O que é live marketing

Dentro de um contexto em que as pessoas sempre pesquisam antes de comprar algum produto é que surge o live marketing. Para se adaptar à esse novo cenário de mercado, foi criado esse tipo de marketing.

Ele é uma evolução, uma adaptação do marketing promocional, que é um pouco mais antigo. Mais tradicional.

Neste texto vai ser apresentado conceito dos marketings já citados, além de alguns exemplos e informações adicionais.

Conceito de Live Marketing

Pode ser traduzido como “marketing ao vivo”, é uma estratégia que proporciona uma experiência de interação positiva entre a marca e o cliente.

Essa interação é feita de forma real, de forma sensorial. Esse tipo de experiência faz com que as pessoas entendam melhor o seu produto ou serviço. Também faz gerar mais engajamento entre os consumidores e a empresa.

O live marketing pode estar presente em pequenas ou grandes ações. Como por exemplo, uma degustação em um supermercado ou um show promovido por uma marca. São ações de diferentes parâmetros, mas ambos são live marketing.

Algo que provoca uma sensação real nos que clientes em potencial.

Conceito de Marketing Promocional

Já foi dito que o live marketing é uma evolução do marketing promocional, então, o que seria esse tipo promocional?

É também uma forma de apresentar um produto ou serviço para os clientes, mas de qualquer forma. Qualquer forma diferenciada que deixe o consumidor curioso e aumente seu interesse. Com o objetivo de aumentar os lucros da empresa, deixando o produto mais atrativo e popular.

Alguns exemplos de live marketing

Para entender melhor do que se trata, trouxemos dois exemplos de marcas muito famosas que usaram o live marketing em certas estratégias.

1 – Coca cola

Há alguns anos a coca cola escreveu nomes de pessoas nas latinhas de refrigerante. Nessa época, mesmo as pessoas que não consomem refrigerante, compravam para ter como objetivo decorativo ou para presentear alguém.

Ainda fizeram uma plataforma virtual aonde as pessoas podiam personalizar as latas, a ferramenta teve mais de 500 mil latas personalizadas.

Essa interação com os consumidores trouxe grandes resultados. Em uma entrevista, o gerente de marketing sênior dos produtos Coca Cola disse que conquistaram 47% de market share de bebidas diet e light. Além de aumentar para de 30 mil para um milhão de curtidas na página do facebook.

2 – Sky

Esta marca realizou intervenções na Escola Municipal Carlos Gomes, da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. Oferecendo testes oftalmológicos para crianças. Os dados dizem que uma a cada quatro crianças tem problemas de vista e não sabem.

Pensando nisso, além de diagnosticar se a criança precisa ou não usar óculos, a marca providenciou os óculos para as que tinham algum problema de visão.

Toda essa ação foi feita para que as crianças pudessem “ver o mundo em hd”, tendo em vista que é esse o tipo de serviço que a Sky apresenta.

Além desses casos efetivos, a Ampro (Associação de Marketing Promocional) fez uma lista de live marketings que podem ser efetivos:

  • Eventos, feiras e congressos;
  • Ações promocionais (ofertas, liquidações, brindes, degustação, amostras grátis, distribuições gratuitas de prêmios);
  • Ações digitais em mídias sociais, aplicativos e demais programas virtuais.

Dados positivos relacionados a esse marketing

A Ampro realizou uma pesquisa que contatou que mesmo em tempos de crise, o live marketing é efetivo nas empresas.

O estudo foi feito com 156 empresas. Dessas 156, 43% aumentaram seus investimentos nas ações de live marketing e 62% pretendiam aumentar os investimentos nos próximos três anos.

A pesquisa ainda disse que em 2016, foram gerados R$ 43,9 bilhões por ações de live marketing.

Apesar dos dados serem muito vantajosos, é necessário um planejamento em torno da ação que você tem em mente. Por simples que seja, é preciso ser bem pensado para não ser um gasto mal feito.

Como realizar uma ação de live marketing?

Uma ação desse segmento do marketing pode se simples ou de grande porte. Porém ambas precisam ser feitas de forma coerente e planejada. Existem quatro tópicos para seguir, são eles: planejamento, ações, ferramentas e execução.

Sobre o planejamento

Logo de início é necessário traçar o objetivo da campanha, qual a finalidade da ação que você pretende realizar. Esse passo é fundamental, pois a partir dele todos os outros se desenvolvem.

Depois disso cria-se uma persona, para quem essa ação será direcionada. Persona é diferente de público alvo. A persona é mais objetiva, é um cliente fictício com características mais específicas do publico alvo.

Isso faz com que a ação seja mais efetiva, já tendo em mente as pessoas com quem vão lidar, para onde se direcionar.

Ainda no planejamento é importante fazer um orçamento do live marketing que você planeja realizar. Tem que ser firme quanto ao valor que pode gastar e pensar em uma ação condizente com esse fator.

Quesito “ações”

Nessa etapa é necessário usar da criatividade. Sabendo qual a seu objetivo, sua persona e seu orçamento, pense em uma ação que concretize o que já foi organizado.

Pense em qual ou quais ações podem ser realizadas, e quais estratégias vão ser tomadas para que alcance às pessoas. E sim, em campanhas podem ser feitas mais de uma ação, é até o mais indicado.

Quais ferramentas usar

As ferramentas são relacionadas à como a ação será realizada e como será divulgada.

Pode promover o que você deseja com palestras, feiras e de outras maneiras que já foram ditas.

Para divulgar pode usar rádio, redes sociais, televisão. Tudo vai depender da sua persona, qual meio de comunicação ela mais usa e como ela gostaria de receber essa ação. Por isso ela se torna tão importante.

Na hora de executar

Nesse momento é bom ter uma equipe de confiança e a mente em atividade. Algumas coisas podem não acontecer como foram planejadas, por conta disso a atenção e a criatividade deve estar dobrada. O improviso será necessário.

Os responsáveis devem fazer uma lista das coisas que precisam ser feitas e ir marcando as que já foram realizadas. Vai ajudar a não esquecer as atividades.

O live marketing tem muitas vantagens, mas deve ser utilizado com consciência e planejamento. Dessa maneira ele só traz lucro.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest