Marketing no Linkedin: 12 táticas para fechar mais negócios na rede

Você quer melhorar sua estratégia de marketing no LinkedIn? Atualmente, esta ferramenta é fundamental para fechar mais negócios na rede.

Portanto, se você quer aprender as principais táticas do marketing no LinkedIn para ter mais sucesso, gerar leads e fortalecer o reconhecimento da marca, confira então o nosso artigo de hoje.

Marketing no LinkedIn:

Você quer promover sua empresa através do marketing no LinkedIn, gerar leads ou aumentar a visibilidade da sua marca?

Os verdadeiros especialistas não prometem uma fortuna da noite para o dia. Isso ocorre, pois, no marketing digital, existe um mercado altamente competitivo.

Desta forma, quando você decidir criar uma estratégia de marketing no LinkedIn, deve ter muita atenção as informações mais importantes. Entretanto, você não precisa se preocupar com frases ou estratégias da moda.

Mas uma coisa é certa, com o uso eficiente do marketing no LinkedIn, o sucesso não demorará a chegar em sua empresa.

Assim sendo, no decorrer deste artigo iremos explicar as dicas e truques do marketing no LinkedIn e informar tudo o que você precisa saber para fazer o melhor uso possível desta ferramenta.

Marketing no LinkedIn: 6 táticas para fechar mais negócios na rede. 

Já passamos da metade do ano de 2019. O ano voou! Talvez você tenha começado como empresário este ano, ou tenha se formado e tenha começado a trabalhar como funcionário de uma grande empresa.

Há todo tipo de sucessos que você pode se orgulhar! Também pode ser diferente, talvez você não tenha crescido em relação a 2018. Mas o mais importante é saber construir uma boa estratégia de marketing no LinkedIn neste ano. Para lhe ajudar com isso, damos as dicas a seguir:

1.    Autoridade

Sua estratégia de marketing no LinkedIn é distinta da concorrência? O que faz com que os clientes tenham que escolher especificamente para você?

Isso está visualmente em seu site ou LinkedIn, para que uma distinção seja inconscientemente criada de relance?

Quando os clientes estão na fase de decisão, 81% pesquisam diferentes concorrentes antes de concluírem a compra. Certifique-se de que você pode antecipar isso corretamente!

2.    Grupo alvo identificado

Antes de iniciar um negócio, você naturalmente olha cuidadosamente para qual grupo-alvo é importante. Finalmente, você mesmo sabe melhor quando um lead é potencialmente suficiente.

Mas você realmente atendeu os pontos-chave que o cliente espera? Você foi perguntado corretamente sobre as necessidades do cliente e como você pode alcançá-las através do marketing no LinkedIn?

Muitas vezes acontece que os canais errados são usados ​​porque o grupo de destino não foi totalmente mapeado. Portanto, pode ser que você gaste muito orçamento em uma campanha, mas a meta não é alcançada.

3.    Análise SWOT

Todo mundo sabe disso: A importância da análise SWOT. Quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa?

Olhe para o concorrente e veja como eles se tornaram bem sucedidos em pouco tempo. Quais são as oportunidades e ameaças e como você pode responder a elas no mercado?

4.    Plano de ação

Se você passar por todos esses pontos, acabará chegando ao ponto em que gostaria de ver um plano de ação concreto para sua estratégia de marketing no LinkedIn.

O departamento de marketing provavelmente já desenvolveu uma estratégia importante. Mas este plano foi formulado de acordo com o método SMART? O plano é específico, mensurável, aceitável, realista e temporário? Como vamos alcançar esse objetivo em 2019?

5.    Orçamento de marketing correto

Hoje em dia, o marketing é indispensável na sociedade. Digitalização está aumentando e você tem que ir junto com isso como uma empresa.

Uma empresa pode se deparar com o fato de que não há orçamento disponível para uma campanha de marketing no LinkedIn. No entanto, é importante investir nisso.

6.    Proposta de plano de marketing no LinkedIn em 2019

Por fim, para que sua estratégia de marketing no LinkedIn realmente de frutos positivos, é necessário investir em um plano de marketing eficiente!

marketing no LinkedInMarketing no LinkedIn: Como você reconhece uma estratégia de marketing ruim no LinkedIn?

Você costumava encontrar armários cheios deles. Atualmente as pastas estão cheias de PowerPoints e documentos do Word.

Existem estratégias nesses documentos. Estratégias de negócios e marketing que deveriam levar a organização a um nível superior.

Muitos dos documentos são, às vezes, literalmente espanados. Nada é feito com isso. Porque as estratégias costumam ser ruins. Deste modo, eles não servem para nada, ou ainda, eles são impraticáveis.

Além disso, vale destacar que existem mais más do que boas estratégias de marketing no mundo. Mas como você reconhece o bem do mal?

Vamos dar uma olhada nos sinais pelos quais você pode reconhecer uma estratégia ruim de marketing no LinkedIn. Se você se deparar com esses elementos, há uma boa chance de que a estratégia encontre seu lugar nas pastas “empoeiradas” para sempre.

Marketing para corretores de seguro: o guia completo

1.    Misturar táticas e estratégia

O que é uma estratégia de marketing no LinkedIn? Uma estratégia de marketing no LinkedIn é um plano com o qual os objetivos podem ser alcançados.

Neste sentido, uma estratégia é geralmente destinada a longo prazo. Para alcançar objetivos, uma escolha deve ser feita entre possíveis maneiras e meios.

A estratégia é, portanto, abrangente. Ele descreve quais são os objetivos e como, em linhas gerais, esses objetivos são alcançados. Para implementá-las, são necessárias táticas. Essas táticas, por exemplo, garantem melhor visibilidade de uma organização.

Muitas vezes acontece que as táticas são confundidas com a estratégia. Por exemplo, “ser o número 1 no Google para os termos X, Y e Z” é uma estratégia.

No entanto, esta é uma tática para alcançar o objetivo maior: Ser encontrável. A estratégia é então tornar-se mais visível com o SEO. Os termos em que e os rankings são, então, as táticas.

Embora a linha divisória às vezes não seja clara, esforços devem ser feitos para criar uma linha divisória clara. Para evitar que o foco esteja nas táticas. Então os recursos se tornam um fim em si mesmo.

2.    A linguagem é muito “soft”

Como você impressiona seu chefe ou cliente através do marketing no LinkedIn? Muitas pessoas aparentemente pensam que usar palavras difíceis faz você parecer mais interessante.

É por isso que muitos planos de marketing estão cheios de chavões e termos que são em grande parte vagos. Palavras como “Brand Equity”, “omni-channel” e “empowering” aparecem. Palavras que o leitor deve primeiro pesquisar no Google para descobrir do que se trata.

Mas palavras ainda mais compreensíveis tornam isso soft. Os profissionais de marketing acham interessante usar palavras como “millenials”, “authentic” e “community” em muitos lugares. Só para fazer a estratégia de marketing no LinkedIn parecer mais interessante.

Em vez disso, esse tipo de linguagem só torna desnecessariamente complicado. E, portanto, menos viável. Quanto mais simples e clara a linguagem, melhor a estratégia.

marketing no LinkedIn3.    Objetivos e estratégia são confusos

Existem estratégias que começam com frases como “Em 2020, queremos ser a melhor organização para o nosso setor”. Não só esta frase diz pouco, mas também é um objetivo, e não uma estratégia.

O uso de tal sentença não é errado, desde que seja realmente um objetivo e que seja assim chamado.

No entanto, essa é frequentemente a maneira como a estratégia é descrita. Portanto, a estratégia deve descrever precisamente como você se tornará a organização desejada.

Marketing para Uber: o guia completo

4.    O próprio problema não é abordado ou reconhecido

Uma estratégia de marketing no LinkedIn visa resolver um problema. Muitas vezes, é “colocar uma marca ou organização no mercado”. Às vezes é menor, por exemplo, para suportar os valores de uma marca.

Entretanto, muitas empresas se esquecem que esta estratégia deve resolver um problema. No caso da “colocação no mercado”, por exemplo, o problema é que a marca ainda não é conhecida no mercado.

Assim sendo, em muitas estratégias de marketing no LinkedIn, esta parte está faltando. O desafio não está definido. Isso dificulta para quem tem que trabalhar com a estratégia para resolver o problema.

Eles não sabem o problema. No entanto, o “porquê” de uma estratégia é extremamente importante para o sucesso de uma estratégia.

5.    O problema do cliente não é tratado ou reconhecido

Além do seu problema “próprio”, você, como organização, também precisa lidar com o problema do cliente (potencial).

O problema do cliente é o motivo da existência da sua organização. Você resolve o problema deles. Este é o “Porquê” de sua empresa. O motivo da sua existência.

Se você não está claro sobre o motivo de sua existência, como você pode resolver um problema para seu cliente através do marketing no LinkedIn? E como profissional de marketing, como você pode tornar isso visível para seu cliente?

Se você não reconhecer o problema do seu cliente, você está apenas transferindo suas ideias para o seu grupo-alvo. Mas sem reconhecer, nomear e atacar seu problema, seus esforços de marketing terão pouco efeito.

6.    Nenhum grupo alvo claro

Reconhecer e atacar um problema do seu (potencial) cliente só pode ser feito se você souber com quem está lidando. Esta parte está faltando em muitas estratégias de marketing no LinkedIn.

Sim, o grupo-alvo é frequentemente citado em estratégias de marketing no LinkedIn. No entanto, isso geralmente não é claro. “Nós nos concentramos em mulheres brasileiras entre 40 e 50 com uma renda média e 2,5 filhos.”

Primeiro, quem tem 2,5 filhos? E em segundo lugar, quanto menos claro o grupo-alvo, menos efeito terá o seu marketing.

Em marketing você tem que lidar com pessoas que precisam se sentir abordadas. Embora seja um grupo grande, poucas mulheres se sentirão atraídas pela descrição acima.

Marketing digital para loja de suplementos

7.    KPIs incorretos

Uma das principais razões para o fracasso de uma estratégia de marketing é porque os KPIs estão errados. Os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Desempenho) destinam-se a medir os objetivos. Se atingirmos o objetivo X, esse KPI será alcançado.

Os KPIs são bons e importantes. Indica o que é sucesso. Também indica onde todos precisam trabalhar. Portanto, pode ficar claro que, se os objetivos estão errados, todos trabalham em direção ao errado.

No entanto, é isso que muitas vezes dá errado na estratégia de marketing no LinkedIn. Em um congresso, uma vez foi perguntado o quanto os profissionais de marketing estavam satisfeitos com suas campanhas.

A maioria dos profissionais de marketing estava satisfeita. A próxima pergunta foi mais importante: O que determina o sucesso de uma campanha de marketing?

A resposta: A maioria dos profissionais de marketing encontrou uma campanha bem-sucedida se o gerente ou o cliente deles estivesse satisfeito.

Este é um exemplo típico de um KPI errado. Uma campanha de marketing é sobre o cliente final. No entanto, os KPIs costumam ser adaptados para o que faz o gerente feliz.

Um alto número de cliques ou um alto número de visualizações. Mas o KPI real, qual é o resultado final, é ignorado.

marketing no LinkedIn8.    A estratégia de marketing não corresponde à estratégia de negócios

O KPIs incorretos, geralmente são uma indicação de que a estratégia de marketing também não corresponde à estratégia de negócios.

Uma estratégia de marketing no LinkedIn é um derivativo direto da estratégia de negócios. Qual é o seu “porquê” e quais são seus objetivos? Uma estratégia de marketing deve se basear nisso.

Você vê regularmente que as estratégias de marketing têm suas próprias regras. De repente, a direção do negócio não é mais tão interessante ou importante, contanto que os KPIs de marketing sejam alcançados.

Assim sendo, a estratégia de marketing no LinkedIn deve contribuir para a estratégia de negócios e não ser separada.

9.    Muito complicado

Finalmente, o sinal mais óbvio de que uma estratégia de marketing no LinkedIn vai falhar é que ela é muito complicada. Metas ruins são formuladas, as questões críticas são evitadas, mas acima de tudo: Não é viável.

Existem estratégias de marketing no LinkedIn em que rapidamente fica claro que os objetivos não são alcançáveis. Simplesmente porque não é viável. Isso pode variar de não ter orçamento suficiente para implementar a estratégia.

Se uma estratégia de marketing não tem uma peça sobre viabilidade, há uma boa chance de que a estratégia nunca seja abandonada ou implementada.

Marketing nutricional: o guia completo para alavancar sua carreira

E agora o que?

Como você pode ler, há muitos sinais que indicam que uma estratégia de marketing no LinkedIn não é boa.

Isso significa que você não deveria ter uma estratégia? Longe disso. Uma estratégia de marketing no LinkedIn é extremamente importante e determina a direção do marketing. Ele fornece clareza aos profissionais de marketing. Cria metas e direções claras.

Eu realmente gostaria de aconselhar a todos para começar com uma estratégia de marketing no LinkedIn sólida. Mas então evite os erros acima

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o marketing no LinkedIn, então continue em nosso site e confira muito mais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest