O novo modelo de vendas

Antes de partir para a caçada, você precisa entender o que irá caçar, os novos formatos de caçada para, enfim, planejar sua caçada.

Diferente do que você poderia ter pensando até aqui, sua caça não é o cliente que irá comprar o seu produto, mas, sim, o lucro. Esta é sua verdadeira presa.

 

O lucro é o animal mais astuto da sociedade, se esconde com facilidade, foge das suas mãos – ou da sua mesa de negociação. O lucro é a presa mais difícil de você caçar, pois você pode até vender muito, mas não ter lucro algum.

 

Pesquisa do DataSebrae, indica que os dois maiores problemas dos empreendedores brasileiros são finanças e marketing. Este livro é para resolver o segundo grande problema dos brasileiros que empreendem: atrair clientes, pois se não vender, não terá dinheiro para gerir.

 

Para isso você precisa compreender que o modelo de vendas mudou. O antigo modelo falava de criar raport, apresentar os benefícios do produto e tentar fechar a venda. Esse foi o modelo que sustentou o varejo mundial por décadas, mas o novo modelo de vendas trouxe uma forma mais prática e barata, e o advento da internet tornou isso simples e acessível para qualquer empresário do planeta, pois o novo se baseia em criar relacionamento, identificar as necessidades e as crenças do cliente, apresentar as soluções e, por fim, fechar a venda

 

Mas como fazemos isso hoje?

Online nós apelaremos para o velho e bom funil de marketing que você bem conhece: atrair curiosos para o seu blog, converter esses curiosos em oportunidades de negócios (leads), relaciona-se com eles através de um fluxo de automação de marketing para, enfim, vender.

 

Mas, Jaufran, isso funciona para produtos digitais, você pode me questionar. Bem! Funciona para qualquer tipo de produto ou serviço, pois a última etapa não precisa ser necessariamente uma página de checkout, mas, sim, uma página de contato altamente qualificada para marcar uma consulta ou uma reunião de negócios de um serviço/produto de alto valor agregado.

 

No novo modelo vendas, você irá colher informações, enquanto se relaciona com seu potencial cliente, sobre as necessidades, crenças, valores, medos e realizações dele, para, enfim, apresentar um serviço/produto personalizado ao que ele realmente precisa

(MARKETING DE MATILHA, Siqueira, Jaufran, 2019, p. 50)

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