Storytelling: exatamente TUDO que você precisa saber

O que é Storytelling? Em suma, Storytelling é a aplicação de histórias para atingir um objetivo e criar envolvimento em uma estratégia de marketing.

As histórias são uma forma ideal de fazer contato, tocar pessoas, seduzir, dar sentido ou clareza, conquistar fãs ou aumentar a solidariedade. As histórias nos tocam, as tornam concretas, são fáceis de compartilhar e dão sentido.

O que mais é Storytelling? Muito, porque o elemento contar na narrativa é realmente muito limitado. Além disso, também é sobre ouvir, pegar, moldar, aprender e distribuir.

O que é Storytelling

Portanto, Storytelling é uma ferramenta importante para o marketing de conteúdo. Assim sendo, você deve contar as histórias que seu grupo-alvo está esperando. Mas quais histórias fazem o seu cliente quer?

Quando você preenche corretamente os cinco blocos de construção de uma história, tem certeza de que entrará em contato com seu cliente através do Storytelling.

Desta forma, como profissional de conteúdo, você provavelmente já ouviu milhares de vezes: Certifique-se de que seu conteúdo seja voltado para o cliente. Mas como você faz isso?

E como você pode verificar se o conteúdo existente tem o foco certo? Neste sentido, quando você preenche corretamente os cinco blocos de construção de Storytelling, você sabe que está contando a história certa para a pessoa certa.

Assim, se você quer saber tudo o que precisa para dominar a técnica de marketing de Storytelling, então confira o nosso artigo de hoje.

Storytelling: Exatamente tudo que você precisa saber!

As Storytelling são uma forma eficaz de comunicar e alcançar engajamento e resultados. Em estratégias de marketing, nós rapidamente desistimos gráficos ou muitos fatos e números.

O material visual tornou-se obrigatório para fascinar as pessoas. E acima de tudo: Contar uma boa história, cujo coração vai bater mais rápido.

As histórias são a forma pela qual armazenamos informações em nossos cérebros e compartilhamos com os outros.

Nós amamos um herói ativo que supera um obstáculo. Todas as histórias clássicas são estruturadas dessa maneira. E assim também mantemos nossas memórias. Histórias oferecem uma coerência. Dessa forma, podemos entender, lembrar e contar algo melhor.

StorytellingStorytelling é sempre sobre pessoas

Isso também está de acordo com o funcionamento do nosso cérebro. Se um edifício desmorona, estamos mais interessados ​​na família que foi atingida do que no defeito de construção que fez o colapso. O drama pessoal nos atrai mais do que os fatos racionais.

Storytelling, por sua vez, também despertam envolvimento. Dentro de uma organização que está mudando, as pessoas podem se identificar com algo maior do que elas através de histórias.

As pessoas se sentem conectadas ao assunto, falam sobre suas próprias experiências e obstáculos que encontram no caminho.

Assim sendo, eles fazem conexões e veem o que é necessário para trazer a mudança. Graças ao compartilhamento de Storytelling, elas se inspiram.

O que é persuasão: 11 técnicas para aplicar hoje mesmo

Os blocos de construção de uma boa Storytelling

Personagem principal

Comunicação orientada para o cliente tem tudo a ver com seu cliente. Certifique-se de que ele (ou alguém com quem ele possa se identificar) desempenhe o papel principal em sua história.

Portanto, em uma estratégia de Storytelling, certifique-se de que seu cliente é fundamental para todo o seu conteúdo. Entre no cérebro dele.

Ambição

Seu cliente sempre quer alguma coisa. Alguém quer sair de férias, mas quer ir para lá da forma mais barata e confortável possível.

Ou alguém gostaria de ver algum show de sua banda favorita. Você quer comprar um belo presente para seu filho. Você quer se divertir sem se preocupar.

Portanto, todo mundo tem sonhos, objetivos, desejos e tarefas práticas que quer realizar. E não, esse não é o seu produto ou serviço. Esse é apenas o caminho para a solução.

Conflito

O que é uma boa história sem conflito? Um pouco chato. Eu admito isso imediatamente. Na vida real, muitas vezes não é diferente.

Organizar suas contas também não é tão fácil quanto parece. Os produtos financeiros podem ser complicados e como você tem certeza de que não está perdendo a sua provisão de aposentadoria?

Seu cliente quer cumprir sua ambição e algo o está impedindo. Quando você sabe como nomear isso, você mostra que o entende. E bons amigos, eles se entendem.

Solução

Sim, claro que você viu isso vindo há muito tempo. Certifique-se de que o seu produto ou serviço é a solução para o problema do cliente. Entenda o problema do seu cliente e dê a ele o que ele precisa naquele momento. Seu cliente faz o resto.

Resultado

Agora que o seu cliente vê que você realmente o entende (ou pelo menos se esforça muito para isso), você estabeleceu as bases para um relacionamento saudável.

Seus clientes estão mais inclinados a comprar seu produto ou serviço se tiverem uma conexão emocional com ele. Portanto, contar histórias é uma ferramenta para o marketing de conteúdo.

A história não é um objetivo em si. Como você conta a história é frequentemente mais importante que a história em si. Basta perguntar em Hollywood.

Boas histórias são sobre pessoas e suas necessidades e desejos. Não sobre produtos e empresas. O principal objetivo das histórias orientadas para a organização é levar alguém pelo túnel de vendas o mais rápido possível.

StorytellingTrabalhos de Storytelling

Uma história, contada da maneira certa, pode tocar as pessoas e incentivá-las a agir. Assim, Storytelling é, portanto, usado em mais e mais áreas.

Mais e mais especialistas, portanto, recomendam o uso de Storytelling para trazer as questões sociais para a atenção, para fornecer uma melhor educação ou para implementar inovações.

Desta forma, as histórias determinam a maneira como pensamos e, portanto, também as nossas vidas. Quem quer que traga mudanças não pode ficar sem histórias. Sobre o começo e o fim e tudo mais. E especialmente sobre o porquê.

A utilidade da Storytelling de usuários para o marketing de conteúdo

Um bom marketing de conteúdo requer um ótimo conhecimento do seu grupo alvo. Portanto, para realmente alcançar seu grupo-alvo com o conteúdo certo no momento certo, você precisa elaborando histórias de usuário.

Personas como o ponto final da exploração do seu grupo alvo

Depois de desenvolver personas, você rapidamente tem a ideia de que tem uma boa visão do seu grupo-alvo, certamente quando baseia suas personas em pessoas existentes no seu grupo-alvo.

Por que isso não é suficiente como base para sua criação de conteúdo e marketing de conteúdo? As pessoas contêm as características do seu grupo-alvo em detalhes e ajudam você a ter empatia com o seu grupo-alvo.

No entanto, o que eles não fazem é refletir as necessidades do seu público-alvo. Embora sejam precisamente as necessidades do seu grupo-alvo que você precisa ter para poder criar conteúdo relevante.

O que você quer do seu grupo alvo e por quê? E como você pode se beneficiar como um profissional de marketing? Histórias de usuários ajudam você a responder a essas perguntas.

O que te faz continuar caminhando, mesmo quando a motivação acaba

O que exatamente são Storytelling?

Uma Storytelling, ou história de usuário, é uma ferramenta útil que é usada no método de desenvolvimento de estratégias de marketing.

Storytelling para marketing de conteúdo

Como profissional de marketing de conteúdo, você naturalmente desenvolve conteúdo. Mas isso não torna o princípio menos útil.

Porque nas histórias de usuários você pode descrever com precisão o que não pode capturar em suas personas: Que conteúdo seu grupo-alvo precisa e por quê.

É essencial que o “quem” em uma Storytelling não seja uma persona, mas uma persona em um determinado papel.

Isso lhe dá espaço para o contexto em que suas personas estão localizadas. Às vezes uma persona é um viajante de trem intensivo, mas em outras ocasiões talvez seja um pai esportivo ou um líder de equipe sobrecarregado.

Descrever o “porquê” também é extremamente útil. Isso mantém você afiado. Ele fornece insights sobre as metas e os motivos do seu grupo-alvo.

E então você pode responder a isso. Se você sabe de onde vem a necessidade de certas informações, pode escrever e comercializar seu conteúdo de uma forma muito mais direcionada.

Storytelling básicos em histórias reais

Você pode usar Storytelling para um blog separado, mas também para moldar sua estratégia de conteúdo e determinar jornadas de clientes e pontos de contato.

Sempre se certifique de basear suas Storytelling em histórias reais e nas necessidades reais do seu grupo-alvo. Você faz isso, por exemplo, conduzindo pesquisas de grupos-alvo e conduzindo entrevistas. Porque as armadilhas que se aplicam às personas se aplicam igualmente às histórias de usuários.

StorytellingEscolha o protagonista e o antagonista certos para a Storytelling

Como você espalha a mensagem da sua organização com conteúdo? É o desafio de um departamento online.

Com um protagonista e antagonista atraente, você se aproxima um passo do objetivo final: Narrativa interessante que leva a mais visitantes e seguidores.

O que é marketing viral

O que é um protagonista? O que é um antagonista?

Um protagonista é o protagonista da história que você conta como um contador de histórias. O antagonista é o adversário.

Ao definir ambos, você se dá ferramentas importantes para o desenvolvimento de uma Storytelling. Em outras palavras, sem escolher um protagonista e um adversário ou oponente, torna-se muito difícil contar uma história atraente.

Em livros e filmes, é óbvio que existem protagonistas e antagonistas. E quanto mais atraentes, melhor a transferência da história.

Por exemplo, qual seria a primeira parte do Exterminador do Futuro sem Sarah Connor e o Exterminador do Futuro?  E Senhor dos Anéis sem Frodo e Sauron?

O desafio da narrativa online

Como editor da web, você enfrenta o desafio de transferir diariamente as mensagens da sua organização para visitantes e seguidores de seus canais on-line.

É claro que você não tem a mesma liberdade que escritores e cineastas para escolher protagonistas e antagonistas que são tão fascinantes quanto o Exterminador do Futuro e Frodo.

Seus personagens principais devem cumprir metas organizacionais e objetivos de comunicação, e a realidade é, infelizmente, que as mensagens de comunicação são um pouco menos atraentes do que salvar a si mesmo, salvar o mundo ou salvar um amigo.

No entanto, com um pouco de criatividade e consciência, você pode percorrer um longo caminho e assim, desenvolver Storytelling com a narrativa comercial adequada ao seu público alvo.

Desaparecidos protagonistas e antagonistas: Uma oportunidade perdida

O erro que você, como contador de histórias on-line, deve enfrentar em qualquer caso é esquecer-se de nomear protagonistas e antagonistas.

Muitas organizações inadvertidamente cometem o erro de pensar que elas mesmas são a protagonista e os visitantes os antagonistas (no papel de oponente).

Entretanto, normalmente seus visitantes e seguidores on-line não estão muito interessados ​​em sua organização, por mais que você goste.

A menos que você tenha uma marca muito forte ou um oponente muito claro, você não conseguirá escapar disso.

Os exemplos são uma marca de carros sexy ou uma marca de roupas de quadril que desempenham um papel importante em muitos sonhos de meninos e meninas, ou, por exemplo, os baleeiros no caso do Greenpeace.

Embora também tenha valor agregado para contar histórias on-line nesses casos, é claro, você deve nomear o protagonista e o antagonista e, sempre que possível, aperfeiçoá-los.

Adwords Express: o que é, como funciona e como usar

StorytellingComo você escolhe um protagonista e um antagonista?

Naturalmente, a escolha de um protagonista e um antagonista depende inteiramente do contexto de sua organização.

Assim sendo, aqui estão algumas perguntas que podem ajudá-lo como contador de histórias, em sua estratégia de Storytelling.  Portanto, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Minha organização / marca tem a capacidade de desempenhar o papel de protagonista?
  • Minha organização tem um oponente / oponente atraente que possa servir como um antagonista?
  • Quais personagens principais podem servir como a “portadora” da minha mensagem de comunicação?
  • Quais personagens principais atraem meus grupos-alvo e gostaria de seguir meu grupo-alvo por meio de meus canais on-line?
  • Quais antagonistas da minha organização já são vistos como oponentes pelo meu grupo alvo?

Você consegue desenvolver um protagonista e um antagonista respondendo a essas perguntas? Então você deu um passo importante para o desenvolvimento de uma Storytelling on-line emocionante e atraente.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre tudo o que você precisa saber sobre Storytelling, então continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest