Ser visionário é necessário para ser um grande empresário

A capacidade de enxergar o futuro não é exclusiva de charlatões. Os únicos que realmente enxergam o futuro são aqueles que são capazes de construí-lo.

 

Ser visionário é conseguir enxergar propriedade onde realmente pode haver, mas as pessoas ao seu redor, por suas limitações, preguiça ou pessimismo não são capazes. É como o São Padre Pio que durante a Segunda Guerra Mundial chamou um dos seus filhos espirituais até um enorme descampado e ali apontou para ele o que seria construído: “após a Guerra muitos soldados voltarão para casa feridos e enfermos, e não teremos hospitais para todos eles. Aqui construiremos um grande hospital, onde poderemos atender a cada um deles”. Após o fim da guerra o hospital estava de pé com as exatas características que frade italiano que não entendia nada de engenharia ou enfermaria. Mas ele entendia de uma coisa: o futuro virá e precisamos nos preparar para ele.

 

Muitas vezes ser visionário é, constantemente, viver sonhando. Olhar, se imaginar no último andar de um edifício, onde sua sala ocupa todo um pavimento corporativo. Ou conseguir vislumbrar sua igreja presente em todos os municípios do seu estado, ou sua ONG ajudando as todas as crianças que passam fome e erradicando a pobreza no país.

 

Aqui me recordo, talvez, de uma das melhores palestras que assisti na minha vida: Ricardo Belino, “Por que não?”, onde ele contou diversas histórias suas, mas uma delas foi de quando ele enxergou que mercado das passarelas poderia estourar no Brasil, mas que seus players estavam subvalorizando a área. Ele sabia que havia um grande homem nos EUA que dominava as passarelas, John Casablancas, que poderia mudar de vez o mercado brasileiro.

 

O problema: como chegar até ele. Ricardo não era uma pessoa muito conhecida, e nem tinha dinheiro para ir aos EUA. Mas teve uma ideia: foi trabalhar na DHL – empresa de transporte de cargas e encomendas norte-americana, para pode ir aos EUA de “graça”. E sempre que ia, batia a porta de Casablancas, mas sempre lhe era negado o acesso. Um dia cederam. E para encurtar a história, a conversa de Belino com Casablanca fez surgir ao mundo a maior top model da história: Gisele Bündchen.

 

Se você é capaz de sonhar, então é capaz de realizar. Por que não?

(MARKETING DE MATILHA, Siqueira, Jaufran, 2019, p. 28)

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