Vender pelo WhatsApp: 10 táticas arrasadoras

Vender pelo WhatsApp já faz parte da sua estratégia de marketing? Discuta com seu parceiro o que você vai comer esta noite, diga a seus amigos a que horas você chegará ou seu colega que sua tarefa estará em sua caixa de correio?

Assim como milhões de outros brasileiros, a comunicação via WhatsApp é a coisa mais normal do mundo para você.

Em 2019, o aplicativo já é um dos meios sociais mais popular em nosso país. Devido à sua versatilidade, o WhatsApp é uma plataforma interessante para profissionais de marketing e profissionais de comunicação.

Neste artigo, discuto como o aplicativo é usado de forma criativa até o momento e como você pode se beneficiar ao vender pelo WhatsApp. Confira!

Estratégia de marketing online

Você não pode mais ignorar isso hoje: Marketing online. Há muitas maneiras de usar o marketing on-line para ter sucesso.

Ao escolher uma estratégia de marketing online, você pode se diferenciar da concorrência. Além disso, concentrar-se totalmente na estratégia de marketing on-line pode fazer a diferença para você ao vender pelo WhatsApp.

O que é uma estratégia de marketing online?

Uma estratégia de marketing online é um plano para atingir seus objetivos através do uso de marketing digital.

Portanto, o marketing online começa com objetivos para sua empresa. Quando você sabe o que quer alcançar, é hora de escolher a estratégia certa. A estratégia é a maneira em que você alcançará seus objetivos.

Outra escolha importante que você deve fazer a seguir é quais canais de marketing on-line você usará para colocar sua estratégia de marketing em prática. Como por exemplo, vender pelo WhatsApp.

De qualquer forma, primeiro escolha uma estratégia de marketing online. Você não precisa apenas se concentrar em uma estratégia, isso também pode ser uma combinação de várias estratégias, contanto que você tenha tempo suficiente para implementar essas estratégias adequadamente.

Vender pelo WhatsApp: Indispensável para marketing online

Somos agora inseparáveis ​​do nosso smartphone. Se uma mensagem do WhatsApp chegar, isso geralmente é lido após alguns segundos.

O WhatsApp é rápido, acessível e para os consumidores também é gratuito. Com esses ingredientes, não é de surpreender que o número de usuários em todo o mundo esteja aumentando consideravelmente.

Desta forma, a comunidade empresarial deve responder imediatamente a esses tipos de desenvolvimentos.

Felizmente, mais e mais empresários percebem que vender pelo WhatsApp realmente é um valor agregado.

Para isso, alguns usam o serviço de mensagens para se distinguirem de seus concorrentes. Outros elogiam a possibilidade de construir um relacionamento pessoal com os clientes. Ambas são boas razões para incluir o WhatsApp em sua estratégia de marketing online.

Portanto, para lhe ajudar a vender pelo WhatsApp, as seguintes estratégias de marketing online devem ser aplicadas para atingir seus objetivos.

Vender pelo WhatsAppVender pelo WhatsApp: 10 táticas arrasadoras!

1.    Compartilhamento público x privado

O compartilhamento público (por exemplo, via Facebook ou Twitter) continua valioso para as marcas, mas o compartilhamento privado (via Whatsapp e e-mail) geralmente leva a uma conversão muito maior.

Basta olhar para si mesmo: Com que frequência você clica em um link que você vê no Facebook ou no Twitter? E com que frequência você clica em um link que é enviado a você por um amigo via WhatsApp?

Se olharmos para os nossos próprios números, veremos que no início do ano 43% ainda optaram pelo WhatsApp ao compartilhar promoções de desconto para amigos. O uso do Facebook está com 39%.

2.    A destinação das mensagens

Você pode atualizar as Notícias diariamente usando uma mensagem de voz. Neste sentido, há jornais que enviam as notícias mais notáveis ​​do dia em três mensagens e aquelas que se inscrevem em aplicativos do programa de notícias, podem ver qual tópico é indicado pelos editores.

Além disso, alguns jornais também usam o WhatsApp para chamar a atenção extra para relatórios especiais ou discussões em estúdio.

Esses são apenas alguns exemplos de como as organizações de notícias fazem uso inteligente da preferência brasileira pelo aplicativo.

Isso ocorre, porque eles podem espalhar as últimas notícias rapidamente, os consumidores dificilmente têm que fazer um esforço para se manter informado.

Baixe um aplicativo de notícias? Não é obrigatório. Você simplesmente se inscreve via WhatsApp e recebe as notícias no calor da batalha.

3.    Mensagem segmentada

Vemos que, quando se trata de membro-membro, os consumidores preferem enviar uma mensagem específica para um número de amigos do que uma mensagem para um grupo.

Você compartilha com pessoas próximas a você e esses amigos também estão em sua lista telefônica.

A vantagem é que as marcas podem direcionar seu público muito bem dessa maneira, porque os clientes sabem melhor do que qualquer um que precise de determinada marca ou produto.

Vender pelo WhatsApp4.    Geração de leads

Para o marketing B2B, a geração de leads é uma importante estratégia de marketing on-line. Neste sentido, uma vez que o marketing de entrada tem a ver com gerar leads e compartilhar conteúdo interessante, a geração de leads pode ser usada de várias maneiras para vender pelo WhatsApp.

Desta forma, você pode direcionar os visitantes para o seu site de várias formas, mais do que através da otimização de mecanismos de pesquisa.

Essa estratégia é sobre gerar leads. Para isso, você precisa de muitos clientes em sua lista de contato no WhatsApp. Você determina como atrai esses clientes em sua estratégia de marketing on-line.

Os leads que você gera são, dependendo de sua qualidade, acompanhados por vendas ou posteriormente processados ​​pelo departamento de marketing.

5.    Marca pessoal

Uma estratégia de Personal Branding é certamente uma estratégia de marketing online que pode funcionar bem para vender pelo WhatsApp.

Ao avançar em suas atividades de marketing, você aumenta a marca dessa pessoa. Enquanto essa pessoa estiver afiliada à empresa, isso é uma grande vantagem para a empresa.

Steve Jobs é um ótimo exemplo de Personal Branding. Quando você pensa em Steve Jobs, você pensa na Apple. Steve Jobs é visto como um inovador, assim como a Apple, e eles se reforçam mutuamente.

6.    WhatsApp Business

Grandes organizações como a KLM, a Booking.com e a Uber também descobriram a utilidade do WhatsApp. Eles usam principalmente o aplicativo para fins orientados a serviços.

Para isso, a empresa-mãe Facebook lançou o especial WhatsApp Business. Com esta versão comercial, as empresas configuram respostas automáticas e os consumidores obtêm informações de maneira rápida e fácil.

Também é possível que as empresas visualizem estatísticas de mensagens enviadas. Considere quantas mensagens foram realmente entregues e lidas.

Vender pelo WhatsApp7.    WhatsApp via desktop

Compartilhar via WhatsApp é, naturalmente, o mais rápido via celular, mas seria uma pena se você ignorasse seus usuários de desktop.

É por isso que devemos procurar a melhor maneira de oferecer aos nossos clientes a opção WhatsApp via desktop. Isso é importante, pois é mais uma plataforma para vender pelo WhatsApp.

8.    Criando conteúdo

Você já conseguiu fazer parte do grupo selecionado? Em seguida, você pode enviar mensagens de texto, foto e vídeo via WhatsApp por uma semana.

Você entende que, como ferramenta para criar de conteúdo, as funcionalidades do WhatsApp ajudam muito a sua empresa a vender pelo WhatsApp.

Isso ocorre, porque, contando uma história original e ao mesmo tempo colocando sua marca no mercado de forma positiva é possível atingir muitos clientes através desta rede social.

Quem não quer isso? Portanto, parece-me ser um excelente momento para arregaçar as mangas, agregar a nossa criatividade e usar o aplicativo para criar novos conteúdos, com o intuito de vender pelo WhatsApp.

9.    Substituição por e-mail?

Como eu mesmo encontrei o aplicativo da Web WhatsApp, percebo que envio mais e mais “apps” pelo meu laptop em vez do e-mail antigo.

Também no tráfego de negócios. É rápido, acessível e uma ótima maneira de se comunicar. Mas, o WhatsApp irá substituir o e-mail? Muitos empresários acreditam que sim.

Isso ocorre, pois, atualmente, muitas empresas estão querendo substituir o e-mail tradicional por conversas pelo WhatsApp.

Neste sentido, os usuários já podem enviar arquivos PDF. No futuro, vamos adicionar mais formatos de arquivos, úteis para funcionários de empresas que querem trocar arquivos pelo aplicativo.

Isso é mais rápido e mais seguro do que procurar um endereço de e-mail e esperar que você não entre na pasta de spam.

Além disso, a criptografia de ponta a ponta recentemente introduzida também a torna uma alternativa segura sem complicações para as empresas.

10. Estratégia de marketing de entrada

Ao combinar várias estratégias de marketing para vender pelo WhatsApp, você tenta aumentar sua rotatividade com a estratégia de marketing de entrada.

Desta forma, você deverá combinar três atividades de marketing com a sua estratégia de marketing de entrada:

  • Marketing de Conteúdo.
  • Otimização de mecanismos de pesquisa.
  • Geração de leads.

O que você faz com a estratégia de marketing de entrada é se concentrar em três elementos do marketing online. Assim como o marketing de conteúdo, o conteúdo é líder. Com o conteúdo, você espera atrair visitantes para seu website e direcioná-los para a sua lista de contatos do WhatsApp.

  • Leve os visitantes ao seu site.
  • Converta visitantes em leads.
  • Levar carinho e conversão para clientes.

Ao coletar o conteúdo em seu site, você tenta se tornar o ponto de informações para o seu setor. Por exemplo, você atrai visitantes organizando seu conteúdo de maneira que você se sai bem no campo de SEO.

Você tenta gerar leads nas páginas do seu website. Você então ajuda esses leads com conteúdo interessante para se preparar para se tornar um cliente.

Vender pelo WhatsAppEntregue um serviço superior

O consumidor de hoje define altas demandas. Eles querem que as empresas sejam facilmente acessíveis, e quaisquer dúvidas ou reclamações devem ser tratadas rapidamente.

Desta forma, o WhatsApp é o meio perfeito para isso. Lojas de eletrônicos já entenderam isso bem no mercado brasileiro. Eles começaram um help desk móvel há alguns anos.

Se os clientes tiverem problemas com o laptop, a televisão ou a máquina de café expresso, eles poderão entrar em contato facilmente pelo WhatsApp. As pessoas obtêm respostas imediatas às suas perguntas para que o problema seja resolvido rapidamente.

As companhias de seguros também estão felizes em participar da tendência do WhatsApp. Você está dirigindo e bateu em um poste de amarração com seu carro? Basta enviar uma foto via WhatsApp e sua reclamação de danos é recebida.

Este tipo de serviço facilita muito a vida. Então você pode imaginar que essas empresas são altamente valorizadas por seus clientes.

O que mais você pode fazer com o WhatsApp?

O WhatsApp é ideal para fins de atendimento ao cliente. Mas há mais maneiras de usar o serviço de mensagens.

As empresas que fornecem serviços podem usar o WhatsApp como uma espécie de pós-atendimento. Considere, por exemplo, um pintor que pede novamente alguns dias após o trabalho se as novas cores ficaram bem na parede.

Ou um desenvolvedor de software que verifica se todas as partes do programa estão funcionando corretamente. Esse modo de fidelidade do cliente sempre funciona bem.

Existem até empresas que usam o WhatsApp para enviar suas mensagens de notícias. Embora você tenha que ter cuidado com isso. Se os clientes sentirem suas mensagens como perturbadoras, é provável que você perca este cliente para o concorrente.

O que fazer e não fazer no WhatsApp

Muitos canais de mídia social estão cheios de anúncios. O WhatsApp não permite spam e publicidade.

Se muitas pessoas denunciarem uma mensagem como spam, o número correspondente será imediatamente bloqueado completamente. E essa é obviamente a última coisa que você quer.

Primeiro de tudo você precisa saber que o WhatsApp tem um tipo de política de desestímulo.

Mensagens em massa e respostas pré-programadas rapidamente colocam as empresas em apuros. Então, quais são os fazer e não fazer agora?

  • A iniciativa de contato sempre vem do cliente.
  • Nunca seja intrusivo. A interação deve vir de ambos os lados.
  • Use software de comportamento humano. Isso permite que você envie várias mensagens por minuto sem intervenção do WhatsApp.

E se você gostou de saber mais sobre o uso comercial do WhatsApp para vender pelo WhatsApp, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

 

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