Trade marketing: o que é

Podemos dizer que se fala na palavra trade marketing há pelo menos 25 anos. No começo era uma ideia que tinha relação com função de apoio dos fabricantes ao clientes varejistas ou atacadistas, dessa forma ficava mais fácil organizar as promoções, por exemplo.

Com o passar do tempo essa estratégia começou a ser mais conhecida, e com isso foi adotada para aproximar o cliente da marca. Atualmente, os principais fabricantes do mundo utilizam do trade marketing em seu negócio.

Mas será que mesmo utilizando eles possuem um completo conhecimento sobre a estratégia?

Conheça um pouco mais sobre essa estratégia em nosso artigo de hoje!

Afinal, o que é trade marketing?

O trade marketing é um processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca com a ajuda de um canal de distribuição, por outro lado, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas.

Basicamente, o fabricante vai facilitar que o consumidor tenha acesso ao seu produto final com a ajuda do distribuidor.

Mas devemos lembrar que existem várias formas para que o trade marketing seja realizado! Você vai conhecer algumas delas.

Como o trade marketing pode ser feito?

1 – Identificando as necessidades do distribuidor do seu produto

Para começar a estratégia, o profissional que está responsável pelo trade marketing deve descobrir as reais necessidades que os seus distribuidores possuem.

E isso pode ser feito conhecendo quais os tipos de produtos que os clientes dos distribuidor busca, quais benefícios eles estão procurando, entre outras coisas que podem surgir nessa análise.

Isso pode ser feito com uma pesquisa! Monte um questionário de perguntas rápidas e objetivas, isso vai te ajudar a ter respostas bem mais precisas, o que vai ajudar muito para descobrir essas necessidades.

O grande segredo é montar o questionário certo para isso.

Todas essas informações que serão coletadas vão servir como base inicial para a formação de uma estratégia bem estrutura que consiga atender cada distribuidor, e para que seja feita uma parceria onde ambos estão satisfeitos.

2 – Alinhe as necessidades do distribuidor com os objetivos do seu negócio

Para que o trade marketing seja efetivo é necessário realmente se envolver com o distribuidor do seu produto, de fato vocês vão criar um relacionamento, e por isso conhecer suas necessidades, como colocamos acima, é muito importante, mas ainda não é tudo.

Comece a ver como suas estratégias podem o ajudar a cumprir seus objetivos, e metas, se comprometa com os resultados que o seu distribuidor vai ter, e a partir disso adeque aos seus objetivos de venda, e então, vocês vão ter um objetivo em comum.

O que vai fortalecer ainda mais esse relacionamento. Vocês dois estarão se conhecendo, e conhecendo melhor o cliente, e isso vai gerar uma parceria estratégica, fazendo com que vocês fiquem bem acima de todo o mercado.

3 – Planeje e execute uma estratégia de trade marketing seguindo as dicas abaixo:

  • Os anúncios sempre se mostrar como a melhor opção de atrair o seu distribuidor no início dessa jornada. A grande maioria dos empresários ficam de olho para os movimentos do mercado em relação a novas marcas e produtos. Eles fazem isso porque é vantajoso oferecer para o cliente algo que é novo. Por isso o anúncio pode ser os eu grande aliado para esse contato inicial, e precisa ser caprichado, coloque toda a rentabilidade que aquele produto pode proporcionar;
  • Atualmente estamos na aera multimídia por isso trabalhar com esse recurso é essencial, além do mais é uma forma mais interativa, e acaba fixando melhor na cabeça do cliente. Ele entende tudo de uma forma bem mais fácil do que lendo, por exemplo;
  • Estar presente em eventos e feiras é algo essencial. Essa é a oportunidade de mostrar quem sua empresa é, comece pelo visual do stand, e termina com uma bela apresentação dos seus produtos e da sua marca. Diversos distribuidores frequentam esses eventos atrás de novidades para o seu cliente, fique de olho no calendário e participe de quantos forem possíveis;
  • Distribuir amostras grátis é uma prática antiga, mas que vemos funcionar até hoje. Dessa forma além de conhecer o que você oferece, o distribuidor também vai ter uma forma de contato com você;
  • É ideal ter uma lista de empresários importantes para o seu negócio, toda vez que você estiver participando de alguma feira ou mesmo evento faça um convite oficial e personalizado para eles;
  • Criar incentivos comerciais também é uma estratégia que costuma funcionar bastante no trade marketing. Esses incentivos devem fazer com que a venda dos seus produtos aconteça dentro da outra empresa, gere competição entre os funcionários, e o prêmio pode vir em comissões ou prêmios! Sempre veja como vai sua saúde financeira para investir no incentivo;
  • As ferramentas como e – mail ou as redes sociais podem ter um papel muito importante no trade marketing também! Essas ferramentas vão ajudar você a estar sempre perto do seu cliente. E você não deve fazer somente aquele contato para oferecer algo, é interessante se preocupar com o problema deles de vez em quando, por exemplo! Os parabenizar por alguma meta ou reconhecimento, enfim, fazer coisas que de fato fujam do comercial por alguns momentos;
  • E claro que você quer um relacionamento bem longo com o seu distribuidor, né? Para isso visite lojas e centros de distribuição.

Como sabemos, ofertas é o que não faltam no mercado atual, e por isso os distribuidores estão esperando um atendimento especial, e com toda atenção que eles merecem. E é aqui que entra o trade marketing

Quando você conseguir fazer isso, e criar esse relacionamento que tanto falamos, eles vão te considerar realmente um consultor amigo.

Por isso mantenha sempre contato com seu potencial cliente para garantir que todas as estratégias adotadas no trade marketing seja um sucesso.

Mas cuidado, os sufocar também não parece ser uma boa ideia! o grande segredo é fazer com que eles se sintam como prioridade.

Gostou de saber mais sobre trade marketing? Então continue em nosso site e confira outros temas.

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