Marketing gastronômico: o guia completo

O seu restaurante tem uma estratégia de marketing gastronômico? Seu restaurante tem um plano de marketing gastronômico? Você sabe a diferença?

No mundo dos negócios, muitas vezes não fazemos uma distinção clara entre estratégia e planejamento. Eles não são a mesma coisa e confundir as duas criam barreiras para o sucesso.

Muitas vezes, isso acontece porque, embora saibamos o que é um plano, não podemos articular uma estratégia de marketing gastronômico.

Precisamos, no entanto, de uma estratégia sólida para que nossos planos possam fazer sentido e alcançar objetivos importantes.

Uma estratégia pode ser dividida em duas partes. Primeiro, uma estratégia é onde você joga, o que geralmente significa uma combinação da indústria, dos clientes visados ​​e do produto ou serviço.

É qualquer mercado distinto. O segundo componente é como você ganha. Qual a vantagem do seu restaurante você vai explorar para ganhar negócios e vencer a concorrência?

Uma estratégia tem que ter uma vantagem real, não ser sua preferência pessoal para o seu restaurante.

A vantagem não deve ser temporária, mas uma vantagem permanente sobre a competição. Muitas vezes, uma vez que você identifica a vantagem (ou desenvolve uma), você deve trabalhar para expandir e explorar essa vantagem específica.

Tomemos por exemplo, um restaurante de serviço rápido que é 35% mais rápido em serviço do que os concorrentes.

Sua estratégia de marketing gastronômico pode ter como alvo o público do almoço (onde você joga) e explorar o serviço mais rápido na cidade (a vantagem do como você ganha).

Observe que a estratégia de marketing é sem planos sobre como comunicar o serviço mais rápido na cidade aos clientes. Esse é o próximo passo.

Portanto, para entender melhor a importância de uma estratégia e um plano de marketing gastronômico, confira o nosso artigo de hoje.

Marketing gastronômico

Marketing gastronômicoPrimeira estratégia e planejamento – marketing gastronômico

Descobrir sua estratégia de marketing gastronômico não envolve planejamento. Planejar tudo vem depois de determinar sua estratégia.

Trata-se de explorar a sua vantagem individual em qualquer mercado que você está alvejando. Embora a estratégia seja conceitual, o planejamento envolve etapas específicas e o uso de recursos.

Como isso se forma na indústria gastronômica? A estratégia de marketing gastronômico é uma consequência dos fundamentos do negócio.

O conceito, a marca e os clientes-alvo. Não é uma estratégia, porém, sem alguma característica perceptível que faz você melhor do que um restaurante próximo semelhante ao competir pelos mesmos clientes.

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Encontrando uma estratégia de marketing gastronômico

Ter uma estratégia maior é fundamental, mas essa estratégia geralmente se divide em estratégias relacionadas menores.

A estratégia pode ser estendida em diferentes canais de marketing. A mídia social pode ser uma forma de reforçar a marca e facilitar o boca-a-boca entre amigos.

Indo um passo mais profundo, podemos usar o Facebook para manter contato com clientes regulares em um determinado grupo demográfico.

Uma vantagem poderia estar aproveitando o potencial do conteúdo produzido pelo cliente, porque é mais abundante e um restaurante o utiliza melhor do que nossos concorrentes mais próximos.

Seja qual for a sua estratégia de marketing gastronômico para um tipo específico de marketing, todas as estratégias precisam se reunir em algumas estratégias unificadas.

Portanto, se seus principais clientes-alvo para sua estratégia de marketing gastronômico abrangente forem cidadãos seniores, você não terá muita utilidade para a estratégia ou os planos do Facebook.

Tudo isso precisa ser exposto antes que se entre em planos. Os planos podem mudar rapidamente, pois são baseados em recursos sendo usados ​​para um objetivo sucinto com objetivos específicos. Estratégias não são diretamente determinadas pelo comportamento do cliente.

Por outro lado, parte do plano é cognoscível, mas o comportamento do cliente está além do controle de um restaurante e, muitas vezes, os planos não atingem seus objetivos.

Portanto, o sucesso só pode ser verdadeiramente determinado testando um plano de marketing gastronômico. Uma estratégia, por outro lado, pode permanecer constante mesmo quando os planos falham em produzir os resultados desejados.

Se uma estratégia não funciona depois de experimentar várias abordagens e planos, você pode questionar se o seu “onde fazer ” e “como fazer” se conectam com a marca, o conceito ou os clientes do seu restaurante.

Para construir uma estratégia de marketing gastronômico completa e abrangente, aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:

  1. Onde Fazer

  • Quem são meus clientes-alvo? Onde é que eles vivem?
  • Qual é o mercado do meu restaurante? Para descobrir isso, pergunte: Quem está competindo com meu restaurante por clientes?
  • O que estou oferecendo? Qual comportamento do cliente eu estou esperando?
  1. Como fazer

  • Qual a vantagem do meu restaurante? É tangível, permanente e explorável?
  • Minha vantagem se conecta com meus clientes-alvo e ofertas de serviços / produtos?
  • Eu tenho uma técnica especial para alcançar clientes que meus concorrentes não podem copiar?

Evidentemente, estratégias de marketing gastronômico maiores precisam ser modificadas para tipos específicos de tipos de marketing.

No mundo digital, isso pode ser mídia social, publicidade on-line, design de site e e-mail marketing.

No marketing tradicional, isso pode ser publicidade impressa, relações públicas, mala direta, marketing de menu e sinalização.

Para dar um exemplo abreviado de como isso funciona, o mais novo web design de um de nossos clientes, um bar de vinhos, tem uma apresentação de fotos fantásticas na página inicial.

Junto a isto, é necessário ter um texto “Romântico, elegante, delicioso”, três adjetivos sugerem as três estratégias principais com seu próprio conjunto de clientes.

A estratégia baseada no romance tem como alvo casais, muitas vezes saindo em encontros. O aspecto elegante se concentra nas mulheres urbanas, que frequentemente vêm ao bar de vinhos em grupos.

A parte deliciosa chama a atenção para a sua cozinha, em particular a sua oferta de chocolates decadentes.

Isso traz amantes de chocolate, por exemplo. Cada uma dessas vantagens é parte integrante do negócio e não desaparecerá da noite para o dia.

Portanto, cada estratégia de marketing gastronômico tem planos de marketing embaixo deles, com promoções, conteúdo de marketing, campanhas e orçamentos específicos.

O grande diferencial das pessoas que superam grandes dificuldades

Marketing gastronômico

Desenvolvendo Planos de marketing gastronômico

Depois de estabelecer uma estratégia de marketing gastronômico abrangente (não tente equilibrar muitas estratégias), você as desenvolverá com estratégias e planos específicos mais limitados.

Como mencionado acima, o sucesso do plano é determinado pelo comportamento e resposta do cliente e está parcialmente além do controle de um restaurante.

Portanto, avaliar a importância da estratégia de marketing gastronômico para a receita e o lucro nos dá uma boa base para decidir sobre orçamentos para o marketing de um restaurante.

A estratégia pode sugerir os canais de marketing apropriados. Diferentes plataformas de mídia social, por exemplo, atraem diferentes faixas etárias.

Diferentes áreas geográficas respondem de maneira diferente às malas diretas. Seus planos devem ser sempre um reflexo realista de suas estratégias e, portanto, você deve desconsiderar os formatos de marketing que não ajudam suas estratégias.

Os planos, claro, também dependem muito das opções disponíveis para você. A presença de uma estratégia clara e realista e de planos bem executados e relacionados é fundamental para o sucesso do marketing gastronômico.

Depois de formular sua estratégia e seus planos e escrevê-los, você pode começar a executá-los. A partir do desenvolvimento de uma estratégia e planos relacionados, suas decisões de marketing não apenas serão melhores, como também serão mais fáceis de tomar.

Ideias para montar a estratégia e o plano de marketing gastronômico

  1. Construindo comunidades por meio de conteúdo gerado por usuários, inspirador e inspirador (UGC)

Os posts de mídia social mostram que as pessoas gostam de compartilhar suas obras culinárias, sejam caseiras, consumidas ou encomendadas, e recebem dicas e comentários de outras pessoas com gostos semelhantes.

É por isso que as marcas de alimentos ganham quando usam o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) que envolve e celebra seus clientes enquanto impulsiona as metas da marca.

Desta forma, para incentivar um fluxo constante de UGC, convide os clientes a compartilhar suas experiências com sua marca em suas redes sociais através de sua estratégia de marketing gastronômico.

Desenvolva e promova uma hashtag especial e recompense os clientes por contribuir; desenhos aleatórios e descontos, ou simplesmente apenas apresentando suas postagens em seus canais sociais e hub de conteúdo, podem ajudar muito a incentivar a participação.

Confira uma plano de marketing completo

Marketing gastronômico

  1. Compartilhando uma mensagem consistente nos canais sociais

Quando se trata de marketing de mídia social entre os gigantes do fast food, nenhum outro tipo de marketing gastronômico tem mais apelo com a Geração Z e a geração do milênio mais jovem.

Com milhões de seguidores no Instagram, Twitter e YouTube, o investimento das empresas de fast food na criação de conteúdo exclusivo está claramente valendo a pena ser analisado para a formulação de sua estratégia de marketing gastronômico.

Se os canais de mídia social são lanches, o conteúdo é o prato principal. Estas empresas apresentam posts de blog sobre criadores de conteúdo interessantes e entusiastas, funcionários e até mesmo fãs que levam o amor da marca ao extremo.

Desta forma, poucas marcas obtêm um tremendo sucesso em todas as plataformas sociais de uma vez. Então comece com uma ou duas que seu público passa a maior parte do tempo.

Seja qual você escolher, tente ficar por dentro das últimas tendências de mídia social, seja usando influenciadores ou criando histórias do Instagram.

  1. Aproveitando o conteúdo de receita entre canais

Isso pode parecer óbvio para as marcas de alimentos. Mas nem todas as empresas estão usando o conteúdo da receita em sua máxima vantagem.

Desta forma, as gigantes de supermercados de propriedade da Amazon apresenta mais receitas do que promoções em sua página inicial do site.

Para isso, elas têm um boletim de receita dedicado e muitas vezes promove receitas no Twitter e no Instagram em suas estratégias de marketing gastronômico.

E saber que a inspiração é tão frequentemente encontrada em dispositivos móveis. Criar conteúdo nesse sentido é o que ajuda a destacar uma marca de alimentos.

Portanto, embora você possa esperar que as grandes empresas sirvam receitas. Até mesmo linhas de produtos e marcas de nicho tiveram sucesso com receitas.

Desta forma, uma estratégia de marketing gastronômico, quase que sozinho, faz uma padaria com iogurte grego. Promovendo receitas de iogurte em todos os seus canais de distribuição, por exemplo.

Pense em algumas maneiras exclusivas pelas quais seus produtos podem ser usados. Até mesmo entre em contato com seus clientes para perguntar, e veja se você tem ideias suficientes para justificar o conteúdo regular da receita.

  1. Apresentando seus valores

Existem muitos exemplos de profissionais de marketing gastronômico que usam conteúdo para dar vida à marca da sua marca.

Desta forma, a empresa se torna conhecida por sua deliciosa variedade de sabores quanto por sua postura em pressionar questões políticas e de justiça social.

Para isso, seu conteúdo apresenta posts sobre receitas e novos sabores, bem como histórias que se alinham com seus valores. Como “Nós estamos com os líderes estudantis de março por nossas vidas” e “QUIZ: quanto você sabe sobre mudança climática? ”

O que você não vai encontrar é uma venda difícil. E não é necessário. O consumo equivalente com o estilo de vida atrai legiões de fãs.

Para isso, se você sabe quais são os valores da sua marca. Não tenha medo de compartilhá-los através de sua estratégia de marketing gastronômico. Você não precisa necessariamente ser político ou controverso, apenas seja autêntico.

Marketing gastronômico

  1. Experimentando com novas tecnologias

Entrar na próxima grande tendência tecnológica pode valer a pena. Como aconteceu com algumas marcas de alimentos que criaram novas formas de marketing gastronômico.

Para isso, ouça atentamente as necessidades dos seus clientes e confira algumas das principais experiências. Em seguida, crie um conteúdo de áudio para melhorar a forma como seus usuários experimentam e interagem com seu produto.

As estratégias de marketing gastronômico de conteúdo para marcas de alimentos funcionam melhor quando as marcas destacam seus valores e conhecem os gostos do público.

Mas, mais importante, as marcas precisam trabalhar com mais afinco para que seus clientes não fiquem com fome por mais. Caso contrário, eles terão seu apetite por conteúdo saciado em outro lugar.

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  1. Contando as histórias por trás da comida – marketing gastronômico

À medida que as pessoas se tornam consumidores mais conscientes, elas querem conhecer as histórias por trás do que comem. Em outras palavras, como é produzido o alimento? De onde vêm os ingredientes? Quem são as pessoas envolvidas?

Desta forma, se a sua marca está focada em alimentos totalmente naturais ou se você é um restaurante que usa ingredientes de origem local. Será benéfico compartilhar essas informações ou outras iniciativas de sustentabilidade com seus clientes.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing gastronômico. Então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

 

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