Para tudo há um plano, um método, uma fórmula para alcançar seus objetivos. Nada é feito por acaso e sempre há um plano de marketing pronto à mostra pela mídia.
Você pode empresas famosas como Coca-Cola lançando moda através de seu sucesso e ver que aquilo não foi uma tacada de sorte. Foi estratégia pura, um plano de marketing eficaz. No entanto, como fazer algo próximo disso seu?
Prossiga com a leitura do artigo e confira um plano de marketing pronto.
O que é um plano de marketing pronto?
Não é tão difícil entender o que é um plano de marketing, pois se trata apenas de planejamento do marketing. Não sendo tão simplista, é o planejamento das ações de marketing da empresa, visando alcançar certo objetivo.
É um plano que pode se voltar tanto para a marca em si, de um certo produto ou de tal serviço oferecido. Não importando o que seja, o plano serve como guia para ações estratégicas da marca.
E isso a faz de uma ferramenta de gestão da empresa, de forma a ela se manter competitiva no mercado e, especificamente, no seu segmento. Fazer isso requer que a empresa tenha estratégias competitivas de marketing.
Sendo algo tão complicado, existe uma forma de contar com um plano de marketing pronto. Sempre há um planejamento já montado e testado de forma eficiente no mercado por outra empresa, um exemplo a ser tomado.
Montar um bom plano de marketing requer conhecimento do seu mercado de atuação, pois as decisões tomadas em planejamento abalam todos os aspectos da empresa.
E existe um bom plano de marketing pronto que leva em conta vários aspectos.
Desenvolvendo um plano de marketing pronto
Os 4 pilares de execução
Plano de marketing em dois frontes
Um bom plano deve contar com dois planos de marketing elaborados, um se relacionando com o outro. Trata-se do plano estratégico e do plano tático.
O plano estratégico, de 1 ano ou mais, deve ser bem alinhado com o que a empresa é: sua cultura, sua marca, a área de atuação e suas personas.
Já o plano tático, de 1 mês ou 3 meses, se projeta para execução dos objetivos, visando melhoria contínua.
Modelo de Marketing definido e alinhado com o comercial
O marketing, como primeiro ponto de contato da empresa com o cliente, deve encaminhar bem os potenciais clientes para o meio comercial. No entanto, não se trata apenas de unir esses dois.
É comprovado que alinhamento entre vários departamentos em um único objetivo é uma base montada para sucesso do produto/serviço.
Analisar a empresa, área de atuação e concorrência
Você pode até montar a teoria, mas deve conhecer a realidade. Entender como está a situação da empresa, como andam as movimentações do mercado e como a concorrência anda atuando é parte essencial desse projeto.
- Entenda quem é o cliente, como sua empresa se encontra no mercado e qual mensagem você está transmitindo;
- Analise suas capacidades, veja se sua mensagem está alinhada com o que de fato você pode fazer;
- Analise a concorrência, de forma a determinar como você se mostrará a melhor opção.
Defina bem como devem agir os stakeholders
Lidar bem com a equipe com a qual trabalha, lidando com suas expectativas e receios é uma base do sucesso de um plano de marketing.
Uma equipe sempre tem conflito de egos, então você deve administrar bem isso, de forma a trazer o melhor de cada um e evitar conflito.
Definindo a estratégia de marketing
Existem 6 regras básicas para definir uma estratégia de marketing:
- Maior conhecimento, melhor estratégia;
- Branding é de um papel bem relevante;
- Diferencie-se da concorrência, estar muito próximo é ruim para o marketing;
- Alinhar a comunicação com as ações da empresa;
- Entenda o sentido de existir da empresa.
Isso faz com que a estratégia de marketing não ocupe mais do que uma página, embora possa ser usada por mais de um ano. É aqui que é definido posicionamento, sempre centrando-se no cliente.
Qual o modelo típico para definição da estratégia? Primeiro, segmentar o público, encontrar possíveis cliente. Depois, focar em um específico para agir. Para terminar, posicionar a marca para alcança-los.
Esse modelo precisa que você atenda a uma dessas 6 condições:
- Novo negócio, muito tempo e pouco dinheiro;
- Novo negócio, certo tempo e certo dinheiro;
- Novo negócio, muito tempo e muito dinheiro;
- Negócio montado, mas com marketing começando;
- Negócio montado, já em crescente estável, mas que necessita de maior relevância do marketing;
- Negócio montado, com necessidade de marketing pesado.
A direção que sua empresa tem é o começo da definição da estratégia de marketing.
Definindo táticas de marketing através da Jornada do Cliente
Topo
No começo da jornada, o marketing deve escolher bem os canais de interação com o potencial cliente, utilizando das ferramentas certas:
- Marketing de conteúdo, fazendo conteúdo relevantes para o público-alvo;
- Website, para inserir o marketing de conteúdo, num formato amigável e acessível ao usuário;
- Usar palavras-chaves nas postagens do website, de forma a trazer o público que pesquisa pelas mesmas;
- Usar de SEO, o nível alto de palavras-chaves, para montar toda uma linha de produção voltada para o rendimento do conteúdo nas pesquisas;
- Cria uma base de dados dos potenciais clientes, de forma a produzir uma campanha eficiente que os alcancem;
- Usar da publicidade junto de uma linha editorial;
- Botar em destaque seu produto, através de AdWords.
Meio
Aqui o potencial cliente se aproxima de se tornar cliente e busca comprar algo que solucione seu problema. Agora você deve usar ferramentas para alcançar sua visão:
- E-mail Marketing;
- Setor de Relações Públicas;
- Networking;
- Contar com referências;
- Eventos, mostrando presença física;
- CRO, para converter visitantes do website em clientes.
Fundo
Agora, você influenciou em seu desejo de compra e, provavelmente, o cliente comprou. Agora você precisa segurá-lo e para isso você conta com ferramentas e estáticas para análise:
- Net Promoter Score (NPS), um mix de Analytics e ação;
- Ofertas relevantes em momentos propícios;
- Continuar interagindo após venda;
- Usar do CRM para gerenciar as informações;
- Cartão de convite;
- Oferecer boa assistência e atualizações sobre novidades.
Avalie e compreenda todos os indicadores
Usar dos KPIs (ou indicadores de eficiência) é importante para compreender a eficiência de todos os processos tomados até aqui. Falo de análise qualitativas, testes e hipóteses, de tentar entender como o produto se sai em público!
É diferente para todos, então não espere um analytics igual. Por isso, é preciso compreender, planejar, executar, medir e melhorar.
Exemplos de Plano de Marketing pronto
Não um modelo, mas um conjunto de indicações e plano para empresas são apresentados pelo Banco Santander em seu site: https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/como-criar-um-plano-de-marketing-efetivo.html#
Já em inglês, um exemplo de montagem de uma propaganda positiva, a escola Harvard montou seu plano de marketing pronto. Não é a toa que é famosa e você conferir isso aqui: http://www.marketingmatters.co.za/images/site_content/Articles/Mentorship/Harvard%20Review%20-%20Creating%20a%20marketing%20plan%20an%20overview.pdf
Entender como fazer um bom plano de marketing pronto é entender como agir no mercado e estar preparado para qualquer tipo de situação. Busque sempre saber mais sobre.