O que é marketing

Ter o próprio negócio não é algo simples de se fazer, dado que são diversas etapas, são várias pessoas envolvidas e muitos detalhes a serem revisados e ponderados.

E um destes detalhes é: como eu venderei as minhas mercadorias? Como eu as impulsionarei para um mercado que está cada vez mais difícil de ser convencido? Eis as grandes questões do século.

Mas, acalme-se, pois tudo isso poderá ser respondido de modo fácil e simplificado, visto que atualmente há uma nova forma de se fazer publicidade, a qual se chama: marketing digital! Mas o que é marketing digital?

Se você deseja saber mais sobre o que é marketing digital, logo continue lendo este artigo, o qual irá te explicar tudo sobre esse termo! Logo me acompanhe!

o que é marketing digital?

Eis a grande questão do século, o que é marketing digital? Em forma resumida, eu posso te falar que é: estratégias para você fazer propaganda publicitária, através da internet.

Porém, não posso resumir o marketing em A ou B, dado que ele possuirá diversas ramificações também. Mas, em suma é a publicidade dentro da internet.

Um pouco sobre a história dele.

Agora que você já sabe o que é marketing digital em si, logo irei te falar um pouco sobre o marketing e como ele surgiu.

Veja, nos primórdios as propagandas eram feitas para a televisão e eram focadas no produto, ou seja, toda a propaganda seria focada somente no produto e as pessoas seriam meras apresentadoras nisso tudo.

Mas, ao decorrer do tempo isso foi caindo e a tendência virou: fazer propagandas que sejam produzidas e os produtos iriam como elemento secundário, mas importante.

Grande exemplo disso é a Coca-Cola, que faz toda uma história por trás. Por fim, veio a explosão da internet! Logo, necessitou de uma nova forma de se fazer publicidade, ela seria: o marketing digital. O qual se ramifica em diversos, entre eles: de esporte, relacionamento, de conteúdo e afins.

Cada um desempenhará uma função dentro da publicidade!

Um pouco mais sobre o que é marketing digital e suas ramificações

Para você ter um conhecimento mais amplo sobre as variações dentro do marketing digital, logo eu irei abordar as principais. Elas são:

– Marketing de esporte: como o próprio nome diz, o marketing de esportes será aquele que irá relacionar a publicidade aos esportes. E este casamento gerará muito lucro, muito mesmo, será absurdo!

– Marketing de relacionamento: todas as ligações entre duas pessoas poderão ser consideradas como relacionamento. Em vista disso, criou-se um ramo do marketing que tratará apenas da relação entre o cliente e a empresa.

Esta parte é fundamental para uma empresa se ela quiser um contato mais direto e uma personalização da comunicação.

– Marketing de conteúdo: por fim, mas não menos importante haverá o marketing de conteúdo, ele será responsável pela criação de conteúdo. Mas, este será diferente dos demais, dado que terá técnicas para fazê-lo!

A indicação dele é para as pessoas conseguirem atrair os clientes de melhor modo!

Quais são os benefícios de utilizá-lo?

Pronto, você já sabe quase tudo sobre o que é marketing digital e suas ramificações dentro do mercado, contudo você me indaga: quais serão as vantagens de fazer o marketing digital dentro das empresas?

Olha, são diversos benefícios ao fazê-lo, falarei os principais:

– Uma forma de vender mais interativa: o primeiro benefício que devo te dizer é que: ao fazer o marketing digital, você terá um meio de comunicar com seus clientes. Ou seja, não será mais aquele sistema “frio”, em que o cliente entra no site e adquire seu produto.

Agora, você poderá ter uma relação com seu cliente e isso será ótimo, dado que ele poderá criar um vínculo de confiança e com isso recomendar as outras pessoas a sua empresa!

– Um mar de possibilidades: sua empresa é pequena? É grande? Não importa, vocês terão as mesmas condições: a Coca-Cola poderá bater de frente com sua pequena empresa de refrigerantes.

Visto que, a internet alcança todo o mundo, logo sua empresa poderá ser multinacional antes mesmo de você saber disso. Ou seja, se você é uma pequena empresa.

Logo, terá chances de aparecer no mercado, por conta do marketing digital!

Quais são as estratégias que são utilizadas?

Já sabe o que é o marketing, quais são seus ramos e os benefícios. Em vista disso, só falta você saber quais estratégias que são utilizadas hoje, aliás você poderá pegá-las e praticá-las dentro da sua empresa!

Blog + Marketing de conteúdo: este casamento é perfeito! Explicarei o porquê. Então, você poderá ter um blog o qual será para engajar vendas a sua marca, daí você empregará o marketing de conteúdo para fazer isso da melhor forma.

Este ramo da publicidade te dará algumas “fórmulas” de como você poderá fazer o conteúdo, de forma que te dê mais vendas e engajamentos!

Rede sociais + marketing de relação: quem não tem Fecebook ou Instagram? São pouquíssimas pessoas, a maioria das pessoas que usam estas redes ainda são economicamente ativas, logo você poderá explorar esse público que anseia pelas compras.

Além do mais, você terá a possibilidade de fazer um marketing que seja mais pessoal, daí você também estará empregando o marketing de relações. Dado que, falaria com o seu público e resolveria questões deles!

E agora como será?

Pronto, agora você já sabe o que é marketing digital, daqui para frente eu recomendo que você estude de modo mais aprofundado estas práticas e as aplique em seu comércio!

Aliás, não tente aplicar neste exato momento, ainda mais se você não tem um amplo conhecimento, isso fará que você insira o marketing de forma errônea e isto você não poderá fazer!

Atualmente, há vários cursos de marketing digital para você fazer e ter um conhecimento mais amplo, todavia saiba que é uma matéria muito grande! Dessa forma, você poderá seguir o outro caminho, que será: contratar uma empresa de marketing digital!

Tudo dependerá do seu esforço e da sua dedicação, então escolha o que é melhor para sua empresa, é aquela frase: “toda mãe sabe o que é melhor para seu filho”. E todo empresário sabe o que é melhor para sua renda!

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest