Marketing para professores: o guia completo

Aparentemente, existem milhões de professores de diversas áreas, que atuam de forma autônoma pelo mundo. Muitos milhões deles trabalhariam em sistemas de ensino público e universidades, ensinando a grandes grupos de crianças e estudantes. Mas para àqueles que trabalham de forma autônoma, o marketing para professores é essencial

Quantos desses milhões são independentes? Mais importante, quantos sonham em se tornar assim? Ainda mais importante, quantos estão presos entre dar algumas lições de forma independente e outros como um empregado assalariado?

Aqueles que são independentes com sucesso são geralmente aqueles que têm referências boca a boca suficientes para manter seus negócios funcionando.

Mas e aqueles que estão começando? Ou aqueles professores que não têm referências suficientes? Como eles conseguem negócios suficientes?

Desta forma, surge a necessidade de investir em uma forte estratégia de marketing para professores. 

Portanto, no artigo de hoje iremos abordar algumas práticas de marketing para professores que ajudarão você a trabalhar como um professor independente e obter alunos.

Saiba mais sobre o marketing verde clicando aqui

Marketing para professores

Defina o publico alvo de sua estratégia de marketing para professores

Quando alguém pergunta o que você faz, você não precisa mais dizer que é apenas um professor. Este é um termo generalista que afunda você entre os milhões.

Portanto, pense cuidadosamente sobre o seu nicho escolhido em sua estratégia de marketing para professores.

A partir de agora, tudo sobre sua marca pessoal deve estar concentrado em quem você ensina e nos benefícios que você traz. Aqui estão alguns exemplos:

  • Eu treino os executivos de negócios franceses para apresentarem melhor em inglês
  • Eu ensino inglês online para alunos adultos espanhóis
  • Eu ensino inglês para crianças pequenas depois da escola e nos fins de semana
  • Eu treino adultos em inglês básico para as suas férias ou outras necessidades de viagem

Aceite seu rosto e recorte sua foto – marketing para professores

Por trás de muitas marcas de sucesso existem muitas pessoas famosas. Quando você pensa na Apple, você pensa em Steve Jobs.

Quando você pensa na Virgin, pensa em Richard Branson. Se você quiser se vender com sucesso em sua estratégia de marketing para professores, terá que aceitar que dependerá totalmente de sua marca pessoal, da sua própria imagem.

A primeira coisa que você deve fazer é encontrar uma boa foto de alta resolução do seu rosto sorridente e colocá-lo em um círculo.

Reserve meio dia por semana, toda semana, para o seu marketing

Um tema recorrente para a elaboração de uma estratégia de marketing para professores, é a importância e o valor do seu tempo.

Isso ocorre, pois, o marketing é uma atividade muito demorada. É um investimento. Você tem que colocar nos quintais difíceis para obter os resultados (e, claro, ser esperto também).

Esses quintais difíceis devem ser feitos em um período dedicado e intensivo de meio dia durante a semana, assim como seu trabalho administrativo.

No curto prazo, o investimento em marketing para professores significa uma queda na sua renda. Mas quando o marketing se firmar e as pessoas começarem a vir até você, você obterá o retorno do seu investimento.

Quanto tempo vai demorar? Pode demorar um mês, pode levar um ano. Depende do seu mercado-alvo, sua oferta. Mas é preciso disciplina e acompanhamento para que funcione.

marketing para professores

Abrace o poder dos vídeos – marketing para professores.

O que você faz na frente da sua aula? Na frente de seus alunos? Você é um ator. Você está no palco.

Você pode utilizar esse talento e colocá-lo indiscutivelmente no meio de marketing para professores mais forte hoje, que é o vídeo.

Hoje é muito fácil gravar vídeos e enviá-los on-line. Mas não é fácil pensar no conteúdo, obter a gravação correta, editá-la, adicionar alguns gráficos. Tudo leva tempo.

Tente escrever 50 vídeos que você pode gravar com dicas práticas sobre como melhorar o nível de inglês dos alunos escolhidos, por exemplo.

Tente gravar apenas um e veja como funciona. Faça o upload para o YouTube, compartilhe-o com seus amigos e alunos de confiança e veja o que eles pensam. Em seis meses, você pode ter um canal do YouTube com centenas de seguidores e possíveis alunos.

Clique aqui e saiba mais sobre o marketing social

Escolha seu nome de domínio com sabedoria

Um nome de domínio é o endereço do seu site e, possivelmente, o seu endereço de e-mail. Como professor independente, esse ponto em uma estratégia de marketing para professores para você. Você é sua marca e deve considerar sabiamente qual será o nome do seu domínio.

Não há absolutamente nada de errado em tornar o seu nome no domínio do site. Você é sua marca e esse nome de domínio reflete isso perfeitamente.

Se você é realmente repelido por essa ideia, então você pode pensar sobre o seu nicho e o que você faz.

Por exemplo, se você é um professor de inglês em Palermo, na Itália, pode dizer www.palermo-english-teacher.com. Algo simples que as pessoas vão entender rapidamente.

Invista fortemente em apenas uma mídia social – marketing para professores.

Facebook, Instagram, Google +, LinkedIn, Pinterest, entre outras. Todo mundo dizendo, devo usá-los? Eles são úteis? Eles me trarão estudantes?

Não, eles não vão. Mas apenas não, se você tentar usá-los todos de uma vez. Isso ocorre, pois, você é um professor. Você tem que ensinar. Seu tempo é limitado.

Portanto, entre as aulas, você não terá tempo de ir em três plataformas diferentes para ver o que está acontecendo.

Existem softwares sociais colaborativos como o Hootsuite que permitem que você publique a mesma coisa ao mesmo tempo nessas diferentes mídias, o que é ótimo até certo ponto.

Mas o que torna as pessoas boas em mídias sociais bem-sucedidas, através de uma estratégia de marketing para professores bem elaborada, é a sua capacidade e disposição de interagir com seus seguidores.

Para isso, veja o que fazer:

  • Recorte as plataformas de mídia social que você não está usando 100%
  • Escolha um que você realmente goste
  • Estabeleça alguns objetivos por semana: número de novos seguidores, número de compartilhamentos, etc.
  • Para cada novo seguidor, agradeça-lhes o mais breve possível e envie-lhes um presente (ebook, lições gratuitas, etc.)

Portanto, seja o melhor que você pode ser realisticamente em sua estratégia de marketing para professores, através das mídias sociais.

marketing para professores

 Mude seu plano de negócios

Aqui está o plano de negócios de um típico professor de inglês independente: Defina uma taxa horária e vender horas até o horário estar cheio.

As taxas horárias podem variar de acordo com o tipo de ensino fornecido (indivíduo / grupo / telefone, por exemplo). O problema é que não há prêmio no tempo com você.

O seu tempo é o seu bem mais importante. É finito, se esgota e é o paradigma em que seu plano de negócios se baseia.

Desta forma, você deve tentar mudar esse paradigma. Você pode tornar seu tempo mais e mais valioso através de uma estratégia de marketing para professores.

Por exemplo, se eu disser para você, para administrar melhor seu negócio de treinamento de idiomas, você precisa de meio dia por semana para marketing e outro meio dia para administração. De repente, você tem 4 dias por semana e não 5.

Se você quer uma boa qualidade de vida, então você precisa de pelo menos 4 semanas de férias por ano. Então você tem agora 48 semanas de 4 dias. Deixe-me fazer algumas perguntas:

  • Quanto você precisa ganhar em uma semana para viver confortavelmente?
  • Pelo seu preço atual, quantas horas de treinamento serão necessárias para chegar lá?
  • Agora, se você adicionar 5% ao seu preço por hora, isso faz uma grande diferença? Ou 10%?
  • E se você fosse fazer um seminário de um dia inteiro a um preço completamente diferente, como isso muda as coisas?
  • E se você vendesse materiais, ou se auto acessasse o e-learning com um mark-up em cima de suas horas, como isso muda as coisas?

Então olhe para o seu tempo e pense no seu tempo quando for elaborar a sua estratégia de marketing para professores. Encontre maneiras de alterar seu tempo. Antes que acabe.

Veja também: marketing para arquitetos 

 Trate seus alunos atuais como seus embaixadores

Aposto que, se você tem muita experiência, pode escrever uma longa lista de alunos que ensinou, seja como funcionário ou independente.

Também aposto que você praticamente não tem detalhes de contato sobre eles. Nenhuma maneira de manter contato com eles.

E se você tiver detalhes de contato, o que você diria a eles? O passado é o passado, e pode ser tarde demais para obter qualquer coisa de volta. O importante é o presente e depois o futuro.

Portanto, em uma estratégia de marketing para professores bem elaborada, seus alunos não são apenas seus clientes, eles são seus embaixadores para ajudá-lo a espalhar a palavra sobre o seu negócio.

Eu não quero dizer apenas que você precisa tratá-los bem (isso é óbvio), mas você pode ser proativo em ajudá-los a espalhar essa palavra. Por exemplo,

  • Diga-lhes abertamente que 90% dos seus negócios vêm do boca-a-boca e que você apreciaria qualquer ajuda deles
  • Dê a eles cartões de visita que eles poderiam distribuir no caso de alguém perguntar
  • Dê-lhes um presente para agradecer-lhes por qualquer negócio que siga o seu caminho

Não é mercenário falar sobre o seu negócio. Se o aluno estiver feliz, ele deve se sentir à vontade para recomendar você.

marketing para professores

Como manter contato com seus ex-alunos e seus potenciais alunos?

Sim, essa lista. Os comerciantes do Internet em todo o mundo dizem que a ferramenta de marketing para professores mais valiosa que você pode ter e construir é a sua lista de e-mail.

Uma lista de assinantes que conhecem você e estão felizes em ouvir você. Isso, esperançosamente, está interessado no que você tem a oferecer.

Uma lista de e-mails parece fácil de fazer, mas, como tudo, é preciso muito trabalho e um bom software.

Portanto, você não pode usar o Outlook ou o Mac Mail para enviar correspondências em massa (você será colocado na lista negra) e, portanto, você terá que usar uma plataforma especializada.

Um dos melhores do mercado é o MailChimp (e o que eu uso). Você pode começar de graça e fornece vários modelos fáceis de usar. A coisa mais importante é os formulários que eles fornecem que você precisa integrar em seu site;

Você não precisa estar em contato com sua lista em uma base estritamente regular. Mas você tem que estar em contato.

E sua lista deve incluir todos os seus alunos atuais e antigos. Se alguma vez virem algo de que gostem, poderão transferi-lo para alguém que possa estar interessado em trabalhar com você.

Saiba mais sobre o marketing olfativo

Faça uma boa assinatura de e-mail

E-mail é o meio de escolha agora de uma estratégia de marketing para professores. Você é obrigado a ter algum tipo de interação com seus alunos usando isso.

Você provavelmente está usando uma conta de e-mail genérica no momento, como o Gmail ou o Hotmail. Se for esse o caso, eu começaria a usar um nome de domínio, como defendi no ponto 7.

E então eu trabalharia na sua assinatura de e-mail. De acordo com o software de e-mail que você usa, é perfeitamente possível criar um visual bonito e profissional. Para isso, você deve incluir:

  • Seu nome
  • Seu logotipo
  • Um link para seu site (ou blog)
  • Um link para sua mídia social de plataforma de escolha
  • Seu endereço de e-mail
  • Seu número de telefone
  • Um aviso legal

Se você tem uma aula em particular, seminário, oferta promocional, presente (e-book ou webinar, por exemplo), você também pode colocá-lo aqui.

marketing para professores

Seu blog em uma estratégia de marketing para professores

Atualmente, as postagens em blog são um ponto central de foco para qualquer estratégia de marketing para professores. Google e Bing ainda estão com fome deles.

Então você precisa de um blog. Desta forma, os seus esforços de redação o colocarão no mapa. Aqui algumas dicas:

  • Planeje seus blogs de antemão. Escreva uma lista. Se preocupe muito com a regularidade. Você precisa publicar pelo menos um artigo toda semana, ou mesmo a cada duas semanas. Mas você tem que ter que escrevê-los.
  • Quanto mais, melhor. Pelo menos 2000 palavras.
  • Você deve se concentrar no conteúdo que será compartilhado, necessariamente no conteúdo que seus alunos gostarão. Portanto, verifique se o seu blog é fácil de compartilhar.
  • Então você tem que promovê-los. A melhor maneira é através da plataforma de mídia social que você já está trabalhando duro.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing para professores, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

 

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest