SEM: TUDO o que você precisa saber para ter resultados

Como proprietário de um site, você quer fazer o máximo possível em sua otimização para obter altos resultados nos mecanismos de pesquisa.

Deste modo, quanto maior for o seu site neste ranking, mais visitantes também virão ao seu site! Além disso, vale destacar que muitos visitantes analisam apenas os quatro ou cinco primeiros resultados no mecanismo de pesquisa.

Uma das metodologias que você pode usar para isso é o SEM, que significa Search Engine Marketing. Em português, SEM significa marketing de mecanismos de busca.

Assim sendo, no artigo de hoje veremos com mais detalhes como os dois componentes funcionam e o que o SEM pode fornecer ao seu site. Confira!

O que é SEM?

O SEM (Search Engine Marketing) é o processo realizado para ganhar tráfego do site através da compra de anúncios nos motores de busca.

Portanto, o SEM consiste em dois componentes separados, ou seja, SEO e SEA. Por SEO queremos dizer Search Engine Optimization. Já o SEA significa Search Engine Advertising, que são basicamente anúncios nos motores de busca.

Neste sentido, o SEM já foi usado como um termo abrangente para englobar tanto as atividades de SEO, quanto as de busca paga. Entretanto, com o passar do tempo, a indústria adotou a sigla SEM para se referir apenas à pesquisa paga.

Deste modo, geralmente usamos SEM para nos referirmos a listagens pagas, com o termo de marketing de busca usado para englobar SEO e SEA. Abaixo estão alguns dos termos mais comuns também usados ​​para se referir às atividades de SEM:

  • Anúncios de pesquisa paga
  • Publicidade de pesquisa paga
  • PPC (pay-per-click)
    • PPC (pay-per-call): Alguns anúncios, especialmente aqueles veiculados para usuários de pesquisa para dispositivos móveis, podem ser cobrados pelo número de cliques que resultaram em uma chamada direta de um smartphone.
  • CPC (custo por clique)
  • CPM (custo por mil impressões)

Neste sentido, vale destacar que a maioria dos anúncios da Rede de Pesquisa é vendida com base em CPC ou PPC, mas algumas opções de publicidade também podem ser vendidas com base no CPM.SEM

 

O objetivo do SEM para sites

O principal objetivo do SEM para sites e lojas da Web é aumentar o número de visitantes. Desta forma, torna-se possível aumentar também o volume de negócios de uma loja virtual ou aumentar o número de pedidos de cotação num website.

Com o SEM você observa os resultados a curto e a longo prazo. Neste sentido, o SEO é um dos dois componentes do SEM. A Otimização de Mecanismos de Busca está focada no longo prazo e renderá pouco resultado a curto prazo.

Com o SEO, você tenta aumentar o site ou a loja na Web nos resultados da pesquisa, nas palavras-chave mais importantes.

Parte do SEO é, por exemplo, escrever textos de alta qualidade que atraem o leitor e melhorar sua posição nos resultados da pesquisa. Outra parte importante disso é o edifício da ligação. Por meio deste, você tenta permitir que outros sites se conectem ao seu site.

A outra parte do SEM é SEA, que significa Search Engine Advertising. Isto é principalmente focado no curto prazo e pode ser bastante caro a longo prazo. O objetivo da SEA é atrair novos visitantes e potenciais clientes publicitando em um mecanismo de busca.

Dessa forma, você não precisa esperar até que seu site seja mais alto nos resultados de pesquisa, mas está diretamente no topo! Quanto mais popular for uma palavra-chave, maiores serão os custos de uso do SEA. Neste sentido, o Google trabalha com um sistema de leilão.

Tipos de marketing de mecanismos de pesquisa

Como já mencionamos, a obtenção de uma posição alta nos mecanismos de pesquisa pode ser obtida de duas maneiras.

O conhecimento de uma técnica de marketing de mecanismo de pesquisa pode ser usado para otimizar a outra técnica de SEM e vice-versa.

Assim sendo, a promoção do site eficaz é feita através da combinação dos fatores que emglobam o SEM. Os dois tipos de marketing de mecanismos de busca que podem ser subdivididos pela visão em vários tipos podem ser subdivididos da seguinte forma:

  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
  • Publicidade no motor de pesquisa (SEA)

Como anunciar no Google: TUDO para você ter resultados

Qual é a diferença entre SEO, SEA e SEM?

SEO, SEA e SEM: Esses são termos que os profissionais de marketing da Internet usam todos os dias. Mas o que isso realmente significa? E qual é a diferença entre SEO e SEA?

SEO significa Search Engine Optimizatio. Portanto, significa que implementa uma melhoria internet comerciante em um site, permitindo que o site é melhor encontrados em motores de busca como Google e Bing.

SEA significa publicidade em mecanismos de busca. Isso significa que um comerciante da internet paga dinheiro para o Google ser visível em determinadas palavras-chave.

Claro que existem várias partes interessadas em mostrar um anúncio em palavras-chave específicas. Quanto mais as partes querem pagar, mais cara é a palavra-chave.

Assim como em um leilão ‘real’. Por exemplo, custa rapidamente 5 reais por clique para exibir um anúncio com a palavra-chave “hipotecas”.

Deste modo, SEM significa marketing de mecanismos de busca. Este é o nome do guarda-chuva de SEO e SEA, e significa que uma empresa investe tempo para exibir uma página da Web em um lugar de destaque nos resultados de busca relevantes em um motor de busca.SEM

  • SEO ou SEA?

É inteligente ir para SEO ou SEA? Isso depende da situação de sua estratégia SEM. Como já mencionado, uma das principais vantagens do SEO é que as visitas ao site não custam nada.

Mas pode demorar um pouco até que uma empresa obtenha bons resultados no mecanismo de busca. E como o tempo é dinheiro também, o SEO sozinho não é uma escolha sábia.

A grande vantagem do SEA é que em poucos minutos você pode estar no topo das palavras-chave relevantes no topo do Google, mesmo acima do melhor resultado orgânico.

Mas é claro que há um preço em troca. Isso também torna uma empresa muito dependente do Google. Deste modo, acredito que a escolha por SEO ou SEA deve ser feita de forma muito consciente.

Muitas vezes a combinação de SEO e SEA funciona melhor. A longo prazo, você otimiza em termos de pesquisa relevantes, enquanto você já está visível no curto prazo, graças aos anúncios no Google AdWords.

No longo prazo, você pode fechar a campanha do Google AdWords lentamente porque os resultados orgânicos parecem altos. Ou intensifique a campanha do Google AdWords se perceber que os custos por conversão são muito baixos.

  1. Vantagens e desvantagens do SEO

SEO tem várias vantagens:

  • É basicamente GRÁTIS.

Desta forma, você pode começar a otimizar seu site hoje, sem investir dinheiro nele. No entanto, isso requer o conhecimento necessário.

  • Tem resultados muito melhores do que o SEA.

De forma geral, o SEO tem uma taxa de cliques muito mais alta que o SEA. Isso resulta em muito mais visitantes ao seu site do que pode ser alcançado com o SEA.

Marketing político: o que é

Mas o SEO também tem algumas desvantagens:

    • Isso requer muito conhecimento. 

Embora, em princípio, você possa iniciar o SEO sem pagar, isso requer um conhecimento profundo da maneira como os mecanismos de pesquisa indexam seu site e o conhecimento do código subjacente do seu site (HTML, CSS).

    • Leva mais tempo para você ver os resultados. 

Onde o SEA oferece resultados imediatos, demora mais tempo com o SEO antes que o site seja maior nos resultados da pesquisa. Um mecanismo de pesquisa deve indexar seu site várias vezes, classificá-lo e compará-lo com os concorrentes antes de decidir dar ao seu site uma posição mais alta.

  1. Vantagens e desvantagens do SEA

 O SEA tem vários benefícios, incluindo:

  • Resultado imediato.

Assim que você colocar o anúncio, ele pode ser encontrado nos resultados da pesquisa.

  • Você determina (parcialmente) o orçamento.

Você decide quanto dinheiro quer gastar com os anúncios por mês.

  • Fácil de manter.

Assim que o anúncio for publicado, você não precisará alterar nada sobre ele.

  • Relativamente pouco conhecimento requerido. 

Um anúncio foi criado relativamente rápido com a ajuda da explicação do Google. Nenhum conhecimento adicional de HTML ou CSS é necessário aqui.

SEMMas o SEA também tem algumas desvantagens:

  • Os custos podem aumentar rapidamente.

Com os anúncios do mecanismo de pesquisa, você geralmente paga por clique. Os valores por clique variam, mas podem chegar rapidamente a quantias substanciais.

  • Muito menos visitantes do que com SEO. 

A chance de os visitantes clicarem em seu anúncio é muitas vezes menor do que em uma posição superior nos resultados de pesquisa não pagos (orgânicos).

  • Imediatamente some dos resultados da pesquisa, assim que você interrompe a publicidade. 

No momento em que você interrompe a publicidade, você desaparece imediatamente dos resultados da pesquisa.

SEM para iniciantes

O Google AdWords é, por muitos, a plataforma de pesquisa paga mais popular usada pelos profissionais de marketing de busca, seguida pelo Bing Ads, que também serve uma porção significativa de anúncios no Yahoo.

Além disso, há várias “plataformas PPC de 2º escalão”, bem como opções de publicidade de PPC nas principais redes sociais.

Além de cobrir as tendências gerais de pesquisa paga, você pode encontrar as notícias mais recentes sobre o SEM e dicas úteis para começar a usar os anúncios PPC nas principais plataformas de marketing de pesquisa abaixo:

  • Google AdWords
  • Bing Ads
  • Yahoo: Anúncios de pesquisa

Cada plataforma oferece seus próprios guias de introdução e tutoriais úteis. Outro recurso iniciante é do Google Guia do Insider Para AdWords.

Desde que o guia foi atualizado pela última vez em 2008, a interface do usuário do Google AdWords foi alterada, juntamente com vários recursos, mas o guia ainda pode oferecer uma introdução útil.

Marketing verde: o que é

Pay Per Click no SEM

Conforme já mencionamos, o PPC tem um papel de destaque nos termos mais comuns usados para se referir às atividades de SEM. Deste modo, em relação ao PPC, podemos destacar:

  • Todas as notícias e artigos da PPC incluem recursos verificados de produtos e anúncios das principais plataformas de publicidade de busca cobertas.
  • A Pesquisa paga é uma seção dedicada a dicas e táticas práticas sobre anúncios de pesquisa paga.

Deste modo, os arquivos de anúncios de pesquisa, são compostos por essa área do SEM. Assim sendo, você encontrará subcategorias adicionais para tópicos especiais em marketing de pesquisa paga, incluindo:

  • Anúncios de pesquisa: segmentação comportamental
  • Anúncios da Rede de Pesquisa: contextual
  • Anúncios de pesquisa: domínio
  • Anúncios de pesquisa: geral
  • Anúncios de pesquisa: pesquisa para celular
  • Anúncios de pesquisa: pagamento por chamada
  • Anúncios de pesquisa: vídeo

Benefícios do SEM

Estima-se que 80% de todas as compras começam com uma pesquisa no mecanismo de pesquisa do Google.

Portanto, há uma boa chance de que seu cliente também pesquise no Google. Por isso, é interessante que as empresas sejam encontradas melhor em mecanismos de busca como o Google.

Afinal, quanto mais alto o Google, mais clientes em potencial veem seu website e maior a chance de se tornarem clientes.

Além disso, a vantagem mais importante de “ser encontrado” nos resultados da pesquisa é óbvia. Seu site ficará visível para seus clientes em potencial, exatamente quando eles estiverem procurando por seu produto, serviço ou empresa.

Com uma posição alta e uma boa ação no título e na descrição das páginas do seu site, é provável que você atraia o visitante ao seu site, o que é muito importante para a geração de leads. Deste modo, as principais vantagens são:

SEMGrátis mais alto no Google

Existem duas maneiras de se tornar mais visível nos motores de busca. O primeiro é o “caminho livre”. Você faz isso através de SEO. Com o SEO, você tenta elevar o seu site nos resultados de pesquisa gratuitos do Google e levar os visitantes ao seu site com ele.

Seja solidário para poder se tornar grande

Pago mais alto no Google

Além dos resultados de pesquisa gratuitos, os mecanismos de pesquisa também pagaram os resultados da pesquisa. Estes são anúncios. Com o Google AdWords, você pode dar lances em um lugar desse tipo.

É um pouco menos popular, porque os custos iniciais costumam ser bem altos. Devido à concorrência acirrada, os preços altos são frequentemente cobrados por um clique. Além disso, nem todo mundo tem o orçamento para tornar isso lucrativo a longo prazo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre SEM, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

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