Marketing político: o que é

Quando falamos de marketing político estamos nos referindo a algo que deve ser utilizado de forma responsável e elaborada para que as pessoas se aproximem da vida política.

Ficou confuso? É natural. Muitas pessoas ainda não conhecem esse conceito, mas pode ter certeza que ele vai ser bem comum com a chegada dos próximos anos.

Isso tudo acontece porque como a tecnologia avançou bastante, sempre há novas técnicas, e graças a grande popularização da internet, todos conseguem ter acesso a tudo isso. E com isso as propagandas políticas estão cada vez mais em baixo, assim como os santinhos.

E como tem muita coisa nova acontecendo na área tudo isso pode ter um impacto direto com a nossa vida nos últimos anos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue em nossa página.

Mas afinal, o que é marketing político?

Para começar a definir vamos fazer algumas perguntas para você.

  • Quem você votou como deputado?
  • E para a prefeitura da sua cidade, qual foi o seu voto?
  • Você lembrar o vereador que ajudou a escolher?

Se você lembra de todos esses nomes, consegue nos falar o que eles tem feito para melhoria da cidade / país?

Muitas pessoas não conseguem responder todas essas perguntas, e há também aquelas que não se interessam muito pelo assunto de política.

Mas você sabia que a culpa também pode ser desse candidato? Isso mesmo, talvez ele não sabia fazer marketing político.

Se formos resumir de uma forma bem fácil, podemos dizer que o marketing político, nada mais é do que um conjunto de técnicas de publicidade que fazem aquele político se manter ligado ao seu eleitorado.

A grande sacada do marketing político é fazer com que aquela pessoa eleita se comunique com as pessoas que o elegeram, para até mesmo continuar ganhando esses votos nas próximas eleições.

Sem essas ações de marketing político, não vai existir comunicação entre o eleitorado e o político, e assim como você talvez não soube responder aquelas perguntas.

Muitas pessoas não vão saber direito sobre as propostas de seus candidatos e qual trabalho ele está realizando para a melhoria das coisas.

Quais as estratégias mais utilizadas no marketing político?

Agora você vai conhecer quais as estratégias mais utilizadas dentro desse tipo de marketing, confira abaixo.

Desenvolver uma marca política

Pode soar estranho mas uma das coisas mais importantes para um político é a criação da sua marca!

Por exemplo, alguns querem ser conhecidos como uma pessoa que represente a saúde, outro quer que o seu reconhecimento venha por lutar pelos direitos do animais, e assim vai indo.

Cada político quer ter algo que ‘’chame’’ mais atenção do seu público, e isso é chamado de marca.

E seja qual for a marca que você deseja carregar, a nossa dica é que utilize do marketing para o ajudar a construir essa percepção nas pessoas.

Pra que isso aconteça é necessário que os profissionais de marketing político apliquem táticas chamadas de ‘’branding’’ essas técnicas são bem utilizadas por empresas grandes, como a Apple, por exemplo.

Por isso se aprofunde no branding para começar a pensar na criação da sua marca com o brading.

Construir uma comunidade

E quem são os políticos sem uma comunidade ao seu lado? Os políticos precisam muito de pessoas, e não só para se eleger, mas também para ter força política, essa força política é o que faz que seus projetos sejam aprovados, por exemplo.

Por isso em qualquer época o político precisa estar próximo das pessoas, e criar um sentimento de união entre elas.

No passado isso já era feito, mas de uma forma totalmente diferente do que estamos acostumados, era muito mais pelo ativismo ou mesmo pela militância política. Hoje os mesmo resultados são encontrados, mas de formas diferentes.

Tudo isso graças a grande ascensão das redes sociais, uma ferramenta bem utilizada dentro do marketing político! É possível criar grupo, ou mesmo debater e conversar mandando propostas de imagens pelo WhatsApp.

Temos um exemplo claro para vocês! Acabamos de passar por uma eleição bem importante, a de presidente do Brasil.

O atual presidente trabalha há um tempo dentro de suas redes sociais, sempre trazendo propostas e debatendo com o público de uma forma indireta.

A página do presidente eleito, antes dele vencer, já havia mais de 8 milhões de curtidas, sem contar seus milhares de seguidores no instagram.

O presidente fazia lives por essa rede social, para justamente estar próxima ao público! Com certeza ele soube usar bastante do marketing político dentro de suas eleições, e o resultado o favoreceu.

Por isso qualquer candidato pode ir começando a reunir números em suas redes sociais pouco a pouco, sempre com o intuito de montar uma comunidade, por exemplo.

E mais uma vez, podemos dar o exemplo dessas eleições, que foram pautadas nas mídias sociais! Você provavelmente cansou de ver propaganda do seu facebook, certo?

As pessoas mesmo compartilhavam as informações que achavam relevante! O político nesse caso só precisou conquistar o seu público.

Investir em conteúdo

Mas claro que para ter esse conteúdo circulando por aí o marketing político precisa de uma boa ajuda do marketing de conteúdo!

O marketing de conteúdo vai fazer um material de qualidade, textos, temas diversos, conteúdo claro, bem explicado, e direto.

A primeira coisa a ser feita é a educação do eleitorado, com aquele material sendo divulgado e publicado na rede social do político com a devida qualidade.

Assim fica até mais fácil do público visualizar as propostas! Porque isso geralmente é feito com imagens, o que chama mais atenção, e deixa a leitura mais leve do que um texto longo.

Tudo por aqui é direto ao ponto! E dessa forma as pessoas vão compartilhar muito mais, e o alcance do político vai ser muito maior.

E se o eleitor viu aquela imagem no facebook, por exemplo, ele leva até o whatsapp, e isso vai fazer o político ter outras pessoas tendo acesso ao seu conteúdo.

E lembre – se isso não é somente feito perto das eleições! É um trabalho contínuo.

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