Matriz BCG: o que é, e como se beneficiar dela em seu negócio

A matriz BCG é um instrumento estratégico amplamente utilizado para determinar o valor das combinações produto-mercado.

Neste sentido, as descobertas do modelo podem ser usadas para determinar se a empresa possui um mix saudável de produtos e quais estratégias podem ser usadas a longo prazo.

Portanto, se você quer entender melhor a matriz BCG e saber como o modelo é estruturado e quais estratégias podem ser derivadas disso, então confira o nosso artigo de hoje.

O que é uma matriz BCG?

Toda empresa sabe que, para sobreviver, precisa investir em produtos que tragam retorno financeiro, tanto agora quanto no futuro e identificar quais produtos significam uma perda de recursos sem o potencial de volta.

A matriz BCG é usada desde 1968 para ajudar as empresas a entender quais produtos podem ser usados da melhor forma para aproveitar as oportunidades de crescimento de participação de mercado.

Neste sentido, a matriz BCG é um instrumento que foi projetado pelo Boston Consulting Group, para ajudar na análise dos produtos em sua margem de lucro.

Desta forma, a matriz BCG fornece uma estrutura para análise de produtos com base no crescimento e na participação de mercado.

O marketing de conteúdo começa aqui

matriz BCGComo funciona a matriz BCG?

Quota de mercado relativa:

A quota de mercado relativa é calculada dividindo a quota de mercado ou o volume de negócios de um produto (grupo) pela quota de mercado do maior concorrente no grupo de produtos.

Com o maior concorrente entende-se o líder de mercado, se um produto de uma empresa em si é líder de mercado em um grupo de produtos você leva a empresa em segundo lugar como o maior concorrente.

A participação de mercado relativa dá uma boa imagem de como seu produto se compara ao líder de mercado no segmento.

Crescimento do mercado:

Crescimento do mercado significa quanto o mercado em que o produto está localizado cresceu nos últimos anos.

Crie sua matriz BCG

Criar uma matriz BCG não é complicado. Você geralmente precisa de um exemplo para começar. Assim como um bom exemplo também é necessário, para que você possa aplicá-lo em sua organização.

A matriz BCG é um portfólio de produtos para a organização. Com as variáveis ​​certas, a matriz BCG pode ser uma boa ferramenta para investir em produtos ou serviços. Assim como você pode pensar quais já não produzem mais e, em seguida, para eliminá-lo do seu portfólio.

As variáveis ​​que você precisa são os números de vendas do produto, a participação de mercado relativa e o crescimento de mercado do segmento. Bem como o crescimento total do mercado no segmento e a participação de mercado relativa média.

Para a quota de mercado relativa, necessita do seu próprio volume de negócios, do volume de negócios total e do volume de negócios do seu maior concorrente.

Para a quota de mercado, é necessário o volume de negócios total e o seu próprio volume de negócios.

Para o crescimento do mercado, é necessário o novo volume de negócios e o volume de negócios antigo.

matriz BCGOs 4 quadrantes pelos quais seu produto passa na Matriz BCG

Ponto de interrogação – canto superior direito

Um ponto de interrogação é um produto com baixa participação relativa de mercado, mas com alto crescimento de mercado. Com um ponto de interrogação, não é certo se o produto pode ter valor no futuro. Este produto pode crescer ainda mais em uma estrela, mas se o crescimento do mercado desacelera, o produto pode se tornar um cão.

Star – canto superior esquerdo – canto inferior direito

Uma estrela é um produto com uma quota de mercado relativamente elevada num mercado em crescimento.

Cash Cow – parte inferior esquerda

Este quadrante contém produtos que possuem uma alta participação relativa de mercado em um mercado que não está mais crescendo. Como o nome sugere, estes são produtos com os quais você ganha muito dinheiro. Estes produtos exigem pouco investimento e você pode investir o dinheiro que você ganha com esses produtos em estrelas ou pontos de interrogação.

Marketing para pequenas empresas: o guia completo

Dog – parte inferior direita

Um cão é um produto com baixa participação relativa de mercado e pouco crescimento de mercado.

Seu produto começa no canto superior direito. Na fase inicial, tem uma pequena participação de mercado no mercado em crescimento. É incerto se esta será uma Star ou um Dog.

A probabilidade de uma estrela é determinada pelo potencial de crescimento. Se não tiver potencial de crescimento, seu produto cai no quadrante Dog.

Na segunda fase, seu produto está no canto superior esquerdo. Seu produto tem potencial de crescimento e acaba na Star.

Tem uma grande participação de mercado no mercado em crescimento. Com investimentos direcionados, você mantém a alta participação de mercado até que o mercado se torne maduro.

Você deve pensar em um relógio inteligente, porque mais e mais pessoas estão pensando em comprar este produto.

Na 3ª fase, o seu produto está no canto inferior esquerdo. Seu produto ainda tem uma alta participação de mercado em um mercado estável, mas não pode mais crescer.

Ele está localizado no quadrante Cash Cow. O produto se tornou lucrativo para sua organização. Este quadrante vem com um produto que ainda é rentável.

Na fase final, seu produto está no canto inferior direito. Seu produto agora só custa dinheiro. Você tem uma pequena participação de mercado em um mercado maduro.

Se não houver interesses estratégicos, é aconselhável descartar o produto no quadrante Dog. Esses produtos são, portanto, vendidos cada vez menos pelo seu grupo-alvo.

O caminho ideal – Matriz BCG

O produto ideal geralmente vai de um “Ponto de Interrogação” (um produto é introduzido em um novo mercado em crescimento) até uma “Star” (a participação de mercado neste crescente mercado está sendo expandida) para um “Cash Cow” (a participação de mercado é alta permaneceu e o mercado amadureceu).

Nas duas últimas fases, os investimentos se pagam e o dinheiro é liberado para investir em novos “Pontos de Interrogação” ou “Star”. Embora “Dog” sejam geralmente os produtos menos desejados, estes também podem ser importantes para uma mistura saudável.

Uma empresa que produz computadores também quer ser capaz de oferecer exibições, mesmo se esse produto estiver em uma posição “Dog”.

matriz BCGMatriz BCG em diferentes níveis

Você pode inserir uma matriz BCG em diferentes níveis. SBUs, ou Unidades de Negócios Estratégicos, são colocados em uma matriz BCG.

Um SBU compreende um grupo de produtos ou serviços. Por se tratar de grupos de produtos, você, como empresa, tem uma visão estratégica de suas operações comerciais. Em outras palavras, quais grupos têm um bom desempenho? Quais grupos de produtos podem ser vendidos?

Por exemplo, em uma empresa que produz Cola e Fanta como grupos de produtos, o fabricante tem diferentes tipos de Cola (Cola e Cola Light). Mas você também pode vê-lo como produtos quando um fabricante de soda tem 1 produto de cada tipo.

Em suma: A matriz BCG é destinada a grupos de produtos, mas tudo é possível. Você quer uma visão de perto dos seus produtos?

Então você faz a análise no nível do produto. Você quer uma imagem mais clara? Em seguida, você faz a análise BCG no nível do grupo de produtos (SBU).

Lojas que vendem: como fazer sua loja vender

Use a matriz para estratégico

Agora que você sabe onde cada unidade de negócios ou produto está localizado, você pode avaliá-lo de maneira objetiva na matriz BCG:

  1. Construir – Aumenta o investimento em um produto para aumentar sua participação no mercado. Por exemplo, você pode empurrar um ponto de interrogação para uma Star e, finalmente, uma Cash Cow.
  2. Espere – Se você não puder mais investir em um produto, mantenha-o no mesmo quadrante e deixe-o em pé.
  3. Colheita – Reduza seu investimento e tente obter o fluxo de caixa máximo do produto, aumentando a lucratividade geral (melhor para Cash Cow).
  4. Repelido – Deixe a quantidade de dinheiro ficar preso no negócio (o melhor para o Dog).

Você precisa de produtos em todos os quadrantes para manter um fluxo de caixa saudável e ter produtos que você possa usar para garantir seu futuro.

O papel do fluxo de caixa na matriz BCG

A compreensão do fluxo de caixa é a chave para a utilização da matriz BCG:

  1. As margens geradas e o caixa são uma função da participação de mercado. Margens altas e uma alta participação de mercado caminham juntas.
  2. Para crescer, você deve investir em seus ativos. Os fundos extras necessários para manter uma ação são uma função das taxas de crescimento.
  3. Uma alta participação de mercado deve ser conquistada ou comprada. A compra de participação de mercado requer um aumento ou investimento adicional.
  4. Nenhum mercado de produtos pode crescer indefinidamente. Você deve obter seu pagamento do crescimento se o crescimento diminuir; você perde sua chance quando em dúvida. O pagamento é dinheiro que não pode ser reinvestido nesse produto.

Esse último ponto é agora mais importante do que nunca. O mercado está agora se movendo mais rápido do que há 40 anos, e o BCG publicou desde então algumas revisões recomendadas para análise e processamento da informação da matriz.

Portanto, se você mantiver um suprimento saudável de pontos de interrogação, estará pronto para agir na próxima tendência, enquanto as vacas leiteiras precisam ser ordenhadas com mais eficiência, porque podem cair em desuso mais cedo.

Desta forma, com alguns ajustes, a matriz BCG pode ser ajustada para ajudar as empresas a realizar experimentos estratégicos necessários para o sucesso, mesmo em mercados imprevisíveis.

A matriz precisa ser aplicada mais rapidamente, equilibrando o investimento entre a exploração em novos segmentos e a exploração de segmentos estabelecidos.

Além disso, os investimentos devem ser rigorosamente gerenciados, enquanto a economia de portfólio de experimentos é cuidadosamente medida e monitorada.

matriz BCG

Crítica do modelo

Embora o modelo já tenha sido desenvolvido em 1968, a matriz BCG ainda é usada como uma importante ferramenta de análise para combinações produto-mercado. Apesar da ampla e fácil aplicabilidade, existem as seguintes críticas ao modelo.

Em primeiro lugar, a quota de mercado nada diz sobre a rentabilidade de um produto. Um produto pode ter uma alta participação de mercado, mas ainda pode ser insuficientemente lucrativo por várias razões (aumento dos preços das matérias-primas, substitutos baratos, o que significa que o preço deve ser reduzido para manter a participação de mercado).

O modelo indica que um “Cash Cow” deve ser o gerador de caixa para outros produtos, mas isso nem sempre tem que ser o caso. Além disso, o modelo não olha para a concorrência.

Uma participação de mercado ainda pode ser alta, mas pode mostrar uma tendência de queda. Se a quota de mercado dos concorrentes aumenta acentuadamente no mesmo período, isso é uma ameaça séria.

A quota de mercado pode, assim, eventualmente, ser perdida, de modo que um “Cash Cow” possa subitamente tornar-se um “Dog”. Um mercado também pode entrar em colapso repentinamente. Considere o mercado de telefones celulares após o surgimento de smartphones.

Além disso, o modelo vê o crescimento do mercado como um fator incontrolável. Uma empresa (especialmente uma com posição dominante) em um mercado pode impulsionar o mercado por meio de uma nova aplicação ou de uma melhoria do produto. Por exemplo, um “Cash Cow” pode se tornar um “Star” novamente.

Análise SWOT: comece seu planejamento com este guia

Aplicação alternativa

Por fim, uma matriz BCG não pode ser simplesmente aplicada apenas para combinações de produtos e mercados.

Desta forma, o modelo BCG também se presta a uma análise de clientes. Ao classificar os clientes com base na lucratividade (margem alta ou baixa) e crescimento potencial (crescimento alto ou baixo), a mesma classificação é criada como a classificação dos produtos.

Por exemplo, para análise de clientes, através da matriz BCG, a escolha pode ser dispor de clientes com baixa margem e pouco crescimento potencial ou investir mais em clientes com alta margem e alto potencial de crescimento.

Você já conhece a matriz BCG? Deixe nos comentários a sua opinião sobre este modelo. E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre a matriz BCG, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest