O que é comunicação: 15 exemplos de empresas que se comunicam como ninguém

Responder o que é comunicação não é fácil, pois há várias categorias e formas de manifestação! Da mesma forma, há diversas subcategorias, como: comunicação de eventos, comunicação de crise, mas também gerenciamento de mudanças. Ou ainda, gerenciamento por qualidade total, que são muitas áreas de atuação de um comunicador dentro de uma empresa.

Um comunicador de excelência aparece como uma pessoa carismática. Mesmo que ela use técnicas para estabelecer um diálogo, o que nos lembramos é que essa pessoa parecia amigável, cheia de benevolência, competente, culta, profissional. Que a conversa com ela foi muito agradável e construtiva.

Então, como ela captura nossa atenção, desperta nosso interesse e nos certifica de que partimos com uma boa imagem dela? Aqui estão 15 empresas que descobriram sua comunicação. Mas, não apenas isso, elas pegaram os segredos de um comunicador de excelência e fizeram a diferença!

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1- O que é comunicação das organizações – o sucesso da Coca-Cola

O conhecimento sobre “comunicação das organizações” implica uma série de análises e estudos. Assim, comunicação diz respeito à própria ação de informar e cativar.

Diretamente importada de mundos profissionais, a partilha “comunicação interna e comunicação externa” funciona como uma sugestão real. Transmite representações que induzem cortes, que não se ajustam à realidade das práticas.

Esse foi o método adotado pela Coca-Cola, para melhorar a sua comunicação e aumentar o alcance de sua marca.

Assim sendo, este é um meio de melhorar a imagem da empresa com parceiros externos. Mas também, formalizar trocas e procedimentos internos. Desta forma, a abordagens de qualidade torna-se invariavelmente, uma ferramenta essencial para a comunicação externa e comunicação interna.

Saber seu tipo de comunicação e revelar a inanidade desse compartilhamento, é muitas vezes o segredo para uma empresa ter sucesso com o público.

2- A comunicação “séria” da Apple

É impossível falar sobre marcas nas quais os consumidores confiam sem falar sobre a sociedade americana. Muito já foi dito sobre o “gênio” de Steve Jobs e seu lado visionário.

Contudo, a razão para o sucesso fenomenal da marca Apple é, sem dúvida, mais realista. A Apple ganhou confiança ao imaginar produtos elegantes e, acima de tudo, simples de serem usados.

A marca não inventou nada, nem o smarpthone nem o computador. Mas concentrou seus esforços em melhorar o que já existia. Assim, houve preocupação com a qualidade, além do serviço pós-venda, o que explica o sucesso iPhone e dos iPads, apesar de seus preços altos.

Apropriações destes produtos, comunicados de uma nova forma, através do trabalho dos pesquisadores da empresa, melhoraram o alcance e a seriedade da marca Apple, tornando esta, uma empresa líder em comunicação.

É, portanto, uma questão de nos livrarmos dessas categorias de comunicação antigas, subordinadas aos interesses das mídias ultrapassadas, para substituí-las por categorias de análise operacional que nos permitem apreender as lógicas das práticas de comunicação que estruturam situações de trabalho.

Todavia, devemos simultaneamente objetivar essas categorias práticas, pois elas participam da construção do mundo social e expressam a capacidade de certas pessoas, ou ainda grupos, de impor sua própria visão do mundo social e, por extensão, de seu próprio interesse.

3- Shell – uma das marcas mais comunicadoras!

As estratégias de comunicação da Shell e de outras empresas consideradas comunicadoras, são um tipo de ferramenta de negócios, que ajuda uma empresa alinhar seus objetivos gerais, com um plano de marketing focado em alcançar um conjunto de resultados.

O desenho de estratégias de comunicação deve permitir que a organização defina, elabore e lance suas mensagens, por qualquer meio e para todos os tipos de interlocutores, de maneira efetiva.

A influência dessa estratégia no alcance dos objetivos organizacionais é significativa e, portanto, vale a pena saber que tipos de estratégias de comunicação existem, quais são suas chaves, como levantar a estratégia de comunicação de uma marca e como fazê-la online.

Não basta apenas ter o conceito sobre comunicação, mas o conhecimento necessário para aplicá-los.

4- Empresas que possuem Estratégia de comunicação: casos reais a serem inspirados – exemplo da LG

Mas e então, como tornar uma estratégia comunicativa eficaz e impactante? Quais aspectos devem ser levados em conta? Quem podemos tomar nota? A LG é exemplo vivo de uma empresa desse tipo de comunicação.

A atitude do público em relação a uma empresa depende, em grande medida, de estímulos externos, como propaganda, marketing boca a boca ou o impacto de sua imagem corporativa.

Por muitos anos, a LG investiu muito na construção de uma sólida imagem corporativa. Tanto é que, esta marca é sinônimo de qualidade em qualquer lugar do mundo.

Daí a importância da estratégia de comunicação de uma empresa e não apenas o conceito de “o que é comunicação”, que em nenhum caso pode ser parcial ou setorizada. Desta forma, a comunicação requer uma aplicação transversal, se quiser gerar o impacto desejado entre o público-alvo.

A formulação de objetivos, o sistema de gerenciamento interno, o desenho de alguns suportes e métodos, são os elementos indispensáveis para a aplicação de uma estratégia de comunicação eficaz, que pode ser interna, externa ou ambas.

5- Empresas com estratégias de comunicação online – O exemplo do Facebook

Estratégias de comunicação on-line são lucrativas. Pois com um investimento muito menor do que em qualquer tipo de estratégia de comunicação tradicional, um escopo muito maior pode ser alcançado, algo que afeta os resultados.

Neste aspecto o Facebook é líder, uma vez que domina o atual cenário da comunicação on-line. O Facebook é também um canal de comunicação, onde outras empresas podem utilizar de sua estrutura digital para atingir um numero maior de clientes.

Além disso, atualmente, há uma variedade de ferramentas, gratuitas e pagas, que permitem explorar todo o potencial das estratégias de comunicação no ambiente online.

Nessa área, a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e a computação cognitiva estão abrindo novas formas de otimizar as comunicações, um campo adequado apenas para empresas com maturidade digital suficiente e que buscam incorporar novas capacidades em suas estratégias de comunicação.

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6- Estratégias de comunicação de marca – Exemplo do Ali Express

A forte identidade de marca da Ali Express não é apenas um logotipo ou um slogan impressionante. Na realidade, são as pessoas que trabalham para o negócio, seus valores, espírito, forças e experiência que conseguem captar a atenção do público e ocupar um lugar em sua mente.

De acordo com os especialistas, 45% da imagem de uma empresa pode ser atribuída ao que ela diz e como ela diz isso. Isso confirma a importância das estratégias de comunicação para a marca.

Portanto, para alcançar uma forte presença da marca, será necessário atender efetivamente às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, desenvolver uma estratégia de comunicação convincente que permita sua manutenção.

7- O exemplo da Amazon

Em 2013, a Amazon chegou ao topo das empresas nas quais os americanos confiam destronando a poderosa Apple. A pesquisa revelou que é pela sua confiabilidade e versatilidade, que a empresa de venda por correspondência na internet, seduziu o público.

Também deve ser notado que a Amazon descreve seus produtos extensivamente em seu site, o que permite limitar sua taxa de reembolso. Sabendo exatamente o tipo de comunicação, a empresa simplesmente cresceu!

8- O exemplo do McDonald’s

Em nosso ranking, o McDonald’s pode ser um bom exemplo de como o uso da comunicação com os clientes, bem como saber exatamente o que é comunicação dentro de uma empresa pode dar certo.

No Brasil, um país de gastronomia forte, somos cautelosos com a gigantesca fast food (ou deveríamos ser). E ainda assim um milhão de brasileiros diariamente atravessam a porta de um McDonald’s.

Como explicar esse sucesso em um mercado tão concorrido? É através de uma estratégia de marketing muito inteligente que a cadeia de fast food coloca os consumidores dentro de uma relação de confiança.

O McDonald’s adaptou-se aos diferentes mercados em que se estabeleceu, por exemplo, com a McCafé na Europa. O Greenwashing de seu logotipo, bem como, com o desenvolvimento de sanduíches e saladas adaptadas aos gostos dos brasileiros. Ou seja, uma espécie de comunicação que reflete diretamente no gosto dos clientes.

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9- Afflelou

Para tranquilizar os consumidores e vender óculos, Alain Afflelou teve uma idéia brilhante. Ele emprestou a sua imagem pessoal para realizar os anúncios da empresa.

Pela primeira vez, um empreendedor apareceu em uma campanha publicitária. Foi uma maneira muito eficaz de mostrar que ele tinha plena confiança na qualidade de seus óculos.

Se o oftalmologista desapareceu gradualmente de suas imagens publicitárias, sua voz ainda é usada em seus anúncios de televisão.

O que é comunicação nesse caso? Estar disposto a assumir riscos!

10- Nespresso

A Nespresso é um exemplo típico de uma marca que tem investido na popularidade de um dos seus embaixadores, para assim, aumentar a confiança de seus clientes. Ao contratar o ator George Clooney para seus comerciais de TV, a marca conseguiu aumentar o seu alcance.

O famoso “What Else“, dito em uma voz suave pelo ator, tornou-se o símbolo da marca, que é líder mundial de café em porções.

O que é comunicação para a Nespresso? Falar na língua dos clientes, não necessariamente o linguajar, mas trabalhar com a visão das pessoas.

11- O exemplo de Michel e Augustin

Desconhecida há alguns anos, a marca Michel e Augustin usou a nova geração de marketing para se tornarem conhecidos e cultivar a confiança.

Os fundadores da marca de bolos e sobremesas seduziram contando sua história e usando seus nomes para nomear sua marca. Uma escolha simples e quase sincera que reflete a natureza saudável de seus produtos.

Nesse caso a comunicação foi simplesmente essencial e temos um exemplo clássico do conceito. O que é comunicação em uma empresa? Seduzir os clientes.

12- A imagem de uma marca forma um todo indivisível – o exemplo da Claro

Além de sua gama de produtos e de sua comunicação publicitária, a imagem da marca depende também de sua estratégia global. Contudo, da sua cultura, seus valores e compromissos em termos de ética e meio ambiente.

Para a Claro, estes aspectos são atualmente quase tão importantes quanto a sua estrutura física. A marca investe forte em campanhas publicitárias com apelo popular.

Assim sendo, no coração da empresa, a imagem da marca não é mais apenas da responsabilidade dos funcionários em contato direto com o cliente (vendas, atendimento ao cliente, comunicadores, etc.). Mas sim, todos os funcionários se tornam vetores da imagem da marca para o exterior, e devem ser considerados como tal pela empresa.

13- A marca será autêntica ou não será – O exemplo da Natura

Em abril de 2016, a Cohn & Wolfe, uma agência de comunicação internacional, lançou seu primeiro ranking “Authentic 100“, que classifica marcas de renome mundia,l com base na percepção dos consumidores de sua autenticidade.

Entre os principais resultados deste estudo realizado em 12.000 consumidores em 13 mercados, observamos que apenas 7% dos entrevistados na França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, e apenas 5% na Suécia, descrevem marcas como “aberto e honesto”.

Que cinismo! Que incrível potencial para progressão! De qualquer forma, no Brasil a marca que se destaca na autenticidade é a Natura®.

Assim, marcas que se destacam no futuro serão aquelas que restaurarem com sucesso a relação de confiança com os consumidores. Dessa forma, defendendo uma abordagem genuína, transparente e honesta ao seu discurso e comportamento.

A Natura é exemplo disso, sendo que a marca é exemplo no mercado nacional, através da integração das opiniões que afetam, em toda a sua diversidade. Essas, são aplicadas em uma estratégia coerente, de valores corporativos.

O que é comunicação? Ter a confiança dos consumidores, indicando que a comunicação precisa ser sempre positiva.

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14- Defina seus objetivos de comunicação – empresas que são organizadas, o exemplo da Vivo!

O primeiro passo será definir seus objetivos de comunicação.

  • É para te fazer conhecer?
  • Para prospectar?
  • Para atrair novos funcionários?
  • Para reter seus clientes?

Várias campanhas ou meios de comunicação podem ser necessários para atender a esses diferentes objetivos.

Porque focar em um único assunto é geralmente a regra da comunicação efetiva. No entanto, uma campanha bem feita pode, por outro lado, responder a diferentes problemas. Desta forma, a Vivo tem como destaque uma definição clara de seus objetivos.

As campanhas de marketing desta marca possuem sempre uma mensagem direta e acessível ao seu publico alvo.

15- Empresas que identificam seus alvos – exemplo de redes sociais como Instagram e Twitter

A comunicação é, acima de tudo, a transmissão de uma mensagem de um transmissor (sua empresa) para um ou mais receptores (seus clientes, prospectos, parceiros ou especificadores).

A comunicação é, portanto, para você identificar claramente seus objetivos de comunicação. Para implantar meios de comunicação adaptados precisamente às suas expectativas. E apenas para pessoas interessadas em sua marca, produtos e serviços.

Dessa forma, empresas como o Instagram e o Twitter conseguem dominar o mercado das mídias sociais através de uma comunicação efetiva com o seu publico alvo. Através das informações obtidas dos clientes, estas plataformas atualizam seus aplicativos. Dessa forma, estarão sempre de acordo com as demandas dos clientes.

Conclusão

No decorrer desse artigo, vimos que a pergunta “o que é comunicação?” dominou os nossos questionamentos. O intuito foi mostrar que a comunicação pode acontecer de diversas maneiras e em uma empresa.

Especificamente, essas maneiras devem estar condizentes com alguns fatores, que se adequem as verdadeiras necessidades da marca.

Diante dos exemplos vistos, vimos que a comunicação foi a chave de sucesso para muitas empresas que já possuem suas marcas consolidadas. Incluindo as conhecidas no mundo inteiro Apple, Coca-Cola e Mc Donald’s.

Assim, veja que se comunicar e receber feedbacks dos seus clientes e prospectos é tão essencial quanto efetuar vendas em cadeia, propriamente dito.

 

 

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