Isso é muito mais importante que o Facebook ou Instagram

Manter presença nas redes sociais é extremamente importante, mas há uma grande desvantagem: os usuários que lá estão não são seus. Os visitantes que você recebe, também não são seus. Com um clique, Zuckeberg pode reduzir o alcance das suas publicações ou simplesmente, por um surto, decidir retirar sua página do ar. O mesmo vale para qualquer uma das outras redes sociais.

 

Diversos players já estabelecidos se sentiram lesados com as práticas do Facebook em reduzir o alcance das páginas – que chega a no máximo 1% dos seguidores. Nomes como o de Flávio Augusto que foi levado a criar o próprio aplicativo.

 

Como acredito que talvez você não tenha orçamento – ainda, para criar e divulgar o próprio aplicativo, recomendo uma solução talvez até melhor a longo prazo, além, claro, de mais barata: blog.

 

O blog é o coração da sua estratégia digital, principalmente esta que estou apresentando para você: inbound marketing.

 

Primeiro você precisa entender que a vantagem de se ter um blog, dentre outras, é a seguinte: seus visitantes são REALMENTE seus. Não são do Google, não do Facebook, não são do Twitter, não. São todos seus. E nenhuma rede social poderá reduzir o alcance daquilo que você publica.

 

Isso por si só já seria, talvez, o motivo número 1 para você focar todos os seus esforços – e dinheiro, para desenvolver uma boa estratégia de conteúdo focada no seu blog.

 

Mas para você entender, sem mais delongas, sobre a importância do blog para uma estratégia digital, entenda o seguinte:

 

1) Um blog atualizado periodicamente com conteúdo otimizado para os motores de busca receberá visitas diárias orgânicas, ou seja, gratuitas do Google

 

2) Visitantes enviados organicamente pelo Google irão ler os artigos publicados no seu blog, que terá diversos links e CTAs (call to action = chamada para ação, ou seja, para clicar em um banner direcionado a uma página de captura de contato), onde você poderá converter visitantes curiosos em oportunidades de negócios

 

3) Esses visitantes, agora transformados em leads, pois deixaram voluntariamente um dado de contato em troca de um conhecimento, poderão ser alimentados, de acordo com uma estratégia de conteúdo, com conhecimentos que o farão compreender se realmente estão precisando ou não do seu produto/serviço

 

4) Se estiverem precisando, então irão, voluntariamente, comprar de você.

Tudo isso sem você ter dado uma única ligação.

 

Somente em um blog você é capaz de fazer isso.

 

O passo-a-passo é o seguinte:

 

  1. Compre um domínio em sites registradores de domínios como o superdominios.org (sou cliente deles há anos) ou o godaddy.com (domínios .com costumam ser mais baratos aqui)
  2. Contrate uma hospedagem que tenha nos serviços bancos de dados MySQL e, para facilitar a sua vida, o aplicativo Softaculus já instalado no cPanel, faça as configurações que pede e siga para o próximo passo
  3. Instale o wordpress.org (é só ir no softaculus e seguir o passo-a-passo)
  4. Vá no seu novo blog e comece a personalizá-lo (instale alguns plugins, integre o Google Analytics etc)
  5. Comece a publicar conteúdo (iremos tratar disso em seguida)

 

Se tiver dificuldades, recomendo a contratação de um profissional ou agência

(MARKETING DE MATILHA, Siqueira, Jaufran, 2019, p. 85)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest