O que é inbound marketing

Sabe aquele marketing que você via na televisão e jornais, que focava no quão bom é o produto, sem ter um público específico para atingir? Ele acabou dando espaço para outro mais eficiente. No entanto, o que é inbound marketing que tanto estão falando por aí?

Certamente você já ouviu falar sobre, tão popular ficou com o advento e constante evolução da internet. No entanto, nem todo mundo sabe o que é inbound marketing e como aplicá-lo na realidade de sua empresa.

Quer saber como? Prossiga com a leitura do artigo.

O que é inbound marketing?

Em sua definição, inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converte clientes através de conteúdo relevante. Nisso, acaba se diferenciado do marketing tradicional.

Nada de ir atrás de clientes, como se precisasse bater de porta em porta oferecendo seu produto. Trata de usar canais de interação como mecanismos de busca, redes sociais e postagens em blogs.

Acabou se tornando muito popular a partir de 2009, com diferentes empresas, dos mais variados portes, utilizando da prática para conquistar cadeira cativa na internet. Ela gera mais vendas e reforça sua autoridade no segmento.

Por isso seu nome, traduzido de forma livre, marketing de atração. Você atrai o cliente para sua porta, não você que bate na porta dele. Disso, surge um relacionamento ente os dois, gerando conteúdo para o usuário.

Mas qual sua importância?

A importância do Inbound Marketing

A diferença entre o real e o virtual fica cada vez mais nula ao passar dos anos. Isso reforça para uma empresa como ela deve se inserir no meio virtual de forma não só a vender bem, como a continuar existindo.

E por isso várias empresas usam de inbound marketing, adaptando-o de forma a usar de conteúdo relevante para entretenimento e utilidade. Você precisa cativar o cliente e oferecer motivos para ele permanecer no estabelecimento.

Apenas seu produto já não é mais suficiente. Nisso, já se diferencia muito do Outbound Marketing.

Onde antes havia apenas comunicação unilateral, agora há comunicação aberta. Onde antes havia apenas oferta direta para qualquer público, há relacionamento duradouro com alguém que de fato busca ser cliente.

Fora que inbound marketing é possível de ser mesurado, através de estatísticas (web analytics). Você pode saber sobre visualizações, conversões e compras de cada campanha trabalhada.

Você pode montar campanhas otimizadas! Além disso, você pode ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).

Por isso, o inbound marketing adquiriu grande importância: aumento de visibilidade do negócio, diminuição de custo, atração de clientes, geração de conteúdo e otimização das vendas.

No entanto, quer entender melhor seus benefícios?

Os benefícios do Inbound Marketing

Para entender o que é inbound marketing, é necessário entender quais são seus benefícios. Não raro um é sempre visto do outro, com a definição seguida dos benefícios. E não são poucos.

Foco no público certo

Uma das falhas do outbound marketing é corrigido aqui. Alguns até dizem que vantagem é alcançar todo o público, mas para que usar seu dinheiro dispendiosamente quando você atingir o público certo em cheio?

Empresas que usam do inbound marketing costumam ter 2,2 vezes mais visitas em comparação com outras que não fazem, segundo a Content Trends 2017. Aquelas com quantidade maior de conteúdo, 4,2 vezes mais visitas.

No entanto, não é esse o ponto positivo: esse público em grande parte dos casos se converte em cliente. O inbound marketing acaba atingido um público de qualidade ao não atingir em quantidade.

Maior interação com o cliente e maior persuasão

Em vez de simplesmente empurrar o produto na cara do potencial cliente, você o torna aberto a ouvir falar sobre ele. Não à toa é chamado de Marketing de Atração também: seu público quer ouvir recomendações e dicas.

E essa comunicação aberta permite um maior poder de fogo, uma grande capacidade de persuasão. Você monta todo um conteúdo carregado de informações para o cliente e depois senta para conversar com ele sobre.

O inbound marketing trata justamente de garantir que o conteúdo montado solidifique seu relacionamento com o cliente, fazendo a diferença no momento decisivo.

Ciclo mais curto para vendas

Sabe quando você tenta montar um negócio, mas demora um longo tempo para ele ser fechado? É isso que o inbound marketing busca evitar!

Considerando todas as etapas da jornada do cliente, quanto maior o tempo para conversão de leads em clientes, maior o ciclo. Quanto maior o ciclo, maior o custo de aquisição do cliente.

Conteúdo relevante e personalizado influencia numa mais rápida consideração de compra por parte do cliente. O impacto do conteúdo faz com que a tomada de decisão ocorra mais rápido.

E dinheiro não seja tão gasto.

Menor custo

Quanto menor o custo, maior a chance de alto lucro, certo? Como referenciado no tópico anterior, gastar demais em algo que não necessita de tanto custo é desperdício.

O inbound marketing interfere justamente nisso, se mostrando uma prática mais barata que as tradicionais, através de anúncios e ativações de marca. Não ocorre perca de qualidade, apenas o investimento se torna mais eficiente.

Isso é ainda mais necessário se sua empresa for de pequeno e médio porte.

Como fazer o inbound marketing acontecer: práticas para atingir o público e converter leads

Buyers personas

Entender qual seu público-alvo é mais do que importante para uma campanha. Quanto mais personalizada e direta forma, maior a chance de alcança-lo.

Buyers personas é um modelo teórico para imaginar quais personas de fato compraria a solução apresentada. É mais uma ferramenta para guiar a criação das campanhas e seu editorial.

Assim, você consegue ver de forma definida os problemas, desafios, dores e receios que afetam o público, apresentando então soluções.

SEO

Otimizações de SEO não é apenas um mero mecanismo para melhor ranquear sua página nos mecanismos de busca. Trata-se de fazer seu conteúdo mais facilmente encontrado, estimulando um conteúdo mais relevante.

Isso pede por um tráfico orgânico, influenciado por detalhes como: estrutura da página, layout, estrutura do texto, uso correto de palavras-chaves, entre outros.

Torne seu conteúdo o mais atrativo possível para que seja considerado relevante aos olhos dos bots do mecanismo de busca.

Redes Sociais

Plataformas sociais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros, são ideias para divulgação de seu conteúdo, incentivando o compartilhamento. Não há meio melhor para segmentar seu público.

Você gera bastante tráfego para seu blog/site e, melhor, incentiva a entrada de potenciais clientes, aqueles com real chance de se converter.

Para isso, você deve entender aspectos como: horário de pico, regularidade de postagens, frases chamativas para incentivar a visita à página, entre outros. Você precisa ter alcance para atingir seu real público.

E-mail Marketing

Não, não é fazer spam, mas incentivar uma lista de e-mails com um público assinado, divulgado de forma prática conteúdo relevante. Trata-se de estreitar relações com sua audiência.

Você contata de forma incisiva seu público, fora que você interage com um público declaradamente interessado. Afinal, ele assinou o feed, certo? É a hora de regularmente montar uma relação personalizada com seu potencial cliente.

Fora que é uma opção menos custosa para divulgação da marca.

Dessa forma, entender o que é inbound marketing é entender como interagir na internet e continuar existindo de forma lucrativa

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