Talvez você conheça essa expressão “palavra-chave”, mas talvez você não saiba sobre o que estou falando. Aqui, especificamente, trato a respeito dos termos buscados nos mecanismos de busca.
E bem, por que é isso é importante?
Onde as pessoas buscam conteúdo a respeito de uma determinada área? O novo “Pai dos burros”. O Google se transformou em mais do que um meio de responder perguntas complexas, mas o grande pai do conhecimento mundial: nele você pode encontrar todo tipo de conhecimento, com mais ou menos facilidade, e as pessoas sabem disso, por isso antes de fazerem compras, pesquisas no Google, antes mesmo de ter a intenção de comprar alguma coisa, pesquisam no Google.
Como assim, Jaufran, antes de ter a intenção de comprar alguma coisa? Todas as pessoas irão comprar algo na vida, mas antes de chegar na fase de decidir pela compra, elas passam por outras fases, como a descoberta de coisas aleatórias, o reconhecimento que tem um problema (aqui ela pode buscar, por exemplo, sobre como aumentar as vendas), consideração da solução do problema (podem pesquisar sobre consultoria de marketing) e, por fim, a fase de decidir comprar/contratar um serviço que solucione, de fato, os seus problemas (contratar a JAUFRAN Consultoria). Para cada fase dessa há um conteúdo específico, há palavras-chave que indicam o que mais tem sido buscado.
A definição de palavras-chave é importante, pois através dela você produzirá conteúdo orientado ao que as pessoas realmente estão buscando na internet.
(MARKETING DE MATILHA, Siqueira, Jaufran, 2019, p. 69)