O que é marketing holístico

Nunca ouviu falar no termo Marketing Holístico ou já ouviu e não entende direito ainda? Pois bem, é um tipo de marketing que tem ganhado popularidade.

Dentro de uma empresa, é comum ter apenas certa equipe direcionada para o marketing. Entretanto, essa nova visão, torna o marketing um aspecto mais amplo dentro do empreendimento. É preciso ter uma visão geral da empresa e de seus clientes.

Fazendo da maneira correta, é possível que o marketing holístico traga grandes resultados para os negócios. Neste artigo vamos explicar seu conceito, como aplicar e suas vantagens.

Conceito de Marketing Holístico

A palavra “holístico” significa entender os fenômenos em sua globalidade, isso pode ser relacionado com o marketing. O marketing holístico usa, justamente, de vários tipos de marketing. Tendo como foco trazer melhores resultados tanto para a empresa, como para os consumidores.

Com a união de tipos de marketing diferentes, pode acarretar numa imagem positiva do seu negocio na mente dos clientes. Assim ele preferirá a sua empresa e não os concorrentes.

Mas então quais os tipos de marketing que se pode usar nesse conjunto? A seguir vamos explicar mais sobre alguns tipos:

  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing Interno ou Endomarketing
  • Marketing de Performance
  • Marketing Integrado

Esses quatro tipos de marketing são os pilares para o marketing holístico.

Marketing de Relacionamento

Esse é basicamente a forma de como agradar os seus clientes e manter a conexão entre a marca e os consumidores.

O marketing de relacionamento tem a ver com todas as práticas que perpetuam o vinculo positivo entre a empresa e o cliente. São atos que fazem com que as pessoas fiquem satisfeitas com o serviço prestado e/ou com o produto.

Alguns exemplos de como manter um relacionamento positivo são:

  • Mandar mensagens em datas especiais, como aniversário, natal, etc.
  • Fazer pesquisas de satisfação sobre o que foi oferecido.
  • Oferecer recompensas, prêmios ou possibilidades de fidelidade com a empresa.
  • Manter um atendimento de qualidade.

Mas é importante lembrar, que dentro do conceito de marketing holístico, essas práticas não servem apenas para os clientes. Tente manter um bom relacionamento com os seus colaboradores, parceiros e fornecedores também.

Assim sua empresa tem imagem positivo de diferentes pontos de vista.

Marketing Interno

Levando em consideração os dois últimos parágrafos, esse tipo de marketing é voltado para dentro da empresa.

Justamente como foi dito, uma empresa tem melhores resultados se todos estiverem satisfeitos. E isso não se aplica somente aos clientes.

Também pode ser chamado de endomarketing, neste caso, o público alvo são os colaboradores da empresa.

É importante promover um ambiente adequado para os funcionários, fazer pesquisa de satisfação entre eles e fazer com que se sintam especiais e parte da empresa. Esses tipos de atitude fazem com que o funcionário desempenhe melhor as suas atividades.

Entre outras vantagens do marketing interno estão:

  • Melhora a comunicação interna da empresa;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhor relacionamento dos funcionários com a empresa;
  • Gera mais lucro;
  • Retenção de talentos.

Marketing de Performance

O marketing de performance é muito relevante dentro do marketing holístico. Ele tem relação com o monitoramento das ações tomadas pelo marketing da empresa.

As vezes, uma campanha pode sair muito cara e não trazer a quantidade de clientes esperados. Isso tem que ser monitorado, para que são façam mais gastos com isso.

Essa área tem muito a ver com o financeiro, saber como e quanto os seus gastos com publicidade estão retornando para a empresa.

Nesse tipo, também entra a questão da satisfação dos clientes. Quais as ideias que sua empresa está passando, os valores, o que está repercutindo entre os consumidores, taxa de perda de clientes.

Com as informações coletadas, é possível separar o que está sendo efetivo e o que não deve mais ser feito.

ROI – Retorno sobre investimento

No marketing de performance, encontra-se muito o termo ROI. Esse termo é usado para nomear o retorno financeiro que a empresa está tendo. Quanto dinheiro está ganhando ou perdendo.

Não apenas em relação à publicidade, mas a todos os gastos.

Por isso, serve como avaliador do que não deve mais ser feito e investido na empresa. E caso um investimento esteja sendo efetivo, como aperfeiçoá-lo

Marketing Integrado

Este tipo de marketing é um dos presentes no marketing holístico por ser uma verdadeira união de forças para manter a imagem que a empresa quer passar.

Como assim? Se sua empresa quer passar alguma mensagem, alguma imagem, ela deve passar isso em todos os canais. Seja em sua publicidade, seja em seus produtos ou lojas físicas.

Um exemplo básico, se você vende produtos de limpeza, uma loja física deve sempre se apresentar limpa. Ou então não estaria condizente com a proposta dos seus produtos.

Outro exemplo é, se você quiser passar a imagem de uma empresa sustentável, utilize todos os seus canais para promover essa ideia. Nas campanhas publicitárias, na produção, etc.

É importante que a sua mensagem seja unificada e transmitida através de diversas ferramentas.

Para conseguir tudo isso que foi dito, é necessário que os 4 Ps do mix de marketing estejam equilibrados e sincronizados.

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps significam: preço, produto, praça e promoção. Esses são os pilares para qualquer estratégia de marketing, incluindo o holístico.

Eles tendem a conquistar mais os consumidores.

Vantagens do Marketing Holístico

Para finalizar, esse tipo de marketing é o mais completo e traz mais benefícios para a sua empresa. Pois como a maioria, presa os consumidores, mas tem como diferencial dar atenção aos demais colaboradores também. Entre eles, funcionários, parceiros e fornecedores.

Também pode ser um diferencial entre os concorrentes, pois usando essa estratégia, mostra que a empresa se preocupa com todos em sua volta. Mostrando até um vinculo afetivo.

Além de fazer com que todos da empresa se comuniquem, todos são importantes nesse processo. Então até funcionários de outras áreas fazem parte e contribuem com o êxito do negócio.

Por conta das várias pesquisas de satisfação que foram indicadas, pode acarretar em melhores condições de trabalho e melhoria nos produtos ou serviços.

Lembre-se de levar a serio essas pesquisas e as outras dicas para que os resultados do marketing holístico sejam efetivos.

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