Marketing para restaurantes: o guia completo

Com toda a certeza, existe cada vez mais restaurantes abertos ao público. Isso cria uma competição entre os mesmos. Dessa forma, é preciso que cada um invista no seu marketing para restaurantes. Afinal, é a melhor forma de se destacar entre os demais.

Pensando em ajudar você a entender como pode aplicar o marketing para restaurantes no seu. Eu separei algumas dicas incríveis. Ficou interessado no assunto? Então não deixe de ler esse artigo agora mesmo!

Estratégias que você pode aplicar no seu marketing para restaurantes

  1. Fotos de alta qualidade dos pratos oferecidos

Essa com certeza é dica número um quando estamos falando de marketing para restaurantes. Isso porque fotos de alta qualidade demonstram aquilo que seu restaurante tem de melhor.

O cliente decide onde vai comer pelo material visual apresentado. Por isso, busque uma empresa ou profissional especializado, confirme uma data, e prepare os mais variados tipos de pratos oferecidos em seu restaurante.

Você poderá usar essas fotos nas dicas que darei a seguir.

marketing para restaurantes

  1. Invista em programas de fidelidade – marketing para restaurantes

Pode até parecer que esse tipo de programa não faz diferença na hora dos clientes escolherem um restaurante. Porém, a maioria das pessoas pondera isso como uma vantagem.

Isso porque os programas de fidelidade criam uma relação mais intima com o cliente, fazendo com que a escolha seja certeira.

Hoje, há diversos aplicativos em que você pode formar uma parceira para oferecer esse tipo de benefício ao seu cliente. Dentre eles, temos um muito conhecido que é o Zomato.

Você também pode deixar a tecnologia de lado e usar os cartões de visita com selos. Cada vez que o cliente come no restaurante, ganha um selo, até completar toda a cartela. Essa é uma ótima estratégia de marketing para restaurantes.

  1. Configure sua conta do Google+

Aqui estamos falando de um passo fundamental se você deseja se destacar dos demais restaurantes através do marketing para restaurantes.

Quando você tem uma conta Google + bem configurado, o Google, como maior buscador, fornece vários dados interessantes sobre sua empresa.

Veja também: marketing para Uber

  1. Concentre-se no SEO local

Se você está pensando em escolher apenas uma dessas dicas de marketing para restaurantes, sem dúvida alguma você deve se concentrar nessa.

SEO local para restaurantes é crucial. Se você não estiver aparecendo online quando clientes em potencial pesquisarem em sua região, não será possível obter muitos negócios.

Seu objetivo deve ser se classificar em sua região local. Por exemplo, imagine os clientes pesquisando pela seguinte palavra-chave: melhor pizza de X cidade.

Você deve concentrar o seu site do restaurante nisso. Só dessa forma você poderá aparecer entre os principais resultados orgânicos do Google, e assim, ser visto e reconhecido.

  1. Configurar alertas do Google – marketing para restaurantes

Os Alertas do Google notificam você quando o nome do seu restaurante (ou alguma outra palavra chave que você determinou) aparece em um novo conteúdo na Web.

Isso facilita a sua forma de manter o controle sobre o que estão falando sobre seu restaurante na web. Dessa forma, você pode responder a tudo que for postado da melhor maneira possível.

  1. Tenha um blog para seu restaurante – marketing para restaurantes

Ter um site para o seu negócio de restaurante é equivalente a ter uma loja de comida em todas as partes do mundo. Se você quer que seu restaurante cresça, então você precisa ter um site profissional.

Um site abre oportunidades para um mercado muito maior de consumidores. Isso torna muito fácil para clientes em potencial e até mesmo existentes encontrá-lo.

Eu sei que você está pensando que criar um site é muito trabalhoso, mas acredite, a recompensa não é nada comparada ao trabalho. Além disso, você pode optar por contratar serviços de terceiros a preços acessíveis para fazer o trabalho

  1. Não deixe de fazer marketing por e-mail

E-mail marketing é outra estratégia vital para efetivamente fazer um bom marketing para restaurantes. Existem duas maneiras de aumentar sua lista de e-mail; fazendo com que os clientes preencham formulários pessoalmente e fazendo com que eles preencham formulários on-line.

E-mail marketing é uma maneira eficiente de “atrair” seus clientes e mantê-los por mais tempo. Usando o e-mail marketing, você pode mostrar novas adições ao seu menu e outras ofertas interessantes.

No entanto, o marketing por e-mail pode ser complicado se não for executado corretamente. Então, se você é novo no e-mail marketing, não deixe de consultar um especialista para encontrar a melhor estratégia de marketing para restaurantes através dessa ferramenta.

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  1. Procure influencers de sua região

Quando você é um novo restaurante, pode ser difícil gerar comentários sobre sua empresa. Uma ótima maneira de obter resenhas e pressionar a web é convidar blogueiros de culinária para o seu restaurante para experimentá-lo e considerar oferecer uma refeição ou um aperitivo gratuito isso.

Pergunte educadamente se eles estariam dispostos a revisar seu restaurante e compartilhar sua experiência on-line.

Você não pode pedir uma resenha positiva, pois isso seria desonesto, mas não há problema em simplesmente solicitar uma revisão objetiva do restaurante.

Alguns blogueiros podem recusar sua oferta, mas quanto mais você pergunta, maiores são suas chances de obter feedback positivo e gerar mais interesse on-line.

Alguns blogueiros de comida têm grandes seguidores, e conseguir sua atenção pode ter uma grande influência em seu restaurante.

Você notará, que dependendo do número de seguidores do influencer, apenas um comentário em seu Instagram atrairá vários novos clientes querendo descobrir o seu novo restaurante.

Confira mais sobre o que é marketing político 

  1. Verifique se os detalhes on-line do seu restaurante são precisos

Os clientes adoram fazer pesquisas online – de fato, 89% dos consumidores pesquisam um restaurante online antes de jantar.

É por isso que é de importância vital que todos os detalhes de seu restaurante estejam on-line e atualizados, incluindo endereço, número de telefone, horário, seu menu atual etc. Quanto mais fortes e precisos forem os seus detalhes on-line, melhor.

  1. Desenvolva a identidade da marca do seu restaurante

A criação da identidade de marca do seu restaurante pode afetar bastante o desempenho da sua mídia social. Seu objetivo deve ser criar a identidade de seu restaurante em torno de seus clientes-alvo.

A sua comida tem como alvo os clientes que preferem uma alimentação saudável? Ou o seu restaurante tem uma vibe mais de cerveja e futebol?

Entenda quem são seus clientes-alvo e, em seguida, desenvolva sua marca em torno do interesse deles. Reflita esses interesses em suas plataformas de mídia social e em seu material promocional. Essa é uma das melhores formas de você aplicar o marketing para restaurantes.

  1. Use a abuse do Twitter

O Twitter pode ser um verdadeiro tesouro para restaurantes, e a forma dos seus tweets pode ter uma grande influência para os adoradores de uma boa comida.

Tente elaborar e agendar tweets em diferentes momentos do dia para segmentar especificamente o café da manhã, almoço ou jantar (dependendo das ofertas).

  1. Tenha um menu online elegante e funcional

Como já citei, os usuários adoram fazer pesquisas on-line antes de fazer pedidos ou visitar seu restaurante, principalmente para saber o que ele tem para oferecer.

Por isso, publique um menu de alta qualidade, fácil de ler, atualizado e preciso. Não sabe como? Alguns sites de entrega oferecem para publicar seu menu online gratuitamente.

Por exemplo, o Uber Eats já oferece a opção de você disponibilizar o seu menu para que os clientes possam checar e fazer seus pedidos.

Mesmo assim, convém garantir que seu menu seja publicado em seu website, já que esse é, com frequência, a informação nº 1 que os usuários procuram quando acessam seu site (junto com horários, local e informações de contato).

Se você não tem um bom cardápio on-line, que está disponível para os clientes, a maioria de suas outras estratégias de marketing para restaurantes são basicamente inúteis! Atualmente, os clientes precisam ter acesso a um menu on-line, caso contrário, basta procurar em outro lugar.

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  1. Junte-se aos serviços de entrega

No ambiente on-line de hoje, a facilidade de uso é o nome do jogo. Muitos serviços de entrega on-line agilizam o processo de pedidos, e os clientes mais experientes costumam aproveitar os serviços de entrega.

Além disso, através de aplicativos especializados, abre-se um enorme leque de novos potenciais clientes. Afinal, você está disponibilizando algo que nem todos os restaurantes oferecem.

Saiba como fazer o marketing empresarial clicando aqui

  1. . Oferecer cupons e descontos

Fornecer cupons e descontos para o seu restaurante é sempre uma maneira infalível de levar os clientes para dentro dele. Ofereça um prato gratuito aos seus novos assinantes de boletim informativo por e-mail (a estratégia de e-mail marketing que falei acima).

Alternativamente, você pode tentar anunciar um desconto por das redes sociais conectadas ao seu restaurante. Bem como concursos de compartilhamento de postagem no Facebook para levar a um sorteio de jantar romântico, por exemplo.

  1. Ferramentas de reserva online

Uma ideia de marketing para restaurantes é considerar a possibilidade de criar um sistema que permite o fácil agendamento de uma reserva em seu restaurante.

Além disso, há diversos aplicativos de comida que já possibilitam essa função. Basta que você inscreva o seu restaurante neles e aproveite o máximo os benefícios.

Isso torna a vida dos seus clientes muito mais prática. Afinal, quando eles chegarem no seu restaurante, já terão uma mesa reservada em seu nome, não correndo o risco de esperarem por um lugar vazio.

  1. Use anúncios para celular

Está previsto que, este ano, metade dos cliques pagos no Google serão provenientes de dispositivos móveis.

Os restaurantes são os melhores candidatos para anúncios para celular, pois os usuários geralmente procuram opções gastronômicas nas proximidades, enquanto estão em movimento.

Os anúncios para celular tendem a ser mais baratos do que os anúncios para computador, e o celular oferece taxas de conversão impressionantes.

O que é realmente interessante é que o Google Ads permite todos os tipos de personalização para dispositivos móveis e opções de segmentação que permitem aproveitar ao máximo seus lances.

Por exemplo, você pode aumentar seus clientes em torno da hora do jantar, quando os usuários geralmente procuram fast food em seus telefones celulares.

Aumentar seus clientes durante o período de jantar aumenta suas chances de aparecer para uma consulta específica. Isso significa que você pode ser o primeiro anúncio a ser exibido para uma pesquisa de “pizza” quando usuários com fome desse tipo de comida pesquisam sobre.

Invista nessa estratégia de marketing para restaurantes e com certeza você terá grandes resultados.

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  1. Brindes de cartão de visita – marketing para restaurantes

Deixe os clientes colocarem seus cartões de visita em uma tigela para uma rifa. A recompensa pode variar – um almoço para o vencedor e 10 amigos. Um happy hour de 2 horas com bebidas com desconto, o que você quiser!

Esses sorteios não são apenas divertidos, mas você também pode usar esses cartões de visita para conseguir o contato dos seus clientes e assim enviar e-mails para eles.

Deixe-os saber que, embora não tenham vencido, eles podem inscrever-se em seu boletim informativo para receber uma notificação sobre a próxima chance de participar. Além da oportunidade de ouvir sobre descontos e outras ofertas de que gostariam.

  1. Iniciar um Food Truck – marketing para restaurantes

Começar um caminhão de comida não é para os fracos de coração. É um tremendo esforço e, dependendo do tipo de caminhão que você quer comprar, pode ser muito caro.

No entanto, iniciar um caminhão de comida permite que você distribua sua comida para pessoas com as quais você nunca poderia entrar em contato.

Você pode estender seu alcance, construir mais imprensa e conquistar novos fãs que podem amá-lo tanto que eles também se tornarão patrocinadores da sua localização física!

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  1. Utilize os produtos regionais – marketing para restaurantes

Os clientes adoram saber que estão comendo localmente, e a compra de ingredientes locais nas proximidades pode ajudar bastante a aumentar sua base de fãs e dar a você uma reputação positiva na comunidade. Se não estiver fora do seu orçamento, considere esta opção definitivamente!

Gostou de saber mais sobre o marketing para restaurantes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras dicas para você!

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