todas as novas estratégias de marketing farmacêutico pode ajudar as empresas farmacêuticas a se anteciparem a seus concorrentes e a expandir seus negócios.

Assim, em poucos anos, suas campanhas de marketing farmacêutico precisam mudar a escolha do titular, educar os que estão no limite superior da cadeia do conhecimento, construir fidelidade à marca e valor acima do preço justo, e permanecer dentro dos limites do código legal.

Não é uma tarefa nada fácil. Mas também, não é impossível. Na verdade, há alguns pequenos ajustes na sua estratégia de marketing farmacêutico, que podem destacar sua próxima campanha farmacêutica.

Assim, enquanto os produtos farmacêuticos de marketing vêm com restrições impostas, isso não significa que suas campanhas não podem ter impacto por ressonância com o seu público.

Desta forma, para ter um público alvo, e finalmente, encontrar os pacientes que serão mais beneficiados, pela sua farmácia, invista em marketing farmacêutico.

Para isso, existem sete estratégias altamente eficazes que os profissionais de marketing farmacêutico podem implementar.

  1. Marketing através de influenciadores:

Uma pessoa cuja existência é enorme em plataformas sociais e possui seguidores apropriados é conhecida como influenciadora.

A base de seguidores de tais influenciadores pode variar de centenas a milhões. Esses influenciadores têm postagens pertinentes na página, que podem ser direcionadas para impulsionar o crescimento de seus negócios.

As empresas farmacêuticas que estão procurando novas maneiras de comercializar seus produtos devem seguir esses influenciadores para aumentar sua presença na marca.

Por exemplo, se uma farmácia está visando pacientes que sofrem de diabetes, o influenciador que é muito ativo em qualquer plataforma de mídia social e sofreu da mesma doença no passado. Pode ser abordado positivamente para buscar a atenção de pessoas que sofrem de diabetes.

Similarmente, influenciadores podem ser úteis no caso de dispositivos médicos ou produtos médicos. Essa é uma das melhores estratégias de marketing farmacêutico que pode ajudar as empresas farmacêuticas a expandir sua presença de marca nos canais de mídia social

  1. Deixe uma migalha de pão, não um pão

Quando temos uma definição clara de nosso público, fica mais fácil saber onde restringir nosso foco de marketing farmacêutico.

É uma prática comum querer colocar todos os dados possíveis em materiais de marketing. Como folhetos, brochuras, anúncios impressos e digitais, por exemplo.

No entanto, sabemos que a sobrecarga de informação atua como barreira à ação. Quando nos deparamos com várias informações, achamos muito difícil mudar.

Pergunte a qualquer representante de vendas no campo, e eles vão verificar isso: Uma boa estratégia de marketing farmacêutico, deve estar direcionada para o público alvo.

Desta forma, tente condensar as informações para o que será relevante para o público-alvo identificado.

Então, podemos pegar como exemplo, um medicamento que reduz a dor do nervo e é melhor para os pacientes que tiveram problemas gastrointestinais no passado.

Desta forma, para estes pacientes, a informação que se torna útil é como a droga funciona, para ser tão gentil com o estômago, enquanto ainda está sendo eficaz no organismo.

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  1. Use um Guia de Discussão

Os guias de discussão, também conhecidos como leave-behinds, têm sido usados ​​há muito tempo pelos departamentos de vendas e marketing farmacêutico para servir como um lembrete das conversas de vendas.

Na mudança de etapa, encontramos taxas de conversão duplas e triplas em empresas de todas as categorias.

Para organizar estes dados, produza em um formato A3, uma estrutura para a organização das informações, que funcionará como um guia de discussão, dentro da elaboração da estratégia de marketing farmacêutico.

Aqui estão os passos sobre como tornar um guia de discussão A3 uma peça efetiva de comunicação:

  • Assegure-se de que seu guia A3 esteja impresso em um bom papel grosso. Faça com que pareça uma peça premium de comunicação.
  • As dimensões A3 são deliberadamente desajeitadas, tornando-se fisicamente em uma mesa, e não podem ser facilmente dobradas.
  • Use a estrutura e a estratégia de mensagens descritas acima.
  • Design com ícones para auxiliar no processamento de informações. Treine a equipe de vendas para apontar para os ícones toda vez que eles mencionarem esse ponto de dados ou ponto de fato. Isso impulsiona a frequência efetiva e a memorização.
  • Visualmente, deixe espaço para que a peça permita uma discussão.
  • Um exemplo seria colocar caixas de seleção vazias ao lado de uma lista de problemas que o medicamento foi projetado para resolver.
  • Peça aos representantes de vendas para discutir com o médico os seguintes tópicos: Quais problemas eles veem em seus pacientes? Quais são mais comuns ou precisam de ação imediata? Que outros eles encontram?
  • Durante a discussão, faça com que o representante escreva fisicamente os pontos na peça. Isso cria maior aceitação e memorização quando o médico mais tarde vê a peça muito depois da visita do representante.
  1. Conheça o seu público alvo

Para que uma farmácia consiga atingir as suas metas de vendas, ela deve conhecer intimamente o nicho para o qual seu produto foi projetado. É nesse ponto que as empresas farmacêuticas têm uma vantagem no marketing farmacêutico.

Desta forma, o estreitamento de um mercado-alvo específico dentro de sua indicação pode fornecer orientação sobre onde concentrar mais efetivamente seu esforço de marketing farmacêutico.

Tomemos, por exemplo, um remédio que foi recentemente criado para reduzir a dor do nervo em pacientes, com um pouco mais de eficácia do que os remédios antigos. Ótimo! Mas mudar de remédio vem com riscos associados.

Então, na maioria das vezes, os médicos continuam prescrevendo com o que estão familiarizados. Assim sendo, vamos olhar mais de perto o produto para encontrar algo diferente dos outros.

Neste exemplo, seu produto pode reduzir a dor do nervo em 3%, devido a um mecanismo de entrega diferente, que também causa menos traumas no sistema gastrointestinal.

Assim sendo, os médicos estariam mais dispostos a trocar o medicamento para pacientes que já se queixaram de angústia gastrointestinal, potencialmente porque têm comorbidades, exigindo que eles tomem grandes quantidades de medicamentos prescritos.

Assim, em vez de gastar tempo e recursos limitados tentando perseguir todo o mercado, que têm uma baixa probabilidade de conversão. Uma estratégia de marketing farmacêutico deve concentrar esforços naqueles pacientes cujos médicos têm mais incentivo para movê-los.

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  1. Aplicativos de mensagens no marketing farmacêutico:

Atualmente, os aplicativos de mensagens são uma das estratégias de marketing farmacêutico mais adequadas para influenciar os clientes-alvo com conteúdo confiável e valioso.

Para empresas farmacêuticas, oferece uma chance de ter uma conversa direta com seus médicos, pacientes e clientes.

Mas há algumas preocupações de segurança que são consideradas imorais, por exemplo, como: O aplicativo está criptografado? Todas as necessidades de conformidade regulamentar da sua empresa farmacêutica são cumpridas por ela?

Se tudo estiver correto, vale ressaltar que o recrutamento de ensaios clínicos é uma das áreas de aplicação mais interessantes desses aplicativos de mensagens dentro do marketing farmacêutico.

  1. Lidere o problema

Uma vez que decidimos sobre o público e as informações pertinentes em uma estratégia de marketing farmacêutico. Podemos usar a estrutura de nossas mensagens para obter um maior engajamento e interação.

Se você observar o atual mercado farmacêutico, a maior parte das mensagens resultará em uma solução, sem uma configuração real de um problema.

Por exemplo, um recém-lançado medicamento no mercado. Normalmente levaria com mensagens como “O primeiro medicamento para o tratamento da DPOC” com vários pontos de dados embaixo.

Desta forma, o público foi presenteado com um tratamento para um problema. Entretanto, sem uma configuração real de por que a solução é necessária, o problema não será resolvido.

Como tal, o público tem que trabalhar mais para conectar como encaixar a solução em seu mundo.  Assim sendo, uma maneira melhor de estruturar as mensagens neste exemplo poderia ser liderar com o problema que o produto resolve de maneira relevante para o médico que está lendo o material.

Tome, por exemplo, esta mensagem: Seus pacientes estão reclamando de falta de ar durante a noite? As monoterapias não estão mais funcionando para seus pacientes com DPOC?

Assim sendo, instantaneamente, criamos um gancho que fala diretamente com o público. Implantando nossa solução em um problema que eles enfrentam em seus pacientes.

Agora que estabelecemos o problema, podemos entrar na solução com algo como: “Experimente o nosso medicamento, o primeiro duplo listado pela para o tratamento de DPOC”.

Criamos engajamento, interesse e facilitamos a vida de nossos representantes de vendas. Que poderão falar com um público que deseja saber mais.

Desta forma, estruturar as mensagens dessa maneira também é uma maneira altamente eficaz de promover o envolvimento em um meio digital. Onde a atenção é limitada e o tamanho do anúncio é pequeno.

Liderar com o problema cria questões e, em seguida, um forte apelo à ação. Esta é certamente, uma das melhores estratégias de marketing farmacêutico.

Confira essse modelo de marketing cultural 

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  1. Chatbots para o marketing farmacêutico:

Chatbots estão sendo usados ​​por muitas empresas farmacêuticas para responder e envolver com os clientes.

Além disso, essa é também uma das estratégias de marketing farmacêutico mais interessantes. Pois, são scripts automatizados e programados que são usados ​​para se comunicar diretamente com o cliente e imitam a resposta e o comportamento de um ser humano.

Desta forma, esses robôs podem ajudar a gerenciar solicitações como perguntas frequentes, questionários e pesquisas.

Há muitas maneiras pelas quais as empresas farmacêuticas podem usar esses chatbots para automatizar muitos processos demorados. E oferecer serviços mais personalizados dentro do marketing farmacêutico.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing farmacêutico, então continue em nosso site e confira muito mais.

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