O que é marketing viral

Se você já ouviu a expressão marketing viral, é natural que esteja curioso para saber ao que se refere, não é mesmo? Se você se encontra com essa dúvida, vai gostar deste texto, feito especialmente para você.

A seguir vamos ver ao que se refere essa expressão, junto de algumas informações que você vai gostar de conhecer.

Acompanhe!

O que é marketing viral

O marketing viral é um modo de promoção de uma oferta comercial ou de marketing no qual são os destinatários da oferta ou mensagem que garantirão o essencial de sua distribuição final, recomendando-a a parentes ou colegas.

No contexto do marketing viral, a oferta se espalha como um vírus, daí o termo “marketing viral”.

Durante uma campanha de marketing viral real, a maior parte da exposição obtida por uma mensagem ou uma oferta não vem de uma compra de espaço publicitário, mas do fenômeno da recomendação ou do famoso “boca a boca”.

A recomendação viral pode ser espontânea dependendo da utilidade, originalidade ou humor da mensagem, ou às vezes paga através de um sistema de patrocínio.

O marketing viral existia antes da Internet, mas seu potencial foi aumentado dez vezes pela facilidade de transmissão de informações através dessa mídia e o desenvolvimento do uso de redes sociais que facilitam a transmissão ou o compartilhamento através dos “botões sociais”.

Quais as formas de marketing viral que podemos encontrar?

Geralmente é possível distinguir duas formas de marketing viral.

A primeira pode ser descrita como engenharia viral e refere-se à integração de diferentes ferramentas de compartilhamento (e-mail, redes sociais, etc.) em um site ou aplicativo móvel.

Barras ou funções de recomendação são, portanto, integradas ao conteúdo editorial ou às folhas de produto de um site ou até mesmo às páginas de confirmação de pedido ou e-mails.

As funcionalidades das recomendações podem até estar presentes em pontos de venda off-line. No caso desses dispositivos permanentes, estamos mais próximos da recomendação do que do fenômeno viral “exponencial”.

A segunda forma de marketing viral é uma verdadeira lógica de campanha viral com um investimento criativo.

Um conteúdo ou dispositivo é criado para promover um verdadeiro fenômeno de difusão viral mais ou menos exponencial. Este é, por exemplo, o caso clássico do vídeo viral.

Um exemplo de uma campanha de marketing é baseado em um sistema de recompensa. A remuneração varia de acordo com o número de assinantes que são encorajados a “fazer proselitismo” (converter uma ou várias pessoas).

Mais exemplos de Marketing Viral

Como já mencionado antes, o marketing viral pode acontecer por meio de diversos métodos de transmissão, como o já citato boca em boca, a web (compartilhamento com amigos e outros), e-mail, aplicativos de mensagens como Google Talk, WhatsApp ou Messenger (do Facebook).

Há também as empresas que chegam a oferecer recompensas para quem conseguir convencer outros a compartilhar as informações, o já mencionado proselitismo.

Se for elaborado de uma forma correta, é possível conquistar o público-alvo facilmente, convencendo o mesmo a compartilhar a iniciativa da marca ou empresa com seus conhecidos e amigos nas redes sociais.

Uma das palavras chaves no conceito de Marketing viral é criatividade. Ela tem sido bem revolucionada com a chegada das novas tecnologias.

Atualmente, qualquer pessoa pode ser criativa, mas é preciso encontrar o ramo certo e a melhor forma de adequar o conteúdo ao seu público.

Todos podem encontrar uma forma de fazer marketing viral. Não chega a ser algo difícil ou um “bicho de 7 cabeças”.

Conclusão

O marketing viral é bem fácil de entender, como você pôde ver claramente. Sendo assim, você também pode compartilhar essas informações com aqueles amigos que também se interessam pelo tema. Assim como você se beneficiou da leitura, eles também podem fazer isso.

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