Marketing para psicólogos: o guia completo

Uma das partes mais difíceis sobre começar uma estratégia de marketing para psicólogos é justamente descobrir as melhores estratégias de marketing que seriam eficazes.

Desta forma, por meio de muitas tentativas e erros, alguns profissionais descobriram o que funciona e não funciona em uma estratégia de marketing para psicólogos.

Vale destacar que um plano de marketing eficaz é aquele que recebe referências de uma variedade de fontes. Dessa forma, se uma fonte de referência desacelera ou seca, o número de referências que entram na prática não é afetado significativamente.

Portanto, algumas das melhores estratégias de marketing para psicólogos centram-se no trabalho em rede.

Assim sendo, no artigo de hoje iremos abordar as melhores técnicas de marketing para psicólogos, confira!

Marketing para psicólogos

Estratégias de marketing para psicólogos

  1. Rede com psicólogos

Isso pode parecer contra intuitivo em uma estratégia de marketing para psicólogos. Considere, no entanto, que outros psicólogos precisam de você tanto quanto você precisa deles.

Quando alguém liga para quem você não pode ajudar, é possível encaminhá-lo para um psicólogo em quem você confia.

Por sua vez, o outro psicólogo pode fazer o mesmo por você. Também recebo referências devido ao fato de os horários de outros psicólogos estarem cheios.

Todos nós fazemos coisas diferentes e temos períodos mais movimentados, bem como tempos mais leves. Confiar em uma comunidade de outros profissionais de ajuda é bom para as pessoas que ajudamos e é bom para nós também!

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  1. Rede com médicos – marketing para psicólogos

Quando alguém é encaminhado pelo seu médico de cuidados primários ou pediatra, eles quase sempre seguirão com a marcação de uma consulta.

As pessoas tendem a levar as recomendações dos médicos a sério. Se um médico entregar a alguém uma lista de provedores, esta será certamente uma ótima estratégia de marketing para psicólogos.

  1. Rede geral de networking – marketing para psicólogos

Geralmente um evento networking de negócios você encontrará alguns empresários. Obviamente, essas não são fontes de referência típicas para uma prática de aconselhamento.

Mas participar desses eventos ajuda qualquer profissional a entender o trabalho em rede e também traz alguns benefícios inesperados.

  1. Obtenha atenção de mídia local

Obter a atenção do seu jornal local ou estação de televisão pode ser mais fácil do que você imagina. Se você estiver realizando um evento, considere enviar um comunicado de imprensa ao jornal para ver se eles o cobrirão.

Quanto mais singular for sua prática de marketing para psicólogos ou o evento que você estiver realizando, mais provável será que a mídia esteja interessada.

Ao entrar em contato com as estações de notícias da TV local, escreva seu comunicado de imprensa para tornar óbvio qual é o “gancho” e por que a cobertura do evento seria uma boa para a TV.

  1. A importância do Blog – marketing para psicólogos

Escrever para sites conhecidos pode ajudar a divulgar seu nome e aumentar o perfil e a autoridade de sua prática de marketing para psicólogos.

Embora os sites pessoais e de prática geralmente não consigam competir com grandes diretórios em termos de tráfego e visibilidade, também há valor em blogar para seu próprio site.

Isso ocorre, pois irá adicionar conteúdo original, que geralmente ajuda um site a subir nas classificações do mecanismo de pesquisa.

Se você não tem a menor ideia de como blogar, faça um curso ou pergunte a um amigo experiente. Neste sentido, um bom curso é inestimável para ajudar a entender o lado técnico dos blogs.

  1. Facebook Ads

Esta é mais uma estratégia de longo prazo, pois, a afinal, leva tempo para construir um público em uma página de negócios no Facebook dentro de uma estratégia de marketing para psicólogos.

O que ajuda muito uma página do Facebook a decolar é fazer uma palestra grátis em um centro comunitário local.

O centro comunitário anuncia a palestra e, como resultado, muitos moradores irão curtir a página do Facebook.

Além disso, estimular postagens em blogs e veicular anúncios, como anunciar quando um novo clínico participa da prática de marketing para psicólogos, também é muito útil para aumentar o público e motivar alguns clientes a marcar uma consulta.

Marketing para psicólogos

  1. Seja um fornecedor EAP

Inscrever-se para ser um provedor de programa de assistência do empregado (EAP) é uma boa estratégia de marketing para psicólogos, porque envia pessoas para a sua prática que não poderiam encontrá-lo.

Muitas pessoas continuam aconselhando além de seu número designado de sessões de EAP.

Portanto, mesmo se você estiver sendo pago menos por meio de canais EAP do que através de outros seguros ou pagamento por conta própria, pode valer a pena acertar as pessoas na porta que podem querer aconselhamento além dos benefícios do EAP.

Obviamente, nem todas as estratégias para o crescimento de uma prática são eficazes em todas as circunstâncias.

O importante é estar disposto a tentar e falhar em certas abordagens e obter a atenção da mídia, por exemplo, ser paciente com os outros, como o blog e aprender com os resultados.

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  1. A importância da estratégia de marketing para psicólogos

Para atrair novos clientes, preencher sua agenda e aumentar sua prática de terapia, você precisa anunciar sua presença para o mundo através de uma estratégia de marketing para psicólogos.

Você precisa informar a possíveis clientes sobre sua disponibilidade e poder ajudá-los a resolver seus problemas de saúde mental.

O uso dos serviços de psicólogos pode estar diminuindo, mas o mercado ainda está lá. De fato, a necessidade de psicoterapia no Brasil nunca foi maior.

A questão é como você pode conectar seus serviços às pessoas que mais precisam dele. Isso, em poucas palavras, é a definição de marketing para psicólogos.

Infelizmente, algumas pessoas veem o marketing para psicólogos como uma prática de terapia privada como algo desagradável. Parece haver um leve ar de desaprovação em toda a comunidade terapêutica.

É como se o marketing para psicólogos, e qualquer outra praticidade envolvida na administração de um negócio e na geração de receita, mostrasse a pureza da terapia e a confiança dos clientes.

Você se tornou um terapeuta para ajudar as pessoas. Portanto, acreditamos que o marketing para psicólogos de uma prática de terapia privada existe para ajudar os clientes a chegarem aos seus serviços.

Assim sendo, isso é necessário para ajudar os clientes a encontrar o fornecedor que melhor se encaixa no tratamento de seus problemas.

Ajudar sua comunidade local fornecendo serviços de saúde mental muito necessários. Ajudando você a superar a pressão financeira para se concentrar no tratamento de seus clientes. Ajudar aqueles que dependem de você para ganhar a vida.

  1. Faça sua pesquisa

Você não pode esperar vender seus serviços de terapia para qualquer pessoa. Primeiro, nem todo mundo precisa de terapia.

Então, no mínimo, você deve se instalar em uma área onde há alguma demanda não atendida por psicologia. Felizmente, isso é sobre todos os lugares no Brasil.

Portanto, você pode ser mais ou menos adepto ou mais ou menos interessado em servir comunidades específicas ou ajudar com questões específicas.

Marketing para psicólogos

Por exemplo, se seu treinamento se concentra em ajudar adolescentes com depressão, você não deve perder seu tempo de marketing para psicólogos para idosos com ansiedade.

Além disso, você tem recursos limitados. Mesmo que você tenha um orçamento de marketing ilimitado, toda hora que gasta em marketing para psicólogos é uma hora que você não gasta tratando clientes, mantendo-se atualizado sobre as mais recentes técnicas terapêuticas ou aproveitando o tempo de inatividade com sua família.

Por causa disso, os consultórios de psicologia usam o termo ROI (Retorno Sobre o Investimento) para falar sobre as decisões de custo versus recompensa que fazem todos os dias.

Pensar em termos de ROI é senso comum. Você quer investir seus recursos limitados (dinheiro, tempo, esforço) em coisas que pagam mais.

Assim sendo, a equação de ROI para comercializar sua prática de marketing para psicólogos privado é simples: As estratégias de marketing certas + O público-alvo certo = Uma prática crescente

  1. Quem você quer atingir?

O sucesso só é sucesso se você conseguir em seus próprios termos. Para um profissional que está investindo em marketing para psicólogos, a primeira coisa que deve ser feita é esclarecer o resultado que está procurando. Para isso, são sugeridas algumas perguntas como:

  • Quem é seu cliente ideal?
  • Qual faixa etária você prefere / você é melhor em trabalhar?
  • De que gênero você prefere / é melhor trabalhar com você? Macho, fêmea, ambos, outros?
  • Quanto você quer que seus clientes paguem?
  • Quais problemas / problemas seu cliente ideal tem e quer sua ajuda?
  • Onde seu cliente ideal mora?

À medida que seu cliente ideal começar a tomar forma, você terá uma ideia melhor de como aproveitar ao máximo as estratégias de marketing para psicólogos.

Isso é o que te mantém caminhando quando a motivação acaba

  1. Quem você pode segmentar?

No início da implementação de uma estratégia de marketing para psicólogos, você deve comercializar a sua área como se estivesse saturado de psicólogos.

Na verdade, mesmo que os psicólogos estavam em falta, a sua estratégia de marketing para psicólogos, pois assim, você terá muito mais opções do que imagina.

Mesmo que uma pesquisa de mercado soa como algo que pessoas com MBAs e ternos de negócios fazem, não é tão complicado assim.

Assim sendo, uma pesquisa de mercado é sobretudo, compreender as necessidades dos potenciais clientes de terapia em sua área e como essas necessidades já estão sendo (ou não) atendidas.

  1. Encontrando o seu nicho

Uma vez que você entenda quem pode procurar por um psicólogo em sua área, com o que eles estão lutando e o tipo de tratamento em que estão interessados, você pode começar a ver onde você pode se encaixar.

Você pode até mesmo adaptar sua prática de marketing para psicólogos para servir uma necessidade não atendida. Nós chamamos isso de encontrar seu nicho.

Empresas de sucesso crescem do nada quando descobrem uma comunidade de clientes carentes. No campo da psicoterapia, o seu nicho pode ser:

  • Grupos específicos de clientes, como idosos, casais ou veteranos.
  • Uma metodologia menos comum, como hipnoterapia e EMDR.
  • Problemas específicos de saúde mental que são predominantes na sua área, como TEPT ou transtornos alimentares.

Portanto, pensar em seu produto como meramente “terapia” é como um dono de restaurante pensando em seu produto simplesmente como “alimento”.

Marketing para psicólogos

  1. Pesquisa de mercado para terapeutas – marketing para psicólogos

Graças à internet, a pesquisa de mercado nunca foi tão fácil. Desta forma, é possível começar simplesmente pensando em si mesmo como um cliente e fazendo o que os clientes fazem.

Isto é, fazendo uma pesquisa no Google para provedores em sua área que podem tratar seu problema.

Se suas habilidades na Web estiverem um pouco mais avançadas, então também é sugerido o uso do Planejador de palavras-chave do Google.

Essa ferramenta informará com que frequência as pessoas em sua área pesquisam por uma palavra ou frase específica, por exemplo, “conselheiro de depressão para adolescentes” ou “hipnoterapeuta em São Paulo”.

Assim sendo, a maioria dos psicólogos listam suas práticas em diretórios online. Esses diretórios também são ferramentas úteis de pesquisa de mercado. Sites gerais de revisão, como o Google My Bussines, também podem ajudá-lo a obter o leigo do terreno da terapia em sua área.

Finalmente, um pouco de networking é um longo caminho. A rede é uma estratégia de marketing para psicólogos essencial. Mas não é só porque o trabalho em rede com médicos e outros terapeutas pode levar a referências.

Conectando-se à comunidade de assistência médica local, você aprenderá mais sobre a composição e as necessidades da população de clientes locais.

Você descobrirá quais problemas de saúde mental são comuns e quais terapeutas poderiam usar o alívio de suas listas de espera lotadas.

Além disso, os médicos e psicólogos geralmente são um grupo de apoio. Nunca é demais receber conselhos de veteranos com profunda experiência e conexões em uma comunidade.

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  1. Dica extra: 4 dicas para pesquisar seu mercado de terapia local

  • Pense em você como um cliente.
  • Use o Planejador de palavras-chave do Google.
  • Pesquisar diretórios online.
  • Rede com provedores locais de saúde.

Assim sendo, em uma estratégia de marketing para psicólogos. Explorar um nicho carente é uma das melhores maneiras de construir rapidamente uma prática de terapia privada lucrativa.

Com a abordagem correta, você pode facilmente ultrapassar seis dígitos na renda anual. E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing para psicólogos, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

 

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