Marketing para salão de beleza: o guia completo

Atualmente, antes de começar qualquer negócio é necessário estabelecer as estratégias de marketing. Neste sentido, o marketing para salão de beleza é pensado para auxiliar os proprietários de salões a terem sucesso.

Assim sendo, se você está planejando entrar no ramo de beleza, é importante entender como você pode se promover para atrair clientes. Com isso, o marketing para salão de beleza irá ajudá-lo a desenvolver uma clientela sólida em pouco tempo.

Vale destacar que é preciso muito tempo, esforço e risco para começar este tipo de negócio. Devido a alta competitividade do mercado. Os clientes buscam um salão de beleza para confiar o seu cabelo.

E a melhor maneira de conquistar estes clientes é através de uma forte imagem. Construída com uma estratégia de marketing bem pensada. Desta forma, se você que saber como elaborar um plano de marketing para salão de beleza confira o nosso artigo de hoje.

Veja como fazer o marketing de boca a boca dar certo no seu negócio

Marketing para salão de beleza

Marketing para salão de beleza

Imagine alguém que acabou de se mudar para uma nova cidade e está procurando um salão em que possa confiar para compromissos regulares.

Mas com tanta concorrência por aí, pode ser difícil o seu salão se destacar e atrair a atenção destes novos clientes. É por isso que marketing para salão de beleza deve ser uma das suas principais prioridades. Confira a seguir as melhores formas de divulgação da sua marca:

  1. Pinterest

O Pinterest é uma rede social visual, onde o público é predominantemente composto por mulheres. Seus usuários frequentemente entram na plataforma para buscar inspiração para penteados ou dicas de maquiagem.

Assim sendo, crie suas próprias pranchas e comece a fixar estilos que o inspirem. Fotos de seus funcionários glamourosos e fotos antes e depois de seus clientes. Dessa forma, você pode começar a criar seguidores para seu conteúdo e criar um senso de estilo e integridade em torno de sua marca.

  1. Concursos no Facebook

Se o seu salão tem uma página no Facebook, promover concursos e competições é uma ótima maneira de ganhar mais seguidores.

Para isso, ofereça um prêmio cobiçado, como 50% do seu próximo compromisso ou um produto gratuito, que seus seguidores tenham a chance de ganhar se gostarem e compartilharem sua página.

Afinal, todo mundo adora um desconto! Competições como essa aumentarão seus seguidores, que divulgarão seu salão de beleza para um público mais amplo.

  1. Instagram

A mídia social é uma ótima maneira de divulgar seu nome, mas isso pode levar muito tempo. Se você só pode se dedicar a uma plataforma social, então tem que ser o Instagram. O Instagram é uma plataforma altamente visual, perfeita para o marketing para salão de beleza.

Assim sendo, poste fotos de seus clientes (com sua permissão, é claro) antes e depois de um tratamento para mostrar o trabalho incrível que você realizou em seus cabelos ou maquiagem.

Você também pode incentivar os clientes a postarem fotos por conta própria. Crie a sua própria hashtag para o seu salão e imprima um autocolante para colocar nos seus espelhos.

Seus clientes podem tirar uma selfie no espelho enquanto estão sentados em sua cadeira e compartilhar seu novo estilo com seus seguidores no Instagram, ao mesmo tempo em que codificam seu salão na legenda. Isso ajuda você a colocar seu salão na frente de um novo público.

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  1. Marketing através de SMS

Esta é uma prática comum no marketing para salão de beleza, como objetivo de enviar lembretes automáticos de compromissos para os clientes por meio de mensagens de texto. Se você fizer isso, precisará ter os números de celular de seus clientes e permissão para contatá-los.

Você pode aproveitar ao máximo, enviando-lhes outras mensagens de marketing via texto. Envie suas últimas promoções ou disponibilidade de compromissos para incentivar os clientes a fazer reservas.

Marketing para salão de beleza

  1. Escreva um blog

Há uma abundância de publicações populares de beleza e estilo de vida na web. Isso ocorre, pois este é o principal canal de marketing para salão de beleza.

Assim sendo, se você não tiver tempo suficiente para manter seu próprio blog com atualizações regulares de conteúdo, tente escrever alguns artigos por conta própria e publique-os em um dos sites populares de beleza com um link para seu salão e seu nome em anexo.

Isso irá expor sua marca a um público novo e relevante, aumentando o perfil do seu salão para que você possa atrair novos clientes.

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Ideias de marketing para salão de beleza

Além das formas de divulgação, vamos compartilhar com vocês no nosso artigo de hoje, algumas ideias para você melhorar a sua estratégia de marketing para salão de beleza.

  1. Oferecer reservas on-line

Quando os clientes encontram seu salão de beleza on-line, é preciso que eles consigam agendar a consulta sem precisar usar o telefone. Para isso, ferramenta de gerenciamento de salões possuem mecanismos de reservas on-line, feitas diretamente em seu site ou app.

  1. Crie um site amigável para o salão

Ter um ótimo website é o que seus clientes esperam. Além disso, se você não tem um website, está perdendo a melhor fonte de publicidade gratuita dentro do universo do marketing para salão de beleza.

Isso é muito importante, pois através do site, a sua marca aparece nos resultados de pesquisa do Google.

  1. Crie uma promoção em torno dos feriados exclusivos de “cabelo”

Para isso, pense em promoções baseadas em cada temporada do ano, ou ainda, no próximo feriado.

Desta forma, não tenha medo de criar promoções com preços completos para levar a atenção a serviços estimulantes que vão muito além de seus serviços regulares de corte de cabelo, penteados e cuidados com as unhas.

Neste marketing para salão de beleza você deve promover serviços como preparação para casamento, pintura do cabelo alisamento de cabelo natural, texturização, depilação, segmentação, entre outros.

Assim sendo, você pode criar promoções especiais no dia dos Namorados, no dia das Mães, no dia Nacional da Loira, no da Mulher, entre outros.

Marketing para salão de beleza

  1. Encontre maneiras de atrair tráfego de pedestre

Salões têm sido tradicionalmente muito subdesenvolvidos quando se trata de trazer campanhas de marketing para salão de beleza que impulsionam o tráfego de pedestres. Entretanto, os salões geralmente têm todos os recursos necessários para criar essas campanhas de marketing.

  1. Convidar clientes para escrever comentários on-line

Boas críticas on-line podem fazer a diferença entre um salão que simplesmente sobrevive e um que prospera. Embora existam vários sites de resenhas on-line, você deve pedir a clientes satisfeitos que façam comentários positivos em suas páginas de redes sociais. Esses são os lugares que a maioria das pessoas procura para obter informações comerciais.

  1. Parceria com empresas locais em publicidade

Faça parcerias com destinos turísticos locais, lojas de roupas ou salões de beleza nas proximidades.

Em seguida, você pode fazer promoção cruzada dos negócios uns dos outros enquanto os clientes estão comprando em suas lojas.

Desta forma, através de uma campanha de marketing para salão de beleza, em conjunto com outros comerciantes, você poderá economizar algum dinheiro em espaço publicitário anunciando em conjunto.

  1. Diga às pessoas o que te torna único

O erro que muitas pequenas empresas cometem é promover o que fazem, sem dizer às pessoas por que seus serviços são diferentes, ou ainda, por que fornecer mais valor do que outras opções.

Assim sendo, certifique-se que sua estratégia de marketing para salão de beleza amplifique essas diferenças. Certifique-se de que suas postagens nas mídias sociais também incluam destaques sobre essas diferenças.

  1. Ter um recurso de publicação local seu salão de beleza

As publicações locais são um ótimo lugar para mostrar seu salão de beleza. Um artigo de destaque pode detalhar como você começou no negócio, sua experiência. Seu emprego anterior antes de se tornar um empreendedor e o que você oferece que ninguém mais faz.

Assim sendo, você pode até mesmo incluir depoimentos de seus clientes para promover sua linha de serviços. A cereja no topo do bolo é ter um fotógrafo profissional designado pela publicação.

Assim sendo, para a sua campanha de marketing para salão de beleza deve haver um fotografo para tirar fotos de você no salão realizando um serviço para um cliente.

  1. Implementar uma Campanha de Marketing de Influenciadores

Entre em contato com influenciadores locais do Instagram e ofereça um tratamento gratuito em troca de uma postagem de uma história ao vivo.

Com isso, você certamente irá obter uma ótima exposição nas redes sociais. Você também pode organizar uma oferta de serviço em seu canal para aumentar sua base de clientes.

  1. Certifique-se de que seu salão de beleza esteja listado nos diretórios on-line

Quando um hóspede em potencial está procurando seu salão, quase todos eles pesquisam on-line. Verifique se o seu salão está listado em tantos diretórios on-line quanto possível, para que mais clientes possam encontrá-lo.

Mais importante, verifique se suas informações estão atualizadas e com um bom posicionamento no Google.

  1. Oferta de Reservas Online com Compromissos

Gerenciar chamadas e e-mails de clientes que desejam agendar compromissos pode ser complicado e ocupar muito do seu tempo.

Entretanto, existem ferramentas que permitem que seus clientes façam reservas on-line 24 horas por dia. Sete dias por semana, e se integre a um calendário baseado na nuvem, fácil de acessar de qualquer lugar.

  1. Ofereça uma estação de Selfie dentro do seu salão de cabeleireiro

Ofereça uma estação de selfie. Isso é muito importante para uma estratégia de marketing para salão de beleza, pois, todo mundo tem tudo a ver com mídias sociais e cabelos incríveis.

Então, por que não ter uma pequena área instalada na frente do logotipo da sua empresa ou da estação de estilistas e fazer os clientes tirarem fotos e compartilharem tudo na mídia social?

Este é um tipo de publicidade gratuita e eficiente, com certeza. Além disso, coloque um adesivo no espelho com sua própria hashtag, se tiver.

  1. Torne-se seu próprio modelo

Em algumas táticas de marketing para salão de beleza, os proprietários devem ser seus próprios modelos. Ninguém quer fazer o cabelo com alguém que tem um cabelo muito ruim.

Desta forma, certifique-se de que seus estilistas fazem o cabelo e que é uma demonstração do melhor trabalho de seu salão.

  1. Patrocinar um desfile de moda local

Como proprietário de salão, considere se envolver em sua comunidade, patrocinando um desfile de moda local.

Desta forma, ofereça serviços de salão a um desfile local em troca de anúncios no folheto, acesso a fotos e oportunidades de trabalho em rede. E com isso, construa uma campanha de relações públicas, através das entrevistas da mídia local como parte do evento.

Marketing para salão de beleza

  1. Aproveite as avaliações on-line como prova social

Para as estratégias de marketing para salão de beleza, as avaliações on-line fornecem um alcance tremendo.

Isso ocorre, pois, atualmente cerca de 96% dos compradores pesquisam on-line uma empresa local e 91% leem as avaliações on-line, que aparecem mais nos resultados de pesquisa.

Desta forma, salões podem ganhar mais negócios e clientes por meio de boas avaliações online. Porque fornecem prova social, criam confiança e influenciam as decisões dos consumidores que procuram serviços locais.

Confira o que é o marketing de relacionamento

  1. Oferecer um desconto de aniversário com uma campanha automatizada de e-mail

Ter uma campanha de e-mail, vinculada a estratégia de marketing para salão de beleza. É uma ótima maneira de reduzir comparências e aumentar a retenção de clientes.

Assim sendo, quando um cliente se inscreve para receber suas comunicações por e-mail. Peça a ele que insira as informações básicas de contato, inclusive sua data de aniversário.

Desta forma, quando o aniversário deles acontecer a cada ano. Você pode enviar um incentivo de aniversário personalizável para convencê-los a voltar ao salão. Isso pode vir na forma de um desconto, produto gratuito ou serviço. Pode ser até mesmo um cupom do próximo lançamento.

Com isso, ao oferecer incentivos para aniversários. Você informa ao cliente que valoriza os negócios deles e está pensando neles em seu dia especial.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre marketing para salão de beleza, então continue em nosso site e confira muito mais.

 

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