Marketing verde: o que é

O nosso artigo de hoje tem como intuito apresentar para o leitor o conceito de marketing verde e como ele pode melhorar a imagem de uma empresa, você não pode deixar de conferir.

Com certeza você já viu por aí algumas empresas que fazem bastante questão de transparecer para os seus clientes o quanto elas estão engajadas com a sustentabilidade, e como seus produto colaboram com o meio ambiente.

Mais ou menos essas empresas podem utilizar expressões que estão bem na moda, como por exemplo, ‘’amigos do meio ambiente’’ ‘’uso de materiais recicláveis’’ e frases do tipo em suas propagandas.

E você já parou para se questionar por que elas adotam essa postura?

Tudo isso que acabamos de comentar faz parte do marketing verde, e nesse artigo você vai entender o porque eles fazem isso, e porque todas as empresas também deveriam adotar essa estratégia.

Mas afinal, o que é marketing verde?

O marketing verde, que também pode ser chamado de marketing ambiental, é uma estratégia de marketing que vai focar nos benefícios  do meio ambiente em sua produção, nos seus produtos ou na postura adota pela empresa.

Sim, como você pode perceber, é uma jogada de marketing que visa o apelo ambiental. Podemos dizer que essas empresas procuram vender uma imagem que possuem uma consciência ecológica.

E claro, isso tem estado na moda, e de fato pega muito bem nos últimos anos. E pra isso a empresa precisa ir além de transmitir apenas uma imagem, e sim de ter atitudes realmente de responsabilidade ambiental.

Você sabe como surgiu o marketing verde?

Essa história de marketing verde surgiu lá na Europa e nos Estados Unidos, isso aconteceu porque a população em geral estava tendo uma consciência ecológica.

Podemos dizer que essa consciência da sociedade desses país, se deu mais ou menos lá pela década de 60, mas podemos ver que o mercado começou entrar mais fortemente dentro das empresas lá para a década de 90, até porque as transformações ambientais realmente começar a acontecer.

Essas pessoas com medo de faltar recursos naturais no futuro começaram a pressionar empresas, pedindo para que elas fossem responsáveis por toda essa questão ambiental, e não acabassem mais ainda com isso.

Ou seja, passamos de uma época onde somente a consciência como pessoa não era o suficiente, por isso empresas também começaram a ser cobradas por todos os lados.

Se formos falar do Brasil, podemos dizer que o marketing verde chegou juntamente com empresas multi nacionais que aqui se instalaram! E foi mais ou menos nessa época dos anos 90 que surgiram as estratégias dessas empresas por aqui também.

Campanhas das entidades do terceiro certo, vão colaborar de uma forma bem decisiva para que as empresas possam seguir os princípios do marketing verde.

E quais seriam esses princípios do marketing verde?

Se você deseja implementar o marketing verde em sua empresa, será necessário ser:

  • Ecologicamente correto;
  • Economicamente viável;
  • Socialmente justo;
  • Culturalmente aceito.

Como podemos ver o marketing verde não vem somente com a necessidade de algo ambiental, mas ele vai ter relação com o econômico, com o social e também o cultural. Eles caminham juntos dentro dessa estratégia de marketing.

E para além disso os especialistas em marketing verde apontam que as empresas precisam ter atenção em duas coisas,

  • 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar;
  • 4 Ss: Segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social.

Quando a empresa passa a investir em tudo isso ela vai economizar bastante dinheiro, e também recursos naturais, como energia, por exemplo. Mas ela também vai lucrar além de economizar.

E por isso acaba sendo bem vantajoso, e sabemos que ela passa uma imagem bem legal para os seus clientes. Por isso comentamos lá no início, que somente o discurso sem a atitude, não vai adiantar.

As empresas que investem no marketing verde tem como ‘’obrigação’’ colocar essas práticas de responsabilidade ambiental em sua pauta! Senão, ela vai entrar em ‘’greenwashing’’.

Mas o que é greenwashing?

Greenwashing é aquela empresa que vai fazer toda a propaganda que trabalha de forma sustentável, que é verde, e na verdade, não vai ter nenhuma atitude que consiga ir de encontro com esse discurso.

E claro, além de não estar colaborando com o planeta, pode estar contribuindo para que a sua empresa vá por água baixo.

Imagina o quão escandaloso é, quanto empresas vendem toda essa imagem de verde e de sustentável, mas vaza alguma foto ou informação que essa mesma empresa faz uso de trabalho escravo, ou jogo seus resíduos em um rio, por exemplo.

Essa empresa estará praticando um claro ‘’greenwashing’’ em sua tradução temos uma ‘’lavagem verde’’, que serve nada mais nada menos, do que para enganar os clientes e passar uma imagem errada para o mercado que está inserido.

Essa empresas mascaram tudo que há por trás do seu real processo de produção, e de produtos.

Por isso nem precisamos comentar o quanto isso não é uma prática ética, e nem recomendada se você deseja prezar pela imagem que tem no mercado.

E como eu posso inserir o marketing verde dentro de uma empresa?

Como falamos de pequena e média empresa é muito mais fácil. Isso porque fica mais fácil ter controle das atividades, e até mesmo da postura dos funcionários quanto aos novos hábitos.

Você pode começar substituindo os produtos que agridem o meio ambiente por uma que agrida menos ou não agrida.

Pode ainda fazer a reciclagem do lixo que a sua empresa produz, pode reaproveitar material, pode conscientizar os funcionários quanto ao desperdício, e colocar metas de redução.

Pode economizar recursos naturais como a água e a luz da sua empresa!

E se for uma empresa que faz produtos começar a pensar formas de aumentar a durabilidade daquele produtos, e não utilizar de materiais não bio degradáveis.

Entrar em programas já existentes também é uma estratégia bem legal.

Seja criativo, e esteja disposto a mudar a postura da sua empresa como um todo, e passar isso para os funcionários.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest