Marketing para Hotel: o guia completo

Atualmente, atrair viajantes modernos que tenham acesso a informações na ponta dos dedos é uma tarefa bastante desafiadora no marketing para hotel. Para isso, há mais de uma estratégia de vendas de ponta e uma campanha de marketing do que se vê.

Assim sendo, todos os esforços para gerar mais negócios devem se originar do ponto de vista de mostrar que você se importa com seus convidados. Entretanto, é importante segmentar os clientes dentro do marketing para hotel.

Portanto, podemos dizer que existem dois tipos de pessoas: Aqueles que amam ficar em hotéis e aqueles que o odeiam. Desta forma, há muitos clientes que escolhem Airbnb em vez de estadias de hotel quando viajam a lazer.

Isso ocorre, pois, muitas vezes, é mais acessível. Parece menos estéril e pode oferecer toques únicos que fazem o local parecer mais acolhedor.

No entanto, se o hotel é capaz de comercializar-se direito, oferecer um preço razoável e tratar o cliente da forma adequada, então a decisão do cliente poderia facilmente mudar. Desta forma, se você quer saber mais sobre o marketing para hotel, então confira o nosso artigo de hoje.

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Desafio do setor de marketing para hotel

O desafio de estar no setor de marketing para hotel é a enorme quantidade de concorrência. Especialmente com o crescimento da popularidade de sites como Airbnb e Home Away, torna-se ainda mais desafiador se destacar contra a concorrência para reunir mais reservas.

Embora os profissionais de marketing para hotel estejam familiarizados com esses desafios, eles ainda têm a tarefa de atingir suas métricas, que geralmente estão ligadas a reservas.

Assim sendo, para ajudar neste objetivo, preparamos 8 dicas que devem ser implementadas na estratégia de marketing para hotel, confira!

Marketing para Hotel

  1. Crie um programa de fidelidade do cliente

Os programas de afiliação são obrigatórios dentro do marketing para hotel, se você quiser construir uma base de público fiel. A maioria dos programas de recompensa oferece comodidades extras ou descontos em estadias futuras.

Assim sendo, olhando além das atividades convencionais e incentivos que os hóspedes ganham por meio de pontos de fidelidade, você também pode recompensar os convidados por seguir sua marca em canais sociais populares.

Às vezes, seus clientes anteriores podem oferecer o melhor público-alvo para o mercado. Se eles tivessem uma experiência positiva no passado, por que não gostariam de voltar? Desta forma, os programas de fidelidade do cliente são uma ótima maneira de garantir que os clientes voltem sempre.

Isso ocorre, pois, dentro de uma estratégia de marketing para hotel, esses programas são projetados para oferecer grandes descontos e vantagens especiais aos visitantes recorrentes.

  1. Foque em seu público alvo

Para cada tipo de hotel, será necessário haver uma estratégia diferente de marketing para hotel. Isso ocorre, pois, o público muda. Essas pessoas reservam de maneira diferente, viajam de maneira diferente e têm orçamentos diferentes.

É por isso que ferramentas de marketing para hotel, como a segmentação de renda serão úteis. Embora isso possa parecer óbvio, existem ainda outras maneiras de dividir seu público quando se trata da promoção de seu hotel.

Muitos hotéis têm uma variedade de clientes de diferentes níveis de renda, já que eles podem oferecer quartos mais extravagante, e ao mesmo tempo, quartos que são frequentemente vendidos a preços de desconto.

Entretanto, esses dois públicos precisam ser divididos e segmentados. Existe até uma diferença para a mesma cadeia de hotéis em locais diferentes. Todas essas coisas são críticas para serem consideradas ao elaborar suas campanhas de marketing para hotel.

Assim sendo, se necessário, convém dividir seu público em duas, três ou até quatro campanhas diferentes para garantir que você esteja enviando a mensagem certa para a perspectiva certa. E, é claro, com ferramentas como as opções de segmentação do Facebook, isso não é tão complexo quanto era antes.

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  1. Divulgue sua marca on-line!

A tecnologia certamente assumiu o controle do marketing para hotel. Assim sendo, longe vão os dias dos agentes de viagens. Os viajantes de hoje têm o poder de fazer sua própria pesquisa comparativa sem sair de suas camas.

Então, se o seu hotel não é fácil de encontrar on-line, não é de se admirar que suas reservas sejam poucas e distantes entre si. Desta forma, você precisa estar em todos os lugares relevantes on-line para que as pessoas possam encontrá-lo quando precisarem reservar um quarto.

A maioria dos viajantes, cerca de 75%, começa a sua pesquisa de hotéis por mecanismos de busca. Desta forma é fundamental possuir um site com otimização SEO.

Marketing para HotelAssim, através da otimização SEO, o seu site estará bem posicionado em mecanismos de busca, como o Google

Para isso, use palavras-chave de hotéis populares na sua cópia do site e verifique se o site é rápido para navegação. Mas não confie apenas na otimização orgânica! Você deve também monetizar o seu site, pois as pessoas veem os anúncios pagos primeiro.

A ideia do seu site é ajudar os visitantes a entender o que você oferece e ajudá-los a reservar a propriedade com facilidade.  O site é muitas vezes a primeira impressão que uma pessoa tem do seu hotel, por isso você precisa torná-lo de tirar o fôlego, mas também utilizável. Isso significa que deve ser simples e direto para os usuários.

Vale destacar a importância de um site bem feito, pois para um cliente da era digital ficará sempre a seguinte reflexão: Se seu website não é limpo e atraente, por que sua localização física seria.

Além disso, a sua estratégia de marketing para hotel deve incluir as mídias sociais. Isso ocorre, pois, todos usamos mídias sociais. Assim sendo, crie paginas que sejam ativas e envolvam os seus seguidores.

Para isso, garanta que as fotografias do seu hotel sejam profissionais, de alta resolução e exibidas nos formatos e proporções corretos para cada tipo de rede social.

Além disso, mantenha a linguagem clara, simples e garanta que o processo de reserva seja fácil. Os vídeos também tendem a funcionar bem, já que mostram seu espaço de maneira mais completa e envolvente.

Vale destacar que, com as estratégias de marketing para hotel nas redes sociais, é possível construir uma base solida de confiança através das avaliações positivas dos clientes.

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  1. Fornecer incentivos para atrair as pessoas interessadas

Por que eu deveria ficar com você em um hotel no final da rua, se tenho a opção de um hotel em um local mais convenientemente com melhor preço? É aí que entra o poder do marketing para hotel. Seu hotel precisa criar um motivo que leve seus clientes em potencial a escolher você sobre sua concorrência.

Assim sendo, se não houver razões óbvias, como ter os preços mais baixos ou a melhor localização, pense em alguns incentivos e ofertas exclusivos que você pode oferecer aos clientes em potencial.

Por exemplo, você pode oferecer a todos os visitantes de primeira viagem um desconto de 15%. Os incentivos também são ótimos para criar um senso de urgência que estimule as pessoas a reservar com você antes de perder uma oferta especial por tempo limitado.

  1. Construa parcerias locais

As chances são de que seu hotel não esteja localizado no meio de um deserto. Assim sendo, é mais provável que você esteja cercado por empresas e atrações locais. Quer seja restaurantes famosos, lojas ou estúdios de ioga, você precisa conhecer seus vizinhos.

Fazer amizade com os proprietários de empresas locais é uma ótima maneira de criar parcerias e promover um ao outro. Esta certamente é uma estratégia de marketing para hotel fundamental.

Por exemplo, você poderia fazer parceria com uma cervejaria popular e organizar um concurso em que o vencedor ganha uma excursão gratuita pela cervejaria e degustação de cerveja, além de uma estadia com desconto em seu hotel.

Assim sendo, construir esses relacionamentos levará a um marketing para hotel fácil, eficaz e acessível, que definitivamente aumentará suas taxas de reserva.

Marketing para Hotel

  1. Vá além do atendimento ao cliente antes, durante e depois da estadia

Marketing e atendimento ao cliente andam de mãos dadas, especialmente na indústria da hospitalidade. Se você for acima e além para seus clientes, então eles estarão muito mais propensos a pagá-los e fazer o mesmo com você em termos de excelentes avaliações on-line, referências e visitas de retorno.

Desta forma, se você quiser oferecer uma experiência de excelência aos clientes, então oferecer todas as comodidades, como prometido, não será suficiente.

Então, o que significa serviço ao cliente superior dentro do marketing para hotel? O primeiro passo é garantir que sua equipe seja contratada e treinada com uma mentalidade de primeiro o cliente.

Embora trabalhar com pessoas possa ser muito desafiador, colocar o cliente em primeiro lugar é fundamental. Por exemplo, digamos que o visitante do seu hotel está chateado com a vista do seu quarto e não há outras salas abertas disponíveis.

Tente descobrir se você pode movê-los para o restante de sua estadia mais tarde, e para compensar o problema, forneça uma garrafa de espumante e uma nota escrita à mão pedindo desculpas pelo inconveniente.

Outras maneiras não convencionais de surpreender seus clientes é entregar algo que não é prometido. Ou ainda, esconder notas curtas sobre relacionamento e amor para os hóspedes em lua de mel.

Esses tipos de gestos podem causar um impacto duradouro e mostrar aos clientes como você os valoriza. Quando os clientes são tratados excepcionalmente bem, eles estarão muito mais propensos a compartilhar suas experiências com os outros, gerando mais negócios para você.

Assim sendo, isso pode se tornar sua moeda social, que pode gerar mais negócios. Essas pequenas ações vão longe para mostrar que você se importa.

  1. Não divulgue apenas o hotel, divulgue a localização

As chances são de que muitos turistas no futuro ainda sejam indecisos se a cidade onde o hotel está localizado é o lugar onde eles querem visitar. É por isso que você não deve se concentrar apenas nas comodidades que seu hotel tem a oferecer.

Embora, sim, seja inteligente promover o seu serviço de quarto de melhor qualidade e a piscina infinita. É igualmente importante promover a sua localização em uma estratégia de marketing para hotel.

Desta forma, mostre o que torna a sua cidade um lugar desejável para visitar. Os futuros visitantes querem saber disso.

Desta forma, em vez de promover apenas as suas modernas comodidades hoteleiras. Também promova acontecimentos locais, visando um público específico de frequentadores do festival.

É provável que essa estratégia de marketing para hotel irá ajudar a atrair fãs de algum festival que nem consideravam o seu hotel como uma opção. Aproveite as atrações e eventos locais em seu marketing e promova a sua cidade!

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Marketing para Hotel

  1. Alocar mais orçamento de marketing durante períodos de pico de reservas

Se você administra um resort de esqui nos Alpes ou uma faixa de aluguel de praia no Cabo. Suas temporadas de reserva de pico serão muito diferentes.

Como um profissional de marketing para hotel, é mais provável que você esteja ciente de quando sua temporada de pico de reserva é. Mas pode estar um passo atrás quando se trata de orçamento de publicidade.

Assim sendo, faz sentido gastar mais do seu orçamento anual em sua temporada mais movimentada. Para isso, descubra quando as acomodações estão ocupadas, estáveis ​​e lentas e, em seguida, ajuste seu orçamento de acordo.

Entretanto, certifique-se de que suas janelas de hospedagem não sejam muito estreitas. Isso geralmente exige planejamento antecipado, mas o Google e outras plataformas de anúncios facilitam bastante o ajuste contínuo do orçamento. Apenas certifique-se de estar fazendo isso!

Outra coisa para aproveitar é o agendamento de anúncios.  Desta forma, verifique quando as pessoas costumam reservar suas viagens. Talvez você administre um hotel que recebe viajantes de negócios frequentes.

Assim, estes indivíduos podem tender a reservar mais durante o horário comercial em comparação com as pessoas que viajam para o lazer que são mais prováveis ​​reserva durante a semana ou fins de semana.

Analise os dados para determinar isso e defina uma programação de anúncios para que seus anúncios só sejam exibidos com um orçamento maior durante esses horários de pico.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing para hotel, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

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