Marketing institucional: como fazer um bom plano

Uma das melhores coisas do marketing institucional, é saber que temos a possibilidade de tornar a empresa cada vez mais conhecida, de modo a poder aumentar em grande massa a venda de produtos e serviços.

Dessa forma, é natural que você esteja interessado em como elaborar um bom plano, não concorda? Neste artigo, vamos lhe fornecer um bom passo a passo para isso.

Sendo assim, fique à vontade para ver e aproveitar as dicas oferecidas a seguir.

O que é marketing Institucional

Marketing Institucional trata-se de uma estratégia que é responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma instituição para com seu público.

Seu objetivo é construir e fortalecer a imagem de uma empresa no mercado, no que diz respeito não apenas as diretrizes de qualidade e oferta dos produtos/serviços, mas também de seus valores sociais e culturais.

As ações do marketing institucional são para comunicar o público, de uma forma bem atrativa e em caráter de relacionamento, o conjunto de missões, visões e valores presentes na empresa.

  1. Faça uma análise da situação

Muitas empresas começam fazendo uma análise SWOT – ou seja, avaliam seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e as ameaças que podem enfrentar.

É sobre descobrir quem são seus concorrentes, entender como eles funcionam e conhecer seus pontos fortes e suas fraquezas.

  • Pontos fortes:

Estas são as vantagens competitivas, habilidades, conhecimentos, ou outros fatores que tornam o seu negócio melhor posicionado no mercado e não podem ser copiados facilmente.

Uma equipe de vendas bem treinada, baixa rotatividade de pessoal, uma base de clientes fiéis e baixos custos de produção devido à tecnologia superior usada são exemplos.

  • Fraquezas:

Estes são os fatores que reduzem a capacidade do seu negócio de atingir seus objetivos de forma independente, como a entrega de ações não confiáveis de instalações de produção obsoletas, marketing insuficientes e falta de planejamento.

  • Oportunidades:

Estes são os elementos que podem contribuir para o crescimento e rentabilidade do seu negócio.

Isso pode incluir encontrar novos mercados, gerenciar mudanças tecnológicas ou adaptar-se a novas tendências de consumo.

Você precisa determinar como usar as principais competências da sua empresa para aproveitar ao máximo essas oportunidades.

  • Ameaças:

Essas são barreiras que impedem a entrada em seus principais mercados, como escassez de mão-de-obra, restrições legislativas ou um contexto econômico ou político adverso.

Ter conhecimento desses 4 pontos é essencial para um plano de marketing institucional bem pensado.

  1. Descreva o mercado alvo
  • Retrato demográfico

É sobre mostrar que você sabe quase tudo sobre seus clientes, incluindo suas expectativas e caprichos. Sua descrição deve incluir dados demográficos básicos que criem uma imagem clara de seus clientes.

Examine características como idade, sexo, ocupação ou carreira, nível de renda, nível educacional e área geográfica.

  • Pedido estimado

Você também precisará fornecer os resultados de sua pesquisa sobre a demanda estimada pelo seu produto ou serviço, bem como o ritmo em que espera que essa demanda cresça.

Esta informação ajudará a criar confiança nas instituições financeiras sobre o seu potencial de crescimento.

  • Motivações de compra

Também é importante entender exatamente o que motiva os clientes a comprar. Os seus clientes procuram pechinchas ou uma forma de simplificar as suas vidas, por exemplo, ou apenas compram por prazer?

Pergunte-se por que eles comprariam seu produto ou serviço. Na mesma linha, você também vai querer saber o que impede seus clientes de usar os serviços de seus concorrentes ou comprar seus produtos.

Eles são muito caros? Eles estão perdendo um recurso exclusivo? Essa informação será útil ao projetar um produto ou serviços que ofusquem a concorrência. Assim, o marketing institucional poderá ser aplicado com êxito.

  1. Estabeleça metas de marketing institucional claras

Nesse estágio, você descreve o impacto desejado do seu plano de marketing, definindo metas, objetivos e prazos viáveis ​​e realistas.

A abordagem mais comum é usar medidas de atividade. Por exemplo, seus objetivos de marketing podem considerar:

  • Sua participação no mercado e segmentos totais;
  • Seu número total de clientes e taxa de retenção
  • Do seu mercado potencial que faz compras (taxa de penetração);
  • O volume médio de suas vendas.
  1. Estabeleça sua estratégia de marketing

Depois de determinar seus objetivos e metas, você precisa encontrar maneiras de comercializar sua empresa para clientes em potencial.

As estratégias geralmente levam em conta os 4 pontos principais do marketing:

  • Produto
  • Preço
  • Lugar
  • Promoção

A escolha de suas ferramentas de marketing será guiada pelo perfil de seu mercado-alvo.

Então, você precisa entender como diferentes ferramentas de marketing podem atingir diferentes públicos. Não assuma sempre que você terá que gastar muito dinheiro em anúncios caros.

Se você está alvejando um nicho específico, por exemplo, pode aproveitar estratégias de marketing baratas, como o envio de e-mails.

As opções mais caras são geralmente campanhas de publicidade, promoção de vendas e relações públicas. Os insights e a rede de clientes são formas baratas de alcançar seus clientes.

O marketing digital é uma estratégia muito interessante porque é barato e pode atingir os mercados-alvo.

No marketing institucional, as estratégias são o que chamarão a atenção de seu público alvo.

  1. Prepare suas demonstrações financeiras

Um plano de marketing sem demonstrações financeiras é mais impreciso. As demonstrações financeiras também podem ser incluídas em um plano de negócios geral.

Um dos documentos que você precisará produzir incluirá um orçamento e previsão de vendas. Preparar este documento não precisa ser um exercício complexo.

De fato, é prudente procurar simplicidade. Para ajudar você a começar, responda às seguintes perguntas:

  • Que volume de negócios você espera alcançar?
  • Qual o preço que você vai colocar?
  • Qual será o custo de produzir seus produtos ou o custo de fornecer seus serviços?
  • Quais serão as suas despesas operacionais básicas? Não esqueça de incluir o custo de recrutamento e salários.
  • Quanto financiamento você precisará para administrar seu negócio?

Ao responder a essas perguntas, você poderá prever ganhos e despesas.

Conclusão

Certamente, fazer um plano de marketing institucional pode tomar um certo tempo para você, mas em compensação, traz resultados reais e duradouros, e você gostará de ver isso. Siga agora mesmo essas dicas e tenha certeza de que irá conseguir os melhores benefícios.

 

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