Marketing para engenheiros: o guia completo

Muitos escritórios de engenharia acham difícil comercializar seus serviços. Desta forma, estes escritórios precisam investir em estratégias de marketing para engenheiros.

Entretanto, muitos engenheiros evitam ativamente o marketing para engenheiros e as vendas. Isso ocorre, pois, muitos profissionais acreditam que apenas agir como donos da empresa é o caminho para o sucesso.

Portanto, dedicar a sua atenção apenas em aspectos técnicos de projeto ou produção, irá ofuscar a importância das vendas do seu serviço.

Assim sendo, aparece o marketing para engenheiros, que irá comunicar sistematicamente seu valor para as pessoas que podem comprá-lo.

Entretanto, vale destacar que a comunicação de marketing para engenheiros não precisa ser perfeita, apenas útil.

Desta forma, a coisa mais importante que você pode fazer é se comunicar muito mais com seus clientes e prospects. Comunique claramente seu valor e comunique-se com seus clientes em potencial com mais frequência.

Se você fizer isso, mais pessoas aproveitarão seus serviços. Portanto, se você quer saber como melhorar as suas estratégias de marketing para engenheiros, confira o nosso artigo de hoje.

 

Marketing para engenheiros

A diferença que há entre marketing e engenharia, está associada ao fato de que a engenharia usa as ciências físicas para atingir seus objetivos. Enquanto o marketing implementa as ciências sociais.

As ciências físicas e sociais são muito diferentes porque a primeira é objetiva, enquanto as ciências sociais são subjetivas.

Essa diferença de metodologia não é um julgamento de valor, mas um fato. Engenheiros podem encontrar soluções inserindo a entrada em um modelo, no marketing a realidade não pode ser tão facilmente prevista.

O que marketing e engenharia têm em comum é que ambos buscam criar valor social. Desta forma, para conseguir gerar valor com sal estratégia de marketing para engenheiros, confira a seguir algumas dicas:

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  1. Olhe para o quadro maior – Marketing para engenheiros

As disciplinas de engenharia que se concentram no design e desenvolvimento de novos produtos ou na aplicação desses produtos exigem foco, cumprimento de prazos e gerenciamento de dependências.

Completar o trabalho diário nessas áreas geralmente deixa pouco tempo para explorar outros aspectos do negócio, como a base de clientes, a dinâmica do mercado, o mix de produtos, o histórico e a estratégia da empresa e as finanças.

Obter familiaridade com cada uma dessas áreas não apenas o tornará mais eficaz em sua função atual, mas também fornecerá insights que poderão ajudá-lo a se preparar para a próxima etapa da sua carreira.

Portanto, rever as finanças da sua empresa ou unidade de negócios permitirá que você veja a foto maior.

Quando analisada em combinação com a estratégia de marketing para engenheiros, você também poderá determinar como a empresa está cumprindo suas iniciativas estratégicas. Cada uma dessas áreas empresta insights úteis para orientar a tomada de decisões em sua nova posição.

Outro fator importante é realizar pesquisa de mercado. Assim sendo, é preciso conhecer os principais mercados nos quais sua unidade de negócios ou linha de produtos participa e os direcionadores que influenciam esses mercados.

Isso ampliará sua compreensão das motivações do cliente para compras e apoiará o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de mensagens-chave em programas de marketing de produtos.

Além disso, entender o detalhamento da base de clientes e os comportamentos de compra fornece um instantâneo que suporta segmentação adicional e eventual segmentação por programas de marketing para engenheiros.

O pareamento dessas informações com dados históricos permite que você veja como o mix de clientes pode ter mudado ao longo do tempo com a introdução de novos produtos ou serviços ou talvez coincidindo com a entrada em novos mercados.

Por fim, aprenda com falhas do passado. Familiarizar-se com a história da sua empresa e sua estratégia ajudará você a conectar os pontos entre sua nova função e o valor que você entrega para a empresa.

Desta forma, o conhecimento resultante também pode desempenhar um papel nas prioridades que você atribui às tarefas de sua estratégia de marketing para engenheiros.

Marketing para engenheiros

  1. Utilize ferramentas relevantes – Marketing para engenheiros

Com os resultados de sua pesquisa, a etapa final envolve identificar a jornada do comprador e mobilizar seu plano de marketing para apoiá-lo.

Identificar os pontos no caminho que seus clientes seguem levando a uma compra garante que você entenda as informações que os clientes buscam ao tomar uma decisão de compra, bem como quando essas informações devem ser fornecidas.

Para isso, você deve analisar as decisões baseadas em dados em sua estratégia de marketing para engenheiros.

O pareamento desses dados com as principais análises da Web permitirá identificar onde as oportunidades podem estar estagnadas e onde o conteúdo relevante.

Assim sendo, sua campanha de marketing para engenheiros na profundidade apropriada e pelos canais de mídia certos. Pode aumentar o engajamento e levar a uma conversão mais alta.

O contato com a organização de vendas em sua empresa ou unidade de negócios representa uma peça fundamental. Pois a equipe de vendas entra em contato com o mercado diariamente e pode fornecer insights excepcionais.

Portanto, os planos de marketing para engenheiros mais eficazes alimentam os leads ao longo do ciclo de vendas. Levando a taxas de fechamento mais altas e até mesmo a receitas residuais por meio de uma eventual expansão ou encaminhamento de contas.

Desta forma, analisar a experiência do cliente no que se refere à interação com o site também é importante. Pois a análise pode apoiar ou dissipar noções anteriores sobre o consumo de conteúdo e a profundidade do conteúdo necessário para estimular o envolvimento do cliente com a organização de vendas.

Neste ponto, se você ainda não tiver familiarizado com a ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que sua empresa ou unidade de negócios usa, isso informará as próximas etapas.

Muitas ferramentas de CRM permitem que a empresa gerencie o funil de vendas analisando o movimento de oportunidades por meio do funil, de acordo com a metodologia de vendas.

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Por fim, você deve entender a jornada do comprador em sua estratégia de marketing para engenheiros.

Os maiores sucessos na aplicação de elementos de marketing digital são alcançados quando a empresa oferece o conteúdo certo, através do meio certo, com o nível correto de frequência.

O software de automação de marketing para engenheiros pode oferecer uma tremenda assistência até mesmo para equipes enxutas de marketing.

Isso ocorre, pois, os conjuntos de ferramentas neste espaço foram projetados não apenas para automatizar a entrega de conteúdo, mas também para apoiar o engajamento do público. Portanto, o refinamento de mensagens.

As ferramentas de software mais robustas nessa área também suportam segmentação, pontuação de leads e opções de entrega específicas para aprimorar as mensagens exclusivas dos requisitos informativos de cada cliente.

A avaliação de ferramentas de software pelo valor que elas oferecem em apoio ao seu plano de marketing e por sua adequação geral ao negócio oferece suporte à seleção informada e a níveis mais altos de adoção dentro da organização.

Embora a princípio a tarefa de marketing para engenheiros possa parecer assustadora, com a abordagem correta, conselhos e ferramentas. Até mesmo as equipes menores podem competir de forma eficaz com as suas contrapartes maiores.

Marketing para engenheiros

  1. Ouça a Pesquisa

Embora algumas abordagens modernas sejam mais adequadas aos casos de uso business-to-consumer (B2C), existem elementos que podem ser efetivamente aplicados a iniciativas de marketing business-to-business (B2B).

Um excelente exemplo disso é a introdução de mídias sociais e elementos de propaganda digital no plano de marketing para engenheiros.

Para isso, você pode desenvolver Personas Compradoras em sua estratégia de marketing para engenheiros.

Esse plano deve procurar revelar as fontes de informação e os métodos de entrega (mídia digital versus mídia impressa) em que os clientes confiam regularmente.

Além disso, deve identificar também, os modos de comunicação que consideram mais valiosos e confiáveis ​​para tomar decisões relacionadas aos negócios.

O plano então revelará as preferências do cliente em relação aos canais de mídia, consumo de informações e padrões comportamentais que levam a uma compra.

Outro fator importante, é coletar dados valiosos. Para isso, a divulgação pode ser tão simples quanto convidar clientes existentes a preencher uma pesquisa on-line e incentivar respostas. Por fim, utilize a mídia social B2B em sua estratégia de marketing para engenheiros.

Assim sendo, para fins de B2B e, em particular, para planos de marketing B2B destinados a promover produtos técnicos altamente projetados, a seleção de plataformas de mídia social e o uso de publicidade devem ser orientados pela pesquisa.

  1. Obtenha exemplos de clientes – Marketing para engenheiros

Exemplos de clientes são poderosos em uma estratégia de marketing para engenheiros. Portanto, tenha exemplos específicos de como seus esforços ajudaram os clientes a fazer ou economizar dinheiro. Alguns exemplos, são:

  • Poupou tempo aos clientes
  • Tornou os clientes mais produtivos
  • Criou um local de trabalho mais feliz e comprometido

Você pode obter vários exemplos em uma conversa de 10 minutos. Converse com seus bons clientes e pergunte:

  • Como eles estão
  • O que melhorou desde que eles estão trabalhando com você
  • Como eles se sentem trabalhando com você

Em seguida, acompanhe para obter detalhes. Depois de ter alguns bons exemplos e uma bênção de seus clientes para você contar suas histórias. Você está pronto para compartilhá-los com outros clientes.

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  1. Construa sua rede e ramifique-se

Engenheiros progridem através de postos que são em grande parte projetados para recompensar a contribuição individual.

Esta prática começa na escola de engenharia, onde a pesquisa e a formação de teorias e hipóteses devem ser estabelecidas e gerenciadas pelo indivíduo.

A transição para funções centradas no marketing para engenheiros, no entanto, requer um pouco de mudança de mentalidade.

Assim sendo, as funções de marketing para engenheiros, sejam elas focadas no marketing de produtos, no desenvolvimento de mercado ou na estratégia de mercado, geralmente exigem uma entrada interfuncional. Aqui você tem um valor excepcional para oferecer.

Portanto, estenda a mão para entrada de novos clientes em sua estratégia de marketing para engenheiros.

Aplicar sua experiência e as conexões que você estabeleceu em toda a sua carreira podem acelerar o progresso dos projetos.

Ao alavancar suas raízes, seja dentro de sua empresa ou com colegas de engenharia de funções anteriores. Você se torna uma valiosa fonte de informações. Capaz de observar problemas de um ângulo diferente. E talvez fornecer a peça que pode estar faltando em um projeto ou plano de marketing.

  1. Envie boletins periódicos

Em uma estratégia de marketing para engenheiros, um bom ponto de partida para publicar um boletim informativo é uma vez a cada duas semanas.

Entretanto, se você disser que enviará o boletim informativo em um cronograma, e só o enviará esporadicamente, seria melhor não começar.

Em seus boletins informativos, você deve ser breve. Desta forma, deve ser legível em menos de 5 minutos. Além disso, ele deve ajudar as pessoas, mas não vender diretamente para elas.

  1. Defina seus objetivos

Embora isso possa parecer óbvio, muitos profissionais pulam essa etapa e seguem diretamente para o gerenciamento da carga de trabalho.

Portanto, indo direto para a tarefa pode parecer ser imediatamente produtivo, mas é uma decisão que muitas vezes leva a falha profissional.

Transições de carreira marcam a oportunidade perfeita para fazer um balanço das contribuições que podem ser feitas. E as abordagens que podem ser tomadas para entregar ganhos a curto e longo prazo.

Marketing para engenheirosPara formular os seus objetivos em sua estratégia de marketing para engenheiros, você deve responder as seguintes perguntas:

  • Como essa posição cria valor para o negócio?
  • Qual é o propósito dessa posição no contexto geral do negócio?
  • A empresa está focada em criar consciência de marca ou está gerando leads para produtos específicos, o objetivo principal?
  • Se existem prioridades concorrentes, o que a cultura da organização indica sobre o gerenciamento de objetivos nesse contexto?
  • Como é uma função de marketing bem-sucedida? Como isso será medido?

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Buscar essas respostas provavelmente exigirá que você envolva seu gerente e isso demonstrará iniciativa. Criando uma impressão positiva e colocando o primeiro tijolo na base de seu novo papel.

Por fim, vale destacar que será necessário demonstrar responsabilidade em sua estratégia de marketing para engenheiros.

Desta forma, assegurar reuniões com seus colegas em seu novo departamento e acompanhar os próximos passos resultantes dessas conservações ilustra a confiabilidade. Uma qualidade que será apreciada à medida que você continua a transição para sua nova posição.

Quando estiver satisfeito em entender completamente os objetivos, é hora de desenvolver um plano de ação.

Desenvolver planos de trabalho e gerenciar projetos certamente não representam novas habilidades para engenheiros.

Mas no contexto de planos de marketing para engenheiros, o cumprimento dessas tarefas pode exigir que você olhe para os negócios de uma perspectiva diferente.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as estratégias de marketing para engenheiros, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

 

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