Marketing social: o que é

Sabemos que o marketing vem sofrendo diversas mudanças ao longo da sua história! Na verdade ele vem se adaptando as necessidades das empresas, e da sociedade no geral.

Há diversos tipos de marketing atualmente, entre eles está o marketing social! Mas você sabe o que é isso?

Em nosso artigo de hoje vamos abordar tudo sobre o marketing social, confira.

Afinal, do que se trata o marketing social?

O marketing social nasceu lá nos anos 70! Quando Philip Kotler e Gerald Zaltman detectaram que além dos princípios do marketing tradicional da época, de vender produtos, o marketing também poderia ser utilizado para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e também comportamentos.

Como objetivo principal de toda a campanha de marketing social é de ajudar na eliminação de problemas sociais, geralmente essas questões estão ligadas com saúde pública, educação, moradia, trabalho, entre outras causas.

Dessa forma o marketing social é utilizado bastante pelos órgãos públicos, mas também por empresas privadas que desejam fazer campanhas de doações, conscientizações, etc.

O objetivo desse marketing é sempre fazer com que a população se envolvam dentro de uma causa, e costuma funcionar justamente porque essas ações não estão pautadas aos interesses comerciais, mas sim aos interesses sociais.

 

Alguns exemplos de negócios baseados somente no marketing social

 

  • Médicos sem fronteiras: Os médicos sem fronteiras é uma organização que vai oferecer cuidados médicos para pessoas que estão em situações de guerra civil, desastres ambientais, fome e miséria;
  • Doutores da alegria: Com certeza você já ouviu falar sobre os doutores da alegria! Eles vão aos hospitais públicos visitar crianças e adolescentes, fazendo arte e vestidos de palhaço para tentar mudar um pouco da realidade hospitalar;
  • Instituto chão: Aqui temos outra associação sem nenhum fim lucrativo que tem como objetivo integrar cooperativas de produtores locais com consumidores por meio de uma feira, uma mercearia e um café que vende somente os produtos orgânicos e artesanais.

 

A diferença entre o marketing social e o comercial

Com o passar do tempo as empresas foram cada vez mais percebendo o interesse das pessoas nesse tipo de ação, e dessa forma foram investindo cada vez mais nas causas sociais como uma forma de promover sua imagem.

O que queremos dizer com isso é que diversas empresas utilizaram e utilizam ainda do marketing social para passar uma imagem positiva aos consumidores!

E não que as ações não sejam válidas, mas o intuito não é primeiramente na causa social, como os exemplos que citamos acima. Essas empresas querem colaborar para um mundo melhor, mas sem perder o seu foco no cliente e também nos negócios.

As empresas que utilizam apenas o ‘’rótulo’’ de desenvolvimento social são desmascaradas bem rápido pelos consumidores!

Porque mais do que tentar passar essa imagem de engajamento social, isso precisa estar dentro da empresa, com diversas ações que conquistem a confiança do público.

 

A importância do marketing social

Quando falamos sobre o mercado, a grande vantagem de trabalhar com o marketing social dentro de uma empresa é conseguir conquistar mais clientes.

Atualmente o mercado está bem acirrado, e o cliente consegue ter informações sobre preços e campanhas em tempo real! A concorrência está somente há um clique, por isso as empresas cada vez mais buscam formas de se diferenciar dos concorrentes.

E diversas empresas viram no marketing social justamente a chave para esse novo mercado de consumidores, e isso tem funcionado bastante.

Uma pesquisa recente descobriu que 50% dos brasileiros valorizam empresas que tenham algum tipo de projeto ou participação social! Com isso podemos ver que o público realmente valoriza essa ação social presente nas empresas através do marketing social.

Podemos até mesmo dizer que se antes era um diferencial apostar no marketing social, as empresas que querem sobreviver hoje ao mercado, tem quase uma ‘’obrigação’’.

 

Mas para isso a empresa precisa passar por três etapas básicas:

 

1 – identificar os valores do seu público alvo e também o da sua própria empresa;

2 – Mapear todas as causas sociais que vão de encontro com esses valores;

3 – Escolher um ou mais causas sociais e se dedicar a elas, sempre traçando objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

Somente seguindo o caminho correto dentro do marketing social é possível criar um relacionamento significativo com o consumidor!

 

Exemplos de campanhas de marketing social

 

TV Globo: Criança esperança

Quem nunca assistiu o criança esperança na televisão? Ou mesmo, quem nunca fez uma ligação para doação?

A globo investe há anos nesse programa, e sempre mostra os resultados, estabelece metas, entre outras coisas!

Atualmente o criança esperança é reconhecido pela ONU como um modelo internacional de incentivo ao debate sobre políticas públicas e transformação social.

E nem precisamos comentar que tudo isso associa diretamente a rede de televisão a uma causa concreta, com objetivos bem claros e diretos para os telespectadores.

 

McDonalds: McDia Feliz

Outra campanha bem popular, e que acontece todos os anos, é o McDia Feliz! o intuito é ajudar crianças com câncer.

Todos os anos a empresa separa um dia para promover um sanduíche, assim, todas as vendas do mesmo são destinados a causa! A ação é organizada pelo Instituto Ronald Mcdonald, que além dessa tem outras causas sociais.

 

Pedigree: Adotar é tudo de bom

A marca de rações fez essa ação para conscientizar a adoção de animais abandonados! Dessa forma parte da venda dos produtos são destinados a ONGs que cuidam de animais.

Os resultados das ações são mostrados ao público, e os números realmente impressionam! O que faz o público ficar ainda mais engajado.

O legal da empresa é que eles realmente estão envolvidos na causa, e isso com certeza faz toda a diferença.

 

Correios: Papai Noel

Outra ação bem conhecida é a realizada pelos correios na época de Natal! Acontece há mais de 20 anos, e atualmente é conhecida como uma das maiores campanhas de marketing social do Brasil.

A ação tem como foco crianças que se encontram em situações vulneráveis! Dessa forma alguém pode pegar a cartinha e presentar a criança como se fosse o papai Noel.

Gostou de saber mais sobre o marketing social? Então continue em nossa página e confira muito mais.

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