O século XXI está sendo marcado por grandes revoluções digitais e podemos dizer que o marketing digital é uma delas.
Óbvio, atualmente, praticamente tudo é possível comprar pela internet, não só comprar como também vender. E mais recentemente, surge um novo verbo além de comprar e vender, se “afiliar”.
Para saber um pouco mais sobre esse mercado e todas as suas influências diretas e indiretas em nossas vidas, bem como saber o que é marketing digital em detalhes continue a ler o artigo na íntegra.
O que é marketing digital?
O marketing digital é o conjunto de todas as atividades que as empresas fazem na Internet. Isso inclui sites, blogs, mídias sociais, publicidade on-line e boletins informativos.
Dada a velocidade com que a Internet está evoluindo, uma definição de marketing digital precisa ser ampla e inclusiva. Saber o que é marketing digital faz toda a diferença.
Links comerciais em marketing digital
Esses links também são usados como anúncios de texto e imagem no Facebook ou em sites editoriais. O anunciante é cobrado pelo número de cliques. Em 2010, o Google atingiu 97% de seu faturamento graças aos links comerciais.
Desta forma, empresas como a Google, que sabem muito bem o que é marketing digital dominam qualquer tipo de negócio atualmente.
O que é marketing digital – Métrica
Eles refletem a saúde do seu negócio. São eles que fazem um diagnóstico quantitativo das atividades: taxa de rotatividade, custo de aquisição do cliente, entre outros.
Assim sendo, os dados coletados são complementares e impactam a vida da sua empresa. É necessário analisar esses dados para estabelecer as melhores estratégias de marketing.
O que é marketing digital – Atribuição
Este é o processo de atribuir valor aos canais de marketing digital. Quem diz processo, diz complexidade. Aqui, a dificuldade é que muito poucos clientes compram on-line sem ter tocado em pelo menos dois canais.
Existem muitos modelos para determinar os canais a serem creditados e o valor a ser concedido. Assim, escolher o modelo de atribuição certo ajudará você a determinar onde gastar seu orçamento.
O que é marketing digital – Análise de dados
A análise é a descoberta de padrões significativos nos dados. O software de análise facilita a descoberta desses modelos seguindo suas estatísticas.
O Programa Quantitative Analytics ajuda você a monitorar as principais áreas do seu negócio, identificar áreas de fraqueza e fornecer feedback ao tentar novas melhorias. Agora, então, você conhece as métricas a seguir. Agora você precisa entender seus dados.
É aí que entra a análise de dados. Certifique-se de entender seus dados e usá-los para responder às perguntas de marketing que você mesmo faz.
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Otimização da taxa de conversão
É um processo longo e meticuloso. A otimização da taxa de conversão é, na verdade, uma experiência com alterações no seu website para aumentar as taxas de conversão.
Devemos então medir as pequenas mudanças, ver como os usuários reagem a elas. Isso permite que você aproveite ao máximo o que você já tem. Esta é uma das principais ferramentas de hacking de crescimento!
A página de destino
Esta é a página na qual o usuário chega depois de clicar em um link, pode ser um: Link comercial, link de e-mail, entre outros. É uma ferramenta importante na campanha de marketing, pois converterá um simples lead em um prospect ou até mesmo um cliente da marca.
Ele reflete como um cliente em potencial espera que sua interação ocorra com sua empresa. Sua otimização não deve ser negligenciada.
Funis de marketing
Os funis são compostos por uma escada com uma certa porcentagem de pessoas descendo a cada etapa.
Eles são mais largos no topo, onde você trabalhará com o maior número de pessoas. Os funis fornecem uma estrutura muito útil para visualizar o caminho de seus clientes na compra e uso de seu produto.
O marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, ou marketing de conteúdo, refere-se a todas as práticas destinadas a fornecer aos clientes potenciais ou clientes um número importante de conteúdo.
O trabalho em torno do marketing de conteúdo é relativamente nítido porque se trata de atender necessidades específicas atraindo o cliente para si mesmo.
A empresa, então, criará conteúdo de marketing específico com base em um produto ou serviço, lidando com os problemas em torno dele.
O objetivo é que o consumidor encontre facilmente o produto/serviço de que precisa por meio do conteúdo fornecido, sempre que o conteúdo chegar no momento certo, de acordo com os cenários definidos por meio de soluções de automação de marketing.
Saber o que é marketing digital faz toda a diferença nesse caso. Assim sendo, a exibição e distribuição de conteúdo se tornou popular através do desenvolvimento da internet. O marketing de conteúdo tem vários objetivos:
- Gerar mais visitas e leads.
- Fornecer suporte ao cliente.
- Promover muitas vendas graças a descrições e produtos de vídeo.
- Valorizar uma marca.
O que é Marketing digital social
No marketing digital, o conceito de marketing social tem duas definições, dependendo do seu contexto de uso. No primeiro contexto, são ações de marketing para promover causas sociais.
Esse tipo de ação geralmente é feito por ONGs, associações ou marcas que buscam promover um comportamento responsável entre seus consumidores.
Mas o marketing social está assumindo um novo significado hoje, essas práticas de marketing são muito mais comuns nas redes sociais. Saber o que é marketing digital social traz muitos benefícios.
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O que é Marketing digital mobile
O marketing móvel é uma forma de marketing digital que está ganhando força. Refere-se a todas as técnicas de marketing baseadas no uso de dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets multifuncionais.
Em um sentido mais amplo, o marketing móvel pode ser definido como todas as ações de marketing destinadas a pessoas em situação de mobilidade.
Segundo o Google, as consultas globais por celular excedem as feitas em computadores em 2015. É por isso que Saber o que é marketing digital faz toda a diferença.
Comercialização através de redes sociais
O marketing digital através de redes sociais, é todos os sites on-line para construir uma rede de amigos ou profissionais.
Fala-se de comunidades dados quando eles são hospedados dentro das redes sociais, e normalmente são geridos por um gestor da comunidade ou gerente da comunidade freelance.
Estas plataformas de conversação proporcionar aos seus membros com ferramentas e interfaces de comunicação interativa.
As redes sociais mais utilizadas em casa são: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube. Seu público forte torna o marketing essencial e meio de publicidade para muitos atores de marketing digital.
O que é Marketing digital de SMS
O SMS marketing significa enviar mensagens curtas para as perspectivas e para fins comerciais. Faz parte dos 3 pilares da promoção digital.
Com semelhanças ao e-mail, o SMS é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizado por empresas que desejam comunicar-se rapidamente com um alvo específico.
Além disso, estas empresas também usa o SMS como uma solução de recuperação nas cestas descontinuadas em e-commerce.
Por que utilizar o marketing digital?
Um dos princípios do marketing moderno é estar presente onde os clientes estão mais dispostos a consumir e fornecer conteúdo que atenda às suas expectativas. De acordo com dados recentes publicados pelo CEFRIO, observamos que:
- 70% dos consumidores adultos pesquisam na Internet antes de comprar um produto ou serviço;
- 50% dos consumidores adultos compram produtos online. O mercado foi estimado em 6,6 bilhões de dólares em 2014;
- 23% das compras online foram feitas por meio de pesquisa em um mecanismo de busca;
- 5% das compras online vêm diretamente das mídias sociais.
Assim, os consumidores estão conectados à Internet, já estão integrados em seus hábitos de compra on-line e, agora, seu processo de busca de informações exige pesquisa e comparação de produtos on-line.
Na Internet, nas mídias sociais em particular, os consumidores estão reproduzindo o fenômeno do boca a boca, mas em maior escala.
Desta forma, este tipo de estratégia tornou-se essencial para as empresas que vendem para os indivíduos on-line.
Além disso, essas empresas têm um comportamento de compra semelhante ao dos consumidores: realizam buscas online, informam a si mesmas e tomam decisões com base nas informações obtidas. Nesse caso também, sua empresa deve estar visível na Internet para ser encontrada.
Para ser visível, é preciso primeiro saber o que os consumidores querem. Este é o estágio do pensamento estratégico.
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Reflexão estratégica
Antes de embarcar na aquisição de ferramentas de marketing digital, é essencial ter um momento para refletir e um plano de jogo:
- Quem são seus clientes?
- Quais são as suas necessidades?
- Quais são seus comportamentos de compra, especialmente na internet?
- Quais são as suas vantagens competitivas ou competitivas?
- Quais são seus objetivos?
Essa reflexão permitirá que você identifique com maior precisão as ferramentas a serem usadas para alcançar efetivamente seus clientes e, acima de tudo, para engajar com eles uma conversa construtiva que, em última instância, permitirá gerar vendas.
Depois de identificar as necessidades e os canais de comunicação mais eficazes para alcançar seus clientes, é necessário determinar o conteúdo que gerará mais comprometimento deles. Por isso precisamos Saber o que é marketing digital.
Conteúdo, chave para o marketing digital
Criar conteúdo relevante é uma das chaves do marketing digital. Os consumidores que pesquisam na Internet procuram informações para responder a um problema, não anúncios.
Portanto, é essencial que o conteúdo criado pela sua empresa atenda a pelo menos uma necessidade do cliente.
O marketing de conteúdo, portanto, está tentando atender sua comunidade de clientes, sejam eles clientes atuais ou potenciais.
Desta forma, em primeiro lugar, as empresas buscam compartilhando informações, ideias e experiências, sem pedir nada diretamente em troca. Assim sendo, o marketing de conteúdo não é um argumento de vendas, mas o caminho para desenvolver um relacionamento.
Ao oferecer conteúdo útil e relevante aos seus clientes em potencial, respondendo às suas perguntas em tempo hábil, oferecendo soluções para seus problemas, você oferece a eles a oportunidade de tomar uma decisão de compra informada.
Melhor, você facilita a vida deles. Se eles se tornarem seus clientes, não é porque você os encantou. É porque você ganhou a confiança deles. Você não está mais no modo de sedução, está mirando no longo prazo.
A ideia por trás da criação de conteúdo é simples: é estabelecer sua credibilidade em sua área de especialização. Em outras palavras, é sobre criar sua marca registrada.
Assim, os consumidores que não conhecem você poderá descobri-lo, iniciar um relacionamento de confiança com sua marca e, em última análise, esse relacionamento pode levar a uma venda.
Com os clientes, o conteúdo que você cria consolidará seu posicionamento, facilitando assim sua fidelidade.
Blog ou site?
Um blog é um site em si. A diferença com o site reside no seu dinamismo: enquanto o site não é muito interativo, o blog é projetado para a sua empresa publicar conteúdo, seja artigos, vídeos ou computação gráfica. Este é o ponto focal de sua estratégia de marketing digital
Loja online
A loja online é usada para vender seus produtos na Internet. De certa forma, ele complementa sua estratégia de “colocar” seu plano de marketing alcançando os clientes que preferem fazer compras on-line.
Mídia social
Os consumidores estão muito nas mídias sociais, especialmente no Facebook e no YouTube. Há muitos deles e todas as mídias sociais desempenham um papel interessante. Seu bom uso é baseado no pensamento estratégico que você fez.
Boletins
Boletins informativos (newsletter) são uma ferramenta para se concentrar em suas estratégias. Os seus clientes, dando-lhe o seu e-mail, permitem-lhe enviar informações relevantes.
Muitas vezes, o boletim informativo é feito a partir do seu site e é direcionado diretamente aos seus clientes, o que a mídia social não consegue atingir diretamente.
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Publicidade on-line
O Google AdWords e o Facebook oferecem ferramentas para a promoção de empresas, que funcionam muito bem.
Isso ocorre, pois, suas ferramentas permitem que você exiba seus anúncios, alcançando seus clientes-alvo, com grande precisão e a um custo significativamente menor, do que a mídia tradicional.
A publicidade pode ser usada para atrair consumidores para o seu site e colocá-los em contato com o conteúdo, por exemplo. Em resumo, o pilar central de uma boa estratégia de marketing digital são seus clientes.
Desta forma, no mundo de hoje, as empresas que se destacam entre seus clientes são aquelas que estabeleceram um forte posicionamento de sua marca nos canais onde seus consumidores são mais receptivos: as ferramentas de marketing digital.