Nunca perca a ética nos negócios e nos relacionamentos

Você irá aprender no decorrer deste livro que a chave para o sucesso é o relacionamento. A despeito de vários livros de networking, o saber se relacionar com as pessoas é essencial para o sucesso de quaisquer empreendimentos. Mas a própria chave tem seus pré-requisitos, e um deles é a confiança que pode ser construída de várias formas – abordaremos isso neste livro, mas também pode ser facilmente destruída com uma única atitude antiética.

 

Tive a felicidade que, ao entrar no ramo imobiliário, talvez eu tenha entrado na imobiliária mais ética da cidade. Tinha total confiança nos meus colegas de trabalho, sabia que nenhum deles seria capaz de “roubar” um cliente meu ou que, mesmo da insatisfação, sempre comunicavam que o cliente de um corretor o havia procurado.

 

Mas ser ético vai além de fazer a coisa certa no seu ambiente de trabalho, ser ético é levar o “costume de casa para a praça”. Ser ético não é, necessariamente, seguir a lei a risca – pois até esta pode ser injusta, mas ter um código de conduta que posso resumir para você em uma única frase: ficar somente com aquilo que te pertence por direito. Esta, por sinal, é a definição de justiça de Aristóteles, e é o meu karma: não devemos ter nada além daquilo que de fato é nosso. Assim como devemos fazer o que a nós foi confiado.

 

Não vou adentrar em definições. Não é a missão deste livro.

(MARKETING DE MATILHA, Siqueira, Jaufran, 2019, p. 34)

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